FAB NEWS
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38022
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5754 vezes
- Agradeceram: 3277 vezes
Re: FAB NEWS
FAB realiza exercício que simula cenários de guerra Irregular, Assimétrica, Regional e Limitada
Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
11/08/2020
https://www.defesaaereanaval.com.br/avi ... e-limitada
Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
11/08/2020
https://www.defesaaereanaval.com.br/avi ... e-limitada
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38022
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5754 vezes
- Agradeceram: 3277 vezes
Re: FAB NEWS
FAB e USAF estreitam relacionamento
Guilherme Wiltgen por GUILHERME WILTGEN 12/08/2020
https://www.defesaaereanaval.com.br/avi ... rsA7LLvuog
Guilherme Wiltgen por GUILHERME WILTGEN 12/08/2020
https://www.defesaaereanaval.com.br/avi ... rsA7LLvuog
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38022
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5754 vezes
- Agradeceram: 3277 vezes
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38022
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5754 vezes
- Agradeceram: 3277 vezes
Re: FAB NEWS
Informações interessantes sobre o atual estado material da FAB. Faço alguma considerações.
https://www.flightglobal.com/download?ac=66025
C295 (SAR) - existem 3 aviões comprados pela FAB, com 2 operacionais e um terceiro por entregar. Na tabela informa que são 3 operacionais mais 2 encomendados. Mas não há nada oficial sobre novas encomendas deste modelo, embora a princípio 8 novas aeronaves tenham sido aventadas pela FAB.
C295 - indica 9 operacionais e outros 9 encomendados. Novamente os números não betem com a realidade real da frota, que consta como sendo de 11(12) aeronaves. Nunca ouvi falar em novas encomendas para este modelo a não ser os SAR.
C/KC-390 - sendo 1 operacional e 26 encomendados. Acho que quando fizeram este documento o segundo avião ainda não tinha sido entregue.
Cessna 208/EMB-110/EMB-120 - são ao todo 98 aeronaves. Se estiver correto, este é o ponto de referência para a demanda do projeto da Embraer com a FAB.
H225M - todas as forças tem 11 helos operacionais, sendo que a FAB tem ainda a receber 5 undes, a Avex 5 undes e a Aviação Naval outras 8 undes. Isto significa um total de 16 undes para FAB e Avex e 19 undes para a MB. Tem algo de estranho nessa conta da revista.
S-70/UH-60L/M - aqui são 16 helos em carga e outros 3 encomendados. Mas ninguém sabe, ninguém viu essa encomenda. Somada a suposta encomenda da Avex, abaixo, seriam 6 helos ao todo.
CH-47F - O EB encomendou 8 unidades desse helo e não contou para ninguém?
Avex S-70/UH-60M - aqui lista 3 undes operacionais com mais 3 encomendadas. Não faço ideia de onde eles tiram esses números.
abs
https://www.flightglobal.com/download?ac=66025
C295 (SAR) - existem 3 aviões comprados pela FAB, com 2 operacionais e um terceiro por entregar. Na tabela informa que são 3 operacionais mais 2 encomendados. Mas não há nada oficial sobre novas encomendas deste modelo, embora a princípio 8 novas aeronaves tenham sido aventadas pela FAB.
C295 - indica 9 operacionais e outros 9 encomendados. Novamente os números não betem com a realidade real da frota, que consta como sendo de 11(12) aeronaves. Nunca ouvi falar em novas encomendas para este modelo a não ser os SAR.
C/KC-390 - sendo 1 operacional e 26 encomendados. Acho que quando fizeram este documento o segundo avião ainda não tinha sido entregue.
Cessna 208/EMB-110/EMB-120 - são ao todo 98 aeronaves. Se estiver correto, este é o ponto de referência para a demanda do projeto da Embraer com a FAB.
H225M - todas as forças tem 11 helos operacionais, sendo que a FAB tem ainda a receber 5 undes, a Avex 5 undes e a Aviação Naval outras 8 undes. Isto significa um total de 16 undes para FAB e Avex e 19 undes para a MB. Tem algo de estranho nessa conta da revista.
