Aviação do Exército

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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gabriel219
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Re: Aviação do Exército

#4291 Mensagem por gabriel219 » Dom Set 13, 2020 2:51 am

Glauber Prestes escreveu: Dom Set 13, 2020 1:46 am
FCarvalho escreveu: Dom Set 13, 2020 12:28 am Eu não teria problema nenhum em ver o AW-139M na Avex e na FAB. Tem espaço para ele em ambas as forças.
Na Avex poderia atender as CIAvEx dos comandos de fronteira no CMA/CMN, enquanto os AW-149 seriam empregados como helos de manobra na 2a EHEG dos Bavex. Faria uma bela ótima dupla com os Mi-38.

AW-139M
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7b/Italian_Helicopter_HH139%2C_Trident_Juncture_15_%28cropped%29.jpg

abs
Sei não, o AW-139M ficaria pouca coisa acima do Blackhawk em questão de capacidade, e provavelmente a um custo bem maior. Que vantagem Maria leva ao trocar o BH pelo AW-139M?
Com relação ao Mi-38, ele tem capacidades semelhantes a do H225M, mas aí acho que o Mi-38 realmente seria mais barato, e com porta traseira, o que seria um ganho real de capacidade.
Entre eles, sou mais o AW149. Adotar o AW139M e não o AW149 não faz sentido, tendo em vista que este último é mais moderno.

Aliás, o AW149 é mais barato que o BH, que hoje sai fácil em torno dos US$ 38-42 milhões.




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Re: Aviação do Exército

#4292 Mensagem por FCarvalho » Dom Set 13, 2020 9:56 pm

Glauber Prestes escreveu: Dom Set 13, 2020 1:46 am
FCarvalho escreveu: Dom Set 13, 2020 12:28 am Eu não teria problema nenhum em ver o AW-139M na Avex e na FAB. Tem espaço para ele em ambas as forças.
Na Avex poderia atender as CIAvEx dos comandos de fronteira no CMA/CMN, enquanto os AW-149 seriam empregados como helos de manobra na 2a EHEG dos Bavex. Faria uma bela ótima dupla com os Mi-38.
AW-139M
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7b/Italian_Helicopter_HH139%2C_Trident_Juncture_15_%28cropped%29.jpg
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Sei não, o AW-139M ficaria pouca coisa acima do Blackhawk em questão de capacidade, e provavelmente a um custo bem maior. Que vantagem Maria leva ao trocar o BH pelo AW-139M?
Com relação ao Mi-38, ele tem capacidades semelhantes a do H225M, mas aí acho que o Mi-38 realmente seria mais barato, e com porta traseira, o que seria um ganho real de capacidade.
Até onde eu consegui encontrar informações, o AW-139 ganha em custo de aquisição, operacional e de manutenção. Todos mais baixos que o BH. E no nosso caso, eu entendo que por mais que o BH seja um baita helo, e desejo de 10 e 10 pilotos, o que norteia ao final a aquisição de um vetor, é o conjunto da obra. E neste aspecto, o helo italiano tem/oferece mais vantagens.

Se isso seria o suficiente para convencer a FAB a abrir mãos dos BH - acho quase impossível - só vendo para crer.

abs




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Re: Aviação do Exército

#4293 Mensagem por FCarvalho » Dom Set 13, 2020 10:01 pm

gabriel219 escreveu: Dom Set 13, 2020 2:51 am Entre eles, sou mais o AW149. Adotar o AW139M e não o AW149 não faz sentido, tendo em vista que este último é mais moderno.
Aliás, o AW149 é mais barato que o BH, que hoje sai fácil em torno dos US$ 38-42 milhões.
O Pave Hawk, que seria a versão desejada pela FAB custa não menos que US 40 milhões. E só é usada pela USAF e Coréia do Sul.
Estão começando a serem substituídos pelos Wyskey.
Me parece que como o MD não tomou nenhuma decisão a despeito de uma nova rodada de compras para um helo médio conjunto paras as ffaa's, essa aquisição dos BH pode ficar para depois de 2022, quando se espera o encerramento do projeto dos HX-BR ocm a entrega dos últimos H225M.
Se eu fosse MD, abriria uma nova concorrência em função dos números que cada força ainda tem em demanda para substituir ou complementar seus esquadrões. Quem sabe arrumaríamos preços e condições de compra/financiamento bem melhores do que simplesmente ir bater na porta da Sikorsky ou Helibrás.
Mas isso sou eu aqui pensando com os meus botões.

