knigh7 escreveu: Sáb Mar 23, 2019 10:30 pm
Crisaman escreveu: Sáb Mar 23, 2019 10:14 pm
É por isso que eu não queria falar de politica. Tem gente que não sabe lidar com um comentário sem ser agressivo.
O mérito do alinhamento politico do governo não estava sendo discutido. O alinhamento com o ocidente e principalmente com os Estados Unidos pode trazer muitas vantagens. Principalmente com relação ao FMS e a liberação de materiais de defesa previamente embargados, assim como a tão sonhada por grande parte dos militares do Brasil a entrada para a OTAN. Também a participação mais frequente em exercícios multinacionais e a troca de informações sigilosas sobre países fronteiriços.
Agora se um país como a China estivesse disposta a abrir uma fábrica no Brasil pra produzir obuses de 155mm no padrão OTAN e com transferência de tecnologia para o mercado interno e quem sabe para exportação gerando empregos aqui seria indubitavelmente uma vantagem para o Brasil. E dispensar uma oportunidade dessas ou parecida com essa por causa de ideologia seria uma desvantagem para o Brasil.
Todas as escolhas tem vantagens e desvantagens.
Antes de agredir analise.
Grato.
Desde o início dos anos 2000 havia uma política de aproximação com a Rússia e com a China e houve inúmeras concorrências e possibilidade de cooperação. Passou-se uma década e meia e apenas conseguiram emplacar o Mi-35, e isso com muita pressão por parte do Governo.
Não vai ser agora nos 4 anos do Governo Bolsonaro que será diferente. Sim, ele não gosta daqueles países. Mas as escolhas continuarão sendo mais do mesmo.
Você que me desculpe, mas nunca existiu politica de aproximação com Rússia e China, no máximo, existiu uma aproximação comercial, mas parou por aí.
Quer um exemplo? Veja o PAK FA, apoiado pelo governo e recusado pela própria FAB numa desculpa maluca de que o FX-2 tinha por objetivo a absorção de tecnologia para a construção de um caça de quinta geração, quando eles já estavam nos oferecendo a participação num projeto, coisa muito mais proveitosa que qualquer transferência de tecnologia e ainda mais 120 SU-35 por 10 bilhões, preferiram comprar o Gripen, com um acordo de intenções para um caça de quinta geração que nem desenho tem, por 5 bilhões.
Uma coisa é verdade, teve muita pressão do governo, porque se depender dos militares, por ideologia, nem isso.
Sobre esse governo, não cabe a ele gostar ou desgostar de ninguém, o Bolsonaro é presidente, não é dono do Brasil, ele que guarde os gostos pessoais dele para si, assim como os militares devem fazer o mesmo. O Brasil já perdeu muito por causa de ideologia anacrônica, tanto esquerdista quanto neconservadora. O que o Brasil precisa é de alguém preocupado com o Brasil, não com politicagem,