Futuro caça europeu
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Re: Futuro caça europeu
Eu particularmente acho que a ideia da FAB é essa.
Mas em tempos bicudos como o nosso, quanto menos se falar sobre isso melhor.
E menos gente para atrapalhar e criticar.
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Re: Futuro caça europeu
Pois é. E isso aí deve ser só a parte britânica do negócio. Imagino que Itália e Japão vão ter que colocar a mão no bolso tomando por conta valores neste nível.
Desenvolver caças não é para qualquer país. Desenvolver sozinho então, nem pensar por estes dias.
Tomara a SAAB tenha o apoio necessário para manter-se à frente do desenvolvimento do futuro complemento e\ou substituto do Gripen E. E Embraer junto com eles. Se a FAB quiser. Por que ele tem que querer também, senão não adianta nem entrar no negócio.
Desenvolver caças não é para qualquer país. Desenvolver sozinho então, nem pensar por estes dias.
Tomara a SAAB tenha o apoio necessário para manter-se à frente do desenvolvimento do futuro complemento e\ou substituto do Gripen E. E Embraer junto com eles. Se a FAB quiser. Por que ele tem que querer também, senão não adianta nem entrar no negócio.
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Re: Futuro caça europeu
Entendes Inglês, então vai a matéria completa e sem googladas tipo UAV virando "porta-aviões remoto" e o Rafale como "caça legado" (mas não deixa de ser impressionante ver um supercaça daqueles sendo chamado de legacy - ANTIGO ):
https://www.ainonline.com/aviation-news ... ar-settled
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P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: Futuro caça europeu
Está muito diferente do que foi apresentado a primeira vez esse Tempest. A entrada dos japoneses, acho, forçou a mudança de muitas coisas neste projeto. Era para ser um caça polivalente tipo o F-35, e está ficando cada vez mais parecido com o conceito do F-22.
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Re: Futuro caça europeu
Japão projetará novo míssil para GCAP
23 de setembro de 2023
Japão projetará novo míssil para GCAP. Arte: JASDF.
Japão projetará novo míssil para GCAP. O Japão está se preparando para projetar um novo míssil ar-ar para equipar o caça 6ª geração que está co-desenvolvendo com a Grã-Bretanha e a Itália. O plano é ter esses mísseis operacionais até 2035.
A colaboração no projeto Global Combat Air Program (GCAP), foi anunciada em dezembro passado, reunindo Japão, Grã-Bretanha e Itália. Isto marca a primeira vez que o Japão se envolve no desenvolvimento de equipamentos de defesa com uma nação que não os Estados Unidos.
Um estudo colaborativo entre os governos do Japão e da Grã-Bretanha está avaliando a criação de mísseis ar-ar para os novos caças destinados à Japan Air Self-Defense Force (JASDF). O estudo revelou que um míssil ar-ar (BVRAAM) desenvolvido no Japão poderia oferecer melhor desempenho a um custo mais acessível em comparação com o míssil ar-ar MBDA Meteor desenvolvido na Europa.
Embora o Japão pretenda inicialmente empregar mísseis desenvolvidos internamente para os novos caças, haverá a integração de mísseis já em uso por aviões de britânicos e italianos para melhorar as capacidades dos caças no futuro.
Atualmente, as três nações estão ativamente envolvidas na formulação do projeto básico da aeronave e no ajuste do motor. Para acelerar o processo de desenvolvimento, estão em curso discussões para estabelecer um órgão de governo responsável pela implementação das decisões das respetivas autoridades de defesa.
O objetivo do Japão é substituir cerca de 90 caças F-2 a partir de 2035 pelos novos caças. Outros 240 Eurofighter Typhoon na Grã-Bretanha e na Itália também serão descontinuados e substituídos.
https://forcaaerea.com.br/japao-projeta ... para-gcap/
UK: cronograma do GCAP não está fechado e sauditas ainda podem participar
20 de setembro de 2023
UK: cronograma do GCAP não está fechado e sauditas ainda podem participar. Apesar dos japoneses terem se posicionado contra o Ingresso da Arábia Saudita no Global Combat Air Programme (GCAP), a decisão não está totalmente consagrada, pois os britânicos deixaram uma porta aberta.
