AFEGANISTÃO
Moderador: Conselho de Moderação
- knigh7
- Sênior
- Agradeceu: 1966 vezes
- Agradeceram: 2493 vezes
- Pablo Maica
- Sênior
- Agradeceu: 304 vezes
- Agradeceram: 545 vezes
Re: AFEGANISTÃO
Mesmo assim, esse mesmo socorro se sucedeu na decada de 90 e o norte, com muito menos recursos e isolado, conseguiu se manter diante do talibã e todos os pashtuns. Hoje o cenário é diferente, tanto que os talibãs já anunciaram que aceitam sentar na mesa com os nortistas para negociação de acordos.knigh7 escreveu: ↑Sáb Ago 21, 2021 11:32 amHá 40 milhões de Pashtuns no Paquistão que com certeza irão em socorro aos irmãos no Afeganistão contra as tribos do norte. Os Uzbeques e Tajiques vão ficar na terra deles como sempre foi com ou sem a ajuda do Ocidente.Pablo Maica escreveu: ↑Sáb Ago 21, 2021 12:52 am Mais uma vez o norte parece que vai ficar longe do controle talibã, muitas unidades do exercito afegão fugiram para o norte com seus equipamentos e veículos, e junto com milícias contrárias aos talibãs estão limpando diversos distritos.
19/08 provincia de Panjshir
Um abraço e t+
Um abraço e t+
- knigh7
- Sênior
- P44
- Sênior
- Agradeceu: 2759 vezes
- Agradeceram: 2438 vezes
- Pablo Maica
- Sênior
A questão toda é, o objetivo era vencer o talibã, ou manter os chairmans do complexo industrial militar, contractors e de N outras áreas envolvidas em suprir todo esse teatro, extremamente felizes em receber esses trilhões tirados dos bolsos dos burros de carga, vulgo contribuinte comum.
Um abraço e t+
Um abraço e t+
- knigh7
- Sênior
Que acordo que vai ocorrer? Um Governo compartilhado por acaso? Claro que não. O que pode ocorrer é o Norte conseguir autonomia deles. Vc está considerando que as tribos do Norte passaram a serem adversárias dos Pashtuns agora. E é isso que o Ocidente, para não sair feio da surra que tomou, quer os outros pensem "que agora vai ser diferente". Essas tribos no Norte NÃO conseguiram barrar a tomada de poder pelo Talibã. Como eu havia escrito, as tribos Uzbeques e Tajiques vão dominar às areas de etnia dela.Pablo Maica escreveu: ↑Sáb Ago 21, 2021 3:20 pmMesmo assim, esse mesmo socorro se sucedeu na decada de 90 e o norte, com muito menos recursos e isolado, conseguiu se manter diante do talibã e todos os pashtuns. Hoje o cenário é diferente, tanto que os talibãs já anunciaram que aceitam sentar na mesa com os nortistas para negociação de acordos.
Um abraço e t+
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6324 vezes
- Agradeceram: 6676 vezes
- Contato:
knigh7 escreveu: ↑Sáb Ago 21, 2021 3:52 pmQue acordo que vai ocorrer? Um Governo compartilhado por acaso? Claro que não. O que pode ocorrer é o Norte conseguir autonomia deles. Vc está considerando que as tribos do Norte passaram a serem adversárias dos Pashtuns agora. E é isso que o Ocidente, para não sair feio da surra que tomou, quer os outros pensem "que agora vai ser diferente". Essas tribos no Norte NÃO conseguiram barrar a tomada de poder pelo Talibã. Como eu havia escrito, as tribos Uzbeques e Tajiques vão dominar às areas de etnia dela.Pablo Maica escreveu: ↑Sáb Ago 21, 2021 3:20 pm
Mesmo assim, esse mesmo socorro se sucedeu na decada de 90 e o norte, com muito menos recursos e isolado, conseguiu se manter diante do talibã e todos os pashtuns. Hoje o cenário é diferente, tanto que os talibãs já anunciaram que aceitam sentar na mesa com os nortistas para negociação de acordos.
Um abraço e t+
Acredito que, em maior ou menor grau, todos nós temos dificuldade para entender como essa gente é: um cara não é automaticamente miguxo de outro só porque são da mesma etnia (e/ou credo religioso), pois dentro delas há clãs e dentro deles famílias, e quando (nem é se) por qualquer cargas d'água alguém se estoura e manda chumbo em outro, e não interessa em qual time joga, tá começada a longa estrada da vendetta.
