Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
hotm
- Avançado

- Mensagens: 441
- Registrado em: Qui Fev 22, 2007 2:56 pm
- Agradeceu: 23 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
#5028
Mensagem
por hotm » Sáb Fev 20, 2021 6:50 am
Pablo Maica escreveu: Sex Fev 19, 2021 12:34 am
FAB deverá aposentar seus C-130M e KC-130M em três anos:
Durante os quase 60 anos de operação da aeronave na FAB, foram adquiridas 29 unidades dentre as quais ainda existem 22, porém apenas 9 estão em condições de voo.
https://forcaaerea.com.br/fab-devera-de ... tres-anos/
Um abraço e t+
So tem 9 no activo ?

Com o pais desse tamanho
ja receberam alguns kc390 mas mesmo assim estamos a falar de 13 aviões (9 c130 + 4kc390)
-
Pablo Maica
- Sênior

- Mensagens: 9121
- Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
- Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
- Agradeceu: 341 vezes
- Agradeceram: 655 vezes
#5029
Mensagem
por Pablo Maica » Sáb Fev 20, 2021 11:00 am
A FAB nunca teve mais do que 14 a 16 Hércules operacionais, mesmo após a compra dos 10 italianos, por mais que tivéssemos 23 células na força ainda assim a média de aeronaves em condições de voo flutuava entre 12 a 14, com um grande esforço 16. Aliás a frota mundial de C-130 E/H deve estar beirando os 50, no máximo 60% de disponibilidade.
Vai ter muita força aérea brigando de tapa pelas aeronaves que serão desativadas, sendo que eu acho que a FAB deveria canibalizar a frota e vender as peças. Não abastece o mercado de aeronaves concorrentes do C-390 e capitaliza mais, com peças que já estão em falta no mercado, se brincar troca por preciosas peças de F-5 que ainda vão ter que segurar a barra na caça por mais um bom tempo.
Um abraço e t+

-
Túlio
- Site Admin

- Mensagens: 62963
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6826 vezes
- Agradeceram: 7120 vezes
-
Contato:
#5031
Mensagem
por Túlio » Seg Mar 22, 2021 12:30 pm
“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”
Morpheus
-
Cassio
- Sênior

- Mensagens: 1369
- Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
- Agradeceu: 59 vezes
- Agradeceram: 506 vezes
#5033
Mensagem
por Cassio » Ter Mar 23, 2021 11:54 am
FCarvalho escreveu: Seg Mar 22, 2021 12:46 pm
Mas aí os menores de idade do Fórum não vão poder assistir...
E tem muitos viu... Inclusive marmanjos com idade mental de 10 anos. Talvez até seja um deles... Kkk
-
Túlio
- Site Admin

- Mensagens: 62963
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6826 vezes
- Agradeceram: 7120 vezes
-
Contato:
#5034
Mensagem
por Túlio » Ter Mar 23, 2021 12:13 pm
“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”
Morpheus
-
FCarvalho
- Sênior

- Mensagens: 40032
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6292 vezes
- Agradeceram: 3535 vezes
#5036
Mensagem
por FCarvalho » Ter Mar 23, 2021 10:08 pm
No mínimo um segundo lote de KC-390 para equipar o 1o/7o Gav e o 1o/15o Gav, respectivamente em Manaus e Campo Grande.
Sempre vai existir mais missão do que aviões para a FAB dar conta. E a grande maioria por força de necessidades que nada tem a ver com a aviação militar. Sempre foi assim e sempre vai ser.
Uma versão esticada seria algo interessante a se pensar no futuro, tendo em vista os aprendizados desta operação Covid, que deve estar rendendo mundos e fundos de relatórios para o EMAer e o cmdo da FAB. E para a Embraer também, obviamente.
E volto a insistir. Já é tempo da FAB largar o osso da exclusividade da asa fixa para si. Ou larga mão e aceita cooperar com as demais forças, ou vai continuar eternamente reclamando das soluções meia boca que qualquer governo lhes proponha.
Carpe Diem
-
Cassio
- Sênior

- Mensagens: 1369
- Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
- Agradeceu: 59 vezes
- Agradeceram: 506 vezes
#5037
Mensagem
por Cassio » Qua Mar 24, 2021 4:31 am
E eu volto a insistir... Aviação de asa fixa, de transporte, no porte do KC390, nas outras armas, é puro desperdício de dinheiro.
-
FCarvalho
- Sênior

- Mensagens: 40032
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6292 vezes
- Agradeceram: 3535 vezes
#5038
Mensagem
por FCarvalho » Qua Mar 24, 2021 10:07 am
Cassio escreveu: Qua Mar 24, 2021 4:31 am
E eu volto a insistir... Aviação de asa fixa, de transporte, no porte do KC390, nas outras armas, é puro desperdício de dinheiro.
Bem Cássio. É questão de visões diferentes. Eu penso que um avião da classe do KC-390 é totalmente viável na aviação naval no longo prazo. As possibilidades são inúmeras visto as necessidades, institucionais e operacionais exigentes. Uma versão C-SAR é apenas um exemplo simples disso, para não dizer a de transporte básica.
A Avex nem de longe precisa de um avião deste porte. Se muito, o ATL-100 ou STOUT fariam o trabalho. Um C-295 no máximo.
Carpe Diem
-
Túlio
- Site Admin

- Mensagens: 62963
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6826 vezes
- Agradeceram: 7120 vezes
-
Contato:
#5039
Mensagem
por Túlio » Qua Mar 24, 2021 10:37 am
FCarvalho escreveu: Qua Mar 24, 2021 10:07 am
Bem Cássio. É questão de visões diferentes. Eu penso que um avião da classe do KC-390 é totalmente viável na aviação naval no longo prazo.
As possibilidades são inúmeras visto as necessidades, institucionais e operacionais exigentes. Uma versão C-SAR é apenas um exemplo simples disso, para não dizer a de transporte básica.
A Avex nem de longe precisa de um avião deste porte. Se muito, o ATL-100 ou STOUT fariam o trabalho. Um C-295 no máximo.
Poderias enumerá-las? Tipo os Fuzileiros Navais virariam Fuzileiros Aéreos ou coisa assim
![[091]](./images/smilies/091.gif)
. E lembrando, falamos da mesma MIRJ que não tem dinheiro nem pra drone de vigilância (SISGAAZ) e nem mesmo consegue manter em ordem de voo pelo menos uma meia dúzia dos seus amados, adorados e poderosíssimos
supercaças 
Skyhawk modernizados (padrão anos 90) em linha de voo ou pior, nem projeto tem para uma Escolta com capacidade ASW minimamente credível.
Aliás, um
ACHISMO meu: quem quer apostar que na raiz da mudança de designação do Ocean de Porta-Helicópteros para o muito mais pomposo Navio Aeródromo Multipropósito não tem gente de olho na baixa e possível oferecimento "por oportunidade" de algum AV-8B da Itália ou Espanha ou mesmo algum Osprey dos primeiros lotes?
"Avião primeiro, navio a gente vê depois".
“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”
Morpheus
-
Pablo Maica
- Sênior

- Mensagens: 9121
- Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
- Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
- Agradeceu: 341 vezes
- Agradeceram: 655 vezes
#5040
Mensagem
por Pablo Maica » Qua Mar 24, 2021 12:07 pm
Pessoal de manutenção da aviação naval vendo vocês falarem em comprar AV-8B e Osprey velho:
Um abraço e t+
