Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
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Túlio
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#82096
Mensagem
por Túlio » Dom Ago 05, 2018 10:38 pm
Tutankhamon escreveu: ↑Dom Ago 05, 2018 10:20 pm
Vocês são muito chatos com estas comparações impossíveis com o Super-Hornet.
Muito mais poderoso que o Gripinho ou Raptorzinho era o Helicóptero do seriado "Aguia de Fogo"
Um derivado do Bell 222 tinha:
Velocidade Mach 1 e ate Mach 2 em emergência
Capacidade de voo estratosférico
Armamento:
Míssil Agm-12 Bullpipe ( uns 810 kg),
Misseis Sidewinders, mísseis Maverick, canhões de 40mm, metralhadoras, gatling 20mm direcionavel, tudo num compartimento de no maximo, 1,5 metros
Depois vocês ficam falando de SuperHornet matador de aliens
Abraços
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#82097
Mensagem
por Sterrius » Dom Ago 05, 2018 10:39 pm
Acho que ao invés de se preocuparem com o Gripen vs resto.
Deviam se preocupar mais com a estrutura de nossos aeroportos militares.
Estão bem ou vamos ter que limitar o número de aviões em cada aeroporto por falta de times suficientes pra armar, reabastecer e reparar?
Uma equipe de suporte é tão ou mais importante que o caça em si. São eles que definem quantas vezes o avião voltará pro ar depois de cada missão.
Sem eles, aviões não passam de peso de papel após algumas horas de voo.
E isso tb vem com toda a logística, pois eles não criam combustíveis,peças, bombas e misseis do nada.
Sem isso podemos ter 500 F35 com combustível ilimitado e pilotos treinados que não fará diferença.
Se preocupem hoje com o back. E não com o front.
tb me preocupa as horas de voo anuais que nossos pilotos recebem.
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#82098
Mensagem
por gabriel219 » Seg Ago 06, 2018 12:50 am
Gripen pode decolar de pistas de rodovias e há excelentes pistas no Brasil, como no Nordeste. Aeroportos a rodo, então essa é a menor das preocupações.
Aliás, alguns PEF's possuem pista de pouso asfaltada.
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#82099
Mensagem
por Sterrius » Seg Ago 06, 2018 2:54 am
Asfalto é a menor das preocupações pra quase qualquer avião. Pista de pouso asfaltada não falta nem aqui nem numa Bolívia da vida. E com pouquíssima preparação alguns caminhões com asfalto podem reparar 1 aeroporto quase que diariamente.
A logística pra gasolina + armas + peças chegarem ao local todos os dias e permitir que várias equipes trabalhem ao mesmo tempo é a questão.
Não adianta chegar 100mil litros de gasolina/dia no aeroporto se vc só tem 2 bombas pra reabastecer os aviões ou pods. Logo nunca mais de 2 aviões serão reabastecidos ao mesmo tempo não importa quanto combustível você tenha.
Tb não adianta ter 20 aviões em um aeroporto se só chega bombas/dia pra 5 missões com 2 aviões cada. Ou 1 usando 10.
E por fim, não adianta 20 aviões levantarem vôo se a cada X horas eles precisam ser reparados mas só tem peças pra 3 deles sem previsão pra mais.
È isso que vai determinar a real efetividade do equipamento.
Vale mais um F16 antigão que tem tudo em fartura que um F35 onde falta tudo. O primeiro realizará inúmeras missões por dia enquanto o outro apenas sairá do chão para as mais importantes ou resguardado para emergências.
Um pode mudar o curso da guerra devido a sua capacidade de estar toda hora atrapalhando o inimigo. O segundo é um incomodo que causa danos mas dificilmente irá ser o responsável por decidir o conflito.
Pra cada avião são precisos de 4 a 8 pessoas bem treinadas. Logo um esquadrão de 10 caças precisará de 40 a 80 pessoas treinadas apenas pra manter os aviões nos trinques. O número varia de acordo com a intensidade do uso e pode aumentar.
