Ops:



Moderador: Conselho de Moderação
Ele comandou a campanha toda no Norte da Africa nestas condições Aces e tinha que ser assim pois ele recebia pressões de Hitler e Mussolini para faze-lo e cedo ou tarde, com a entrada dos americanos o DAK seria aniquilado, Rommel sabia disto e para evitar isto a unica esperança era varrer em definitivo os ingleses do Norte da Africa antes que os americanos pudessem chegar, mas não se faz omelete s/ ovo e milagres não se podem fazer todos os dias, por mais capaz que seja, com ele não foi diferente.
Como disse anteriormente, sempre o DAK esteve em superioridade em relação aos ingleses , veja abaixo algumas informações sobre efetivos:
Operação Cruzader – 17/11/1941
Tanques : Alemães: 250 a maioria Pzkfw III/IV
Italianos: 150 a maioria eram M-13
8th Exército Inglês – 750 tanques, a maioria eram Valentines e Matildas
Gazala – 25/05/1942 – culminou com a captura de Tobruk
Eixo: 80.000 homens Ingleses: 175.000 homens
Tanques: Alemães 332, maioria era Pfzfw III (somente 19 com canhões longos de 50mm) e Pzkfw IV (40)
Italianos eram 228 tanques, a maioria M-13
8th Exército Inglês : 849 tanques – Valentines, Matildas, Crusaders, M-3 Grant e Stuarts.
Superioridade Aérea Alemã naquele momento
Primeira El Alamein 30/08/1942
Tanques: Alemães 200 maioria era Pfzfw III (73 com canhões longos de 50mm) e Pzkfw IV (27 canhões 75mm longo)
Italianos 240, a maioria M-13
8th Exército Inglês 600 tanques – 500 M-3 Grant e 100 Valentines e Matildas
Segunda El Alamein – 23/10/1942
Forças do Eixo no local – 80.000 homens – (27.000 alemães)
Tanques: 230 alemães e 280 italianos
Aviões: 345 (a maioria italiana)
Forças Inglesas no local 230.000 homens
Tanques: 1.351
Aviões: 1.200
.Muito poucos destes novos tanques estavam em ação no norte da Africa naquele período e pouco tbm poderiam fazer para mudar a situação daquele momento, as tropas alemãs eram bem treinadas e experientes, mas estavam exaustas, cansadas e sempre com efetivos limitados, uma sobrecarga muito grande para estes combatentes s/ sombra de dúvidas
Einsamkeit escreveu:Sem ligar para ideologia, qual o Maior general da segunda guerra na sua opiniao?
Rui Elias Maltez escreveu:Avaliaram mal a situação das sua tropas e das do inimigo e avaliaram mal os equilíbrios geo-estratégicos mundiais, que nunca permitiriam que a Alemanha vencesse a guerra.
Avaliaram mal as cadeias logísticas e abastecimetos que limitavam o potencial da Wermacht.
Essa avaliação foi-lhes fatal.
É um tanto complicado colocar-se na situação de comandado Aces, Rommel seguia as ordens de Hitler e Mussolini no que se relacionava as questões do front Mediterraneo, ambos os ditadores queriam vitórias e conquistas sobre os ingleses naquele front, Rommel os fez dentro daquilo que poderia fazer, se não o fissesse, seria destituído, como Hitler fez com outros generais durante toda a Segunda Guerra.
A recusa em tomar Malta foi culpa exclusivamente da preguiça dos italianos, da má vontade de Hitler e Goering e do próprio Kesselring, as lições recebidas na tomada de Creta ainda eram bem vivas aos alemães e vale lembrar que o esforço principal da guerra naquele momento era o front russo, o que achavam que tinham que mandar para a Africa, eles mandavam.
Concordamos em vários pontos em relação aos italianos, eram péssimos combatentes, tinham péssimo material, um peso morto para os alemães e vale ressaltar que todas as decisões da campanha da Africa do Norte, os italianos tinham peso muito grande e o alto comando alemão, para agradar seu importante aliado, comentiam as loucuras que os italianos desejavam, entre eles, que o DAK se virasse com que o que tinha para conseguir aquilo que queriam.
Tobruk não foi tomada em 1941, apesar da superioridade dos alemães tem-se que ver que haviam diversas rotas de ataque que os ingleses poderiam infligir as linhas de comunicação e abastecimento dos alemães, além da própria Tobruk ainda poder ser abastecida pelo mar, pois o Eixo não havia detido de maneira eficiente a RN.
Um erro similar que os próprios alemães, comandados por von Paulus, um dos mais ferrenhos críticos a Rommel com o DAK, viriam a cometer em Stalingrado mais tarde.
Quanto as especificações tecnicas de tanques alemães, embora melhores que os aliados, eram inferiores em numeros e disponibilidade tbm, uma vez que os alemães não recebiam a mesma assistencia em termos logisticos que os aliados, isto graças a presença de Malta.
Sim os americanos eram amadores, mas tinham vantagem numerica, homens descansados, superioridade aérea entre outras facilidades que fizeram com que o US Army vencesse os alemães em diversos fronts.
Alem do mais, com que tropas ele esperava "limpar" os ingleses da Africa, se ele não tinha essas tropas? Se ele não tinha tropas e não estava preparado para isso por que se lançou em tal "aventura"?
Esta sua afirmação chega no ponto que venho batendo, nunca os alemães foram superiores aos ingleses durante todo o confronto na Africa do Norte, ele fez tal aventura porque tinha ordens a serem seguidas, por pior que elas fossem, ele as fez da melhor maneira que poderia fazer.