Oficial - Projeto KC-X3

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Quem leva o KC-X2?

Airbus A330 MRTT
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50%
Boeing KC-767
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italo clay
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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#856 Mensagem por italo clay » Qui Fev 04, 2021 9:41 am

gabriel219 escreveu: Qua Fev 03, 2021 5:33 pm
Túlio escreveu: Qua Fev 03, 2021 4:30 pm


Comercial (PAX) deve ter sobrando mesmo, mas a conversão, tanto em dinheiro quanto em tempo, já explicada pelo @gabriel219, pelo jeito é tiro no pé. De qualquer modo, apenas levantei a bola e não é de hoje, fui um dos primeiros a postar no tópico do FX mencionando o então PR Lula quando anunciou que tinha dado instruções ao seu Governo para adquirir Rafale, liquidando a fatura (lembrar, parecia a nós que não ia sair nunca). Se depois foi desautorizado, lembremos que o Brasil parece ser um dos Países onde o PR tem menos poder no mundo, ou seja, não foi culpa dele. Não que eu me queixe do Gripen - longe disso - mas já poderíamos ter pelo menos um Esq de Rafale com FOC na BAAN. Mas o que me fazia rir mesmo era ficar imaginando qual seria a sua sigla: Mirage III virou F-103, Mirage 2000 virou F-2000, Rafale F3 ou F4 seria o quê? F-103 já teve, F-104 ia confundir com o Starfighter, alguém sabe então como seria então?

A treta é que não se pode falar em Defesa sem algum envolvimento da política; e a droga é quando o pessoal usa uma coisa como pretexto para fazer a outra e achando que tem direito ou não vai ser apanhado: todos sempre são.

PS.: @knigh7, não fiques pensando que ninguém tem te visto. Aqui não permitimos guerrinhas político-ideológicas e não favorecemos "lado". Qualquer ADM/MOD pode ter sua posição e/ou preferência sobre isso mas é particular, o tema aqui (falo no Fórum todo, não neste tópico apenas) é o do tópico e não quem o anunciou. Favor poupar explicações que não serão entendidas como preferes que seja e sim do ponto de vista de quem tem tido que apagar montes de junk-posts.
Tenho a impressão que o que motivou a desistência quanto ao Rafale não foi a parte política, até porque a Dassault tratou de distribuir seu famoso "lobby" muito bem em Brasília, assim como a então DCNS no Prosub, ninguém deu um piu.

A impressão que tenho é que foi a FAB quem impediu que isso ocorresse e vendo como a França nos trata, penso ter sido uma decisão bem acertada. A não ser que fossemos fabricar o Rafale aqui, ai a figura muda um pouco, mas duvido que ocorreria.

Quanto a adquirir A330 cargo e depois converter para MRTT, vejo como interessante após a compra dos verdadeiros MRTT e se caso não houver MRTT disponível pra compra. Um novo em folha é caríssimo, talvez ajude a diminuir os custos apenas convertendo, porém adquirir esses dois A330 MRTT é vital.
então a aquisição pra ser vantajosa $$$$ teria de ser de A330 de passageiros são esses que estão sobrando, os de carga estão voando a todo vapor, e quem tem não se desfaz




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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#857 Mensagem por gusmano » Qui Fev 04, 2021 11:53 am

Até de passageiro tá voando com carga de forma "improvisada". E não é algo que vai ser resolvido rapidamente. Ainda mais A330 da velha geração, esses vão estar disponíveis por um longoooooo tempo.

abs




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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#858 Mensagem por Pablo Maica » Sex Fev 05, 2021 9:04 pm

italo clay escreveu: Qui Fev 04, 2021 9:41 am
gabriel219 escreveu: Qua Fev 03, 2021 5:33 pm
Tenho a impressão que o que motivou a desistência quanto ao Rafale não foi a parte política, até porque a Dassault tratou de distribuir seu famoso "lobby" muito bem em Brasília, assim como a então DCNS no Prosub, ninguém deu um piu.

