É, mas como ele usa o chassis comum da plataforma, não faz sentido esse preço insano que a BAE pede nele considerando que já há algumas centenas de CV90 em serviço pela Europa e todos os componentes eletrônicos e o canhão são componentes COTS, aliás, nada lá vai passar por desenvolvimento algum já que o projeto já existe, então também não há a justificativa de R&D inflando o valor final desse tanque leve.
UM MBT NACIONAL
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Re: UM MBT NACIONAL
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Re: UM MBT NACIONAL
Que eu saiba nem mesmo o 105. Sobre o 120, venderam pelo menos o conceito para os polacos, que tentaram fazer aquela trapizonga pseudofuturista chamada PL-01. De qualquer modo, IFV com Pç pesada na torre vira MGS, isso até quem chama de MBT de "tanque" sabe.
PS.: já notei faz tempo que poucos leem posts mais longos que um tweet; em atenção a estes poucos, tipo o @gabriel219, deixei a parte mais dissertativa oculta, mas a aberta cabe, testei na minha conta lá.
Spoiler!
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Re: UM MBT NACIONAL
O Leopard 2A4 tinha a mesma pressão sobre o solo que a 1A5. Mas as versões posteriores foram acrescentando peso, chegando a 11 toneladas a mais que a A4. É melhor mesmo a KMW buscar uma outra alternativa (desistindo do Leo2) para o projeto Nova Couraça.
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Re: UM MBT NACIONAL
knigh7 escreveu: Dom Nov 21, 2021 12:02 pm O Leopard 2A4 tinha a mesma pressão sobre o solo que a 1A5. Mas as versões posteriores foram acrescentando peso, chegando a 11 toneladas a mais que a A4. É melhor a KMW buscar uma outra alternativa mesmo para o projeto Nova Couraça.
Por quê? Se é essa moleza toda, só encomendar um Leo2 meio downgraded na blindagem, voltando pra umas 56t, pois mesmo a do A4 segurava 105, que é o que há e não vai mudar tão cedo na vizinhança.
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Re: UM MBT NACIONAL
Não é simples assim. Se fosse, a KMW nem tocaria no Puma.Túlio escreveu: Dom Nov 21, 2021 12:15 pmknigh7 escreveu: Dom Nov 21, 2021 12:02 pm O Leopard 2A4 tinha a mesma pressão sobre o solo que a 1A5. Mas as versões posteriores foram acrescentando peso, chegando a 11 toneladas a mais que a A4. É melhor a KMW buscar uma outra alternativa mesmo para o projeto Nova Couraça.Por quê? Se é essa moleza toda, só encomendar um Leo2 meio downgraded na blindagem, voltando pra umas 56t, pois mesmo a do A4 segurava 105, que é o que há e não vai mudar tão cedo na vizinhança.
Os requisitos apontam blindagem frontal com capacidade de resistir a munições APDS-T de 120mm disparadas a até 1.000 metros de distância. E blindagem (não apenas frontal) equivalente a 900mm de RHA.
Questão que fica: um carro de combate com as dimensões do Leo 2 é capaz de conciliar?
Qual é a "moleza toda"??
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Re: UM MBT NACIONAL
knigh7 escreveu: Dom Nov 21, 2021 12:27 pm
Não é simples assim. Se fosse, a KMW nem tocaria no Puma.
Os requisitos apontam blindagem frontal com capacidade de resistir a munições APDS-T de 120mm disparadas a até 1.000 metros de distância. E blindagem (não apenas frontal) equivalente a 900mm de RHA.
Questão que fica: um carro de combate com as dimensões do Leo 2 é capaz de conciliar?
Qual é a "moleza toda"??
Puma é um IFV que, convertido em MBT (na verdade MGS), sai mais caro e oferece menos que um de verdade, então tá fora.
Sobre a "sensatez" dos ROB e a "moleza", já discorri no spoiler, se for me repetir fica maior que um tweet, além de redundante.