Em agosto, o Japão comunicou sua firme oposição à participação da Arábia Saudita na iniciativa de aeronaves de 6ª geração, identificada como GCAP, anteriormente conhecido como Tempest. Essa postura é reforçada pelos japoneses destacando uma realidade inegável: deficiência de experiência em tecnologia aeronáutica na Arábia Saudita. A decisão foi ratificada pelo Japão (NHI) aos parceiros do GCAP — Reino Unido (BAE Systems) e Itália ().
Porém, neste mês, o Reino Unido disse separadamente que acredita que os sauditas “farão parte da GCAP no devido tempo”. É apoio mais forte até agora da Grã-Bretanha à adesão saudita. Muito deste comentário poderia ser financeiro, pois os sauditas teriam como investir pesadamente no caro e sofisticado projeto.
Londres disse não haver um cronograma definido para decidir se a participação ou não da Arábia Saudita no GCAP, embora um “estudo de viabilidade” previsto para o próximo ano possa definir os parâmetros para uma discussão mais aprofundada.
A monarquia do Golfo supostamente solicitou a adesão ao programa de caças de 6ª geração em agosto, uma medida que segundo relatos foi apoiada pelo governo britânico e rechaçada pelos japoneses. Os italianos não se manifestaram.
“Quando as decisões são tomadas [sobre a adesão da Arábia Saudita à GCAP] ou quando isso acontecerá, ainda não foi decidido”, disse um representante do governo britânico.
Primeiro terá de ser concluído um estudo de viabilidade com a Arábia Saudita, no mais tardar no primeiro trimestre de 2024, para que se possa alcançar uma “maturidade de entendimento” entre ambas as partes.
O estudo de viabilidade foi anunciado pela primeira vez pelo Ministério da Defesa do Reino Unido em março de 2023. FCAS é um programa multinacional diferente de caça de última geração, que depende principalmente da indústria britânica e da tecnologia militar.
Representantes dos ministérios da defesa do Reino Unido, da Itália e do Japão participarão da terceira reunião de ministros da defesa da GCAP em Londres, nesta semana, que trará discussões sobre “concepção de definição de sistema e construção de equipes industriais e governamentais”. Isto poderá trazer uma nova luz sobre o assunto Arábia Saudita.
A plataforma GCAP foi preparada para substituir os Eurofighter Typhoons do Reino Unido e da Itália e as aeronaves Mitsubishi F-2 no Japão. O veículo principal será equipado com novas armas e apoiado por plataformas não tripuladas — um plano semelhante ao programa americano NGAD.
A questão parece que entrou literalmente no campo tecnológico e diplomático, onde a Itália poderá ser o fiel da balança. Na prática, se a participação dos sauditas ocorrer, será por sua capacidade financeira e não tecnológica.
https://forcaaerea.com.br/uk-cronograma ... articipar/
Os japoneses querem liderar o desenvolvimento do motor, radar e estrutura da fuzelagem.
Foi divulgado que o motor que a IHI desenvolveu XF9-1 ja esta em teste no RU, interessante que ja tem ate um prototipo do Intake.
O programa do RU FCAS é diferente do GCAP o FCAS envolve o desenvolvimento de UCAV e algumas tecnologias que podem ser ultilizadas no GCAP.
O programa inglês FCAS e o Frances/Alemão também tem nome de FCAS deveriam alterar as siglas para não causar confusão.
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Re: Futuro caça europeu
O tal GCAP não é um caça de superioridade aérea, ou é algo mais para um multirole?
Afinal, o que os japoneses pretendem colocar no lugar dos F-15J, uma vez que os F-35 nem de longe são a melhor escolha para isso ?
E ainda há os F-4J que andam por lá também, apesar de a maioria já ter sido retirada de operação.
Os britânicos no começo deste projeto estavam pensando em algo mais parecido com um Gripen tunado de 5a ou 6a G do que propriamente um caça de superioridade aérea.
A ver.
Afinal, o que os japoneses pretendem colocar no lugar dos F-15J, uma vez que os F-35 nem de longe são a melhor escolha para isso ?
E ainda há os F-4J que andam por lá também, apesar de a maioria já ter sido retirada de operação.
Os britânicos no começo deste projeto estavam pensando em algo mais parecido com um Gripen tunado de 5a ou 6a G do que propriamente um caça de superioridade aérea.