A impressão que tenho é que foi a FAB quem impediu que isso ocorresse e vendo como a França nos trata, penso ter sido uma decisão bem acertada. A não ser que fossemos fabricar o Rafale aqui, ai a figura muda um pouco, mas duvido que ocorreria.

Quanto a adquirir A330 cargo e depois converter para MRTT, vejo como interessante após a compra dos verdadeiros MRTT e se caso não houver MRTT disponível pra compra. Um novo em folha é caríssimo, talvez ajude a diminuir os custos apenas convertendo, porém adquirir esses dois A330 MRTT é vital.
então a aquisição pra ser vantajosa $$$$ teria de ser de A330 de passageiros são esses que estão sobrando, os de carga estão voando a todo vapor, e quem tem não se desfaz
A Qatar acabou de colocar 4 A 330-200F a venda, com relativamente poucas horas de voo (tem 6 anos de uso), pois vão utilizar os seus novos 777 a fim de diminuir a quantidade de tipos de aeronaves em sua frota. E até o momento ninguém se interessou visto que dificilmente as empresas farão investimentos agora, fora os que já estão em contrato e demandam multa para cancelamento. O que está sendo feito é um aproveitamento melhor das frotas para diminuir o numero de aeronaves paradas, como a Kenya Airways que colocou seus 787 para voar com carga, mas a modificação foi apenas no assoalho, nada de mexer na fuselagem. Como dizem, é mais barato manter um avião voando com zero passageiros do que estocado no chão.

https://simpleflying.com/qatar-a330-freighter-retire/


Um abraço e t+ :)




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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#859 Mensagem por Pablo Maica » Sex Mar 05, 2021 8:18 pm

Ao que parece a FAB não vai dispor do KC-X tão cedo, foram negados os recursos para essas aeronaves, e com o andar da carruagem na economia é rezar para que o Gripen e o KC-390 não sejam fortemente afetados.


Um abraço e t+ :)




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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#860 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Mar 06, 2021 10:08 am

Compra dos A330 da FAB é negada pelo Ministério da Economia

https://aeromagazine.uol.com.br/media/versions/airbus_a330_mrtt_mmf_free_big.jpg

O Ministério da Economia negou recursos para a compra de dois aviões Airbus A330 anunciados recentemente pelo presidente Jair Bolsonaro. Na ocasião havia a intenção de usar R$ 500 milhões, oriundos de multas da Lava a Jato.


https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/ ... _6399.html




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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#861 Mensagem por saullo » Sáb Mar 06, 2021 2:14 pm

Resta à FAB pagar do seu orçamento, o que não seria pedir muito.

Abraços




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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#862 Mensagem por Pablo Maica » Sáb Mar 06, 2021 3:40 pm

Sejamos sinceros que com esses R$ 500.000.000,00 na atual taxa de cambio e pela estimativa de custo de um A330 MRT, não ia dar nem para meia aeronave. A FAB que foque seus caraminguás no Gripen e KC-390.


Um abraço e t+ :)




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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#863 Mensagem por ECorreia » Dom Mar 07, 2021 9:51 pm

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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#864 Mensagem por saullo » Seg Mar 08, 2021 8:27 am

Gente, o Globo SEMPRE joga contra o Brasil, com essa resposta do Brigadeiro acima, creio que virão sim os A330, o dinheiro, nem que parcelado, vai acabar saindo.

Abraços




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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#865 Mensagem por gusmano » Seg Mar 08, 2021 10:51 am

Oxi, e o jornal mentiu? kkkkkk

Enfim, ainda que seja necessário acho muito difícil vir.

abs




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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#866 Mensagem por JavaLindo66 » Seg Mar 08, 2021 11:39 am

A resposta do brigadeiro e o matéria do jornal não são antagônicas. Inclusive pelo que entendi ele admite que ela está certa.




