A-12

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 703 vezes
Agradeceram: 557 vezes

Re: A-12

#13486 Mensagem por Marcelo Ponciano » Sáb Fev 04, 2023 8:07 pm

Túlio escreveu: Sáb Fev 04, 2023 7:27 pm
EduClau escreveu: Sáb Fev 04, 2023 8:51 am Fiz questão de ver a repercussão na grande mídia, olha só:

:shock:
Não esqueças que escrevem para seres muito diferentes de nós; gente que acredita em tudo e nunca questiona nada, exceto o que (nem tão) sutilmente lhe mandam questionar (e para o que já há respostas prontas). Eu, p ex, não tenho certeza sequer se estão a falar de amianto ou asbesto, muito menos se na forma em que foi adicionado ao casco se dissolve na água e menos ainda se pode subir cinco km para ser ingerido pela fauna marinha...
Até onde meus parcos conhecimentos vão, amianto é insolúvel na água. Tanto que existem caixas d'água de amianto até hoje no Brasil. O problema do amianto é quando ele é quebrado, momento em que libera partículas tóxicas.

Então do afundamento o dano ambiental seria da explosão até chegar no fundo do oceano. Depois disso não teria mais dano. A pressão seguraria as partículas lá no fundo e não teríamos mais problemas.

É até onde meus parcos conhecimentos me permitem especular...

Edit.
Ps.
Ah, até onde meus conhecimentos....etc...o amianto seria usado como isolamento térmico. Portanto, imagino que fosse nas caldeiras e tubulações. Essas tubulações devem ser muitas por causa das catapultas. Mas acho que não a matéria prima principal do navio.

Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6317 vezes
Agradeceram: 6667 vezes
Contato:

#13487 Mensagem por Túlio » Sáb Fev 04, 2023 8:48 pm

Marcelo Ponciano escreveu: Sáb Fev 04, 2023 8:07 pm

Até onde meus parcos conhecimentos vão, amianto é insolúvel na água. Tanto que existem caixas d'água de amianto até hoje no Brasil. O problema do amianto é quando ele é quebrado, momento em que libera partículas tóxicas.

Então do afundamento o dano ambiental seria da explosão até chegar no fundo do oceano. Depois disso não teria mais dano. A pressão seguraria as partículas lá no fundo e não teríamos mais problemas.

É até onde meus parcos conhecimentos me permitem especular...

Edit.
Ps.
Ah, até onde meus conhecimentos....etc...o amianto seria usado como isolamento térmico. Portanto, imagino que fosse nas caldeiras e tubulações. Essas tubulações devem ser muitas por causa das catapultas. Mas acho que não a matéria prima principal do navio.
Sei pouco sobre isso, como disse, mas uma coisa eu lembro: a bagunça do final do século passado por causa dos supostos (uso a palavra por não ser expert) efeitos cancerígenos deste mineral, abundante na Natureza, BTW. E lembro também dos seus outros usos, podendo informar com segurança que não sé em telhas e caixas d'água mas no próprio cimento ele estava presente, para melhorar a "liga".

Recordo muito bem do cara do documentário (acho mas não juro que foi no grobo repórter) dizendo que a maior parte dos prédios, desde casas comuns até arranha-céus construídos "neste século" (referia-se ao XX, naturalmente) possuía este mineral em quantidades muito superiores ao aceitável. Como não me consta que foram todos demolidos (não sei outra maneira de trocar o cimento que une os tijolos de um prédio ou compõe as vigas de concreto), deve ter muito disso por aí ainda. O mesmo cara inclusive criticou isso de apenas sair trocando telha e caixa d'água...

Outros setores vão da indústria aeronáutica e automobilística (o pessoal da F1, p ex, usava roupas de amianto por causa dos incêndios, e mesmo os carros tinham muito disso em sua composição) até a espacial, além da farmacêutica, brinquedos, etc.

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2756 vezes
Agradeceram: 2437 vezes

#13488 Mensagem por P44 » Qui Out 12, 2023 2:38 am

Imagem

Triste sina ter nascido português 👎
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1188 vezes
Agradeceram: 720 vezes

#13489 Mensagem por FIGHTERCOM » Qui Out 12, 2023 7:32 am

P44 escreveu: Qui Out 12, 2023 2:38 am Imagem
https://img.freepik.com/vetores-gratis/pow-da-palavra-com-bomba-explosiva_1308-3299.jpg

"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 118 vezes
Agradeceram: 412 vezes

#13490 Mensagem por prp » Qui Nov 30, 2023 7:26 pm

:mrgreen: A-13?

J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2554 vezes