UM MBT NACIONAL

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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gogogas
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Re: UM MBT NACIONAL

#2191 Mensagem por gogogas » Sex Nov 27, 2020 11:33 pm

Esse texto tá uma cagada .... :lol:
O que entendi :
Modernizar o Leopard e Cascavel para durar mais anos até que o substituto de ambos cheguem ......
Como falei em posts anteriores
Urutu e Cascavel e Leo vamos ver rodando pra lá de 2030 ....




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knigh7
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Re: UM MBT NACIONAL

#2192 Mensagem por knigh7 » Sáb Nov 28, 2020 12:07 am

Antes do Webinar do Comandante do EB (neste mês), o quadro era assim:

O EB havia lançado os Requisitos Técnicos, Logísticos e Industriais bem como os Requisitos Operacionais da modernização do Leopard 1A5 e de um Novo Carro de
Combate.


Requisitos Técnicos, Logísticos e Industriais bem como os Requisitos Operacionais da Viatura blindada sobre rodas de Reconhecimento (6x6)e da Viatura Anticarro sobre rodas 8x8 com canhão 105mm.

A da viatura de reconhecimento deixava aberto para o Cascavel.

No Webinar do dia 12 deste mês e no Seminário na ESG no dia seguinte, o comandante do EB deixou claro que a VBR seria 8x8.

E, pelo visto, o quadro anterior ao Webinar, permaneceu.

Diante dos documentos de hoje, vejo que o Cascavel e o Leopard 1A5 MODERNIZADOS são blindados de transição. O EB tem 409 Cascavéis distribuídos em 198 pelotões de Cavalaria.

O EB possui 4 RCC (cada um com 54 carros, doutrinariamente) + 4 RCBs que, doutrinariamente, devem ter 2 esquadrões de CC cada, totalizando 28 para cada RCB. Só aí são 328 CC, fora a AMAN, ESA, Centro de Instrução de Mat. Bélico, o Centro de Instrução de Blindados. Ou seja, tem uma necessidade de pelo menos 360 Carros de Combate.


E ainda tem o problema de várias brigadas estarem desfalcadas de esquadrões de Cavalaria Mecanizada. E falta criar o RCMec em Roraima.

Ou seja, as necessidades do EB para substituir os Carros de Combate e os Cascavéis são na ordem de 800 unidades. Isso vai tempo. O Guarani 6x6, que é pé de boi, estamos comprando a uma cadência média de 60/ano. Suspeito que a modernização dos Cascavéis e dos Leopard 1A5 entra no contexto do longo tempo de substituição que isso levará. Mas a modernização desses 2 carros não pode custar muito caro, senão não faz sentido. Se usaria o volume alto de dinheiro para a modernização para acelerar a produção local das novas viaturas.




Editado pela última vez por knigh7 em Sáb Nov 28, 2020 2:10 pm, em um total de 1 vez.
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Re: UM MBT NACIONAL

#2193 Mensagem por gabriel219 » Sáb Nov 28, 2020 1:06 am

Fábio Machado escreveu: Sex Nov 27, 2020 10:07 pm Curioso, no item 12 eles falam e obter um novo VBC CC, inclusive com a possibilidade de produção local. Será que eles vão modernizar o leopard 1a5 e paralelamente adquirir um novo CC? Não entendi.....

Obs.: No item 13 também falam em obter novo Viatura Blindado fuzileiro.
Simplesmente não faz o menor sentido. Modernizar uma viatura existente faria sentido em caso dessa viafura durar 15 anos, tempo suficiente para desenvolver algo do zero.

Querem modernizar 1A5 para substituir o mesmo já na décqda de 30. Que tipo de burrice é essa?




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Re: UM MBT NACIONAL

#2194 Mensagem por gabriel219 » Sáb Nov 28, 2020 1:18 am

knigh7 escreveu: Sáb Nov 28, 2020 12:07 am Ou seja, as necessidades do EB para substituir os Carros de Combate e os Cascavéis são na ordem de 800 unidades. Isso vai tempo. O Guarani 6x6, que é pé de boi, estamos comprando a uma cadência média de 60/ano. Suspeito que a modernização dos Cascavéis e dos Leopard 1A5 entra no contexto do longo tempo de substituição que isso levará. Mas a modernização desses 2 carros não pode custar muito caro, senão não faz sentido. Se usaria o volume alto de dinheiro para a modernização para acelerar a produção local das novas viaturas.
A modernização "EE-9X", que adicionava um novo motor, sistema de tiro eletrônico, câmera termal e IIR, novo motor elétrico para a torre e demais atualizações custava R$ 1 milhão. Sinceramente não acho caro, mas penso que o melhor deveria ser um mix de EW-9X e Centauro B1 recondicionados.