E não estou contando o povo da logistica que armazena, organiza e faz os pedidos de novas peças + armas.
Não to contando o povo da comunicação.
Pilotos extras pra eventuais mortes/ferimentos. E também extras pra própria equipe pois mecânicos se machucam, ficam cansados ou mesmo são mortos em 1 ataque. (Já que acertar pista de aeroporto basta misseis atirados de longe, feitos regularmente o aeroporto fica severamente limitado).
E por ae vai.
E nem entramos no uso dos outros aviões com suas próprias missões, usos e equipe dividindo o aeroporto com os caças.
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#82100
Mensagem
por Tutankhamon » Seg Ago 06, 2018 1:17 pm
Olá pessoal,
Me desculpem a insistência, mas tô curioso pra saber se o artigo que coloquei uns posts atrás sobre o piloto de testes da Lockheed ter dito que o Gripen NG sairia vencedor de um combate com o F-16V mais avançado e que QUALQUER caça existente atualmente teria grande dificuldade de vencê-lo, caso ele entregue tudo o que promete.
Queria saber se já foi discutido antes ou se o site ou outra coisa qualquer não é confiável.
Mais um vez , perdão pela insistência, mas achei , na ocasião, muito revelador por que conhece do assunto , e não nós, simples opinólogos.
Abração a todos e uma boa semana.
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#82101
Mensagem
por knigh7 » Seg Ago 06, 2018 11:12 pm
Sterrius escreveu: ↑Dom Ago 05, 2018 10:39 pm
Acho que ao invés de se preocuparem com o Gripen vs resto.
Deviam se preocupar mais com a estrutura de nossos aeroportos militares.
Estão bem ou vamos ter que limitar o número de aviões em cada aeroporto por falta de times suficientes pra armar, reabastecer e reparar?
Uma equipe de suporte é tão ou mais importante que o caça em si. São eles que definem quantas vezes o avião voltará pro ar depois de cada missão.
Sem eles, aviões não passam de peso de papel após algumas horas de voo.
E isso tb vem com toda a logística, pois eles não criam combustíveis,peças, bombas e misseis do nada.
Sem isso podemos ter 500 F35 com combustível ilimitado e pilotos treinados que não fará diferença.
Se preocupem hoje com o back. E não com o front.
tb me preocupa as horas de voo anuais que nossos pilotos recebem.
Acho que algumas coias eu posso responder.
O CLS
contratado pela FAB é de nível 3, bastante completo. Abrange 26.500 horas de operação por 5 anos (aquilo que vier vencer antes). Foi calculado para as aeroanaves voarem 200 horas por ano (disponibilidade de 3/4 das aeronaves). Envolve também, dentre outras coisas, as peças de reposição para garantir operação por esse tempo. Estabelecido para ter alta disponibilidade e voar bastante.
Quanto as operações em locais com pouca infraestrutura a SAAB oferece aos operadores do Gripen um Deployable Aircraft Maintrenance Facility.
Mais informações no link:
https://saab.com/air/support-solutions- ... -facility/
Se a FAB adquiriu ou pensa em adquirir, eu não sei. Mas vale ressaltar que a FAB vem estudando a operação do caça na Flygvapnet, que tem como doutrina a operação do Gripen espalhados. E a bem verdade mesmo, o processo vem sendo muito bem pensado.
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#82102
Mensagem
por FCarvalho » Ter Ago 07, 2018 12:02 am
Apesar de entender o modelo organizacional da força aérea sueca um dos melhores do mundo, ele é muito bom... para os suecos e suas necessidades.
Só espero que a FAB não deixe de lado o modelo americano para, simplesmente, adotar outro, também importado.
Se não é trocar seis por meia dúzia.
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#82103
Mensagem
por knigh7 » Ter Ago 07, 2018 12:26 am
Nãão. A FAB é uma Força Aérea americanizada e vai continuar sendo. Está no DNA dela, desde a criação. Assim como ocorre com as outras 2 Forças, a maioria dos cursos e intercâmbio que os militares fazem são nos EUA.