A ver.
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Re: Futuro caça europeu
Eu também lembro que a primeira vez que eles trocaram informações sobre seus programas os ingleses e japoneses tinham divergências, mas aparentemente eles concordaram em utilizar uma plataforma única para ambos os projetos.
Porem cada pais vai poder modificar o recheio de acordo com suas necessidades, eu não acredito que os japoneses alteraram algum requisito no projeto, pois se assim fosse eles ainda teriam a opção de tocar o projeto pagando para a LM auxiliar no projeto.
Desde o início, quando os japoneses se aproximaram dos ingleses, a intensão dos japoneses foi de tentar emplacar uma plataforma única e oferecer tudo o que eles tinham desenvolvido até o momento para ser utilizado em ambos os projetos para reduzir custos de desenvolvimento e ganhar escala de produção e reduzir custos operacionais.
https://news.yahoo.co.jp/expert/article ... 7637562823
https://www.janes.com/defence-news/news ... -programme
O programa de modernizar o F-15 este atrasado, os japoneses não estavam de acordo com os valores do contrato, que não param de subir, antes era estimado US$3 Bi para modernizar 102 F15 da versão mais nova deles, no ano passado os valores subiram para mais de 5Bi, para modernizar 68 unidades, esta 68 unidades vão poder operar por mais 30 anos.
Os F-4 foram substituídos pelo F-35A 42 unidades
102 unidades mais novas do F-15J receberam um modernização meia boca e destas 102 unidades 68 vão ser atualizadas para o padrão JSI Japanese Super Interceptor
99 unidades do F15J mais antigas vão ser substituídos por 105 unidades do F-35A e B
91 unidades do F-2 vai ser substituído pelo GCAP
As 99 unidades mais antigas do F15J deles esta chegando no fim de vida estrutural para modernizar ela sai mais barato comprar um novo F15.
https://asia.nikkei.com/Politics/Japan- ... DP-in-2027
Até 2027 se pretende elevar o orçamento de defesa para 2% do Pib, em tese vai sobrar dinheiro para gastar em vários projetos, o que eles pretendem fazer com a verba extra eu não sei, hoje os japoneses parecem focar em adquirir armamentos de ataque, estão comprando ou desenvolvendo todo tipo de armamento de longo alcance. o míssil ASM-3 acabou de entrar em produção e já está em desenvolvimento uma versão que voa mais rápido e de maior alcance Mach 5 / 400km.
Porem cada pais vai poder modificar o recheio de acordo com suas necessidades, eu não acredito que os japoneses alteraram algum requisito no projeto, pois se assim fosse eles ainda teriam a opção de tocar o projeto pagando para a LM auxiliar no projeto.
Desde o início, quando os japoneses se aproximaram dos ingleses, a intensão dos japoneses foi de tentar emplacar uma plataforma única e oferecer tudo o que eles tinham desenvolvido até o momento para ser utilizado em ambos os projetos para reduzir custos de desenvolvimento e ganhar escala de produção e reduzir custos operacionais.
https://news.yahoo.co.jp/expert/article ... 7637562823
https://www.janes.com/defence-news/news ... -programme
O programa de modernizar o F-15 este atrasado, os japoneses não estavam de acordo com os valores do contrato, que não param de subir, antes era estimado US$3 Bi para modernizar 102 F15 da versão mais nova deles, no ano passado os valores subiram para mais de 5Bi, para modernizar 68 unidades, esta 68 unidades vão poder operar por mais 30 anos.
Os F-4 foram substituídos pelo F-35A 42 unidades
102 unidades mais novas do F-15J receberam um modernização meia boca e destas 102 unidades 68 vão ser atualizadas para o padrão JSI Japanese Super Interceptor
99 unidades do F15J mais antigas vão ser substituídos por 105 unidades do F-35A e B
91 unidades do F-2 vai ser substituído pelo GCAP
As 99 unidades mais antigas do F15J deles esta chegando no fim de vida estrutural para modernizar ela sai mais barato comprar um novo F15.
https://asia.nikkei.com/Politics/Japan- ... DP-in-2027
Até 2027 se pretende elevar o orçamento de defesa para 2% do Pib, em tese vai sobrar dinheiro para gastar em vários projetos, o que eles pretendem fazer com a verba extra eu não sei, hoje os japoneses parecem focar em adquirir armamentos de ataque, estão comprando ou desenvolvendo todo tipo de armamento de longo alcance. o míssil ASM-3 acabou de entrar em produção e já está em desenvolvimento uma versão que voa mais rápido e de maior alcance Mach 5 / 400km.