Sobre a "sensatez" dos ROB e a "moleza", já discorri no spoiler, se for me repetir fica maior que um tweet, além de redundante.
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Re: UM MBT NACIONAL
Vc escreveu a besteira de propor reduzir a blindagem do Leo2 para chegar a pressão sem sequer atentar para os requisitos da blindagem. Se vc tivesse lido o ROB não teria escrito mas vc não lê nada além do que está em Fóruns.
Eu não dei a entender moleza alguma.
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Re: UM MBT NACIONAL
knigh7 escreveu: Dom Nov 21, 2021 12:57 pm Vc escreveu a besteira de propor reduzir a blindagem do Leo2 sem sequer atentar para os requisitos da blindagem. Se vc tivesse lido o ROB não teria escrito porque vc não lê nada além do que está em Fóruns.
Eu não dei a entender moleza alguma.
Escrevi "besteira" porque não li APENAS os requisitos da blindagem mas os "não-besteira" da Pç, onde até um 105 tem que fazer o que nem um 120/L55 faz.
Mas tá bão.
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Re: UM MBT NACIONAL
O Puma com toda a blindagem jogada dele + motor frontal não chega nem perto de ter essa blindagem nele, mas ainda sim tem General molhando aknigh7 escreveu: Dom Nov 21, 2021 12:57 pm Vc escreveu a besteira de propor reduzir a blindagem do Leo2 para chegar a pressão sem sequer atentar para os requisitos da blindagem. Se vc tivesse lido o ROB não teria escrito mas vc não lê nada além do que está em Fóruns.
Eu não dei a entender moleza alguma.
Sem falar no EB passando por cima do próprio ROB pra ter o CAESAR.
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Re: UM MBT NACIONAL
O ROB exige que o canhão tenha um calibre de 120mm e seja, no mínimo, L50...Túlio escreveu: Dom Nov 21, 2021 1:05 pmknigh7 escreveu: Dom Nov 21, 2021 12:57 pm Vc escreveu a besteira de propor reduzir a blindagem do Leo2 sem sequer atentar para os requisitos da blindagem. Se vc tivesse lido o ROB não teria escrito porque vc não lê nada além do que está em Fóruns.
Eu não dei a entender moleza alguma.Escrevi "besteira" porque não li APENAS os requisitos da blindagem mas os "não-besteira" da Pç, onde até um 105 tem que fazer o que nem um 120/L55 faz.
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Re: UM MBT NACIONAL
O Puma e o Leopard são da KMW...seria muito mais prático para a empresa vender para nós o Leopard como ela faz mundo à fora.gabriel219 escreveu: Dom Nov 21, 2021 1:09 pmO Puma com toda a blindagem jogada dele + motor frontal não chega nem perto de ter essa blindagem nele, mas ainda sim tem General molhando aknigh7 escreveu: Dom Nov 21, 2021 12:57 pm Vc escreveu a besteira de propor reduzir a blindagem do Leo2 para chegar a pressão sem sequer atentar para os requisitos da blindagem. Se vc tivesse lido o ROB não teria escrito mas vc não lê nada além do que está em Fóruns.
Eu não dei a entender moleza alguma.mãocalcinha pra ter ele.
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Re: UM MBT NACIONAL
knigh7 escreveu: Dom Nov 21, 2021 1:11 pm
O ROB exige que o canhão tenha um calibre de 120mm e seja, no mínimo, L50...
Então mudaram, pois o que li falava também em 105. Aliás, encabritei com aquela tabela que o @gabriel219 nos fez a gentileza de mostrar e, querendo saber mais, olha só o que achei (infelizmente não foi em Fórum ):
https://ir.lib.uwo.ca/cgi/viewcontent.c ... ontext=etd
Especial atenção à parte que menciona o Leo2A4 (ponte classe 60).
https://ir.lib.uwo.ca/cgi/viewcontent.c ... ontext=etd
Especial atenção à parte que menciona o Leo2A4 (ponte classe 60).
