Sobre o KC-390
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37976
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5740 vezes
- Agradeceram: 3273 vezes
Re: Sobre o KC-390
Se for para o KC-390 operar vez em quando como base de apoio a alguma operação eventual, creio que ele leva de boa, mas, admito que a FAP deverá fazer algumas adaptações e\ou modernizações se quiser operar o avião da Embraer e outros nela, mesmo que temporariamente.
O avião pode funcionar sem maiores problemas em pistas curtas pavimentadas, mas, tem de ver o que realmente há de fato lá que restrinja a operação dele.
Como bem dissestes, foi ativada recentemente. Suponho que deva haver algum planejamento para que ela seja melhor aquinhoada com recursos a fim de receber melhor seus futuros visitantes, dando-lhes hospedagem mais receptiva.
O avião pode funcionar sem maiores problemas em pistas curtas pavimentadas, mas, tem de ver o que realmente há de fato lá que restrinja a operação dele.
Como bem dissestes, foi ativada recentemente. Suponho que deva haver algum planejamento para que ela seja melhor aquinhoada com recursos a fim de receber melhor seus futuros visitantes, dando-lhes hospedagem mais receptiva.
Carpe Diem
- LM
- Sênior
- Mensagens: 788
- Registrado em: Dom Dez 03, 2006 11:36 am
- Localização: Sintra - Portugal - UE
- Agradeceu: 467 vezes
- Agradeceram: 223 vezes
Re: Sobre o KC-390
A pista deve ter uns 2400 metros; de notar que foi recentemente promovido ao estatuto de Base Aérea (BA8), era Aeródromo de Manobra nº 1.
Mais "desafiante" é o aeroporto da Madeira (Aeroporto da Madeira Internacional Cristiano Ronaldo) - onde o KC-390 já operou, até treinando "borregar" - civil (no arquipélago a base militar é na ilha de Porto Santo):
PS - entretanto já o CdM respondeu... e eu não reparei.
Mais "desafiante" é o aeroporto da Madeira (Aeroporto da Madeira Internacional Cristiano Ronaldo) - onde o KC-390 já operou, até treinando "borregar" - civil (no arquipélago a base militar é na ilha de Porto Santo):
PS - entretanto já o CdM respondeu... e eu não reparei.
Quidquid latine dictum sit, altum videtur.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37976
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5740 vezes
- Agradeceram: 3273 vezes
Re: Sobre o KC-390
Não tenho certeza, tenho que conferir no site da Embraer, mas, o KC-390 pode operar em pistas de até 1200 metros, com capacidade de operações de decolagem e aterrisagem em espaços menores que este.
Então, operar nesta nova base com uma pista deste tamanho com certeza não será problema para ele.
Na verdade, dependendo da carga e peso, ter 2400 metros para aterrissar é sempre melhor do que ter de calcular a dedo o uso da pista.
Então, operar nesta nova base com uma pista deste tamanho com certeza não será problema para ele.
Na verdade, dependendo da carga e peso, ter 2400 metros para aterrissar é sempre melhor do que ter de calcular a dedo o uso da pista.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37976
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5740 vezes
- Agradeceram: 3273 vezes
Re: Sobre o KC-390
Muitas informações relevantes, e questões geopolíticas e geoestratégicas neste mais que interessante debate.
Carpe Diem
- hotm
- Avançado
- Mensagens: 439
- Registrado em: Qui Fev 22, 2007 2:56 pm
- Agradeceu: 23 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Re: Sobre o KC-390
Como portugues e que trabalhou no Ceiia estou orgulhoso deste projecto. ´
Algum pais da america do sul vai comprar isto?
Algum pais da america do sul vai comprar isto?
- EduClau
- Sênior
- Mensagens: 2553
- Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
- Agradeceu: 2544 vezes
- Agradeceram: 756 vezes
- FIGHTERCOM
- Sênior
- Mensagens: 4980
- Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
- Agradeceu: 1190 vezes
- Agradeceram: 722 vezes
Re: Sobre o KC-390
Ou quem sabe quando algum operador der baixa nos KC-390... daqui uns 20 anos...
Abraços,
Wesley
Abraços,
Wesley
Editado pela última vez por FIGHTERCOM em Sex Dez 08, 2023 6:47 pm, em um total de 1 vez.
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37976
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5740 vezes
- Agradeceram: 3273 vezes
Re: Sobre o KC-390
O potencial aumento da escala de produção do KC-390 com três linhas ativas no futuro a médio prazo pode trazer melhores condições financeiras para que a vizinhança consiga arrumar os seus aviões, uma vez que os custos com o seu desenvolvimento já estarão todos pagos e a Embraer estará apenas embolsando o lucro com sua venda. Isto deve levar o preço unitário a valores mais atraentes para a América Latina, além dos custos gerais de manutenção e operação para baixo.
Mas esta é uma realidade que só se tornará palpável na próxima década para eles. Até lá, vão se virar com o Hércules que ainda mantém com ajuda norte americana.
Mas esta é uma realidade que só se tornará palpável na próxima década para eles. Até lá, vão se virar com o Hércules que ainda mantém com ajuda norte americana.
