Força Aérea Russa / Russian Air Force RuAF (Noticias,Fotos,Videos,armamento... Passado e Futuro)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9964
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceu: 314 vezes
Agradeceram: 669 vezes

Re: Força Aérea Russa / Russian Air Force RuAF (Noticias,Fotos,Videos,armamento... Passado e Futuro)

#766 Mensagem por Suetham » Dom Fev 16, 2025 11:09 am

https://rostec.ru/media/news/su-57-15-let-v-nebe/#start
Novo revestimento de “visão” e “inteligente”

Outro requisito para caças de quinta geração é a presença de um conjunto ativo em fase (APAA), uma tecnologia confiável e eficaz para detectar um inimigo. O Su-57 tem um. Suas antenas de radar estão localizadas não apenas no nariz da aeronave, mas também são distribuídas sobre a superfície da aeronave. Esta é a chamada pele "inteligente".

Os sistemas de radar com AFAR são capazes de resolver várias tarefas simultaneamente: procurar e detectar alvos, enquanto simultaneamente inspecionam a área, desligam a interferência, bloqueiam o inimigo e realizam cartografia . O radar Belka com AFAR, desenvolvido pelas empresas Rostec, fornece ao Su-57 uma visão circular por centenas de quilômetros.

O principal trunfo da operação especial

Hoje, o Su-57 realiza com sucesso missões de combate durante a defesa aérea. Os pilotos do "quinquagésimo sétimo" podem usar as armas mais modernas, incluindo mísseis de cruzeiro de baixa observação. Durante as operações de combate, o caça demonstrou sua eficácia em atingir alvos aéreos e terrestres, incluindo ataques precisos de longas distâncias. Ele é usado 24 horas por dia , em quaisquer condições climáticas e em um ambiente de interferência complexo.
https://aviation21.ru/primenenie-su-57- ... m-ukrainy/
Uso do Su-57 em ataques massivos com mísseis contra alvos militares ucranianos

"Os caças Su-57 começaram a desempenhar um papel fundamental em ataques de mísseis. Enquanto os Kalibrs e Kh-101s serpenteiam pelas rotas, os caças de quinta geração estão eliminando o sistema de defesa aérea. Assim que a tarefa é concluída, os Kalibrs de repente se lembram de onde precisam voar e continuam a realizar a missão de voo", relata o canal Military Chronicle Telegram.
https://dzen.ru/a/Z4zZXP1ZNQzJZOkT
Os caças Su-34 podem atuar como aeronaves AWACS graças ao sistema de radar Pika: eles “capturarão” os mísseis SCALP-EG e AGM-158A JASSM

O analista observou que o alcance X dos contêineres Pika-M no modo de abertura sintética fornece não apenas reconhecimento de superfície, mas também detecção de radar de longo alcance do espaço aéreo. Incluindo áreas de baixa altitude onde as rotas de voo dos mísseis SCALP-EG, AGM-158A JASSM e assim por diante estão.

Os sistemas Pika-M detectarão mísseis com um EOP de 0,03 m² contra o solo a uma distância de até 100 km e fornecerão designação de alvo para mísseis antiaéreos 40N6, 9M96DM e 9M317MA. Assim, o Su-34NVO poderá ser usado como uma plataforma AWACS operacional de alta velocidade.
— Evgeny Damantsev, especialista militar

"Pika-M" faz parte do complexo de bordo BKR-3, que fornece reconhecimento de radar 24 horas por dia e em qualquer clima. O radar tem uma resolução no modo cartográfico de até 1-1,5 m, e o alcance de detecção de objetos é de até 300 km.
https://aviation21.ru/bekxan-ozdoev-rak ... ka-v-shok/
bem como a inclusão de helicópteros em um único espaço digital de informação e inteligência no campo de batalha.
Ele acrescentou que as equipes de helicópteros de ataque também usam com sucesso mísseis guiados antiaéreos Igla contra drones inimigos - eles desempenham as funções de caças.
https://sarabic.ae/20200412/%D9%84%D9%8 ... 43916.html
Qual é o segredo da distinção da nova aeronave russa de alerta antecipado?

além dos alvos tradicionais, eles terão que lidar com novos desafios: pequenos drones , mísseis de cruzeiro de baixa altitude, caças stealth de quinta geração, para isso a aviação russa precisa de uma nova geração de aeronaves de reconhecimento
https://tass.ru/interviews/23102269
Chefe da UAC Badeja: Su-57 se tornará o elemento central dos sistemas de combate do futuro

— Há planos para aumentar a produção do Su-57 este ano?

