TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
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Gripen NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82096 Mensagem por Túlio » Dom Ago 05, 2018 10:38 pm

Tutankhamon escreveu: Dom Ago 05, 2018 10:20 pm Vocês são muito chatos com estas comparações impossíveis com o Super-Hornet.

Muito mais poderoso que o Gripinho ou Raptorzinho era o Helicóptero do seriado "Aguia de Fogo" :D

Um derivado do Bell 222 tinha:

Velocidade Mach 1 e ate Mach 2 em emergência :shock:

Capacidade de voo estratosférico :o

Armamento:

Míssil Agm-12 Bullpipe ( uns 810 kg),
Misseis Sidewinders, mísseis Maverick, canhões de 40mm, metralhadoras, gatling 20mm direcionavel, tudo num compartimento de no maximo, 1,5 metros :D :D

Depois vocês ficam falando de SuperHornet matador de aliens :mrgreen:

Abraços
Pior que lembro do filme, FARAÓ véio: os caras mandam um F-16 disparar um Sidewinder e ele usa uma chaminé para se esconder, MORTAL!!!

Sodas ser véio... :lol: :lol: :lol: :lol:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82097 Mensagem por Sterrius » Dom Ago 05, 2018 10:39 pm

Acho que ao invés de se preocuparem com o Gripen vs resto.

Deviam se preocupar mais com a estrutura de nossos aeroportos militares.

Estão bem ou vamos ter que limitar o número de aviões em cada aeroporto por falta de times suficientes pra armar, reabastecer e reparar?

Uma equipe de suporte é tão ou mais importante que o caça em si. São eles que definem quantas vezes o avião voltará pro ar depois de cada missão.
Sem eles, aviões não passam de peso de papel após algumas horas de voo.

E isso tb vem com toda a logística, pois eles não criam combustíveis,peças, bombas e misseis do nada.

Sem isso podemos ter 500 F35 com combustível ilimitado e pilotos treinados que não fará diferença.
Se preocupem hoje com o back. E não com o front.

tb me preocupa as horas de voo anuais que nossos pilotos recebem.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82098 Mensagem por gabriel219 » Seg Ago 06, 2018 12:50 am

Gripen pode decolar de pistas de rodovias e há excelentes pistas no Brasil, como no Nordeste. Aeroportos a rodo, então essa é a menor das preocupações.

Aliás, alguns PEF's possuem pista de pouso asfaltada.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82099 Mensagem por Sterrius » Seg Ago 06, 2018 2:54 am

Asfalto é a menor das preocupações pra quase qualquer avião. Pista de pouso asfaltada não falta nem aqui nem numa Bolívia da vida. E com pouquíssima preparação alguns caminhões com asfalto podem reparar 1 aeroporto quase que diariamente.

A logística pra gasolina + armas + peças chegarem ao local todos os dias e permitir que várias equipes trabalhem ao mesmo tempo é a questão.

Não adianta chegar 100mil litros de gasolina/dia no aeroporto se vc só tem 2 bombas pra reabastecer os aviões ou pods. Logo nunca mais de 2 aviões serão reabastecidos ao mesmo tempo não importa quanto combustível você tenha.
Tb não adianta ter 20 aviões em um aeroporto se só chega bombas/dia pra 5 missões com 2 aviões cada. Ou 1 usando 10.

E por fim, não adianta 20 aviões levantarem vôo se a cada X horas eles precisam ser reparados mas só tem peças pra 3 deles sem previsão pra mais.

È isso que vai determinar a real efetividade do equipamento.
Vale mais um F16 antigão que tem tudo em fartura que um F35 onde falta tudo. O primeiro realizará inúmeras missões por dia enquanto o outro apenas sairá do chão para as mais importantes ou resguardado para emergências.
Um pode mudar o curso da guerra devido a sua capacidade de estar toda hora atrapalhando o inimigo. O segundo é um incomodo que causa danos mas dificilmente irá ser o responsável por decidir o conflito.


Pra cada avião são precisos de 4 a 8 pessoas bem treinadas. Logo um esquadrão de 10 caças precisará de 40 a 80 pessoas treinadas apenas pra manter os aviões nos trinques. O número varia de acordo com a intensidade do uso e pode aumentar.

