Sobre o KC-390
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- gogogas
- Sênior
- Mensagens: 2317
- Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
- Agradeceu: 53 vezes
- Agradeceram: 239 vezes
Re: Sobre o KC-390
Segundo editores do Tecnodefesa , os 2 KC-390 pra um cliente não revelado , poderá ser dos Uzbequistão
Gogogas !
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 40080
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6316 vezes
- Agradeceram: 3542 vezes
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 40080
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6316 vezes
- Agradeceram: 3542 vezes
Re: Sobre o KC-390
Tailândia e Filipinas estão na lista de prováveis clientes para o KC-390 nos próximos dois a três anos. O primeiro já é cliente do Gripen C\D, e agora do modelos E\F, e talvez pode vir a se tornar cliente também do Super Tucano, no qual o país já demonstrou interesse diversas vezes. No caso das Filipinas, eles já operam o ST e teriam interesse no cargo da Embraer, afim de complementar e\ou substituir a frota envelhecida de Hércules que eles operam.
Semana passada o KC-390 e o ST foram apresentados pela Embraer em uma feira militar no Vietnã, que também andou a demonstrar interesse no avião, com a concorrência do C-130J norte americano, a fim de substituir antigos modelos dos idos tempos soviéticos. Não se descarta futuramente que o país também venha a adquirir os Super Tucano no lugar de antigos treinadores também de tempos soviéticos, além de realizar outras missões complementares de que o avião é capaz. Notar ainda que o país se tornou recentemente cliente dos E-2 na sua aviação comercial, com vários E-195E2 em operação no país.
Cingapura, Malásia e Indonésia estão na lista de países visitados pelo KC-390 de demonstração da empresa entre 2023 e 2024. A Embraer possui negociações em andamento com o primeiro para estabelecer um centro de treinamento e apoio logístico para a família E-2, e mesmo o KC-390, a fim de atender os clientes da região.
São 6 clientes que podem nos render algo em torno de 10 até 20 unidades comercializadas do KC-390 nos próximos anos, caso todos venham a optar pelo cargo da Embraer. E as perspectivas não poderiam ser melhores.
Um dado interessante a analisar e que suporta as campanhas de venda do KC-390 e ST nestes países:
1. Tailândia - cliente Embraer via Gripen E\F;
2. Filipinas - cliente Embraer com Super Tucano;
3. Vietnã - cliente Embraer com E-195E2;
4. Cingapura - cliente Embraer com E-1952 e Executive Jets;
5. Malásia - ainda sem vendas comerciais ou militares;
6. Indonésia - cliente Embraer via Super Tucano.
Além destes seis países, a Coréia do Sul foi o primeiro cliente no oriente a comprar o KC-390, apesar das quantidades ainda não reveladas, com diversas fontes afirmando serem 3 unidades, mas sem confirmação oficial. Segundo a matéria abaixo do Cavok, a ROKAF possui 36 aviões de transporte em sua frota, entre C-130H\J e C-235M, sendo 12 C-130H-30 Hércules e 4 C-130J, estes entregues a partir de 2014. O pais dispõe ainda do projeto do MC-X, hora em desenvolvimento pela KAI, e que teria, segundo a empresa, um mercado interno de até 100 aeronaves entre diversas variantes possíveis. Conquanto, apesar das afirmações da KAI em relação à viabilidade do projeto, o mesmo enfrenta resistências internas quanto aos custos de seu desenvolvimento.
https://www.cavok.com.br/aeronave-de-tr ... a-ate-2035
Os C-130H, conforme a ROKAF dispõs a público, antes do processo de seleção que levou à escolha do KC-390, devem ser substituídos até 2026. Em que pese a falta de informações concretas sobre este negócio, tudo leva a crer que no médio a longo prazo a Embraer poderia vender até 12 unidades do KC-390, caso os sul coreanos se decidam por uma troca no fator 1x1, o que no caso deles não seria nenhuma novidade, vide a situação na penísula coreana.
De qualquer forma, presume-se que, invariavelmente, ao menos metade deste número deve ser comprado a fim de manter e\ou melhorar as capacidades atuais. E os C-130J ainda podem ser substituídos a posteriori assim que os Hércules mais antigos forem todos retirados de serviço e substituídos pelo avião da Embraer.
A ver.
Semana passada o KC-390 e o ST foram apresentados pela Embraer em uma feira militar no Vietnã, que também andou a demonstrar interesse no avião, com a concorrência do C-130J norte americano, a fim de substituir antigos modelos dos idos tempos soviéticos. Não se descarta futuramente que o país também venha a adquirir os Super Tucano no lugar de antigos treinadores também de tempos soviéticos, além de realizar outras missões complementares de que o avião é capaz. Notar ainda que o país se tornou recentemente cliente dos E-2 na sua aviação comercial, com vários E-195E2 em operação no país.
Cingapura, Malásia e Indonésia estão na lista de países visitados pelo KC-390 de demonstração da empresa entre 2023 e 2024. A Embraer possui negociações em andamento com o primeiro para estabelecer um centro de treinamento e apoio logístico para a família E-2, e mesmo o KC-390, a fim de atender os clientes da região.
São 6 clientes que podem nos render algo em torno de 10 até 20 unidades comercializadas do KC-390 nos próximos anos, caso todos venham a optar pelo cargo da Embraer. E as perspectivas não poderiam ser melhores.
Um dado interessante a analisar e que suporta as campanhas de venda do KC-390 e ST nestes países:
1. Tailândia - cliente Embraer via Gripen E\F;
2. Filipinas - cliente Embraer com Super Tucano;
3. Vietnã - cliente Embraer com E-195E2;
4. Cingapura - cliente Embraer com E-1952 e Executive Jets;
5. Malásia - ainda sem vendas comerciais ou militares;
6. Indonésia - cliente Embraer via Super Tucano.