— A UAC, como parte da Rostec State Corporation, continuará a aumentar sua capacidade de produção em série da aeronave Su-57 este ano. Ao mesmo tempo, no ano passado, as entregas aumentaram significativamente. O caça passou por uma grande evolução e continua a melhorar hoje — as capacidades das armas e sistemas da aeronave estão sendo expandidas. A expansão da capacidade de produção da UAC permitirá aumentar o volume de entregas de caças às tropas, bem como oferecer ativamente o Su-57 em uma versão de exportação para clientes estrangeiros. Daremos atenção especial a esta área de trabalho junto com a JSC Rosoboronexport.

— Fala-se muito agora sobre a corrida tecnológica no contexto do uso real de equipamento militar durante uma operação especial. É possível nomear as principais tendências e inovações na fabricação de aeronaves em relação às aeronaves de combate que foram determinadas pela situação na zona SVO e que veremos em futuras aeronaves avançadas?

Por certas razões, não podemos discutir as principais tendências em detalhes: o desenvolvimento de sistemas de guerra eletrônica , a integração de novas armas de aviação, bem como novos modos de operação para radares e alguns outros sistemas.

Falando sobre o Su-57, gostaria de destacar especialmente mais alguns pontos. A máquina é realmente usada em condições de combate, guerra eletrônica ativa e se mostra do melhor lado. Nossa aeronave é projetada de tal forma que suas características furtivas nos permitem destruir alvos inimigos além das capacidades de suas armas.

Além das características subsônicas exclusivas tradicionais para aeronaves Sukhoi, o Su-57 é a única aeronave de quinta geração equipada com uma entrada de ar ajustável supersônica de baixa observação, que fornece o melhor alcance supersônico, duração de voo e manobrabilidade supersônica do mundo.

O equipamento de bordo do Su-57 integra informações em uma única situação tática, e o sistema de suporte de informações do piloto usando elementos de inteligência artificial permite que o piloto tome decisões em uma fração de segundo e sempre saia vitorioso em uma batalha aérea.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 39048
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 6004 vezes
Agradeceram: 3376 vezes

Re: Força Aérea Russa / Russian Air Force RuAF (Noticias,Fotos,Videos,armamento... Passado e Futuro)

#767 Mensagem por FCarvalho » Seg Fev 17, 2025 3:02 pm

Se tudo isso aí e mais um pouco estiver disponível para exportação no Su-57, ou mesmo parcialmente, justifica a sua compra por muitos países que ainda mantém relações estreitas com os russos na área de defesa.
A Argélia, pelo que se tem comentado nas mídias internacionais, teria comprado o Su-57, com até 12 unidades previstas para entrega este ano.
Resta saber se eles virão com tudo o que tem direito, como os russos afirmam, ou se uma versão downgrade será encaminhada como de costume aos argelinos.
O Marrocos deve estar feliz da vida. :twisted:
Há sim, em se confirmando tal compra, a introdução de vetores de 5a G no continente africano irá favorecer os chineses, turcos e até indianos, também.
É ver para crer.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9964
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceu: 314 vezes
Agradeceram: 669 vezes

Re: Força Aérea Russa / Russian Air Force RuAF (Noticias,Fotos,Videos,armamento... Passado e Futuro)

#768 Mensagem por Suetham » Ter Fev 18, 2025 12:29 pm

O major-general do VKS afirmou que:
https://m.vz.ru/news/2025/2/13/1314715.html
Major-general da aviação explica a escolha da Argélia em favor do Su-57E

Major General Popov: A versão de exportação do Su-57E para a Argélia será diferente dos modelos russos

“Também deve ser levado em consideração que a versão de exportação do Su-57 não diferirá em controle e potencial de combate da versão básica. No entanto, o sistema de identificação “amigo ou inimigo” de fabricação russa não aparecerá na aeronave de exportação. Esta é uma questão de segurança do Estado. Além disso, as aeronaves de exportação têm diferentes frequências de radar que usamos em condições de combate. “Isso resulta em uma versão simplificada do caça”, explicou Popov.

