Sobre o KC-390

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2233
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceu: 52 vezes
Agradeceram: 230 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7786 Mensagem por gogogas » Seg Dez 30, 2024 11:24 pm

Segundo editores do Tecnodefesa , os 2 KC-390 pra um cliente não revelado , poderá ser dos Uzbequistão




Gogogas !
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38660
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5924 vezes
Agradeceram: 3333 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7787 Mensagem por FCarvalho » Ter Dez 31, 2024 10:06 am





Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38660
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5924 vezes
Agradeceram: 3333 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7788 Mensagem por FCarvalho » Ter Dez 31, 2024 1:48 pm

Tailândia e Filipinas estão na lista de prováveis clientes para o KC-390 nos próximos dois a três anos. O primeiro já é cliente do Gripen C\D, e agora do modelos E\F, e talvez pode vir a se tornar cliente também do Super Tucano, no qual o país já demonstrou interesse diversas vezes. No caso das Filipinas, eles já operam o ST e teriam interesse no cargo da Embraer, afim de complementar e\ou substituir a frota envelhecida de Hércules que eles operam.

Semana passada o KC-390 e o ST foram apresentados pela Embraer em uma feira militar no Vietnã, que também andou a demonstrar interesse no avião, com a concorrência do C-130J norte americano, a fim de substituir antigos modelos dos idos tempos soviéticos. Não se descarta futuramente que o país também venha a adquirir os Super Tucano no lugar de antigos treinadores também de tempos soviéticos, além de realizar outras missões complementares de que o avião é capaz. Notar ainda que o país se tornou recentemente cliente dos E-2 na sua aviação comercial, com vários E-195E2 em operação no país.

Cingapura, Malásia e Indonésia estão na lista de países visitados pelo KC-390 de demonstração da empresa entre 2023 e 2024. A Embraer possui negociações em andamento com o primeiro para estabelecer um centro de treinamento e apoio logístico para a família E-2, e mesmo o KC-390, a fim de atender os clientes da região.

São 6 clientes que podem nos render algo em torno de 10 até 20 unidades comercializadas do KC-390 nos próximos anos, caso todos venham a optar pelo cargo da Embraer. E as perspectivas não poderiam ser melhores.

Um dado interessante a analisar e que suporta as campanhas de venda do KC-390 e ST nestes países:

1. Tailândia - cliente Embraer via Gripen E\F;

2. Filipinas - cliente Embraer com Super Tucano;

3. Vietnã - cliente Embraer com E-195E2;

4. Cingapura - cliente Embraer com E-1952 e Executive Jets;

5. Malásia - ainda sem vendas comerciais ou militares;

6. Indonésia - cliente Embraer via Super Tucano.

Além destes seis países, a Coréia do Sul foi o primeiro cliente no oriente a comprar o KC-390, apesar das quantidades ainda não reveladas, com diversas fontes afirmando serem 3 unidades, mas sem confirmação oficial. Segundo a matéria abaixo do Cavok, a ROKAF possui 36 aviões de transporte em sua frota, entre C-130H\J e C-235M, sendo 12 C-130H-30 Hércules e 4 C-130J, estes entregues a partir de 2014. O pais dispõe ainda do projeto do MC-X, hora em desenvolvimento pela KAI, e que teria, segundo a empresa, um mercado interno de até 100 aeronaves entre diversas variantes possíveis. Conquanto, apesar das afirmações da KAI em relação à viabilidade do projeto, o mesmo enfrenta resistências internas quanto aos custos de seu desenvolvimento.

https://www.cavok.com.br/aeronave-de-tr ... a-ate-2035

Os C-130H, conforme a ROKAF dispõs a público, antes do processo de seleção que levou à escolha do KC-390, devem ser substituídos até 2026. Em que pese a falta de informações concretas sobre este negócio, tudo leva a crer que no médio a longo prazo a Embraer poderia vender até 12 unidades do KC-390, caso os sul coreanos se decidam por uma troca no fator 1x1, o que no caso deles não seria nenhuma novidade, vide a situação na penísula coreana.

De qualquer forma, presume-se que, invariavelmente, ao menos metade deste número deve ser comprado a fim de manter e\ou melhorar as capacidades atuais. E os C-130J ainda podem ser substituídos a posteriori assim que os Hércules mais antigos forem todos retirados de serviço e substituídos pelo avião da Embraer.

A ver.




Carpe Diem
Avatar do usuário
jeanscofield
Avançado
Avançado
Mensagens: 403
Registrado em: Sáb Mar 03, 2012 9:00 am
Agradeceu: 70 vezes
Agradeceram: 38 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7789 Mensagem por jeanscofield » Qui Jan 02, 2025 8:45 pm





Imagem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38660
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5924 vezes
Agradeceram: 3333 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7790 Mensagem por FCarvalho » Seg Jan 06, 2025 2:30 pm

Se as minhas contas não me falham, já são quase 40 países onde o KC-390 obteve compradores, negociações de venda ou que demonstraram interesse abertamente em comprar o avião.