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Re: Aviação do Exército

#4294 Mensagem por Ckrauslo » Seg Set 14, 2020 1:01 am

Os AW149 permitem sentar a porta como os amerícanos fazem ?
Isso ajuda a ter espaço para mais pessoas dentro.




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Re: Aviação do Exército

#4295 Mensagem por FCarvalho » Seg Set 14, 2020 3:27 pm

A configuração interna dele é essa aqui. A do AW-139 é parecida diferindo apenas na quantidade de pessoal transportado.

Imagem

Se pode sentar na porta, eu já não sei dizer.

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Re: Aviação do Exército

#4296 Mensagem por Túlio » Seg Set 14, 2020 3:50 pm

Isso de sentar no chão tem vez que DÁ POBRÊMA: :lol: :lol: :lol: :lol:






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Re: Aviação do Exército

#4297 Mensagem por jumentodonordeste » Seg Set 14, 2020 5:54 pm

Ô porra, que descida calma.
Ainda bem que jogaram a corda.




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Re: Aviação do Exército

#4298 Mensagem por FCarvalho » Seg Set 14, 2020 9:32 pm

O piloto esqueceu onde era o freio ou confundiu ele com a embreagem... :lol:

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Re: Aviação do Exército

#4299 Mensagem por Viktor Reznov » Seg Set 14, 2020 9:52 pm

Eu devo dizer que concordo também com a ideia de adoção do AW-139M. Em que pese o AW-149 ser um melhor helicóptero em todos os aspectos, as vantagens de preço, manutenção, hora de vôo e número de unidades já entregues no mercado do AW-139, são muito atraentes.




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Re: Aviação do Exército

#4300 Mensagem por FCarvalho » Seg Set 14, 2020 10:04 pm

Podemos ficar com ambos. AW-149M para a Avex, complementando um helo médio-pesado, e os AW-139M para a FAB usar no 8o Gav.

Como a principal missão desses helos é SAR/C-SAR o AW-139M cai como uma luva para ela. E pelo preço e custos, fica até mais fácil de adquirir mais unidades a fim de dotar todos os atuais 5 esquadrões que a FAB possui. Hoje os esquadrões em Manaus e Santa Maria operam com 8 BH e os de Natal e RJ caminham para este mesmo número de H225M. E ainda falta equipar o 2o/10o Gav em Campo Grande, que no momento opera com BH emprestados. Mas o golpe já foi sentido pelos esquadrões que cederam os helos.

Enfim, é aquele negócio. O que é mais fácil? Comprar um punhado de Pave Hawks usados pelo olho da cara e vida útil pela frente muito limitada, ou negociar a compra de 40 AW-139M a serem montados aqui junto com uma quantidade quiçá maior ainda de AW-149M para a Avex?

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Re: Aviação do Exército

#4301 Mensagem por Ckrauslo » Ter Set 15, 2020 12:34 am

Túlio escreveu: Seg Set 14, 2020 3:50 pm Isso de sentar no chão tem vez que DÁ POBRÊMA: :lol: :lol: :lol: :lol:


Acho que mesmo no assento teriam algum tipo de lesão.
O bom do chão é que você consegue desembarcar mais rápido, segue o mesmo principio da bancada do little bird.




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Re: Aviação do Exército

#4302 Mensagem por Fab-Wan » Ter Set 15, 2020 10:22 am

FCarvalho escreveu: Seg Set 14, 2020 10:04 pm Podemos ficar com ambos. AW-149M para a Avex, complementando um helo médio-pesado, e os AW-139M para a FAB usar no 8o Gav.

Como a principal missão desses helos é SAR/C-SAR o AW-139M cai como uma luva para ela. E pelo preço e custos, fica até mais fácil de adquirir mais unidades a fim de dotar todos os atuais 5 esquadrões que a FAB possui. Hoje os esquadrões em Manaus e Santa Maria operam com 8 BH e os de Natal e RJ caminham para este mesmo número de H225M. E ainda falta equipar o 2o/10o Gav em Campo Grande, que no momento opera com BH emprestados. Mas o golpe já foi sentido pelos esquadrões que cederam os helos.