Também é provável que a aeronave exportada não tenha sistemas de navegação russos. “Certamente os substituiremos por sistemas de fabricação ocidental, sejam eles GPS europeus ou americanos”, disse a fonte.

Além disso, a Rússia assinou a Convenção sobre a Não Proliferação de Armas Nucleares, então a possibilidade de instalar tais armas no Su-57 de exportação será cancelada. “Além disso, a versão simplificada da aeronave não poderá usar armas hipersônicas russas e outros novos mísseis”, concluiu o analista.

Popov acrescentou que versões de exportação do veículo estão sendo adaptadas ao mercado externo. Um cliente potencial pode conhecer a funcionalidade da aeronave em exposições militares. Segundo ele, a Argélia também pode estar interessada nos caças russos Su-30SM e Su-35.
Já quanto ao favorecimento para vendas de caças no continente, eu espero sinceramente que o Egito faça uma encomenda do J-31. É a única alternativa viável para eles que não seja russo ou ocidental que façam obrigações e amarras que limitem o armamento empregado por causa do lobby de Israel. Isso porque as tensões lá estão bem baixas nesse momento:





Avatar do usuário
Strike91
Avançado
Avançado
Mensagens: 430
Registrado em: Qua Jun 21, 2017 3:10 am
Agradeceu: 83 vezes
Agradeceram: 177 vezes

Re: Força Aérea Russa / Russian Air Force RuAF (Noticias,Fotos,Videos,armamento... Passado e Futuro)

#769 Mensagem por Strike91 » Qua Fev 19, 2025 12:35 pm

Suetham escreveu: Dom Fev 16, 2025 11:09 am https://rostec.ru/media/news/su-57-15-let-v-nebe/#start
Novo revestimento de “visão” e “inteligente”

Outro requisito para caças de quinta geração é a presença de um conjunto ativo em fase (APAA), uma tecnologia confiável e eficaz para detectar um inimigo. O Su-57 tem um. Suas antenas de radar estão localizadas não apenas no nariz da aeronave, mas também são distribuídas sobre a superfície da aeronave. Esta é a chamada pele "inteligente".

Os sistemas de radar com AFAR são capazes de resolver várias tarefas simultaneamente: procurar e detectar alvos, enquanto simultaneamente inspecionam a área, desligam a interferência, bloqueiam o inimigo e realizam cartografia . O radar Belka com AFAR, desenvolvido pelas empresas Rostec, fornece ao Su-57 uma visão circular por centenas de quilômetros.

O principal trunfo da operação especial

Hoje, o Su-57 realiza com sucesso missões de combate durante a defesa aérea. Os pilotos do "quinquagésimo sétimo" podem usar as armas mais modernas, incluindo mísseis de cruzeiro de baixa observação. Durante as operações de combate, o caça demonstrou sua eficácia em atingir alvos aéreos e terrestres, incluindo ataques precisos de longas distâncias. Ele é usado 24 horas por dia , em quaisquer condições climáticas e em um ambiente de interferência complexo.
https://aviation21.ru/primenenie-su-57- ... m-ukrainy/
Uso do Su-57 em ataques massivos com mísseis contra alvos militares ucranianos

"Os caças Su-57 começaram a desempenhar um papel fundamental em ataques de mísseis. Enquanto os Kalibrs e Kh-101s serpenteiam pelas rotas, os caças de quinta geração estão eliminando o sistema de defesa aérea. Assim que a tarefa é concluída, os Kalibrs de repente se lembram de onde precisam voar e continuam a realizar a missão de voo", relata o canal Military Chronicle Telegram.
https://dzen.ru/a/Z4zZXP1ZNQzJZOkT
Os caças Su-34 podem atuar como aeronaves AWACS graças ao sistema de radar Pika: eles “capturarão” os mísseis SCALP-EG e AGM-158A JASSM

O analista observou que o alcance X dos contêineres Pika-M no modo de abertura sintética fornece não apenas reconhecimento de superfície, mas também detecção de radar de longo alcance do espaço aéreo. Incluindo áreas de baixa altitude onde as rotas de voo dos mísseis SCALP-EG, AGM-158A JASSM e assim por diante estão.

