Que absurdo é esse?cabeça de martelo escreveu: Sex Fev 21, 2025 3:04 pmA métrica é população e dimensão territorial. A Espanha que é um país muito mais pequeno quase que chega aos 180 caças, se somarmos os da Força Aérea e Marinha.Brasileiro escreveu: Sex Fev 21, 2025 12:16 pm Qual a "matemágica" desses 200 caças? Regra de três com o PIB?
Países com mais de 200 caças:
1) Você detém armas nucleares e seus vizinhos também (Índia, Paquistão, China).
2) Você tem um histórico de ameaças e conflitos diretos com seus vizinhos, e há armas nucleares na conversa, suas ou dos outros (Japão, Taiwan, Coréia do Sul, Egito, Israel).
3) Você está na OTAN E tem armas nucleares (França, Inglaterra).
4) Você é OTAN, não tem armas nucleares, mas dá abrigo a nukes alheias, tem vizinhos nucleares e tretas com alguns outros (Turquia).
Não nos encaixamos em nada disso. Então vamos procurar exemplos de quem também não tem nada disso:
- Austrália: Territorialmente semelhante ao Brasil, inclusive tem uma extensão litorânea maior, e ainda tem a China cheirando o cangote. Possui 100 caças, entre F-35 e F/A-18.
- África do Sul: Menos de 30 caças.
- Suécia: Vamos desconsiderar que acabou de entrar na OTAN e tem a Rússia como vizinha. Tem cerca de 100 caças.
- Méxcio: PIB, população, zona costeira, compatível com a nossa. Praticamente não tem defesa aérea alguma.
Então, a não ser que apareça no horizonte alguma das situações 1 a 4 listadas acima, não tem cabimento falar em 200 caças e, na verdade, nem nada próximo disso.
Já estamos com o nosso penoso processo do F-39, que se arrasta física, temporal e financeiramente; seria de grande valia o ajuste do contrato para um novo lote, e estará encerrado nosso potencial de médio prazo (10 anos) para adquirir caças novos. Ou seja, 72 aeronaves no mais perfeito dos cenários.
Nenhuma FA faz um planejamento utilizando como base, o tamanho de sua fronteira e sua população. Mesmo que isso fosse verdadeiro, isso apenas tornaria a situação da FAP tão pior quanto o Brasil (vs Espanha) se comparável, por exemplo, a IAF (Israel), um país com um território mais de 4x menor e uma população semelhante, mas com 10x mais caças.