knigh7 escreveu: Sáb Jan 25, 2025 10:14 pm
A aqusição de 4 Chinooks (usados) já resolveria o problema do emprego dos Guaicurus na Bda Aeromóvel, bem como ela poderia empregar obuseiros de 155mm sem problema.
Eu não sou contra o Chivunk, mas poucos helicópteros com maior capacidade de carga melhoraria demais as opções de equipamentos que a Bda poderia ter.
Concordo que helos pesados na Avex seria uma acréscimo não apenas necessário, mas impositivo, apesar de que esta demanda ter sido jogada para escanteio pelo planejamento do próprio EB, em relação ao equipamento sua aviação, sem previsão de resolução.
E como já temos aqui severa falta de helos de manobra em quantidade e qualidade para abastecer os Bavex, que por sua vez são poucos em relação às demandas existentes, acho muito difícil, mas não impossível, que Chinook, ou outro do mesmo quilate, apareçam por aqui tão cedo.
Usando o mesmo raciocínio do EB para seus Bavex, de ser capaz de fazer um assalto aeromóvel com 1 CiaInfAmv, suponho que 4 Chinook por cada OM já seria mais que suficiente para complementar as capacidades destas OM. 16 a 20 helos usados não deve, ou não deveria ser, um objetivo inalcançável, mesmo para o carcomido orçamento do exército.
Penso que retomar o projeto do Chinvuk e dar a ele todas as qualidades necessárias para suportar as missões dos esquadrões de cav mec para um assalto aéreo transportado deveria levar à produção de quase todas as versões projetadas para ele. Favorece a BIDS, diminui dependência externa e torna a logística mais acessível, e diminui custos, claro.
Mas isto é algo que não espero realmente que aconteça.