Além destes seis países, a Coréia do Sul foi o primeiro cliente no oriente a comprar o KC-390, apesar das quantidades ainda não reveladas, com diversas fontes afirmando serem 3 unidades, mas sem confirmação oficial. Segundo a matéria abaixo do Cavok, a ROKAF possui 36 aviões de transporte em sua frota, entre C-130H\J e C-235M, sendo 12 C-130H-30 Hércules e 4 C-130J, estes entregues a partir de 2014. O pais dispõe ainda do projeto do MC-X, hora em desenvolvimento pela KAI, e que teria, segundo a empresa, um mercado interno de até 100 aeronaves entre diversas variantes possíveis. Conquanto, apesar das afirmações da KAI em relação à viabilidade do projeto, o mesmo enfrenta resistências internas quanto aos custos de seu desenvolvimento.
https://www.cavok.com.br/aeronave-de-tr ... a-ate-2035
Os C-130H, conforme a ROKAF dispõs a público, antes do processo de seleção que levou à escolha do KC-390, devem ser substituídos até 2026. Em que pese a falta de informações concretas sobre este negócio, tudo leva a crer que no médio a longo prazo a Embraer poderia vender até 12 unidades do KC-390, caso os sul coreanos se decidam por uma troca no fator 1x1, o que no caso deles não seria nenhuma novidade, vide a situação na penísula coreana.
De qualquer forma, presume-se que, invariavelmente, ao menos metade deste número deve ser comprado a fim de manter e\ou melhorar as capacidades atuais. E os C-130J ainda podem ser substituídos a posteriori assim que os Hércules mais antigos forem todos retirados de serviço e substituídos pelo avião da Embraer.
A ver.
Carpe Diem
- jeanscofield
- Avançado
- Mensagens: 406
- Registrado em: Sáb Mar 03, 2012 9:00 am
- Agradeceu: 70 vezes
- Agradeceram: 38 vezes
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 40080
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6316 vezes
- Agradeceram: 3542 vezes
Re: Sobre o KC-390
Se as minhas contas não me falham, já são quase 40 países onde o KC-390 obteve compradores, negociações de venda ou que demonstraram interesse abertamente em comprar o avião.
América Latina
1. Chile
2. Colômbia
3. México
* campanhas de venda
Europa
1. Portugal*
2. Holanda*
3. Áustria*
4. Hungria*
5. Chequia*
6. Eslováquia*
7. Suécia
8. Finlândia
9. Suíça
10. Bulgária
11. Grécia
12. Polônia
13. Romênia
14. Croácia
* contratos firmados de venda.
África
1. África do Sul
2. Angola
3. Argélia
4. Egito
5. Marrocos
6. Nigéria
7. Ruanda
*campanhas de vendas
Oriente Médio
1. Arábia Saudita
2. UAE
3. Omã
4. Qatar
*campanhas de venda
Ásia Central
1. Índia
2. Uzbesquistão
* campanha de vendas
Extremo Oriente
1. Coréia do Sul*
2. Filipinas
3. Tailândia
4. Cingapura
5. Malásia
6. Indonésia
7. Vietnã
* contrato firmado de venda.
Total: 37 países
Seriam 38 países se colocar o USA, onde o avião foi demonstrado oficialmente para autoridades civis e militares do país. Mas vender o KC-390 para qualquer das ffaa's norte americanas é como ganhar sozinho na mega da virada três anos consecutivos.
Estes são os países onde se sabe publicamente a Embraer andou negociando e\ou demonstrando o KC-390 in loco para as autoridades interessadas, ou já fechamos negócio. Pode haver mais, tendo em vista que alguns clientes em negociação preferem ficar ocultos até o último minuto antes de sacramentar o negócio, como ocorreu agora no final de 2024.
A mim me parece que a Embraer tem bem mais do que estes 38 países em sua lista de negócios, entre clientes potenciais e firmes, já que a quantidade de forças aéreas conhecidas que precisam substituir os C-130B\E\H mais antigos e\ou modelos soviéticos ultrapassados, é bem maior do que se apresenta acima.
Se pelo menos metade dos países desta lista comprar o KC-390, já superará, e muito, as previsões de vendas do início do projeto para o mercado de cargos militares táticos no século XXI. Eu eu penso cá com meus botões que a Embraer tem mais do que sérias chances de conseguir vendas concretas em todos na verdade. Aonde o avião esteve, cedo ou tarde abrimos uma porta para um negócio a mais. É que nem o mineirinho... só comendo pelas beiradas.
América Latina
1. Chile
2. Colômbia
3. México
* campanhas de venda
Europa
1. Portugal*
2. Holanda*
3. Áustria*
4. Hungria*
5. Chequia*
6. Eslováquia*
7. Suécia
8. Finlândia
9. Suíça
10. Bulgária
11. Grécia
12. Polônia
13. Romênia
14. Croácia
* contratos firmados de venda.
África
1. África do Sul
2. Angola
3. Argélia
4. Egito
5. Marrocos
6. Nigéria
7. Ruanda
*campanhas de vendas
Oriente Médio
1. Arábia Saudita
2. UAE
3. Omã
4. Qatar
*campanhas de venda
Ásia Central
1. Índia
2. Uzbesquistão
* campanha de vendas
Extremo Oriente
1. Coréia do Sul*
2. Filipinas
3. Tailândia
4. Cingapura
5. Malásia
6. Indonésia
7. Vietnã
* contrato firmado de venda.
Total: 37 países
Seriam 38 países se colocar o USA, onde o avião foi demonstrado oficialmente para autoridades civis e militares do país. Mas vender o KC-390 para qualquer das ffaa's norte americanas é como ganhar sozinho na mega da virada três anos consecutivos.
Estes são os países onde se sabe publicamente a Embraer andou negociando e\ou demonstrando o KC-390 in loco para as autoridades interessadas, ou já fechamos negócio. Pode haver mais, tendo em vista que alguns clientes em negociação preferem ficar ocultos até o último minuto antes de sacramentar o negócio, como ocorreu agora no final de 2024.
A mim me parece que a Embraer tem bem mais do que estes 38 países em sua lista de negócios, entre clientes potenciais e firmes, já que a quantidade de forças aéreas conhecidas que precisam substituir os C-130B\E\H mais antigos e\ou modelos soviéticos ultrapassados, é bem maior do que se apresenta acima.
Se pelo menos metade dos países desta lista comprar o KC-390, já superará, e muito, as previsões de vendas do início do projeto para o mercado de cargos militares táticos no século XXI. Eu eu penso cá com meus botões que a Embraer tem mais do que sérias chances de conseguir vendas concretas em todos na verdade. Aonde o avião esteve, cedo ou tarde abrimos uma porta para um negócio a mais. É que nem o mineirinho... só comendo pelas beiradas.

Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 40080
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6316 vezes
- Agradeceram: 3542 vezes
Re: Sobre o KC-390
Fora a única unidade que deve ser entregue este ano para a FAB, alguém aí tem o cronograma para clientes de exportação que irão receber o avião em 2025 

Carpe Diem
- Aim For The Top
- Avançado
- Mensagens: 583
- Registrado em: Dom Ago 26, 2018 8:26 pm
- Agradeceu: 73 vezes
- Agradeceram: 406 vezes
Re: Sobre o KC-390
Avaliação da Força aerea mexicana sobre a aquisição de 2 kc-390:
https://ktsaviacion.blogspot.com/2025/0 ... c-390.html



https://ktsaviacion.blogspot.com/2025/0 ... c-390.html



Catapultam habeo. Nisi pecuniam omnem mihi dabis, ad caput tuum saxum immane mittam.
Gunbuster
Gunbuster
- LM
- Sênior
- Mensagens: 826
- Registrado em: Dom Dez 03, 2006 11:36 am
- Localização: Sintra - Portugal - UE
- Agradeceu: 506 vezes
- Agradeceram: 246 vezes
Re: Sobre o KC-390
Perde no "transporte VIP" (não é mt mais "confortável" e "várias pistas não têm condições para a sua aterragem" (não está apto aterrar em pistas "não preparadas")? 

