FAB NEWS
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 40032
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6292 vezes
- Agradeceram: 3534 vezes
Re: FAB NEWS
FAB realiza exercício que simula cenários de guerra Irregular, Assimétrica, Regional e Limitada
Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
11/08/2020
https://www.defesaaereanaval.com.br/avi ... e-limitada
Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
11/08/2020
https://www.defesaaereanaval.com.br/avi ... e-limitada
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 40032
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6292 vezes
- Agradeceram: 3534 vezes
Re: FAB NEWS
FAB e USAF estreitam relacionamento
Guilherme Wiltgen por GUILHERME WILTGEN 12/08/2020
https://www.defesaaereanaval.com.br/avi ... rsA7LLvuog
Guilherme Wiltgen por GUILHERME WILTGEN 12/08/2020
https://www.defesaaereanaval.com.br/avi ... rsA7LLvuog
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 40032
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6292 vezes
- Agradeceram: 3534 vezes
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 40032
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6292 vezes
- Agradeceram: 3534 vezes
Re: FAB NEWS
Informações interessantes sobre o atual estado material da FAB. Faço alguma considerações.
https://www.flightglobal.com/download?ac=66025
C295 (SAR) - existem 3 aviões comprados pela FAB, com 2 operacionais e um terceiro por entregar. Na tabela informa que são 3 operacionais mais 2 encomendados. Mas não há nada oficial sobre novas encomendas deste modelo, embora a princípio 8 novas aeronaves tenham sido aventadas pela FAB.
C295 - indica 9 operacionais e outros 9 encomendados. Novamente os números não betem com a realidade real da frota, que consta como sendo de 11(12) aeronaves. Nunca ouvi falar em novas encomendas para este modelo a não ser os SAR.
C/KC-390 - sendo 1 operacional e 26 encomendados. Acho que quando fizeram este documento o segundo avião ainda não tinha sido entregue.
Cessna 208/EMB-110/EMB-120 - são ao todo 98 aeronaves. Se estiver correto, este é o ponto de referência para a demanda do projeto da Embraer com a FAB.
H225M - todas as forças tem 11 helos operacionais, sendo que a FAB tem ainda a receber 5 undes, a Avex 5 undes e a Aviação Naval outras 8 undes. Isto significa um total de 16 undes para FAB e Avex e 19 undes para a MB. Tem algo de estranho nessa conta da revista.
S-70/UH-60L/M - aqui são 16 helos em carga e outros 3 encomendados. Mas ninguém sabe, ninguém viu essa encomenda. Somada a suposta encomenda da Avex, abaixo, seriam 6 helos ao todo.
CH-47F - O EB encomendou 8 unidades desse helo e não contou para ninguém?
Avex S-70/UH-60M - aqui lista 3 undes operacionais com mais 3 encomendadas. Não faço ideia de onde eles tiram esses números.
abs
https://www.flightglobal.com/download?ac=66025
C295 (SAR) - existem 3 aviões comprados pela FAB, com 2 operacionais e um terceiro por entregar. Na tabela informa que são 3 operacionais mais 2 encomendados. Mas não há nada oficial sobre novas encomendas deste modelo, embora a princípio 8 novas aeronaves tenham sido aventadas pela FAB.
C295 - indica 9 operacionais e outros 9 encomendados. Novamente os números não betem com a realidade real da frota, que consta como sendo de 11(12) aeronaves. Nunca ouvi falar em novas encomendas para este modelo a não ser os SAR.
C/KC-390 - sendo 1 operacional e 26 encomendados. Acho que quando fizeram este documento o segundo avião ainda não tinha sido entregue.
Cessna 208/EMB-110/EMB-120 - são ao todo 98 aeronaves. Se estiver correto, este é o ponto de referência para a demanda do projeto da Embraer com a FAB.
H225M - todas as forças tem 11 helos operacionais, sendo que a FAB tem ainda a receber 5 undes, a Avex 5 undes e a Aviação Naval outras 8 undes. Isto significa um total de 16 undes para FAB e Avex e 19 undes para a MB. Tem algo de estranho nessa conta da revista.
S-70/UH-60L/M - aqui são 16 helos em carga e outros 3 encomendados. Mas ninguém sabe, ninguém viu essa encomenda. Somada a suposta encomenda da Avex, abaixo, seriam 6 helos ao todo.
CH-47F - O EB encomendou 8 unidades desse helo e não contou para ninguém?