Mas acho válido ela implantar experiências válidas em outras de outras Forças.
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#82104
Mensagem
por knigh7 » Ter Ago 07, 2018 1:53 am
FCarvalho escreveu: ↑Sáb Ago 04, 2018 1:31 pm
Eu gostaria de lembrar aos amigos que independente de qualquer caça a FAB operar, ele deve ser integrado ao SISCEAB.
Basta uma pequena procura pelo termo na net e podemos observar o quão complexo e gigante é este sistema.
Dado que estamos implantando o SISFRONT e mais cedo ou tarde o SIGAAZ, o conceito de NCW irá imperar na nossa matriz estratégica de defesa. Caças inclusive.
Neste aspecto, todos os concorrentes desde o F-X1 tinham, e tem, seus prós e contras a despeito da sua capacidade de ser integrado à nossa rede de defesa aeroespacial. E o Gripen E não é uma exceção. Mas do ponto de vista da FAB é o que mais se aproxima disso na relação custo X benefício.
Sim, está corrento o que escreveu. GripenNG deve ser pensado no conceito moderno de guerra centrada em rede, que está sendo implantado nas nossas FFAA (não na velocidade em que queremos).
Para ilustrar, a SAAB lançou um vídeo recentemente sobre o caça dentro do ambiente EW e NCW:
https://csp.screen9.com/iframe/E0bg9NYF ... KEl2k0x-A0
Editado pela última vez por
knigh7 em Ter Ago 07, 2018 1:28 pm, em um total de 1 vez.
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#82105
Mensagem
por FCarvalho » Ter Ago 07, 2018 9:20 am
knigh7 escreveu: ↑Ter Ago 07, 2018 12:26 am
Nãão. A FAB é uma Força Aérea americanizada e vai continuar sendo. Está no DNA dela, desde a criação. Assim como ocorre com as outras 2 Forças, a maioria dos cursos e intercâmbio que os militares fazem são nos EUA.Mas acho válido ela implantar experiências válidas em outras de outras Forças.
Pode até ser, mas a essa altura da sua história, uma força quase centenária deveria no mínimo procurar seus próprios caminhos, e tentar ser mais "abrasileirada".
E qualquer ajuda ou boas experiências, é referências, seriam bem vindas.
Mas viver querendo ser uma mini USAF da vida é... pra se pensar.
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#82106
Mensagem
por Sterrius » Ter Ago 07, 2018 10:13 am
knigh7 escreveu: ↑Seg Ago 06, 2018 11:12 pm
Sterrius escreveu: ↑Dom Ago 05, 2018 10:39 pm
Acho que ao invés de se preocuparem com o Gripen vs resto.
Deviam se preocupar mais com a estrutura de nossos aeroportos militares.
Estão bem ou vamos ter que limitar o número de aviões em cada aeroporto por falta de times suficientes pra armar, reabastecer e reparar?
Uma equipe de suporte é tão ou mais importante que o caça em si. São eles que definem quantas vezes o avião voltará pro ar depois de cada missão.
Sem eles, aviões não passam de peso de papel após algumas horas de voo.
E isso tb vem com toda a logística, pois eles não criam combustíveis,peças, bombas e misseis do nada.
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Se preocupem hoje com o back. E não com o front.
tb me preocupa as horas de voo anuais que nossos pilotos recebem.
Acho que algumas coias eu posso responder.
O CLS
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Quanto as operações em locais com pouca infraestrutura a SAAB oferece aos operadores do Gripen um Deployable Aircraft Maintrenance Facility.
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Se a FAB adquiriu ou pensa em adquirir, eu não sei. Mas vale ressaltar que a FAB vem estudando a operação do caça na Flygvapnet, que tem como doutrina a operação do Gripen espalhados. E a bem verdade mesmo, o processo vem sendo muito bem pensado.
Bom saber. Porque agora que o caça foi escolhido nossa preocupação tem que ser justamente essa.