S-70/UH-60L/M - aqui são 16 helos em carga e outros 3 encomendados. Mas ninguém sabe, ninguém viu essa encomenda. Somada a suposta encomenda da Avex, abaixo, seriam 6 helos ao todo.
CH-47F - O EB encomendou 8 unidades desse helo e não contou para ninguém?
Avex S-70/UH-60M - aqui lista 3 undes operacionais com mais 3 encomendadas. Não faço ideia de onde eles tiram esses números.
abs
Carpe Diem
- Cassio
- Sênior
- Mensagens: 1332
- Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
- Agradeceu: 51 vezes
- Agradeceram: 477 vezes
Re: FAB NEWS
FCarvalho, tenho as listas de todas as aeronaves da FAB produzidas pela Embraer.
Acompanho a operação delas a muito tempo. Claro que a lista não é perfeita, mas melhor que essa lista aí é.
Depois posto aqui.
Acompanho a operação delas a muito tempo. Claro que a lista não é perfeita, mas melhor que essa lista aí é.
Depois posto aqui.
- Cassio
- Sênior
- Mensagens: 1332
- Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
- Agradeceu: 51 vezes
- Agradeceram: 477 vezes
Re: FAB NEWS
Como promessa é dívida... então vamos lá:
EMB-110 Bandeirante (total : 48 aeronaves em operação).
C-95AM – modelo EMB-110K1 modernizados: 7 aeronaves (2282, 2283, 2285, 2286, 2291, 2296 e 2299).
C-95BM – Modelo EMB-110 P1K modernizados: 22 aeronaves (2300 a 2330 e 2343 a 2347,com exceção das aeronaves 2302 (acidentada), 2306 (canibalizado), 2307 (preservado BACO), 2309 (?), 2310 (acidentado), 2311 (canibalizado), 2315 (acidentado), 2321 (acidentado), 2322 (acidentado), 2324 (acidentado), 2327 (?), 2328 (preservado CTA) e 2347 (danificado – foi ou está sendo recuperado???)
C-95CM - Modelo EMB-110 P1K modernizados: 11 aeronaves (2331 a 2342), com exceção do 2333 (acidentado) – aeronaves 2334 e 2338 em dúvida se já modernizados.
P-95BM – Modelo EMB-111A modernizados: 8 aeronaves (7100 a 7109) com exceção dos 7102 3 7107 acidentados – Obs: 7105, 7106 e 7108 falta confirmação se já modernizados.
Não sei se algum dos P-95A (primeiro lote) continuam em operação.
EMB-120 Brasília (Total: 20 aeronaves em operação).
C-97 2000 a 2020, com exceção do 2001 acidentado.
EMB-312 Tucano (Total: ?? aeronaves em operação).
T-27 1300 a 1450 – (33 unidades perdidas em acidentes; 15 unidades repassadas para a Força Aérea Argentina e 3 repassadas para a Força Aérea Paraguaia; 7 preservados em museus ou como monumentos).
EMB-314 Super Tucano (Total: 91 aeronaves em operação).
A-29A 5700 a 5734 (com 4 perdidos em acidente e 1 aeronave preservada) – 30 aeronaves em operação.
A-29B 5900 a 5966 (com 6 perdidos em acidentes, um deles virou monumento) – 61 aeronaves em operação.
KC-390 (Total 3 aeronaves em operação na FAB e mais 2 em operação na Embraer).
AMX (Total: 4 modernizados, 9 em processo de modernização e mais 15 aprox. em condições de operação – status ??).
5500 a 5544 para os A-1 monoplace e 5650 a 5660 para os biplace.
Modernizados: 5506, 5520, 5525 (danificado por fogo no solo, será recuperado??), 5526, 5652. Mais 9 aeronaves em processo de modernização.
Outros 15 (aproximadamente) AMX em condições de operação sem modernização).
(outros 6 foram perdidos em acidentes, e outros 20 permanentemente retirados de operação).