Carpe Diem
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13904
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 769 vezes
- Agradeceram: 2392 vezes
Re: Sobre o KC-390
https://www.infodefensa.com/texto-diari ... millenniumArabia Saudí negocia con Embraer la compra de 33 aviones de transporte C-390 Millennium
Los saudíes y los brasileños pretenden construir un centro regional de mantenimiento, reparación y revisión (MRO) y una línea de montaje final (FAL).
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 39552
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1137 vezes
- Agradeceram: 2860 vezes
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37976
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5740 vezes
- Agradeceram: 3273 vezes
Re: Sobre o KC-390
Segundo notícias vinculadas pela imprensa indiana, espera-se que o RFI\RFQ para o inicio do processo de seleção oficial seja posto este ano, com os concorrentes já sabidos.
Além disto, o que se sabe até agora é o de sempre. A Embraer esteve na Índia, e conversou com várias empresas e com a IAF, além de demonstrar o KC-390.
A licitação deve trazer, como esperado, uma lista de off set bem pesada, além da transferência de tecnologia. O make in India deve dar o tom do processo.
Se a Embraer tem de fato alguma vantagem com o seu cargo e a proposta a ser posta, ficamos a ver.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37976
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5740 vezes
- Agradeceram: 3273 vezes
Re: Sobre o KC-390
Embraer recebe equipe da Hungria para treinamento no KC-390
https://www.airway.com.br/embraer-receb ... no-kc-390/
A Hungria deve receber o seu primeiro avião ainda este ano.
https://www.airway.com.br/embraer-receb ... no-kc-390/
A Hungria deve receber o seu primeiro avião ainda este ano.
Carpe Diem
- Diupa
- Intermediário
- Mensagens: 139
- Registrado em: Sex Mar 14, 2014 10:30 pm
- Agradeceu: 21 vezes
- Agradeceram: 31 vezes
Re: Sobre o KC-390
Concorrente do KC-390, C-130J ganha reforço para conquistar venda para a Suécia
As negociações do Brasil com a Suécia para uma possível exportação do KC-390 Millenium, eventualmente como uma compensação pela compra de mais caças F-39 Gripen para a Força Aérea Brasileira, ganharam uma concorrência de peso. A norte-americana Lockheed Martin anunciou ter assinado um Memorando de Entendimento com a empresa sueca MilDef a fim de fortalecer a oferta do cargueiro C-130J-30 Super Hercules para a força aérea do país nórdico.
“Alinhar nossa experiência com a MilDef fortalece a Lockheed Martin à medida que expandimos nossos relacionamentos com a indústria sueca para gerar empregos e benefícios econômicos, ao mesmo tempo que apoiamos a missão de energia aérea da Suécia por meio de nossa oferta C-130J-30 Super Hercules”, afirma o executivo Tony Frese, da Lockheed Martin, em comunicado da empresa. A MilDef é uma empresa integradora de sistemas civis e militares, fundada em 1997.
A Lockheed Martin destacou que a força aérea da Suécia já conta com uma frota de cargueiros C-130H, helicópteros UH-60M Black Hawk e mísseis antiaéreos Patriot, todos do grupo empresarial. Além disso, a fabricante norte-americana lembrou que Dinamarca e Noruega já contam com o C-130J, bem como as demais 26 instituições operadoras em 22 países.
Outro argumento de venda utilizado pela Lockheed é o de que já são 540 C-130J entregues do mundo, já tendo acumulado mais de três milhões de horas de voo.
https://www.edrotacultural.com.br/conco ... -a-suecia/
As negociações do Brasil com a Suécia para uma possível exportação do KC-390 Millenium, eventualmente como uma compensação pela compra de mais caças F-39 Gripen para a Força Aérea Brasileira, ganharam uma concorrência de peso. A norte-americana Lockheed Martin anunciou ter assinado um Memorando de Entendimento com a empresa sueca MilDef a fim de fortalecer a oferta do cargueiro C-130J-30 Super Hercules para a força aérea do país nórdico.
“Alinhar nossa experiência com a MilDef fortalece a Lockheed Martin à medida que expandimos nossos relacionamentos com a indústria sueca para gerar empregos e benefícios econômicos, ao mesmo tempo que apoiamos a missão de energia aérea da Suécia por meio de nossa oferta C-130J-30 Super Hercules”, afirma o executivo Tony Frese, da Lockheed Martin, em comunicado da empresa. A MilDef é uma empresa integradora de sistemas civis e militares, fundada em 1997.
A Lockheed Martin destacou que a força aérea da Suécia já conta com uma frota de cargueiros C-130H, helicópteros UH-60M Black Hawk e mísseis antiaéreos Patriot, todos do grupo empresarial. Além disso, a fabricante norte-americana lembrou que Dinamarca e Noruega já contam com o C-130J, bem como as demais 26 instituições operadoras em 22 países.
Outro argumento de venda utilizado pela Lockheed é o de que já são 540 C-130J entregues do mundo, já tendo acumulado mais de três milhões de horas de voo.
https://www.edrotacultural.com.br/conco ... -a-suecia/