América Latina

1. Chile
2. Colômbia
3. México

* campanhas de venda

Europa

1. Portugal*
2. Holanda*
3. Áustria*
4. Hungria*
5. Chequia*
6. Eslováquia*
7. Suécia
8. Finlândia
9. Suíça
10. Bulgária
11. Grécia
12. Polônia
13. Romênia
14. Croácia

* contratos firmados de venda.

África

1. África do Sul
2. Angola
3. Argélia
4. Egito
5. Marrocos
6. Nigéria
7. Ruanda

*campanhas de vendas

Oriente Médio

1. Arábia Saudita
2. UAE
3. Omã
4. Qatar

*campanhas de venda

Ásia Central

1. Índia
2. Uzbesquistão

* campanha de vendas

Extremo Oriente

1. Coréia do Sul*
2. Filipinas
3. Tailândia
4. Cingapura
5. Malásia
6. Indonésia
7. Vietnã

* contrato firmado de venda.

Total: 37 países

Seriam 38 países se colocar o USA, onde o avião foi demonstrado oficialmente para autoridades civis e militares do país. Mas vender o KC-390 para qualquer das ffaa's norte americanas é como ganhar sozinho na mega da virada três anos consecutivos.

Estes são os países onde se sabe publicamente a Embraer andou negociando e\ou demonstrando o KC-390 in loco para as autoridades interessadas, ou já fechamos negócio. Pode haver mais, tendo em vista que alguns clientes em negociação preferem ficar ocultos até o último minuto antes de sacramentar o negócio, como ocorreu agora no final de 2024.

A mim me parece que a Embraer tem bem mais do que estes 38 países em sua lista de negócios, entre clientes potenciais e firmes, já que a quantidade de forças aéreas conhecidas que precisam substituir os C-130B\E\H mais antigos e\ou modelos soviéticos ultrapassados, é bem maior do que se apresenta acima.

Se pelo menos metade dos países desta lista comprar o KC-390, já superará, e muito, as previsões de vendas do início do projeto para o mercado de cargos militares táticos no século XXI. Eu eu penso cá com meus botões que a Embraer tem mais do que sérias chances de conseguir vendas concretas em todos na verdade. Aonde o avião esteve, cedo ou tarde abrimos uma porta para um negócio a mais. É que nem o mineirinho... só comendo pelas beiradas. :mrgreen:




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38660
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5924 vezes
Agradeceram: 3333 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7791 Mensagem por FCarvalho » Seg Jan 13, 2025 10:18 am

Fora a única unidade que deve ser entregue este ano para a FAB, alguém aí tem o cronograma para clientes de exportação que irão receber o avião em 2025 :?:




Carpe Diem
Avatar do usuário
Aim For The Top
Avançado
Avançado
Mensagens: 552
Registrado em: Dom Ago 26, 2018 8:26 pm
Agradeceu: 73 vezes
Agradeceram: 373 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7792 Mensagem por Aim For The Top » Dom Jan 19, 2025 9:11 pm

Avaliação da Força aerea mexicana sobre a aquisição de 2 kc-390:

https://ktsaviacion.blogspot.com/2025/0 ... c-390.html

Imagem

Imagem

Imagem




Avatar do usuário
LM
Sênior
Sênior
Mensagens: 820
Registrado em: Dom Dez 03, 2006 11:36 am
Localização: Sintra - Portugal - UE
Agradeceu: 496 vezes
Agradeceram: 243 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7793 Mensagem por LM » Seg Jan 20, 2025 7:40 am

Perde no "transporte VIP" (não é mt mais "confortável" e "várias pistas não têm condições para a sua aterragem" (não está apto aterrar em pistas "não preparadas")? :?




Quidquid latine dictum sit, altum videtur.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38660
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5924 vezes
Agradeceram: 3333 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7794 Mensagem por FCarvalho » Seg Jan 20, 2025 11:34 am

Tem tantas afirmações estranhas, para não dizer contraditórias, nesta lista em relação à comparação entre o C-130J e o KC-390 que não vale a pena nem comentar. Contradiz mesmo as informações de quem já opera ou escolheu o avião da Embraer.

Mas, em se tratando de México, a coisa vai ser bem difícil mesmo. No entanto, as chances continuam boas, e o cargo da Embraer segue no páreo.

Vai ser um chute no saco do tio Sam perder essa para o KC-390 bem debaixo do nariz deles.




Carpe Diem
Responder