Porém a do 1A5 é outro patamar. Somente a recuperação do chassis, sem motor novo ou suspensão nova custava US$ 600 mil. O sistemas da torre custavam US$ 2,3 milhões.

Agora somem isso a motor novo, provavekmente MTU 871 ou 892, fora suspensão. Só esse motor custava € 300 mil em um contrato que vi pro Puma, em 2018.

E não tem pra onde correr: vão ter que trocar motor, suspensão, sistema de giro da torre, transmissão e hidráulica pra ele continuar a operar. Falo isso desde 2015 e não me levavam a sério, agora até o EB reconhece isso!

Não vai custar menos que US$ 3 milhões e por isso pegamos 1 M1A1SA e ainda sobra US$ 1,2 milhão pra treinamento e munição.

Eu seria favorável de modernizar 1A5 lá em 2010, 2012, com direito a nova peça 105 mm - capaz de disparar M900 ou DM63/105 e LAHAT - motor novo e entre outros, mas em 2021?

É sandice demais, é basicamente desvio de recursos. São, pelo menos, R$ 3 Bilhões que seriam perfeitamente aproveitados numa futura compra de VBC's estrangeiros, como investimento inicial e o restante vai pro financiamento.

Enquanto isso, vai do 1A5 do jeito que tá, complementa com Centauro B1, Msl AC e drones de ataque leve.

Mas não, querem o mais difícil e tem doido que chama isso de "atitude pé no chão".




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Re: UM MBT NACIONAL

#2195 Mensagem por knigh7 » Sáb Nov 28, 2020 1:47 pm

Gabriel,

Eu tenho dúvidas que o Alto Comando (que é quem manda mesmo) vá aceitar uma fatura tão alta dessas para modernizar os Leo1A5 e o Cascavel.

As empresas vão fazer o papel delas tentando empurrar o que é de melhor para elas e os oficiais da própria Arma também. Mas o problema é que lá em cima vai ter opiniões diversas e eles têm que pensar de forma abrangente. Uma modernização cara como essas + o processo de aquisição (ao longo de anos) irá sugar a verba de outros projetos.


Isso aí me lembra o que ocorreu com a Arma da Artilharia quando propôs há uns 10 anos atrás MEM novos de última geração: acabaram levando M109 A5 (sendo apenas 36 modernizados) e o pedido de 120 M198 (que ainda estão reservados ao EB, cujo status pode-se constatar na tabela do EDA).




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Re: UM MBT NACIONAL

#2196 Mensagem por Fábio Machado » Sáb Nov 28, 2020 2:20 pm

Provavelmente, os pacotes de modernização serão o básico para que esses veículos, pelos menos, aguentem até a substituição definitiva.




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Re: UM MBT NACIONAL

#2197 Mensagem por gabriel219 » Sáb Nov 28, 2020 3:25 pm

Fábio Machado escreveu: Sáb Nov 28, 2020 2:20 pm Provavelmente, os pacotes de modernização serão o básico para que esses veículos, pelos menos, aguentem até a substituição definitiva.
Fábio, não adianta ser o básico. A substituição do motor, suspensão, parte elétrica e hidráulica são itens obrigatórios.

Isso ai vai custar US$ 2 mi sozinhos, sem recuperar mais nada e adicionar mais nada. Não tem pra onde correr!

Se o EB já pôs lá, é porque sabe que não há empresa que fabrique mais peças pro 1A5, inclusive a Burak Marine, em que tanto se falou aqui que fabricava. Se a mesma fabricasse, não faria sentido trocar tudo.

Não adianta trocar toda a eletrônica e a viatura não poder sair do quartel.




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Re: UM MBT NACIONAL

#2198 Mensagem por Energys » Sáb Nov 28, 2020 3:35 pm

Fábio Machado escreveu: Sáb Nov 28, 2020 2:20 pm Provavelmente, os pacotes de modernização serão o básico para que esses veículos, pelos menos, aguentem até a substituição definitiva.
A "filosofia" é praticamente a mesma que se viu com os F-5 na FAB. Em tempos de vacas magérrimas, se retirará as obsolescências críticas, que nos blindados estão nos sistemas de direção de tiro e aquisição de alvos, nada que vá transformar os Leopard 1A5 e Cascavéis em "Estrelas da Morte", mas permitirá aguardar melhores dias. Simples de entender e, até certo ponto, digamos, pragmático. É a limonada possível com a quantidade de limões que se têm no bolso.

Att.