F-5 Modernizados (Total de 43 F-5EM e 6 F-5FM) – um acidentado 4806.
Família ERJ-145 (Total: 24 aeronaves)
C-99A (modelo EMB-145ER) – 2520 a 2526 (7 aeronaves)
VC-99A (modelo EMB-145LR) – 2550 (1 aeronave)
E-99 (modelo EMB-145SA) – 6700 a 6704 (5 aeronaves)
R-99 (modelo EMB-145RS) – 6750 a 6752 – (3 aeronaves)
VC-99C (modelo EMB-135LR) – 2560 e 2561 (2 aeronaves)
VC-99B (modelo EMB-135BJ Legacy) – 2580 a 2585 (6 aeronaves)
Legacy 500 – (Total 4 aeronaves)
IU-50 3601 a 3604
Phenom 100 – (Total 2 aeronaves + 2 em opção de compra).
U-100 3701 e 3702.
Embraer 190 – (Total 2 aeronaves)
VC-2 2590 e 2591 (presidenciais)
Embraer EMB-202 Ipanema – (Total: 2 aeronaves)
G-19A 0156 e 0157
Se alguém tiver infos para sanar os pontos de dúvida, fica grato.
EMB-110 Bandeirante (total : 48 aeronaves em operação).
C-95AM – modelo EMB-110K1 modernizados: 7 aeronaves (2282, 2283, 2285, 2286, 2291, 2296 e 2299).
C-95BM – Modelo EMB-110 P1K modernizados: 22 aeronaves (2300 a 2330 e 2343 a 2347,com exceção das aeronaves 2302 (acidentada), 2306 (canibalizado), 2307 (preservado BACO), 2309 (?), 2310 (acidentado), 2311 (canibalizado), 2315 (acidentado), 2321 (acidentado), 2322 (acidentado), 2324 (acidentado), 2327 (?), 2328 (preservado CTA) e 2347 (danificado – foi ou está sendo recuperado???)
C-95CM - Modelo EMB-110 P1K modernizados: 11 aeronaves (2331 a 2342), com exceção do 2333 (acidentado) – aeronaves 2334 e 2338 em dúvida se já modernizados.
P-95BM – Modelo EMB-111A modernizados: 8 aeronaves (7100 a 7109) com exceção dos 7102 3 7107 acidentados – Obs: 7105, 7106 e 7108 falta confirmação se já modernizados.
Não sei se algum dos P-95A (primeiro lote) continuam em operação.
EMB-120 Brasília (Total: 20 aeronaves em operação).
C-97 2000 a 2020, com exceção do 2001 acidentado.
EMB-312 Tucano (Total: ?? aeronaves em operação).
T-27 1300 a 1450 – (33 unidades perdidas em acidentes; 15 unidades repassadas para a Força Aérea Argentina e 3 repassadas para a Força Aérea Paraguaia; 7 preservados em museus ou como monumentos).
EMB-314 Super Tucano (Total: 91 aeronaves em operação).
A-29A 5700 a 5734 (com 4 perdidos em acidente e 1 aeronave preservada) – 30 aeronaves em operação.
A-29B 5900 a 5966 (com 6 perdidos em acidentes, um deles virou monumento) – 61 aeronaves em operação.
KC-390 (Total 3 aeronaves em operação na FAB e mais 2 em operação na Embraer).
AMX (Total: 4 modernizados, 9 em processo de modernização e mais 15 aprox. em condições de operação – status ??).
5500 a 5544 para os A-1 monoplace e 5650 a 5660 para os biplace.
Modernizados: 5506, 5520, 5525 (danificado por fogo no solo, será recuperado??), 5526, 5652. Mais 9 aeronaves em processo de modernização.
Outros 15 (aproximadamente) AMX em condições de operação sem modernização).
(outros 6 foram perdidos em acidentes, e outros 20 permanentemente retirados de operação).
F-5 Modernizados (Total de 43 F-5EM e 6 F-5FM) – um acidentado 4806.