E não estou contando o povo da logistica que armazena, organiza e faz os pedidos de novas peças + armas.
Não to contando o povo da comunicação.
Pilotos extras pra eventuais mortes/ferimentos. E também extras pra própria equipe pois mecânicos se machucam, ficam cansados ou mesmo são mortos em 1 ataque. (Já que acertar pista de aeroporto basta misseis atirados de longe, feitos regularmente o aeroporto fica severamente limitado).

E por ae vai.

E nem entramos no uso dos outros aviões com suas próprias missões, usos e equipe dividindo o aeroporto com os caças.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82100 Mensagem por Tutankhamon » Seg Ago 06, 2018 1:17 pm

Olá pessoal,

Me desculpem a insistência, mas tô curioso pra saber se o artigo que coloquei uns posts atrás sobre o piloto de testes da Lockheed ter dito que o Gripen NG sairia vencedor de um combate com o F-16V mais avançado e que QUALQUER caça existente atualmente teria grande dificuldade de vencê-lo, caso ele entregue tudo o que promete.

Queria saber se já foi discutido antes ou se o site ou outra coisa qualquer não é confiável.

Mais um vez , perdão pela insistência, mas achei , na ocasião, muito revelador por que conhece do assunto , e não nós, simples opinólogos.

Abração a todos e uma boa semana.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82101 Mensagem por knigh7 » Seg Ago 06, 2018 11:12 pm

Sterrius escreveu: Dom Ago 05, 2018 10:39 pm Acho que ao invés de se preocuparem com o Gripen vs resto.

Deviam se preocupar mais com a estrutura de nossos aeroportos militares.

Estão bem ou vamos ter que limitar o número de aviões em cada aeroporto por falta de times suficientes pra armar, reabastecer e reparar?

Uma equipe de suporte é tão ou mais importante que o caça em si. São eles que definem quantas vezes o avião voltará pro ar depois de cada missão.
Sem eles, aviões não passam de peso de papel após algumas horas de voo.

E isso tb vem com toda a logística, pois eles não criam combustíveis,peças, bombas e misseis do nada.

Sem isso podemos ter 500 F35 com combustível ilimitado e pilotos treinados que não fará diferença.
Se preocupem hoje com o back. E não com o front.

tb me preocupa as horas de voo anuais que nossos pilotos recebem.
Acho que algumas coias eu posso responder.

O CLS contratado pela FAB é de nível 3, bastante completo. Abrange 26.500 horas de operação por 5 anos (aquilo que vier vencer antes). Foi calculado para as aeroanaves voarem 200 horas por ano (disponibilidade de 3/4 das aeronaves). Envolve também, dentre outras coisas, as peças de reposição para garantir operação por esse tempo. Estabelecido para ter alta disponibilidade e voar bastante.

Quanto as operações em locais com pouca infraestrutura a SAAB oferece aos operadores do Gripen um Deployable Aircraft Maintrenance Facility.

Mais informações no link:

https://saab.com/air/support-solutions- ... -facility/

Se a FAB adquiriu ou pensa em adquirir, eu não sei. Mas vale ressaltar que a FAB vem estudando a operação do caça na Flygvapnet, que tem como doutrina a operação do Gripen espalhados. E a bem verdade mesmo, o processo vem sendo muito bem pensado.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82102 Mensagem por FCarvalho » Ter Ago 07, 2018 12:02 am

Apesar de entender o modelo organizacional da força aérea sueca um dos melhores do mundo, ele é muito bom... para os suecos e suas necessidades.

Só espero que a FAB não deixe de lado o modelo americano para, simplesmente, adotar outro, também importado.

Se não é trocar seis por meia dúzia.