+horas voo
+capacidade de uso em pouca infraestrutura
Fartura de armas e logistica.
Fartura de equipes de suporte
Não só pro treino mas tb pro caso de conflito.
È avião pra 20-50 anos e essa decisão não voltará atrás. Hora de olharmos pra frente e não nos E Se do rafale ou F18.
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#82107
Mensagem
por gabriel219 » Ter Ago 07, 2018 12:57 pm
Talvez seja o caso da FAB possuir pequenos destacamentos com DAMF espalhados e até aumenta a importância de helis pesados, que podem transportar armamentos e combustível de tais destacamentos até uma rodovia ou coisa parecida.
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#82108
Mensagem
por Túlio » Ter Ago 07, 2018 1:13 pm
gabriel219 escreveu: ↑Ter Ago 07, 2018 12:57 pm
Talvez seja o caso da FAB possuir pequenos destacamentos com DAMF espalhados e até aumenta a importância de helis pesados, que podem transportar armamentos e combustível de tais destacamentos até uma rodovia ou coisa parecida.
Não entendi, cupincha: helis pesados como o Chinook são importantíssimos e não só para a FAB mas não vejo nem de longe como sua função
principal apoiar caça desdobrado fora da Base, é jogar dinheiro fora. Caça precisa de pista, assim, seria muito mais custo-efetivo empregar aeronaves mais leves (da classe do Sherpa, p ex, e PELAMOR, não estou dizendo que o próprio Sherpa é o melhor, falei CLASSE) para transportar combustível até áreas onde não se tivesse acesso senão pelo ar (e com quase tantos KCs quanto Gripens, sempre dá para decolar e fazer REVO), além de coisas que não se pode transferir em voo, como pessoal de manutenção, munições (mísseis, foguetes, bombas, cartuchos 27 para canhão), peças, equipamentos de teste & quetales, e isso para não falar no óbvio, como alimentos, água potável, equipamentos e até pessoal de Saúde.
Imagines quanto custaria manter um só Elemento de Gripen (2 caças) num local improvisado no meio da AMZ usando Chinook; depois compares com o custo para fazer a mesma coisa usando uma aeronave STOL de asa fixa com capacidade de carga em torno de umas 3 tons ou até menos...
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#82109
Mensagem
por Tutankhamon » Ter Ago 07, 2018 1:36 pm
Noticia Jornal Nacional julho de 2021 um dia chuvoso no Sul
:
Willian Boner (sim ainda ele)
:
" Uma rodovia no interior de Minas Gerais foi fechado ao tráfego para um exercício militar inusitado no país:
Após a chegado de um contingente do exército (?) com viaturas militares que impediram o tráfego na Br.... em uma extensão de cerca de 700 metros da pista em linha reta. Um efetivo da aeronáutica acompanhava a manobra em caminhões portando combustível e ,ainda mantido em segredo, armamento para os jatos Gripen NG que foram pousando e sendo reabastecidos neste distante recanto......"
"Numa impressionante demonstração de agilidade os caças decolaram reabastecidos e municiados para uma nova missão...."
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por Túlio » Ter Ago 07, 2018 1:42 pm
Tutankhamon escreveu: ↑Ter Ago 07, 2018 1:36 pm
Noticia Jornal Nacional julho de 2021 um dia chuvoso no Sul
:
Willian Boner (sim ainda ele)
:
" Uma rodovia no interior de Minas Gerais foi fechado ao tráfego para um exercício militar inusitado no país:
Após a chegado de um contingente do exército (?) com viaturas militares que impediram o tráfego na Br.... em uma extensão de cerca de 700 metros da pista em linha reta. Um efetivo da aeronáutica acompanhava a manobra em caminhões portando combustível e ,ainda mantido em segredo, armamento para os jatos Gripen NG que foram pousando e sendo reabastecidos neste distante recanto......"
"Numa impressionante demonstração de agilidade os caças decolaram reabastecidos e municiados para uma nova missão...."
Tás brincando, isso deu na tevê mesmo???
Que birutagem, Faraó...
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