Quidquid latine dictum sit, altum videtur.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 40080
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6316 vezes
- Agradeceram: 3542 vezes
Re: Sobre o KC-390
Tem tantas afirmações estranhas, para não dizer contraditórias, nesta lista em relação à comparação entre o C-130J e o KC-390 que não vale a pena nem comentar. Contradiz mesmo as informações de quem já opera ou escolheu o avião da Embraer.
Mas, em se tratando de México, a coisa vai ser bem difícil mesmo. No entanto, as chances continuam boas, e o cargo da Embraer segue no páreo.
Vai ser um chute no saco do tio Sam perder essa para o KC-390 bem debaixo do nariz deles.
Mas, em se tratando de México, a coisa vai ser bem difícil mesmo. No entanto, as chances continuam boas, e o cargo da Embraer segue no páreo.
Vai ser um chute no saco do tio Sam perder essa para o KC-390 bem debaixo do nariz deles.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 40080
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6316 vezes
- Agradeceram: 3542 vezes
Re: Sobre o KC-390
Marinha Indiana inicia estudos para aquisição de aviões de reabastecimento voo
https://www.planobrazil.com/2024/12/19/ ... mento-voo/

Mais uma oportunidade que se avinha em relação a futuros negócios com a índia e o KC-390.
É sentar para conversar, e chegar a um termo comum. Capacidades não faltam ao cargo militar brasileiro.
Atende praticamente a todos os aviões da aviação naval indiana, faltando apenas adicionar a capacidade de operar com o flying boom.
https://www.planobrazil.com/2024/12/19/ ... mento-voo/

Mais uma oportunidade que se avinha em relação a futuros negócios com a índia e o KC-390.
É sentar para conversar, e chegar a um termo comum. Capacidades não faltam ao cargo militar brasileiro.
Atende praticamente a todos os aviões da aviação naval indiana, faltando apenas adicionar a capacidade de operar com o flying boom.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 40080
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6316 vezes
- Agradeceram: 3542 vezes
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 41766
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1263 vezes
- Agradeceram: 3271 vezes
Re: Sobre o KC-390
Embraer escreveu:O #C390 da @fap_pt é a estrela da #PhenomenalFriday de hoje. Esta aeronave multimissão oferece desempenho e produtividade otimizados, e possui configuração OTAN. Agradecemos ao SO Johnson por esta foto incrível.
- J.Ricardo
- Sênior
- Mensagens: 8106
- Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
- Agradeceu: 3037 vezes
- Agradeceram: 1215 vezes
Re: Sobre o KC-390
Essa avaliação do México é uma piada, perder em transporte VIP para um avião que nem banheiro tem, esse mexicanos andam exagerando na tequila.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
- Cassio
- Sênior
- Mensagens: 1371
- Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
- Agradeceu: 59 vezes
- Agradeceram: 510 vezes
Re: Sobre o KC-390
Com certeza uma avaliação muito estranha. Bota em cheque a credibilidade da fonte.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 40080
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6316 vezes
- Agradeceram: 3542 vezes
Re: Sobre o KC-390
Depois da ladainha que o Donald Duck de topete promoveu já na primeira semana de governo, mais as taxas extras contra Canadá, México e China, a coisa vai ficar complicada para o Hércules na FAM. Com ou sem avaliações estranhas como essas.
E de lambuja vamos engatar também os Super Tucano.
Na feira aeroespacial de lá em Abril saberemos o resultado. O Brasil é o convidado de honra, e tanto a Embraer como o governo, via MD e adido militar no México estão trabalhando em pró deste negócio.
Estamos com uma mão na taça.
E de lambuja vamos engatar também os Super Tucano.
Na feira aeroespacial de lá em Abril saberemos o resultado. O Brasil é o convidado de honra, e tanto a Embraer como o governo, via MD e adido militar no México estão trabalhando em pró deste negócio.
Estamos com uma mão na taça.
Carpe Diem