Enfim, é aquele negócio. O que é mais fácil? Comprar um punhado de Pave Hawks usados pelo olho da cara e vida útil pela frente muito limitada, ou negociar a compra de 40 AW-139M a serem montados aqui junto com uma quantidade quiçá maior ainda de AW-149M para a Avex?

abs
O Caracal não novíssimos e os BH da FAB tbm tem são relativamente novos, o primeiro chegou a menos de 15 anos...

Creio que o mais fácil e lógico, seria adquirir um dos 2 modelos acima pra equipar a unidade que falta.

Vai fazer o que com 32 Helis novos e semi/novos pra justificar comprar 40 outros, abrir uma nova cadeia logistica etc...

Eu não entendi foi a obsessão pelo PaveHawk se já tem o Caracal pra SAR/CSAR.




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Re: Aviação do Exército

#4303 Mensagem por FCarvalho » Ter Set 15, 2020 12:30 pm

Fab-Wan escreveu: Ter Set 15, 2020 10:22 am
FCarvalho escreveu: Seg Set 14, 2020 10:04 pm Podemos ficar com ambos. AW-149M para a Avex, complementando um helo médio-pesado, e os AW-139M para a FAB usar no 8o Gav.
Como a principal missão desses helos é SAR/C-SAR o AW-139M cai como uma luva para ela. E pelo preço e custos, fica até mais fácil de adquirir mais unidades a fim de dotar todos os atuais 5 esquadrões que a FAB possui. Hoje os esquadrões em Manaus e Santa Maria operam com 8 BH e os de Natal e RJ caminham para este mesmo número de H225M. E ainda falta equipar o 2o/10o Gav em Campo Grande, que no momento opera com BH emprestados. Mas o golpe já foi sentido pelos esquadrões que cederam os helos.
Enfim, é aquele negócio. O que é mais fácil? Comprar um punhado de Pave Hawks usados pelo olho da cara e vida útil pela frente muito limitada, ou negociar a compra de 40 AW-139M a serem montados aqui junto com uma quantidade quiçá maior ainda de AW-149M para a Avex?
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O Caracal não novíssimos e os BH da FAB tbm tem são relativamente novos, o primeiro chegou a menos de 15 anos...
Creio que o mais fácil e lógico, seria adquirir um dos 2 modelos acima pra equipar a unidade que falta.
Vai fazer o que com 32 Helis novos e semi/novos pra justificar comprar 40 outros, abrir uma nova cadeia logistica etc...
Eu não entendi foi a obsessão pelo PaveHawk se já tem o Caracal pra SAR/CSAR.
Eu concordo que um desses dois helos deveria ser adquirido para complementar a frota. Mas segundo diz-se e aqui e em outras mídias pela internet, o Caracal nunca foi pedido pelas ffaa's, mas enfiado goela abaixo por via política. É um puta helo, mas ele é também muito caro de comprar, e mais caro ainda de manter., mesmo com a Helibrás aqui. Essa é a crítica genérica que ele recebe no Brasil. Conquanto, eu particularmente nunca vi ninguém dos esquadrões que operam esses helos nas três forças reclamarem uma linha deles. E nem poderiam, dado com o que estavam acostumados a ter. E se recebessem mais deles, também duvido que alguém abrisse a boca para reclamar. Por outro lado, os nossos oficiais generais costumam pensar com o fígado e o bolso, e nem tanto com a cabeça.

O Black Hawk é o helo militar de referência no ocidente. Não tem para ninguém. Existe aos milhares, tem logística barata, é fácil de operar e manter, e de longe, cabe de forma mais adequada no bolso das ffaa's brasileiras. Só que com ele também vem as limitações políticas de uso do 'made in USA'.