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Re: UM MBT NACIONAL

#2199 Mensagem por gabriel219 » Sáb Nov 28, 2020 4:08 pm

Energys escreveu: Sáb Nov 28, 2020 3:35 pm
Fábio Machado escreveu: Sáb Nov 28, 2020 2:20 pm Provavelmente, os pacotes de modernização serão o básico para que esses veículos, pelos menos, aguentem até a substituição definitiva.
A "filosofia" é praticamente a mesma que se viu com os F-5 na FAB. Em tempos de vacas magérrimas, se retirará as obsolescências críticas, que nos blindados estão nos sistemas de direção de tiro e aquisição de alvos, nada que vá transformar os Leopard 1A5 e Cascavéis em "Estrelas da Morte", mas permitirá aguardar melhores dias. Simples de entender e, até certo ponto, digamos, pragmático. É a limonada possível com a quantidade de limões que se têm no bolso.

Att.
Vão colocar bóis pra tirar o 1A5 do quartél também?




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Re: UM MBT NACIONAL

#2200 Mensagem por Energys » Sáb Nov 28, 2020 6:48 pm

Motores e suspensões não são considerados pelo Exército o 'calcanhar de aquiles' dos Leopard 1A5, ao contrário da eletrônica dos veículos.

Att.




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Re: UM MBT NACIONAL

#2201 Mensagem por gabriel219 » Sáb Nov 28, 2020 7:43 pm

Energys escreveu: Sáb Nov 28, 2020 6:48 pm Motores e suspensões não são considerados pelo Exército o 'calcanhar de aquiles' dos Leopard 1A5, ao contrário da eletrônica dos veículos.

Att.
Baseado no quê, fonte oficial? No edital infame ali diz que sim.

Entretanto, não existem peças disponíveis desde 2010, as atuais foram, ao menos, 3 vezes usinadas, onde há desgaste crítico e perda de material em cada uma delas e as condições são ruins. Tanto é que foram vasculhar o mundo inteiro atrás de peças e não encontram.

A própria KMW foi desobrigada de fornecer peças em 2016 por justamente não possuir as peças.

Qual o motivo da Comitiva que rodou a Europa e Turquia atrás de peças sendo que isso não é prioridade?

Desconsidere o fator da mecânica e física de materiais.

Qualquer modernização se inicia na parte de motorização, principalmente de uma viatura com 50 anos.




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Re: UM MBT NACIONAL

#2202 Mensagem por FCarvalho » Sáb Nov 28, 2020 8:19 pm

Eu quero crer que a eventual modernização dos Leo 1A5 e Cascavel não tem como objetivo a frota total, mas a disponível. Até porque, há veículos que simplesmente não tem mais condições de sequer serem recuperados, no caso dos EE-9, e se muito podem ser usados como fontes de peças de reposição.

No caso dos Leo 1A5, os 1BE talvez possam suprir alguma coisa em termos de peças, e sendo o caso dos primeiros, os veículos que não forem modernizados com certeza serão transformados em peças de reposição para os demais.

Imagino que a prioridade seja dispor ao menos um esquadrão para cada uma das escolas e o CIBld, com os RCC ficando com metade - ou menos que isso até - dos CC orgânicos modernizados e o resto servindo para estoque de peças. Os RCB, penso, podem ficar com os Leo 1A5 não modernizados operando quem sabe 1 esquadrão até que um novo bldo seja escolhido. Seria uma forma de tentar amenizar as consequências do desleixo com as necessidades da defesa.

Como bem disse o Gen Pujol em um dos vídeos, não adianta achar que pode fazer as coisas na hora em que acontece, indo na budega da esquina e toma que o filho é teu, resolve. Isso não funciona e os militares não vão pagar para ver esse tipo de comportamento dos políticos.

A situação dos EE-9 é bem mais complicada. Mas podemos inferir que como apenas a 15a Bda Inf Mec foi transformada efetivamente, com a 3a, 9a e 11a bda inf ainda em fase muito preliminar deste processo, talvez esse modernização possa ser referente apenas aos bldos que estejam afetos a estas bddas. No caso das bda cav mec, lembro que a 4a bda cav mec foi certificada para a FORPRON, e das outras 4 GU, até eu não sei qual delas será incluída nesta formação. Mas é provável que uma parte (pequena) dos Cascavel dessas unidades possa ser objeto de modernização, cujo único objetivo, presumo, é manter alguma operacionalidade e contato de parte das tropas com veículos com conteúdo similar às VBTP Guarani.

abs




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Re: UM MBT NACIONAL

#2203 Mensagem por gabriel219 » Sáb Nov 28, 2020 8:33 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Nov 28, 2020 8:19 pm Eu quero crer que a eventual modernização dos Leo 1A5 e Cascavel não tem como objetivo a frota total, mas a disponível. Até porque, há veículos que simplesmente não tem mais condições de sequer serem recuperados, no caso dos EE-9, e se muito podem ser usados como fontes de peças de reposição.