Abs




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82103 Mensagem por knigh7 » Ter Ago 07, 2018 12:26 am

Nãão. A FAB é uma Força Aérea americanizada e vai continuar sendo. Está no DNA dela, desde a criação. Assim como ocorre com as outras 2 Forças, a maioria dos cursos e intercâmbio que os militares fazem são nos EUA.
Mas acho válido ela implantar experiências válidas em outras de outras Forças.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82104 Mensagem por knigh7 » Ter Ago 07, 2018 1:53 am

FCarvalho escreveu: Sáb Ago 04, 2018 1:31 pm Eu gostaria de lembrar aos amigos que independente de qualquer caça a FAB operar, ele deve ser integrado ao SISCEAB.
Basta uma pequena procura pelo termo na net e podemos observar o quão complexo e gigante é este sistema.
Dado que estamos implantando o SISFRONT e mais cedo ou tarde o SIGAAZ, o conceito de NCW irá imperar na nossa matriz estratégica de defesa. Caças inclusive.
Neste aspecto, todos os concorrentes desde o F-X1 tinham, e tem, seus prós e contras a despeito da sua capacidade de ser integrado à nossa rede de defesa aeroespacial. E o Gripen E não é uma exceção. Mas do ponto de vista da FAB é o que mais se aproxima disso na relação custo X benefício.
Sim, está corrento o que escreveu. GripenNG deve ser pensado no conceito moderno de guerra centrada em rede, que está sendo implantado nas nossas FFAA (não na velocidade em que queremos).
Para ilustrar, a SAAB lançou um vídeo recentemente sobre o caça dentro do ambiente EW e NCW:

https://csp.screen9.com/iframe/E0bg9NYF ... KEl2k0x-A0




Editado pela última vez por knigh7 em Ter Ago 07, 2018 1:28 pm, em um total de 1 vez.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82105 Mensagem por FCarvalho » Ter Ago 07, 2018 9:20 am

knigh7 escreveu: Ter Ago 07, 2018 12:26 am Nãão. A FAB é uma Força Aérea americanizada e vai continuar sendo. Está no DNA dela, desde a criação. Assim como ocorre com as outras 2 Forças, a maioria dos cursos e intercâmbio que os militares fazem são nos EUA.Mas acho válido ela implantar experiências válidas em outras de outras Forças.
Pode até ser, mas a essa altura da sua história, uma força quase centenária deveria no mínimo procurar seus próprios caminhos, e tentar ser mais "abrasileirada".

E qualquer ajuda ou boas experiências, é referências, seriam bem vindas.

Mas viver querendo ser uma mini USAF da vida é... pra se pensar. :roll:

Abs




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82106 Mensagem por Sterrius » Ter Ago 07, 2018 10:13 am

knigh7 escreveu: Seg Ago 06, 2018 11:12 pm
Sterrius escreveu: Dom Ago 05, 2018 10:39 pm Acho que ao invés de se preocuparem com o Gripen vs resto.

Deviam se preocupar mais com a estrutura de nossos aeroportos militares.

Estão bem ou vamos ter que limitar o número de aviões em cada aeroporto por falta de times suficientes pra armar, reabastecer e reparar?

Uma equipe de suporte é tão ou mais importante que o caça em si. São eles que definem quantas vezes o avião voltará pro ar depois de cada missão.
Sem eles, aviões não passam de peso de papel após algumas horas de voo.

E isso tb vem com toda a logística, pois eles não criam combustíveis,peças, bombas e misseis do nada.

Sem isso podemos ter 500 F35 com combustível ilimitado e pilotos treinados que não fará diferença.
Se preocupem hoje com o back. E não com o front.

tb me preocupa as horas de voo anuais que nossos pilotos recebem.
Acho que algumas coias eu posso responder.

O CLS contratado pela FAB é de nível 3, bastante completo. Abrange 26.500 horas de operação por 5 anos (aquilo que vier vencer antes). Foi calculado para as aeroanaves voarem 200 horas por ano (disponibilidade de 3/4 das aeronaves). Envolve também, dentre outras coisas, as peças de reposição para garantir operação por esse tempo. Estabelecido para ter alta disponibilidade e voar bastante.

Quanto as operações em locais com pouca infraestrutura a SAAB oferece aos operadores do Gripen um Deployable Aircraft Maintrenance Facility.

Mais informações no link:

https://saab.com/air/support-solutions- ... -facility/

Se a FAB adquiriu ou pensa em adquirir, eu não sei. Mas vale ressaltar que a FAB vem estudando a operação do caça na Flygvapnet, que tem como doutrina a operação do Gripen espalhados. E a bem verdade mesmo, o processo vem sendo muito bem pensado.
Bom saber. Porque agora que o caça foi escolhido nossa preocupação tem que ser justamente essa.