Como já disse aqui neste mesmo tópico, existe hoje uma lacuna a ser preenchida em torno de 32 novos helos médios como o H225M e/ou Black Hawk nas forças armadas. Ela pode ser preenchida por um ou por outro, e também por outros modelos, se for o caso. A lógica diz que devemos comprar mais H225M, mas no que depender apenas do comando das ffaa's, o BH seria o helo escolhido, pelos motivos acima expostos. Mas esta decisão não é apenas técnica, mas política e econômica também. Se considerarmos que a MB quer ao menos mais 6 Sea Hawks para complementar o HS-1, sem falar nas 4 Tamandaré (5/6) que irão demandar novos helos também, então o helo americano tem sim uma grande chance de se tornar o vetor de asas rotativas militar mais numeroso que temos a deixar a decisão final apenas aos militares.

Mas ninguém pense que a Airbus/Helibrás vai ficar parada olhando isso acontecer sem agir nos bastidores. Por outro lado, o MD é que tem o dever de ofício de gerenciar este processo. E neste meio tempo, como já falei aqui em diversas tópicos, existe uma necessidade enorme de substituição e/ou complementação de helos de todos os tipos no país nas 3 forças, e que não foram satisfeitas já faz muito tempo. E as quantidades demandadas não são nada desprezíveis a nenhuma indústria/vendedor. A questão que fica, é como aproveitar isso em pró não apenas das ffaa's mas sobretudo do país.

Com a palavra o nosso MD.

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Re: Aviação do Exército

#4304 Mensagem por Túlio » Ter Set 15, 2020 2:17 pm

Ckrauslo escreveu: Ter Set 15, 2020 12:34 am
Acho que mesmo no assento teriam algum tipo de lesão.
O bom do chão é que você consegue desembarcar mais rápido, segue o mesmo principio da bancada do little bird.
O filminho era ZOEIRA, tipo shit happens. Aposto que os Pilotos saíram ilesos, pois desde guri leio sobre assentos contra este tipo de choque. Mas postei essencialmente por ser INCOMUM, meu cupincha, coisa que acontece toda hora num dá piada.

Fora isso, e por ter visto menção aos banquinhos do MH-6 Stalker/Night Stalker (morro de inveja), fico cá a pensaire por que não fazem algo assim com os PANTERA: não é tão pequeno mas permitiria facilmente bancos externos para até uns 3 + 3 e talvez ainda deixasse espaço para Operador de Mtr. Temos a aeronave e a conhecemos há décadas, temos a AIRBUS que pode "zerar" tudo o que pagarmos para ser "zerado" e ainda integrar tudo o que pagarmos para que seja integrado, como rotores e motores mais silenciosos (moro pertinho do Parque Osório, onde todo ano em maio acontece a Festa da Cavalaria, logo, já vi de tudo passando e até fazendo hovering logo acima da minha casa e o Panther se ouve de longe - triste é saber de que lado vem, li por aí que tem até um efeito cujo nome justifica isso - justamente por ser barulhento como o inferno; teve uma vez que um Sapão da FAB, sei lá por que, ficou pairando aqui em cima, indo devagarinho em direção ao citado Parque, fiz várias fotos e postei aqui no DB, me pareceu que mesmo tão perto o bicho fazia menos barulho que o Pantera.

Consertados estes POBREMINHAS - e duvido que não tenham conserto, o Lil' Bird original era barulhento também - teríamos uma espécie de Super Stalker e, por consequência, o embrião de uma 160th SOAR tupiniquim, daí era bola pra frente, pois além de servir às FFEE, creio que poderia ser também usados pelos PELOPES de unidades tipo BIL, BIS & correlatas. Aliás, não são só os EUA que possuem unidades aéreas tão especializadas, bem que poderíamos ter também, mas com base no que já conhecemos.




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Re: Aviação do Exército

#4305 Mensagem por gabriel219 » Seg Set 21, 2020 7:18 am

Imagem

Algo que eu queria no EB, 24 deles eu já estaria bem satisfeito!

Será que o custo de operação dele é tão acima do CH-47?

O CH-53K custa o preço de um caça, quem sabe uns CH-53E dando baixa pudessem ser úteis. O que não falta são células pra avaliação.

Sua capacidade próxima às 16 toneladas, possibilitaria transportar um Guarani 6x6 em versão para controlar drones do tipo Type X. É uma capacidade em tanto para a Infantaria Aeromóvel:

Imagem

Talvez até o AV-VBL seja melhor pra missão, com proteção 14.5 mm API e podendo controlar 3-4 UCGV's.

Imagem




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