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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#867 Mensagem por gogogas » Seg Mar 08, 2021 1:53 pm

Se a Marinha conseguiu comprar o Atlântico , por que não consegue 2 aviões ???? Acredito que tenha alternativa , até financiamento através do BNDES ou outro banco que possa financiar.
Acredito que esta resenha , seja pelo fato da FAB não querer usar seus recursos para a compra do avião , e sim jogar a responsabilidade para o presidente , ou algum outro ministério que possa bancar está compra ....




Gogogas !
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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#868 Mensagem por JavaLindo66 » Seg Mar 08, 2021 2:54 pm

Apesar do revés inicial, a Força Aérea Brasileira prossegue no objetivo de adquirir dois cargueiros A330
Por Alexandre Galante | 8 de março de 2021
Imagem
Embora tenha tido seu pedido de R$ 500 milhões negado pelo Ministério da Economia para a compra de dois Airbus A330, a FAB prossegue no objetivo de adquirir os aviões.

Já que a tentativa inicial por um crédito extraordinário não foi bem sucedida, por não atender aos “aos preceitos de urgência, imprevisibilidade e relevância” previstos na Constituição, a estratégia agora é incluir os recursos na Lei Orçamentária anual – LOA 2021 que tramita no Congresso.

A expectativa é que os recursos estejam disponíveis até abril, para que então se lance o edital de compra.

A ideia é adquirir dois aviões, aproveitando os atuais preços favoráveis dessas plataformas no mercado e posteriormente convertê-los em reabastecedores.

A FAB buscava suprir sua necessidade de transporte estratégico através do Projeto CX-2 e acabou alugando um Boeing 767 por mais de dois anos como medida interina.

A aquisição de cargueiros de grande porte visa complementar a frota de aeronaves de transporte KC-390 e C-130 em operação.
Imagem
Airbus A330 MRTT transportando insumos da China para a Europa no combate à pandemia da Covid-19, em março de 2020
Imagem
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A330 MRTT

Artigo: https://www.aereo.jor.br/2021/03/08/ape ... iros-a330/
Segundo o Galante, é fonte própria.
E, pela matéria, deu a entender que não é um MRTT, mas sim um cargueiro normal que vai ser transformando em reabastecedor. Além disso, tem um cara que diz ser da FAB (Rinaldo Nery) que mencionou que nunca foi um MRTT.




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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#869 Mensagem por jambockrs » Seg Mar 08, 2021 10:19 pm

JavaLindo66 escreveu: Seg Mar 08, 2021 2:54 pm
Segundo o Galante, é fonte própria.
E, pela matéria, deu a entender que não é um MRTT, mas sim um cargueiro normal que vai ser transformando em reabastecedor. Além disso, tem um cara que diz ser da FAB (Rinaldo Nery) que mencionou que nunca foi um MRTT.
Rinaldo Nery, ex-comandante do 2º/6º GAV - Esquadrão Guardião, Coronel R1




Um abraço e até mais...
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claudioseverinodasilva41@gmail.com
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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#870 Mensagem por Justin Case » Ter Mar 09, 2021 11:54 am

Olá, amigos.

O Reino Unido tem um acordo com a Air Tanker.
Estão envolvidos vários tipos de aviões (14 no total?), originalmente encomendados para a tarefa de AAR ou modificados de versões civis. Há versões só com duas cestas ou com boom também. Na configuração interna podem usados assentos ou espaço para carga. Há também versão Vip, com classe executiva.
Dos catorze (?) aviões do acordo, alguns estão sempre com a RAF, outros são chamados para atender demandas específicas. Destes últimos, a Air Tanker pode fazer leasing.
Foi o que eu entendi.
Parece que a frota está superdimensionada e estão dispostos a vender alguns. Quais são eu não tenho idéia.
https://en.wikipedia.org/wiki/AirTanker_Services.
Abraços,

Justin




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