Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.
Moderador: Conselho de Moderação
-
Marcelo Ponciano
- Sênior
- Mensagens: 1264
- Registrado em: Seg Abr 30, 2018 4:14 pm
- Localização: Brasília-DF
- Agradeceu: 703 vezes
- Agradeceram: 557 vezes
#13486
Mensagem
por Marcelo Ponciano » Sáb Fev 04, 2023 8:07 pm
Túlio escreveu: ↑Sáb Fev 04, 2023 7:27 pm
EduClau escreveu: ↑Sáb Fev 04, 2023 8:51 am
Fiz questão de ver a repercussão na grande mídia, olha só:
Não esqueças que escrevem para seres muito diferentes de nós; gente que acredita em tudo e nunca questiona nada, exceto o que (nem tão) sutilmente lhe mandam questionar (e para o que já há respostas prontas). Eu, p ex, não tenho certeza sequer se estão a falar de amianto ou asbesto, muito menos se na forma em que foi adicionado ao casco se dissolve na água e menos ainda se pode subir cinco km para ser ingerido pela fauna marinha...
Até onde meus parcos conhecimentos vão, amianto é insolúvel na água. Tanto que existem caixas d'água de amianto até hoje no Brasil. O problema do amianto é quando ele é quebrado, momento em que libera partículas tóxicas.
Então do afundamento o dano ambiental seria da explosão até chegar no fundo do oceano. Depois disso não teria mais dano. A pressão seguraria as partículas lá no fundo e não teríamos mais problemas.
É até onde meus parcos conhecimentos me permitem especular...
Edit.
Ps.
Ah, até onde meus conhecimentos....etc...o amianto seria usado como isolamento térmico. Portanto, imagino que fosse nas caldeiras e tubulações. Essas tubulações devem ser muitas por causa das catapultas. Mas acho que não a matéria prima principal do navio.
Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
-
Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61496
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6317 vezes
- Agradeceram: 6667 vezes
-
Contato:
#13487
Mensagem
por Túlio » Sáb Fev 04, 2023 8:48 pm
Marcelo Ponciano escreveu: ↑Sáb Fev 04, 2023 8:07 pm
Até onde meus parcos conhecimentos vão, amianto é insolúvel na água. Tanto que existem caixas d'água de amianto até hoje no Brasil. O problema do amianto é quando ele é quebrado, momento em que libera partículas tóxicas.
Então do afundamento o dano ambiental seria da explosão até chegar no fundo do oceano. Depois disso não teria mais dano. A pressão seguraria as partículas lá no fundo e não teríamos mais problemas.
É até onde meus parcos conhecimentos me permitem especular...
Edit.
Ps.
Ah, até onde meus conhecimentos....etc...o amianto seria usado como isolamento térmico. Portanto, imagino que fosse nas caldeiras e tubulações. Essas tubulações devem ser muitas por causa das catapultas. Mas acho que não a matéria prima principal do navio.
Sei pouco sobre isso, como disse, mas uma coisa eu lembro: a bagunça do final do século passado por causa dos supostos (uso a palavra por não ser expert) efeitos cancerígenos deste mineral, abundante na Natureza, BTW. E lembro também dos seus outros usos, podendo informar com segurança que não sé em telhas e caixas d'água mas no próprio cimento ele estava presente, para melhorar a "liga".
Recordo muito bem do cara do documentário (acho mas não juro que foi no grobo repórter) dizendo que a maior parte dos prédios, desde casas comuns até arranha-céus construídos "neste século" (referia-se ao XX, naturalmente) possuía este mineral em quantidades muito superiores ao aceitável. Como não me consta que foram todos demolidos (não sei outra maneira de trocar o cimento que une os tijolos de um prédio ou compõe as vigas de concreto), deve ter muito disso por aí ainda. O mesmo cara inclusive criticou isso de apenas sair trocando telha e caixa d'água...
Outros setores vão da indústria aeronáutica e automobilística (o pessoal da F1, p ex, usava roupas de amianto por causa dos incêndios, e mesmo os carros tinham muito disso em sua composição) até a espacial, além da farmacêutica, brinquedos, etc.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
-
P44
- Sênior
- Mensagens: 55282
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2756 vezes
- Agradeceram: 2437 vezes
#13488
Mensagem
por P44 » Qui Out 12, 2023 2:38 am
Triste sina ter nascido português
-
FIGHTERCOM
- Sênior
- Mensagens: 4974
- Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
- Agradeceu: 1188 vezes
- Agradeceram: 720 vezes
#13489
Mensagem
por FIGHTERCOM » Qui Out 12, 2023 7:32 am
P44 escreveu: ↑Qui Out 12, 2023 2:38 am
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
-
J.Ricardo
- Sênior
- Mensagens: 7601
- Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
- Agradeceu: 2554 vezes
- Agradeceram: 1031 vezes
#13491
Mensagem
por J.Ricardo » Seg Dez 18, 2023 12:21 am
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!