O Exército que temos e o Exército que precisamos

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5752 vezes
Agradeceram: 3277 vezes

Re: O Exército que temos e o Exército que precisamos

#226 Mensagem por FCarvalho » Ter Nov 26, 2024 1:06 pm

J.Ricardo escreveu: Ter Nov 26, 2024 11:00 am O Brasil por seu tamanho e importância jamais poderá dispor de Forças Armadas, mas precisamos delas com essa organização? Com essa mentalidade? Sempre digo, o Brasil deveria ter uma estrutura organizacional parecida com o que tem no Canadá, centralizada, sem duplicidade de funções, com um sistema de compras unificado, e profissional, estritamente profissional!
MB e FAB hoje praticamente tem bem mais da metade de seus efetivos profissionais de carreira, com oficiais e praças temporários, mas também profissionais especializados, aumentando a sua percentagem anualmente nos números das ffaa's.
O EB, como sempre, foi o último a entrar nesta escala, mas o está fazendo. Mas isso tem um custo muito alto para um país que via de regra menospreza, e mesmo despreza, a Defesa Nacional.
O SMO só é mantido menos por questões institucionais do que financeira e do politiquismo tupiniquim.
Fato. Nenhum governo quer investir em defesa pelos motivos já conhecidos.
Nem 10% dos apontamentos dos documentos norteadores da defesa saíram do papel em 25 anos de MD. E nem sairão.
Sem um MD que realmente prove concretamente a que veio, difícil esperar que a oficialidade castrense tupiniquim com manias guardadas e protegidas ainda dos tempos do império irão fazer as mudanças necessárias.
E sem o interesse da sociedade sobre o tema defesa, não se espere que o Estado faça o que lhe é de dever.
Não o fez nem com a desgraça batendo a nossa porta. Imagine-se nestes tempos de sofreguidão estúpidos e omissos.

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#227 Mensagem por FCarvalho » Ter Nov 26, 2024 1:10 pm

Eu fico me perguntando hoje qual o custo real de o Brasil perder uma guerra sem nem ter a chance, ou vontade, de lutar.
Seja por omissão, inépcia ou pura e simplesmente incapacidade.

Será que vale a pena?

Carpe Diem
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2572 vezes
Agradeceram: 1045 vezes

#228 Mensagem por J.Ricardo » Ter Nov 26, 2024 6:12 pm

FCarvalho escreveu: Ter Nov 26, 2024 1:10 pm Eu fico me perguntando hoje qual o custo real de o Brasil perder uma guerra sem nem ter a chance, ou vontade, de lutar.

Será que vale a pena?
Perfeita sua questão, será que alguém lá em cima já se fez essa pergunta? Tenho certeza que não!

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
FCarvalho
Sênior
Sênior

#229 Mensagem por FCarvalho » Ter Nov 26, 2024 7:14 pm

J.Ricardo escreveu: Ter Nov 26, 2024 6:12 pm
FCarvalho escreveu: Ter Nov 26, 2024 1:10 pm Eu fico me perguntando hoje qual o custo real de o Brasil perder uma guerra sem nem ter a chance, ou vontade, de lutar.
Será que vale a pena?
Perfeita sua questão, será que alguém lá em cima já se fez essa pergunta? Tenho certeza que não!
Eu duvido seriamente que não também.
Este é, afinal, o tipo de pergunta que ninguém aqui quer saber a resposta.

Carpe Diem
Responder