Família ERJ-145 (Total: 24 aeronaves)
C-99A (modelo EMB-145ER) – 2520 a 2526 (7 aeronaves)
VC-99A (modelo EMB-145LR) – 2550 (1 aeronave)
E-99 (modelo EMB-145SA) – 6700 a 6704 (5 aeronaves)
R-99 (modelo EMB-145RS) – 6750 a 6752 – (3 aeronaves)
VC-99C (modelo EMB-135LR) – 2560 e 2561 (2 aeronaves)
VC-99B (modelo EMB-135BJ Legacy) – 2580 a 2585 (6 aeronaves)
Legacy 500 – (Total 4 aeronaves)
IU-50 3601 a 3604
Phenom 100 – (Total 2 aeronaves + 2 em opção de compra).
U-100 3701 e 3702.
Embraer 190 – (Total 2 aeronaves)
VC-2 2590 e 2591 (presidenciais)
Embraer EMB-202 Ipanema – (Total: 2 aeronaves)
G-19A 0156 e 0157
Se alguém tiver infos para sanar os pontos de dúvida, fica grato.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38022
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5754 vezes
- Agradeceram: 3277 vezes
Re: FAB NEWS
Cássio, as 2 aeronaves em operação na Embraer tu estás incluindo o protótipo acidentado? Não entendi.
abs
Carpe Diem
- Viktor Reznov
- Sênior
- Mensagens: 6834
- Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
- Agradeceu: 1966 vezes
- Agradeceram: 799 vezes
Re: FAB NEWS
Eu dei uma pesquisada no Google e cheguei a conclusão de que esse papo do EB ter comprado Chinooks é fruto de um rumor de 2014 onde um punhado de publicações especializadas reportaram que o EB estava me negociações pra comprar esse helicóptero.
I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
- Cassio
- Sênior
- Mensagens: 1332
- Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
- Agradeceu: 51 vezes
- Agradeceram: 477 vezes
Re: FAB NEWS
Não estou contando com o acidentado não. Existem operando 2 na Embraer e mais 3 com a FAB.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38022
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5754 vezes
- Agradeceram: 3277 vezes
Re: FAB NEWS
Este segundo avião seria o primeiro de produção a ser entregue para a FAB?
É isso?
Qual o destino hoje do protótipo acidentado? Ficou irrecuperável?
abs
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38022
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5754 vezes
- Agradeceram: 3277 vezes
Re: FAB NEWS
Eu me lembro dessa conversa aqui mesmo no DB. Foram várias páginas de debates sobre o assunto.Viktor Reznov escreveu: ↑Dom Out 04, 2020 9:11 pm Eu dei uma pesquisada no Google e cheguei a conclusão de que esse papo do EB ter comprado Chinooks é fruto de um rumor de 2014 onde um punhado de publicações especializadas reportaram que o EB estava me negociações pra comprar esse helicóptero.
Mas no final, tudo não passava de fake.
Embora a necessidade para um helo pesado exista e seja notada pelo comando da Avex e do EB.
Conseguir colocar as mãos em um já é outra coisa.
abs
Carpe Diem
- Cassio
- Sênior
- Mensagens: 1332
- Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
- Agradeceu: 51 vezes
- Agradeceram: 477 vezes
Re: FAB NEWS
Os que estão na Embraer são o segundo protótipo, e o primeiro de série.
Quanto ao acidentado eu é que pergunto... Você viu as fotos?
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38022
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5754 vezes
- Agradeceram: 3277 vezes
Re: FAB NEWS
Eu vi várias fotos dele em diversas fontes. Mas não tenho cacife para dizer se o tamanho dos estragos foi suficiente para dizer se o avião poderia ser recuperado ou não.
Por isso que perguntei.
abs
Carpe Diem
- Cassio
- Sênior
- Mensagens: 1332
- Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
- Agradeceu: 51 vezes
- Agradeceram: 477 vezes
Re: FAB NEWS
RIP
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61542
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6330 vezes
- Agradeceram: 6677 vezes
- Contato:
Re: FAB NEWS
WTF!!!
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)