Fokker Services Group selecionado para modificação da aeronave Embraer C-390M
https://www.cavok.com.br/fokker-service ... aer-c-390m
Além da adaptação do C-390M holandeses\austríacos para o padrão OTAN, a Embraer também assinou contrato para o desenvolvimento de simulador do avião para a Holanda.
Em tempo, além da Fokker - que não é a fabricante de aviões holandesa - a Embraer também irá desenvolver um conjunto de serviços, formação e treinamentos, incluindo simuladores, com a Rheinmetall da Alemanha.
Bom, a Suécia acaba de literalmente afirmar que vai comprar o KC-390\C-390 para sua força aérea. Eu tenho aqui com os meus botões que os desdobramentos desta parceria com a SAAB trará resultados no curto e médio prazo para o cargo da empresa na Europa. Estes dois contratos, mais os assinados também com empresas da Rep Checa, Hungria e, claro, Portugal, estão deixando o avião brasileiro cada vez mais atrativo do ponto de vista logístico para os europeus. E os custos de manutenção e operação seguirão sendo mais atrativos ainda com estas iniciativas.
A Embraer sabe muito bem como jogar esse jogo pesado no quintal da OTAN. No calendário de negócios europeu para os próximos anos estão Suiça, Finlândia, Croácia, Grécia, Polônia e, mais para frente, Eslováquia, Bulgária e Romênia. Talvez a Sérvia seja um ator coadjuvante, mas não menos importante, nesta história. A Turquia, apesar dos poucos sinais, segue sendo a cereja do bolo europeu a meu ver.
Aguardemos. Muita coisa boa pode estar por vir por aí.