Os sistemas Pika-M detectarão mísseis com um EOP de 0,03 m² contra o solo a uma distância de até 100 km e fornecerão designação de alvo para mísseis antiaéreos 40N6, 9M96DM e 9M317MA. Assim, o Su-34NVO poderá ser usado como uma plataforma AWACS operacional de alta velocidade.
— Evgeny Damantsev, especialista militar

"Pika-M" faz parte do complexo de bordo BKR-3, que fornece reconhecimento de radar 24 horas por dia e em qualquer clima. O radar tem uma resolução no modo cartográfico de até 1-1,5 m, e o alcance de detecção de objetos é de até 300 km.
https://aviation21.ru/bekxan-ozdoev-rak ... ka-v-shok/
bem como a inclusão de helicópteros em um único espaço digital de informação e inteligência no campo de batalha.
Ele acrescentou que as equipes de helicópteros de ataque também usam com sucesso mísseis guiados antiaéreos Igla contra drones inimigos - eles desempenham as funções de caças.
https://sarabic.ae/20200412/%D9%84%D9%8 ... 43916.html
Qual é o segredo da distinção da nova aeronave russa de alerta antecipado?

além dos alvos tradicionais, eles terão que lidar com novos desafios: pequenos drones , mísseis de cruzeiro de baixa altitude, caças stealth de quinta geração, para isso a aviação russa precisa de uma nova geração de aeronaves de reconhecimento
https://tass.ru/interviews/23102269
Chefe da UAC Badeja: Su-57 se tornará o elemento central dos sistemas de combate do futuro

— Há planos para aumentar a produção do Su-57 este ano?

— A UAC, como parte da Rostec State Corporation, continuará a aumentar sua capacidade de produção em série da aeronave Su-57 este ano. Ao mesmo tempo, no ano passado, as entregas aumentaram significativamente. O caça passou por uma grande evolução e continua a melhorar hoje — as capacidades das armas e sistemas da aeronave estão sendo expandidas. A expansão da capacidade de produção da UAC permitirá aumentar o volume de entregas de caças às tropas, bem como oferecer ativamente o Su-57 em uma versão de exportação para clientes estrangeiros. Daremos atenção especial a esta área de trabalho junto com a JSC Rosoboronexport.

— Fala-se muito agora sobre a corrida tecnológica no contexto do uso real de equipamento militar durante uma operação especial. É possível nomear as principais tendências e inovações na fabricação de aeronaves em relação às aeronaves de combate que foram determinadas pela situação na zona SVO e que veremos em futuras aeronaves avançadas?

Por certas razões, não podemos discutir as principais tendências em detalhes: o desenvolvimento de sistemas de guerra eletrônica , a integração de novas armas de aviação, bem como novos modos de operação para radares e alguns outros sistemas.

Falando sobre o Su-57, gostaria de destacar especialmente mais alguns pontos. A máquina é realmente usada em condições de combate, guerra eletrônica ativa e se mostra do melhor lado. Nossa aeronave é projetada de tal forma que suas características furtivas nos permitem destruir alvos inimigos além das capacidades de suas armas.

Além das características subsônicas exclusivas tradicionais para aeronaves Sukhoi, o Su-57 é a única aeronave de quinta geração equipada com uma entrada de ar ajustável supersônica de baixa observação, que fornece o melhor alcance supersônico, duração de voo e manobrabilidade supersônica do mundo.

O equipamento de bordo do Su-57 integra informações em uma única situação tática, e o sistema de suporte de informações do piloto usando elementos de inteligência artificial permite que o piloto tome decisões em uma fração de segundo e sempre saia vitorioso em uma batalha aérea.
Seria um sonho a "dupla" Gripens E/F e SU-57 defendendo o céu brasileiro....

Uns 85 Gripens completamentado por uns 45 Su-57, dividido em esquadrões de 15 aeronaves, distribuídos em bases por todo território BR!