Avex S-70/UH-60M - aqui lista 3 undes operacionais com mais 3 encomendadas. Não faço ideia de onde eles tiram esses números.
abs
Carpe Diem
- Cassio
- Sênior
- Mensagens: 1369
- Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
- Agradeceu: 59 vezes
- Agradeceram: 506 vezes
Re: FAB NEWS
FCarvalho, tenho as listas de todas as aeronaves da FAB produzidas pela Embraer.
Acompanho a operação delas a muito tempo. Claro que a lista não é perfeita, mas melhor que essa lista aí é.
Depois posto aqui.
Acompanho a operação delas a muito tempo. Claro que a lista não é perfeita, mas melhor que essa lista aí é.
Depois posto aqui.
- Cassio
- Sênior
- Mensagens: 1369
- Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
- Agradeceu: 59 vezes
- Agradeceram: 506 vezes
Re: FAB NEWS
Como promessa é dívida... então vamos lá:
EMB-110 Bandeirante (total : 48 aeronaves em operação).
C-95AM – modelo EMB-110K1 modernizados: 7 aeronaves (2282, 2283, 2285, 2286, 2291, 2296 e 2299).
C-95BM – Modelo EMB-110 P1K modernizados: 22 aeronaves (2300 a 2330 e 2343 a 2347,com exceção das aeronaves 2302 (acidentada), 2306 (canibalizado), 2307 (preservado BACO), 2309 (?), 2310 (acidentado), 2311 (canibalizado), 2315 (acidentado), 2321 (acidentado), 2322 (acidentado), 2324 (acidentado), 2327 (?), 2328 (preservado CTA) e 2347 (danificado – foi ou está sendo recuperado???)
C-95CM - Modelo EMB-110 P1K modernizados: 11 aeronaves (2331 a 2342), com exceção do 2333 (acidentado) – aeronaves 2334 e 2338 em dúvida se já modernizados.
P-95BM – Modelo EMB-111A modernizados: 8 aeronaves (7100 a 7109) com exceção dos 7102 3 7107 acidentados – Obs: 7105, 7106 e 7108 falta confirmação se já modernizados.
Não sei se algum dos P-95A (primeiro lote) continuam em operação.
EMB-120 Brasília (Total: 20 aeronaves em operação).
C-97 2000 a 2020, com exceção do 2001 acidentado.
EMB-312 Tucano (Total: ?? aeronaves em operação).
T-27 1300 a 1450 – (33 unidades perdidas em acidentes; 15 unidades repassadas para a Força Aérea Argentina e 3 repassadas para a Força Aérea Paraguaia; 7 preservados em museus ou como monumentos).
EMB-314 Super Tucano (Total: 91 aeronaves em operação).
A-29A 5700 a 5734 (com 4 perdidos em acidente e 1 aeronave preservada) – 30 aeronaves em operação.
A-29B 5900 a 5966 (com 6 perdidos em acidentes, um deles virou monumento) – 61 aeronaves em operação.
KC-390 (Total 3 aeronaves em operação na FAB e mais 2 em operação na Embraer).
AMX (Total: 4 modernizados, 9 em processo de modernização e mais 15 aprox. em condições de operação – status ??).
5500 a 5544 para os A-1 monoplace e 5650 a 5660 para os biplace.
Modernizados: 5506, 5520, 5525 (danificado por fogo no solo, será recuperado??), 5526, 5652. Mais 9 aeronaves em processo de modernização.
Outros 15 (aproximadamente) AMX em condições de operação sem modernização).
(outros 6 foram perdidos em acidentes, e outros 20 permanentemente retirados de operação).
F-5 Modernizados (Total de 43 F-5EM e 6 F-5FM) – um acidentado 4806.
Família ERJ-145 (Total: 24 aeronaves)
C-99A (modelo EMB-145ER) – 2520 a 2526 (7 aeronaves)
VC-99A (modelo EMB-145LR) – 2550 (1 aeronave)
E-99 (modelo EMB-145SA) – 6700 a 6704 (5 aeronaves)
R-99 (modelo EMB-145RS) – 6750 a 6752 – (3 aeronaves)
VC-99C (modelo EMB-135LR) – 2560 e 2561 (2 aeronaves)
VC-99B (modelo EMB-135BJ Legacy) – 2580 a 2585 (6 aeronaves)
Legacy 500 – (Total 4 aeronaves)
IU-50 3601 a 3604
Phenom 100 – (Total 2 aeronaves + 2 em opção de compra).