No caso dos Leo 1A5, os 1BE talvez possam suprir alguma coisa em termos de peças, e sendo o caso dos primeiros, os veículos que não forem modernizados com certeza serão transformados em peças de reposição para os demais.

Imagino que a prioridade seja dispor ao menos um esquadrão para cada uma das escolas e o CIBld, com os RCC ficando com metade - ou menos que isso até - dos CC orgânicos modernizados e o resto servindo para estoque de peças. Os RCB, penso, podem ficar com os Leo 1A5 não modernizados operando quem sabe 1 esquadrão até que um novo bldo seja escolhido. Seria uma forma de tentar amenizar as consequências do desleixo com as necessidades da defesa.

Como bem disse o Gen Pujol em um dos vídeos, não adianta achar que pode fazer as coisas na hora em que acontece, indo na budega da esquina e toma que o filho é teu, resolve. Isso não funciona e os militares não vão pagar para ver esse tipo de comportamento dos políticos.

A situação dos EE-9 é bem mais complicada. Mas podemos inferir que como apenas a 15a Bda Inf Mec foi transformada efetivamente, com a 3a, 9a e 11a bda inf ainda em fase muito preliminar deste processo, talvez esse modernização possa ser referente apenas aos bldos que estejam afetos a estas bddas. No caso das bda cav mec, lembro que a 4a bda cav mec foi certificada para a FORPRON, e das outras 4 GU, até eu não sei qual delas será incluída nesta formação. Mas é provável que uma parte (pequena) dos Cascavel dessas unidades possa ser objeto de modernização, cujo único objetivo, presumo, é manter alguma operacionalidade e contato de parte das tropas com veículos com conteúdo similar às VBTP Guarani.

abs
1BE fonte de peças? HAHAHAHAHA

Se a intenção é ter 1A5 em escola, pra que modernizar? Se é pra reduzir os números, pra que modernizar?

Não sei o que é mais absurdo, a ideia ou o comentário.




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Re: UM MBT NACIONAL

#2204 Mensagem por FCarvalho » Sáb Nov 28, 2020 8:46 pm

gabriel219 escreveu: Sáb Nov 28, 2020 8:33 pm 1BE fonte de peças? HAHAHAHAHA
Se a intenção é ter 1A5 em escola, pra que modernizar? Se é pra reduzir os números, pra que modernizar?
Não sei o que é mais absurdo, a ideia ou o comentário.
Se os 1BE não servem nem para peça de reposição, pior para nós. :?
As escolas do EB tem como missão primária a formação de oficiais, praças, cabos/soldados e da qualificação da mão de obra existente. Como você espera que se faça isso com veículos antiquados e longe do que há de mais moderno no mundo?
Se se lançará mão da modernização dos Leo 1A5, dispor tais bldos às escolas/centros de formação é de um obviedade inconteste. Só não entende essa lógica quem não quer. A não ser que você pense que a formação dos militares possa ser tratada a menor.
E absurdo é não ter ideias, não comentar, em um fórum de debates.

abs




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Re: UM MBT NACIONAL

#2205 Mensagem por gabriel219 » Sáb Nov 28, 2020 9:10 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Nov 28, 2020 8:46 pm
gabriel219 escreveu: Sáb Nov 28, 2020 8:33 pm 1BE fonte de peças? HAHAHAHAHA
Se a intenção é ter 1A5 em escola, pra que modernizar? Se é pra reduzir os números, pra que modernizar?
Não sei o que é mais absurdo, a ideia ou o comentário.
Se os 1BE não servem nem para peça de reposição, pior para nós. :?
As escolas do EB tem como missão primária a formação de oficiais, praças, cabos/soldados e da qualificação da mão de obra existente. Como você espera que se faça isso com veículos antiquados e longe do que há de mais moderno no mundo?
Se se lançará mão da modernização dos Leo 1A5, dispor tais bldos às escolas/centros de formação é de um obviedade inconteste. Só não entende essa lógica quem não quer. A não ser que você pense que a formação dos militares possa ser tratada a menor.
E absurdo é não ter ideias, não comentar, em um fórum de debates.

abs
Que lógica, modernizar blindado pra operar em escola? Legal, eles se formam e vão usar o que depois, cavalo de pau?

Genial, como eu não havia pensado isso?

Moderniza tudo ou não moderniza nada. Bota simulador lá que é mais barato que um MBT e fica tudo bonitinho.




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