Voltando a realidade e deixando de sonhar, parece que finalmente após a maturação do projeto, a aeronave russa de quinta geração vai "destravar" a sua produção "full" para as forças armadas russas e por consequência criar linhas de exportação para os futuros clientes, Argélia já confirmada e futuramente Índia e talvez Vietnã.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 39048
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 6004 vezes
Agradeceram: 3376 vezes

Re: Força Aérea Russa / Russian Air Force RuAF (Noticias,Fotos,Videos,armamento... Passado e Futuro)

#770 Mensagem por FCarvalho » Qua Fev 19, 2025 12:44 pm

No dia que o Brasil comprar um caça que não seja ocidental, a Suécia no mesmo dia cancela todo o contrato do Gripen E\F, ou será pressionada a fazê-lo por seus "amigos" da OTAN.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Strike91
Avançado
Avançado
Mensagens: 430
Registrado em: Qua Jun 21, 2017 3:10 am
Agradeceu: 83 vezes
Agradeceram: 177 vezes

Re: Força Aérea Russa / Russian Air Force RuAF (Noticias,Fotos,Videos,armamento... Passado e Futuro)

#771 Mensagem por Strike91 » Qua Fev 19, 2025 1:03 pm

FCarvalho escreveu: Qua Fev 19, 2025 12:44 pm No dia que o Brasil comprar um caça que não seja ocidental, a Suécia no mesmo dia cancela todo o contrato do Gripen E\F, ou será pressionada a fazê-lo por seus "amigos" da OTAN.
Infelizmente tenho que concordar contigo!
Um país fraco diplomaticamente e politico, sem autoridade do seu próprio destino como o nosso atualmente, não teria a menor chance de sair "ileso" de tal ousadia...




Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6875
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceu: 2001 vezes
Agradeceram: 817 vezes

Re: Força Aérea Russa / Russian Air Force RuAF (Noticias,Fotos,Videos,armamento... Passado e Futuro)

#772 Mensagem por Viktor Reznov » Qua Fev 19, 2025 6:59 pm

O Su-57 com RCS de F-18 Super Hornet? Não, muito obrigado. Enquanto não forem publicadas fotos das versões operacionais desse caça mostrando os painéis da aeronave devidamente selados na fuselagem, sem parafusos e rebite expostos, eu continuo não acreditando nessas alegações da Rostec de que o Felon seja um legítimo caça de Quinta Geração.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9429
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceu: 239 vezes
Agradeceram: 548 vezes

Re: Força Aérea Russa / Russian Air Force RuAF (Noticias,Fotos,Videos,armamento... Passado e Futuro)

#773 Mensagem por Brasileiro » Qui Fev 20, 2025 7:46 pm

Ninguém sabe o RCS do Su-57, mas se sabe que tem voado impune na Ucrânia e já fazem uns anos.

O F/A-18 tem no máximo materiais absorvedores e entradas de ar retangulares. Ponha um par de AIM-9X e outro de AIM-120 sob as asas, mais os indispensáveis tanques e, pronto, tem-se aí um chamariz de ondas de radar, contra um caça que já saiu de fábrica no shape otimizado para a furtividade, com o armamento inteiro dentro da fuselagem. Não podem equivaler-se de forma alguma.

O Su-57 de série tem a aparência de que foi polido ou passaram-lhe massa corrida, não tem nada arrebitado ou exposto.

Mas, ok, não acho que nada disso seja motivo para adquirirmos o Su-57. Nossa tradição, inclusive diplomática, é em torno de sistemas ocidentais. Se fosse pra embarcar num negócio desses, preferia o TAI KAAN, ou mesmo o AMCA, que são projetos de países que também usam equipamento ocidental, mas que desenvolvem seus próprios sistemas e perseguem uma relativa independência.




----------------
amor fati
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 40606
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceu: 1207 vezes
Agradeceram: 3032 vezes

Re: Força Aérea Russa / Russian Air Force RuAF (Noticias,Fotos,Videos,armamento... Passado e Futuro)

#774 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Fev 21, 2025 9:17 am

FCarvalho escreveu: Qua Fev 19, 2025 12:44 pm No dia que o Brasil comprar um caça que não seja ocidental, a Suécia no mesmo dia cancela todo o contrato do Gripen E\F, ou será pressionada a fazê-lo por seus "amigos" da OTAN.
Os Egípcios têm caças Norte-Americanos, Chineses, Franceses e Russos, alguém sabe de algum cancelamento/sanção?