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Re: UM MBT NACIONAL
O ROB para o novo carro de combate continua o mesmo. Talvez vc tenha confundido com o ROB da Viatura Blindada de Combate Carro de Combate Corrente, que se trata da modernização dos Leo 1A5.
O ROB para o novo carro de combate é exigente quanto à blindagem(não apenas frontal), capacidade de fogo e também pelo peso. Não é fácil conciliar. O Mitsubishi Type-10 concilia. A KMW não está pegando o PUMA à toa.
Obs: não estou defendendo o PUMA para o EB. E não entendo o que está ocorrendo com a Mitsubishi. Deveriam estar enchendo de propaganda a mídia especializada e colocando os generais no colo. Estão com a faca e o queijo na mão.
O ROB para o novo carro de combate é exigente quanto à blindagem(não apenas frontal), capacidade de fogo e também pelo peso. Não é fácil conciliar. O Mitsubishi Type-10 concilia. A KMW não está pegando o PUMA à toa.
Obs: não estou defendendo o PUMA para o EB. E não entendo o que está ocorrendo com a Mitsubishi. Deveriam estar enchendo de propaganda a mídia especializada e colocando os generais no colo. Estão com a faca e o queijo na mão.
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Re: UM MBT NACIONAL
knigh7 escreveu: Dom Nov 21, 2021 2:00 pm O ROB para o novo carro de combate continua o mesmo. Talvez vc tenha confundido com o ROB da Viatura Blindada de Combate Carro de Combate Corrente, que se trata da modernização dos Leo 1A5.
OK, concedo isso, porque tenho os PDFs originais no PC mas estou com preguiça de procurar, além de não ver sentido algum em me dar ao trabalho.
knigh7 escreveu: Dom Nov 21, 2021 2:00 pm O ROB para o novo carro de combate é exigente quanto à blindagem(não apenas frontal), capacidade de fogo e também pelo peso. Não é fácil conciliar. O Mitsubishi Type-10 concilia. A KMW não está pegando o PUMA à toa.
Onde diz que o Type 10 aguenta um tirambaço de um 120 de última geração a um km e ainda por cima tem proteção RHAe-equivalent de 900 mm "não apenas frontal", além do seu 120/L44 poder furar 1,20 m de aço a dois km? Nem o L55 com a Mun mais desgraçada do mundo faz isso, POWS!!!
Estás defendendo os indefensáveis ROB do EB, pelo que entendi: não existe hoje nem vai existir tão cedo tecnologia que permita conciliar a capacidade defensiva/ofensiva exigida com o peso máximo aceito.
PS.: as três respostas cabem em TWEETs.
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Re: UM MBT NACIONAL
O Paulo Bastos fez uma matéria que foi publicada na edição 161 da T&D sobre os futuros projetos de carro de combate no EB. Segundo ele, os requisitos foram fortemente inspirados no Type 10.Túlio escreveu: Dom Nov 21, 2021 2:35 pmknigh7 escreveu: Dom Nov 21, 2021 2:00 pm O ROB para o novo carro de combate é exigente quanto à blindagem(não apenas frontal), capacidade de fogo e também pelo peso. Não é fácil conciliar. O Mitsubishi Type-10 concilia. A KMW não está pegando o PUMA à toa.Onde diz que o Type 10 aguenta um tirambaço de um 120 de última geração a um km e ainda por cima tem proteção RHAe-equivalent de 900 mm "não apenas frontal", além do seu 120/L44 poder furar 1,20 m de aço a dois km? Nem o L55 com a Mun mais desgraçada do mundo faz isso, POWS!!!Estás defendendo os indefensáveis ROB do EB, pelo que entendi: não existe hoje nem vai existir tão cedo tecnologia que permita conciliar a capacidade defensiva/ofensiva exigida com o peso máximo aceito.
PS.: as três respostas cabem em TWEETs.
Editado pela última vez por knigh7 em Dom Nov 21, 2021 3:25 pm, em um total de 1 vez.