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Re: Futuro caça europeu
São números bem impressionantes, mas diante do quadro exposto, parece vão ficar com esta conta negativa no longo prazo já que em mais 10 a 15 anos cera de 130 e poucos F-15 devem ser baixados, entre os mais antigos e parte dos que receberam uma modernização relativa.
São 142 F-35 entre A e B, que talvez não sejam suficientes para dar conta de todos os problemas com superioridade aérea, e este caça não foi feito para isso.
Pode ser que depois destes 92 caças iniciais os japoneses se vejam comprimidos a emplacar mais unidades a fim de manter a paridade com a frota atual, ou aceitar fazer mais com menos em termos de caça.
A ver o que esse projeto vai dar. Saiu de um caça monomotor para um bimotor bem maior. E pode acabar sendo algo bem maior do que os britânicos esperavam, já que as necessidades japoneses neste campo são bem mais exigentes e específicas.
Talvez eles sejam convencidos a emplacar alguns F-15 Silent Eagle de lambuja no lugar dos F-15 mais antigos. Seria uma troca interessante a ser pensada. Ou fazer o GCAP ser mais do que se espera dele.
A ver.
São 142 F-35 entre A e B, que talvez não sejam suficientes para dar conta de todos os problemas com superioridade aérea, e este caça não foi feito para isso.
Pode ser que depois destes 92 caças iniciais os japoneses se vejam comprimidos a emplacar mais unidades a fim de manter a paridade com a frota atual, ou aceitar fazer mais com menos em termos de caça.
A ver o que esse projeto vai dar. Saiu de um caça monomotor para um bimotor bem maior. E pode acabar sendo algo bem maior do que os britânicos esperavam, já que as necessidades japoneses neste campo são bem mais exigentes e específicas.
Talvez eles sejam convencidos a emplacar alguns F-15 Silent Eagle de lambuja no lugar dos F-15 mais antigos. Seria uma troca interessante a ser pensada. Ou fazer o GCAP ser mais do que se espera dele.
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Re: Futuro caça europeu
O Silent Eagle de furtivo não tem nada, é um projeto que ninguém tem interesse em comprar pois mesmo com acabamento em RAM, baias de armas retráteis no lugar dos tanques de combustível conformais, ele ainda continua tendo um RCS maior do que o Super Hornet.FCarvalho escreveu: ↑Qua Out 11, 2023 5:14 pm São números bem impressionantes, mas diante do quadro exposto, parece vão ficar com esta conta negativa no longo prazo já que em mais 10 a 15 anos cera de 130 e poucos F-15 devem ser baixados, entre os mais antigos e parte dos que receberam uma modernização relativa.
São 142 F-35 entre A e B, que talvez não sejam suficientes para dar conta de todos os problemas com superioridade aérea, e este caça não foi feito para isso.
Pode ser que depois destes 92 caças iniciais os japoneses se vejam comprimidos a emplacar mais unidades a fim de manter a paridade com a frota atual, ou aceitar fazer mais com menos em termos de caça.
A ver o que esse projeto vai dar. Saiu de um caça monomotor para um bimotor bem maior. E pode acabar sendo algo bem maior do que os britânicos esperavam, já que as necessidades japoneses neste campo são bem mais exigentes e específicas.
Talvez eles sejam convencidos a emplacar alguns F-15 Silent Eagle de lambuja no lugar dos F-15 mais antigos. Seria uma troca interessante a ser pensada. Ou fazer o GCAP ser mais do que se espera dele.
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I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
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Re: Futuro caça europeu
Quiz dizer F-15EX, e acabei confundindo as siglas.Viktor Reznov escreveu: ↑Qua Out 11, 2023 6:22 pm O Silent Eagle de furtivo não tem nada, é um projeto que ninguém tem interesse em comprar pois mesmo com acabamento em RAM, baias de armas retráteis no lugar dos tanques de combustível conformais, ele ainda continua tendo um RCS maior do que o Super Hornet.
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