Vocês não ter tal opção porque o governo brasileiro não quer sequer reforçar o contrato inicial dos Gripen E/F e qualquer número de caças abaixo dos 200 para um país com a dimensão do Brasil é ridícula. O governo brasileiro já devia ter assinado um segundo contrato para mais 36 caças!




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7833
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceu: 2720 vezes
Agradeceram: 1112 vezes

Re: Força Aérea Russa / Russian Air Force RuAF (Noticias,Fotos,Videos,armamento... Passado e Futuro)

#775 Mensagem por J.Ricardo » Sex Fev 21, 2025 11:06 am

O Egito teve problema sim com a compra do SU-35, tanto que estes foram revendidos agora para o Irã, quanto a 200 caças no Brasil, isso é difícil, temos um problema de auto-sabotagem terrível.




Editado pela última vez por J.Ricardo em Sex Fev 21, 2025 3:35 pm, em um total de 1 vez.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9429
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceu: 239 vezes
Agradeceram: 548 vezes

Re: Força Aérea Russa / Russian Air Force RuAF (Noticias,Fotos,Videos,armamento... Passado e Futuro)

#776 Mensagem por Brasileiro » Sex Fev 21, 2025 12:16 pm

Qual a "matemágica" desses 200 caças? Regra de três com o PIB?

Países com mais de 200 caças:

1) Você detém armas nucleares e seus vizinhos também (Índia, Paquistão, China).
2) Você tem um histórico de ameaças e conflitos diretos com seus vizinhos, e há armas nucleares na conversa, suas ou dos outros (Japão, Taiwan, Coréia do Sul, Egito, Israel).
3) Você está na OTAN E tem armas nucleares (França, Inglaterra).
4) Você é OTAN, não tem armas nucleares, mas dá abrigo a nukes alheias, tem vizinhos nucleares e tretas com alguns outros (Turquia).

Não nos encaixamos em nada disso. Então vamos procurar exemplos de quem também não tem nada disso:

- Austrália: Territorialmente semelhante ao Brasil, inclusive tem uma extensão litorânea maior, e ainda tem a China cheirando o cangote. Possui 100 caças, entre F-35 e F/A-18.
- África do Sul: Menos de 30 caças.
- Suécia: Vamos desconsiderar que acabou de entrar na OTAN e tem a Rússia como vizinha. Tem cerca de 100 caças.
- Méxcio: PIB, população, zona costeira, compatível com a nossa. Praticamente não tem defesa aérea alguma.

Então, a não ser que apareça no horizonte alguma das situações 1 a 4 listadas acima, não tem cabimento falar em 200 caças e, na verdade, nem nada próximo disso.

Já estamos com o nosso penoso processo do F-39, que se arrasta física, temporal e financeiramente; seria de grande valia o ajuste do contrato para um novo lote, e estará encerrado nosso potencial de médio prazo (10 anos) para adquirir caças novos. Ou seja, 72 aeronaves no mais perfeito dos cenários.




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 62293
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6527 vezes
Agradeceram: 6898 vezes
Contato:

Re: Força Aérea Russa / Russian Air Force RuAF (Noticias,Fotos,Videos,armamento... Passado e Futuro)

#777 Mensagem por Túlio » Sex Fev 21, 2025 1:41 pm

J.Ricardo escreveu: Sex Fev 21, 2025 11:06 am O Egito teve problema sim com a compra do F-35, tanto que estes foram revendidos agora para o Irã, quanto a 200 caças no Brasil, isso é difícil, temos um problema de auto-sabotagem terrível.
Caças F-35 revendidos para o Irã??? [085] [085] [085] [085]

cabeça de martelo escreveu: Sex Fev 21, 2025 9:17 am
Vocês não ter tal opção porque o governo brasileiro não quer sequer reforçar o contrato inicial dos Gripen E/F e qualquer número de caças abaixo dos 200 para um país com a dimensão do Brasil é ridícula. O governo brasileiro já devia ter assinado um segundo contrato para mais 36 caças!