IMHO, esta fraqueza é e sempre foi a grande força do Afeganistão: qualquer um pode usar os eternos ranços e antagonismos internos para entrar facilmente lá. A treta é que não tem como ficar muito tempo, pois parecem ser BEM intolerantes para com qualquer costume que já não seja parte dos deles, e pelo jeito são meio detalhistas nisso. P ex, cara que gosta de ter guri como escravo sexual (e é coisa comum na maior parte do País e etnia nenhuma se salva, tem sempre algum pederasta tarado em algum alto escalão, segundo li) se revolta contra o Talibã - Afegão do mesmo jeito - porque este vai contra e pune, do seu jeito característico.
IMHO, esta fraqueza é e sempre foi a grande força do Afeganistão: qualquer um pode usar os eternos ranços e antagonismos internos para entrar facilmente lá. A treta é que não tem como ficar muito tempo, pois parecem ser BEM intolerantes para com qualquer costume que já não seja parte dos deles, e pelo jeito são meio detalhistas nisso. P ex, cara que gosta de ter guri como escravo sexual (e é coisa comum na maior parte do País e etnia nenhuma se salva, tem sempre algum pederasta tarado em algum alto escalão, segundo li) se revolta contra o Talibã - Afegão do mesmo jeito - porque este vai contra e pune, do seu jeito característico.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Pablo Maica
- Sênior
Desculpe mas acho que você presumiu diversas coisas que em nenhum momento eu falei. Em nenhum momento falei que os acordos não serão sobre o todo Afeganistão e um governo conjunto, e sim sobre os distritos da região norte, hoje ocupados e comandados por estes dissidentes, e não sou eu que estou achando ou falando, essa é uma dinâmica que já está acontecendo e inclusive já foi citada pelos porta vozes dos dois grupos. Eu nunca falei ou considerei que os nortistas passaram a ser inimigos dos Pashtuns apenas agora, aliás como é que eu posso falar no conflito da década de 90 e achar que essa rivalidade nasceu ontem? Uma coisa que eu considero sim é que há N divisões entre os próprios Pashtuns, até hoje são conhecidas pelo menos 72 divisões tribais entre esse grupo étnico, que vivem se engalfinhando entre eles inclusive, e que não haverá toda essa união toda em prol de uma eventual campanha para capitulação do norte, assim como não ocorreu em 90.knigh7 escreveu: ↑Sáb Ago 21, 2021 3:52 pmQue acordo que vai ocorrer? Um Governo compartilhado por acaso? Claro que não. O que pode ocorrer é o Norte conseguir autonomia deles. Vc está considerando que as tribos do Norte passaram a serem adversárias dos Pashtuns agora. E é isso que o Ocidente, para não sair feio da surra que tomou, quer os outros pensem "que agora vai ser diferente". Essas tribos no Norte NÃO conseguiram barrar a tomada de poder pelo Talibã. Como eu havia escrito, as tribos Uzbeques e Tajiques vão dominar às areas de etnia dela.Pablo Maica escreveu: ↑Sáb Ago 21, 2021 3:20 pm
Mesmo assim, esse mesmo socorro se sucedeu na decada de 90 e o norte, com muito menos recursos e isolado, conseguiu se manter diante do talibã e todos os pashtuns. Hoje o cenário é diferente, tanto que os talibãs já anunciaram que aceitam sentar na mesa com os nortistas para negociação de acordos.
Um abraço e t+
Um abraço e t+
- knigh7
- Sênior
Veremos se essas tais 72 divisões tribais Pashtuns irão fortalecer as etnias do Norte. Dentro das hipóteses não são muitas opções de resultado significativamente diferente. Diante disso eu posso me antecipar sem problema algum sobre o que vc escreve. E os Pashtuns também, não se esqueça.
O Talibã fez um bom trabalho de inteligência e teve uma boa estratégia. Outro fator importante que ocorreu e não foi dissipado é a subestimação deles.
Segue um bom documentário de 2009 que ajuda a entender mais a região:
Rethink Afghanistan FULL DOCUMENTARY FILM
O Talibã fez um bom trabalho de inteligência e teve uma boa estratégia. Outro fator importante que ocorreu e não foi dissipado é a subestimação deles.
Segue um bom documentário de 2009 que ajuda a entender mais a região:
Rethink Afghanistan FULL DOCUMENTARY FILM
- P44
- Sênior
- P44
- Sênior
- P44
- Sênior