Alfa BR escreveu: ↑Seg Abr 24, 2023 11:45 pm
Tá de sacanagem...
Tem algum documento mostrando esse valor, Gabriel?
Antes de mais nada, uma correção: são R$ 200 mil de diferença, não milhões na minha projeção.
Eu ia colocar, mas o
@knigh7 foi mais rápido. Os dois protótipos custarão R$ 13.651.578,03,
PODENDO CAIR pra R$ 8 Milhões num contrato de 98 viaturas.
Veja que nas contas que fiz, o mais caro foi a UT-30BR atualizada pros dias de hoje, numa conversão com moeda atual + inflação. Aposto que um contrato de 250 UT-30BR2, abragendo VBR Guarabi + VBTP Guarani, a UT-30BR2 saia pela metade do preço que eu dei, deixando assim um possível VBR Guarani num custo de uns R$ 8-10 milhões.
Uma viatura infinitamente mais moderna e mais capaz que o EE-9 modernizado, além de alimentar ainda mais a fábrica da Iveco. Talvez até mesmo ressucitassem a TORC-30, bastava fazer o que tem na imagem abaixo, porém com a silhueta mais baixa, dois mísseis anticarro e dois drones lançados por tubos laterais:
Substituito perfeito pro EE-9, deixando o Centauro II na função exclusiva de MGS para Infantaria/Cavalaria Mecanizada.
Duvido que fosse sair mais caro do que a proposta de modernizar o EE-9.
knigh7 escreveu: ↑Seg Abr 24, 2023 11:29 pm
E o valor
pacote de aquisção dos 98 Centauros foi de 600M€, o que daria, em Reais, 33,5 milhões/unidade.
Se o valor do contrato de modernização dos Cascaveis tiver esse valor/unidade acima, será um absurdo. O TCU precisaria ser notificado.
O pior é que no contrato, o Exército irá dar R$ 28 milhões pra Akaer construir os dois protótipos do EE-9 a fundo perdido, pois pode simplesmente cancelar caso não atenda aos requisitos - isso te lembra um tal de M113BR? - e ai é dinheiro jogado fora.
A título de comparação, o custo de um Guarani do LED foi de R$ 2.9 milhões cada viatura (R$ 240 milhões para 86 viaturas) e o do EE-9U
talvez seja de R$ 8 milhões. Isso porque estamos falando de uma viatura que iria ser fabricada vs uma que está pronta, só trocar os sistemas existentes.
Não faz o menor sentido tal atualização, o EB já tem estudos avançados sobre VBR 6x6, na época com o canhão LCTS 90 - basta trocar por 30 mm + Msl AC - e me deixa perplexo que queirão insistir no Cascavél, a contra-mão do que pensa o mundo, mais uma vez.
Eu sinceramente penso que poderíamos nos juntar e enviar o caso ao TCU, pois isso aqui é muita incompetência e burrice ou é desvio de verba pública.