Primeiramente, um esclarecimento. Fiquei de ver a questão da tributação para os colegas. Não vi ainda porque quero estudar o tema a fundo. Como estou de férias até o dia 20 ainda não consegui tempo de estudar. Férias em casa a gente tem tudo menos sossego para estudar
Sobre os investimentos. Apesar de pertencer à suposta geração X, de pessoas nascidas no final da decada de 80 e inicio de 90 que, em tese, tiveram maior contato com tecnologia, eu sou extremamente desconfiado com questões envolvendo dinheiro e internet. Só para vocês terem uma ideia, só comecei a usar internet banking no celular em 2018.
Por isso, eu tenho uma desconfiança muito grande de criptomoedas. Apesar de esse ser indiscutivelmente o futuro, sempre chego atrasado nessas novidades. Todavia, as criptomoedas seguem um princípio muito antigo, semelhante ao das ações, e estão na rara categoria de "bens móveis" sujeitos a valorização.
Vejam que juridicamente ações de uma empresa são considerados bens móveis. A tendência geral de quase todos os bens móveis é se desvalorizar (ex: carro, celular, tablet, televisão e qualquer outro bem móvel que se possa imaginar). Imóveis por sua vez em geral tem tendência de valorização (o que não é regra absoluta). Observem, todavia, que ações de uma empresa qualquer são bens móveis juridicamente falando, mas que violam a tendencia geral dos bens móveis de se desvalorizarem. As ações podem sim se desvalorizarem, isso acontece com frequência, mas elas também possuem uma forte tendência de se valorizarem. Essa tendência é tão constante que existe a bolsa de valores justamente para medir o volume de negociações. E o órgão que fiscaliza a bolsa e as empresas é a CVM, Comissão de Valores Mobiliários.
Pois bem, sou cético quanto as cripto moedas enquanto moedas, mas não sou enquanto bens moveis sujeitos a valorização. Por isso que ela se prestou desde o início muito mais como uma espécie de "ouro virtual" (o ouro é outro raro bem móvel sujeito a valorização) do que efetivamente como "moeda virtual". Mas enfim, isso é só teoria minha. Por isso que para fins de especulação criptomoedas se tornou um santo graal.
Me posicionando em relação aos posts do Tulio e do PRP ao mesmo tempo.
Se a intenção for especular eu penso que investir em criptomoedas e/ou ações de valores baixos é o caminho, pois elas possuem mais chances de dobrar de valor.
Ações da Taurus eram vendidas a 1 real há dois anos atrás. Por causa do Bozo hoje é vendida a 8 reais. Quem tinha 10 mil reais aplicados tinha 10 mil bens móveis que valiam 1 real cada. Hoje tem 80 mil reais, que correspondem aos mesmos 10 mil bens móveis que agora valem 8 reais cada. O mesmo raciocínio se aplica a cripto moedas.
Observem que para uma ação de 50 reais dobrar de valor ela terá que ganhar mais 50 reais. O que é possível, mas bem difícil. Todavia, para uma ação de 1 real dobrar de valor ela tem que ganhar só mais 1 real, o que não é tão difícil assim.
Mas ninguém pode esquecer que especulação é investimento de alto risco. Cada um faz assumindo as próprias responsabilidades. Seguindo o mesmo raciocínio acima, se você comprar ações de 1 real e ela cair para 50 centavos seu dinheiro se desvalorizou pela metade. Quem aplica 10 mil reais em 10 mil ações de 1 real e depois elas caem para 50 centavos a pessoa passa a ter 10 mil ações que valem 5 mil reais. É um jogo perigoso. Nesse caso das ações com o risco da empresa se descendênciar da bolsa.
Tudo isso que foi dito aplica-se também às cripto moedas. Observem os preços das cripto moedas listadas pelo Tulio, elas têm se comportado da mesma maneira.
Se a intenção não é especular, mas investir a longo prazo para aposentadoria, penso que são dois caminhos: I) investir direto na bolsa e diversificar nas maiores empresas (e ações mais caras na casa das varias dezenas de reais) em busca de bons dividendos e reaplicar esses dividendos em novas ações; e/ou II) investir em Fundos, que são empresas que captam recursos e fazem todos os tipos de investimento, tem fundo de ação, fundo imobiliário (que ja falei la atrás). Investir em fundos tem a vantagem que você deixa na mão de especialistas o cuidado com seu dinheiro. Tem um livro de um autor chamado Gustavo Cerbasi sobre isso.
Para quem quer especular em ações com alto risco (por conta própria e não me responsabilizo por nada) ações da empresa de telefonia da Oi é um exemplo. Elas ja valeram mais de 40 reais cada ação no passado, mas como a empresa está em recuperação judicial as ações sofreram um tombo e hoje valem algo na casa de 1 real e alguns centavos. A expectativa da Oi de recuperar é grande, seja por ajuda de governo ou aporte de investimento externo. Comprar uma ação dela hoje a 1 real e ela ir pra casa dos 10 reais em alguns anos dará ao detentor desse bem móvel uma valorização de nada mais nada menos que 1000%. Imagine então se ela voltar aos 40 reais.
Mas se a Oi vier a falir de vez pode dar tchau para o seu dinheiro.
Penso que a Taurus ainda compensa a 8 reais, talvez ainda dobre pra casa dos 16 reais se a regulamentação do porte de armas implicar em aumento imediato de armas de fogo as ações da Taurus eu creio que valorizam ainda mais.
Enfim, todo esse raciocínio das ações se aplicam às criptomoedas.
Se alguém for investir o faça por exclusiva responsabilidade, consciente de que são investimentos de altissimo risco, não me responsabilizo por absolutamente nada.
Fico devendo ainda algumas informações sobre a tributação. Vou postar assim que tiver informações bem seguras.
Abraço cordial a todos.
Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)