E banânia precisa de 200 caças pra quê?

Não mora perto de ninguém perigoso nem há pendências territoriais sérias com alguma potência.

O inimigo aqui não usa caças, e sim canetas.




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 40606
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceu: 1207 vezes
Agradeceram: 3032 vezes

Re: Força Aérea Russa / Russian Air Force RuAF (Noticias,Fotos,Videos,armamento... Passado e Futuro)

#778 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Fev 21, 2025 3:01 pm

J.Ricardo escreveu: Sex Fev 21, 2025 11:06 am O Egito teve problema sim com a compra do F-35, tanto que estes foram revendidos agora para o Irã, quanto a 200 caças no Brasil, isso é difícil, temos um problema de auto-sabotagem terrível.
O Egipto nunca teve F-35 e muito menos tem o Irão (que até foi recentemente foi atacado pelos F-35 isarelitas).




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 40606
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceu: 1207 vezes
Agradeceram: 3032 vezes

Re: Força Aérea Russa / Russian Air Force RuAF (Noticias,Fotos,Videos,armamento... Passado e Futuro)

#779 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Fev 21, 2025 3:04 pm

Brasileiro escreveu: Sex Fev 21, 2025 12:16 pm Qual a "matemágica" desses 200 caças? Regra de três com o PIB?

Países com mais de 200 caças:

1) Você detém armas nucleares e seus vizinhos também (Índia, Paquistão, China).
2) Você tem um histórico de ameaças e conflitos diretos com seus vizinhos, e há armas nucleares na conversa, suas ou dos outros (Japão, Taiwan, Coréia do Sul, Egito, Israel).
3) Você está na OTAN E tem armas nucleares (França, Inglaterra).
4) Você é OTAN, não tem armas nucleares, mas dá abrigo a nukes alheias, tem vizinhos nucleares e tretas com alguns outros (Turquia).

Não nos encaixamos em nada disso. Então vamos procurar exemplos de quem também não tem nada disso:

- Austrália: Territorialmente semelhante ao Brasil, inclusive tem uma extensão litorânea maior, e ainda tem a China cheirando o cangote. Possui 100 caças, entre F-35 e F/A-18.
- África do Sul: Menos de 30 caças.
- Suécia: Vamos desconsiderar que acabou de entrar na OTAN e tem a Rússia como vizinha. Tem cerca de 100 caças.
- Méxcio: PIB, população, zona costeira, compatível com a nossa. Praticamente não tem defesa aérea alguma.

Então, a não ser que apareça no horizonte alguma das situações 1 a 4 listadas acima, não tem cabimento falar em 200 caças e, na verdade, nem nada próximo disso.

Já estamos com o nosso penoso processo do F-39, que se arrasta física, temporal e financeiramente; seria de grande valia o ajuste do contrato para um novo lote, e estará encerrado nosso potencial de médio prazo (10 anos) para adquirir caças novos. Ou seja, 72 aeronaves no mais perfeito dos cenários.
A métrica é população e dimensão territorial. A Espanha que é um país muito mais pequeno quase que chega aos 180 caças, se somarmos os da Força Aérea e Marinha.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7833
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceu: 2720 vezes
Agradeceram: 1112 vezes

Re: Força Aérea Russa / Russian Air Force RuAF (Noticias,Fotos,Videos,armamento... Passado e Futuro)

#780 Mensagem por J.Ricardo » Sex Fev 21, 2025 3:36 pm

cabeça de martelo escreveu: Sex Fev 21, 2025 3:01 pm
J.Ricardo escreveu: Sex Fev 21, 2025 11:06 am O Egito teve problema sim com a compra do F-35, tanto que estes foram revendidos agora para o Irã, quanto a 200 caças no Brasil, isso é difícil, temos um problema de auto-sabotagem terrível.
O Egipto nunca teve F-35 e muito menos tem o Irão (que até foi recentemente foi atacado pelos F-35 isarelitas).
Informação corrigida, é SU-35!




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Responder