U-100 3701 e 3702.
Embraer 190 – (Total 2 aeronaves)
VC-2 2590 e 2591 (presidenciais)
Embraer EMB-202 Ipanema – (Total: 2 aeronaves)
G-19A 0156 e 0157
Se alguém tiver infos para sanar os pontos de dúvida, fica grato.
EMB-110 Bandeirante (total : 48 aeronaves em operação).
C-95AM – modelo EMB-110K1 modernizados: 7 aeronaves (2282, 2283, 2285, 2286, 2291, 2296 e 2299).
C-95BM – Modelo EMB-110 P1K modernizados: 22 aeronaves (2300 a 2330 e 2343 a 2347,com exceção das aeronaves 2302 (acidentada), 2306 (canibalizado), 2307 (preservado BACO), 2309 (?), 2310 (acidentado), 2311 (canibalizado), 2315 (acidentado), 2321 (acidentado), 2322 (acidentado), 2324 (acidentado), 2327 (?), 2328 (preservado CTA) e 2347 (danificado – foi ou está sendo recuperado???)
C-95CM - Modelo EMB-110 P1K modernizados: 11 aeronaves (2331 a 2342), com exceção do 2333 (acidentado) – aeronaves 2334 e 2338 em dúvida se já modernizados.
P-95BM – Modelo EMB-111A modernizados: 8 aeronaves (7100 a 7109) com exceção dos 7102 3 7107 acidentados – Obs: 7105, 7106 e 7108 falta confirmação se já modernizados.
Não sei se algum dos P-95A (primeiro lote) continuam em operação.
EMB-120 Brasília (Total: 20 aeronaves em operação).
C-97 2000 a 2020, com exceção do 2001 acidentado.
EMB-312 Tucano (Total: ?? aeronaves em operação).
T-27 1300 a 1450 – (33 unidades perdidas em acidentes; 15 unidades repassadas para a Força Aérea Argentina e 3 repassadas para a Força Aérea Paraguaia; 7 preservados em museus ou como monumentos).
EMB-314 Super Tucano (Total: 91 aeronaves em operação).
A-29A 5700 a 5734 (com 4 perdidos em acidente e 1 aeronave preservada) – 30 aeronaves em operação.
A-29B 5900 a 5966 (com 6 perdidos em acidentes, um deles virou monumento) – 61 aeronaves em operação.
KC-390 (Total 3 aeronaves em operação na FAB e mais 2 em operação na Embraer).
AMX (Total: 4 modernizados, 9 em processo de modernização e mais 15 aprox. em condições de operação – status ??).
5500 a 5544 para os A-1 monoplace e 5650 a 5660 para os biplace.
Modernizados: 5506, 5520, 5525 (danificado por fogo no solo, será recuperado??), 5526, 5652. Mais 9 aeronaves em processo de modernização.
Outros 15 (aproximadamente) AMX em condições de operação sem modernização).
(outros 6 foram perdidos em acidentes, e outros 20 permanentemente retirados de operação).
F-5 Modernizados (Total de 43 F-5EM e 6 F-5FM) – um acidentado 4806.
Família ERJ-145 (Total: 24 aeronaves)
C-99A (modelo EMB-145ER) – 2520 a 2526 (7 aeronaves)
VC-99A (modelo EMB-145LR) – 2550 (1 aeronave)
E-99 (modelo EMB-145SA) – 6700 a 6704 (5 aeronaves)
R-99 (modelo EMB-145RS) – 6750 a 6752 – (3 aeronaves)
VC-99C (modelo EMB-135LR) – 2560 e 2561 (2 aeronaves)
VC-99B (modelo EMB-135BJ Legacy) – 2580 a 2585 (6 aeronaves)
Legacy 500 – (Total 4 aeronaves)
IU-50 3601 a 3604
Phenom 100 – (Total 2 aeronaves + 2 em opção de compra).
U-100 3701 e 3702.