+horas voo
+capacidade de uso em pouca infraestrutura
Fartura de armas e logistica.
Fartura de equipes de suporte

Não só pro treino mas tb pro caso de conflito.

È avião pra 20-50 anos e essa decisão não voltará atrás. Hora de olharmos pra frente e não nos E Se do rafale ou F18.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82107 Mensagem por gabriel219 » Ter Ago 07, 2018 12:57 pm

Talvez seja o caso da FAB possuir pequenos destacamentos com DAMF espalhados e até aumenta a importância de helis pesados, que podem transportar armamentos e combustível de tais destacamentos até uma rodovia ou coisa parecida.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82108 Mensagem por Túlio » Ter Ago 07, 2018 1:13 pm

gabriel219 escreveu: Ter Ago 07, 2018 12:57 pm Talvez seja o caso da FAB possuir pequenos destacamentos com DAMF espalhados e até aumenta a importância de helis pesados, que podem transportar armamentos e combustível de tais destacamentos até uma rodovia ou coisa parecida.
Não entendi, cupincha: helis pesados como o Chinook são importantíssimos e não só para a FAB mas não vejo nem de longe como sua função principal apoiar caça desdobrado fora da Base, é jogar dinheiro fora. Caça precisa de pista, assim, seria muito mais custo-efetivo empregar aeronaves mais leves (da classe do Sherpa, p ex, e PELAMOR, não estou dizendo que o próprio Sherpa é o melhor, falei CLASSE) para transportar combustível até áreas onde não se tivesse acesso senão pelo ar (e com quase tantos KCs quanto Gripens, sempre dá para decolar e fazer REVO), além de coisas que não se pode transferir em voo, como pessoal de manutenção, munições (mísseis, foguetes, bombas, cartuchos 27 para canhão), peças, equipamentos de teste & quetales, e isso para não falar no óbvio, como alimentos, água potável, equipamentos e até pessoal de Saúde.

Imagines quanto custaria manter um só Elemento de Gripen (2 caças) num local improvisado no meio da AMZ usando Chinook; depois compares com o custo para fazer a mesma coisa usando uma aeronave STOL de asa fixa com capacidade de carga em torno de umas 3 tons ou até menos... :wink: 8-]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82109 Mensagem por Tutankhamon » Ter Ago 07, 2018 1:36 pm

Noticia Jornal Nacional julho de 2021 um dia chuvoso no Sul :D :

Willian Boner (sim ainda ele) :mrgreen: :

" Uma rodovia no interior de Minas Gerais foi fechado ao tráfego para um exercício militar inusitado no país:
Após a chegado de um contingente do exército (?) com viaturas militares que impediram o tráfego na Br.... em uma extensão de cerca de 700 metros da pista em linha reta. Um efetivo da aeronáutica acompanhava a manobra em caminhões portando combustível e ,ainda mantido em segredo, armamento para os jatos Gripen NG que foram pousando e sendo reabastecidos neste distante recanto......"
"Numa impressionante demonstração de agilidade os caças decolaram reabastecidos e municiados para uma nova missão...."




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82110 Mensagem por Túlio » Ter Ago 07, 2018 1:42 pm

Tutankhamon escreveu: Ter Ago 07, 2018 1:36 pm Noticia Jornal Nacional julho de 2021 um dia chuvoso no Sul :D :

Willian Boner (sim ainda ele) :mrgreen: :

" Uma rodovia no interior de Minas Gerais foi fechado ao tráfego para um exercício militar inusitado no país:
Após a chegado de um contingente do exército (?) com viaturas militares que impediram o tráfego na Br.... em uma extensão de cerca de 700 metros da pista em linha reta. Um efetivo da aeronáutica acompanhava a manobra em caminhões portando combustível e ,ainda mantido em segredo, armamento para os jatos Gripen NG que foram pousando e sendo reabastecidos neste distante recanto......"
"Numa impressionante demonstração de agilidade os caças decolaram reabastecidos e municiados para uma nova missão...."

Tás brincando, isso deu na tevê mesmo??? :shock: :shock: :shock: :shock:

Que birutagem, Faraó... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




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