Embraer 190 – (Total 2 aeronaves)
VC-2 2590 e 2591 (presidenciais)
Embraer EMB-202 Ipanema – (Total: 2 aeronaves)
G-19A 0156 e 0157
Se alguém tiver infos para sanar os pontos de dúvida, fica grato.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 40032
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6292 vezes
- Agradeceram: 3534 vezes
Re: FAB NEWS
Cássio, as 2 aeronaves em operação na Embraer tu estás incluindo o protótipo acidentado? Não entendi.Cassio escreveu: Dom Out 04, 2020 11:24 am KC-390 (Total 3 aeronaves em operação na FAB e mais 2 em operação na Embraer).
abs
Carpe Diem
- Viktor Reznov
- Sênior
- Mensagens: 6912
- Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
- Agradeceu: 2044 vezes
- Agradeceram: 827 vezes
Re: FAB NEWS
Eu dei uma pesquisada no Google e cheguei a conclusão de que esse papo do EB ter comprado Chinooks é fruto de um rumor de 2014 onde um punhado de publicações especializadas reportaram que o EB estava me negociações pra comprar esse helicóptero.
I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
- Cassio
- Sênior
- Mensagens: 1369
- Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
- Agradeceu: 59 vezes
- Agradeceram: 506 vezes
Re: FAB NEWS
Não estou contando com o acidentado não. Existem operando 2 na Embraer e mais 3 com a FAB.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 40032
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6292 vezes
- Agradeceram: 3534 vezes
Re: FAB NEWS
Este segundo avião seria o primeiro de produção a ser entregue para a FAB?
É isso?
Qual o destino hoje do protótipo acidentado? Ficou irrecuperável?
abs
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 40032
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6292 vezes
- Agradeceram: 3534 vezes
Re: FAB NEWS
Eu me lembro dessa conversa aqui mesmo no DB. Foram várias páginas de debates sobre o assunto.Viktor Reznov escreveu: Dom Out 04, 2020 9:11 pm Eu dei uma pesquisada no Google e cheguei a conclusão de que esse papo do EB ter comprado Chinooks é fruto de um rumor de 2014 onde um punhado de publicações especializadas reportaram que o EB estava me negociações pra comprar esse helicóptero.
Mas no final, tudo não passava de fake.
Embora a necessidade para um helo pesado exista e seja notada pelo comando da Avex e do EB.
Conseguir colocar as mãos em um já é outra coisa.
abs
Carpe Diem
- Cassio
- Sênior
- Mensagens: 1369
- Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
- Agradeceu: 59 vezes
- Agradeceram: 506 vezes
Re: FAB NEWS
Os que estão na Embraer são o segundo protótipo, e o primeiro de série.FCarvalho escreveu: Seg Out 05, 2020 12:05 pmEste segundo avião seria o primeiro de produção a ser entregue para a FAB?Cassio escreveu: Dom Out 04, 2020 10:01 pm
Não estou contando com o acidentado não. Existem operando 2 na Embraer e mais 3 com a FAB.
É isso?
Qual o destino hoje do protótipo acidentado? Ficou irrecuperável?
abs
Quanto ao acidentado eu é que pergunto... Você viu as fotos?
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 40032
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6292 vezes
- Agradeceram: 3534 vezes
Re: FAB NEWS
Eu vi várias fotos dele em diversas fontes. Mas não tenho cacife para dizer se o tamanho dos estragos foi suficiente para dizer se o avião poderia ser recuperado ou não.Cassio escreveu: Seg Out 05, 2020 12:43 pmOs que estão na Embraer são o segundo protótipo, e o primeiro de série.FCarvalho escreveu: Seg Out 05, 2020 12:05 pm Este segundo avião seria o primeiro de produção a ser entregue para a FAB?
É isso? Qual o destino hoje do protótipo acidentado? Ficou irrecuperável?
abs
Quanto ao acidentado eu é que pergunto... Você viu as fotos?
Por isso que perguntei.
abs
Carpe Diem
- Cassio
- Sênior
- Mensagens: 1369
- Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
- Agradeceu: 59 vezes
- Agradeceram: 506 vezes
Re: FAB NEWS
RIPFCarvalho escreveu: Seg Out 05, 2020 1:25 pmEu vi várias fotos dele em diversas fontes. Mas não tenho cacife para dizer se o tamanho dos estragos foi suficiente para dizer se o avião poderia ser recuperado ou não.Cassio escreveu: Seg Out 05, 2020 12:43 pm
Os que estão na Embraer são o segundo protótipo, e o primeiro de série.
Quanto ao acidentado eu é que pergunto... Você viu as fotos?
Por isso que perguntei.
abs
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 62962
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6826 vezes
- Agradeceram: 7119 vezes
- Contato:
Re: FAB NEWS
WTF!!!




“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”
Morpheus
Morpheus