TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 19504
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 2145 vezes
- Agradeceram: 2726 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
A notícia acima está entre os trabalhos que a Akaer realizou. Não realizou apenas esses, e tem outros trabalhos para realizar.
E as transferências de tecnologia no FX2 foram formuladas pelos polos receptores. Eu acho que eles sabem o que eles queriam dentro das possibildades de um offset ( a FAB determinou um offset de no mínimo 100% de tecnologias aeroespaciais) e posteriormente o contratado com a SAAB de mais de USD 9bilhões.
E as transferências de tecnologia no FX2 foram formuladas pelos polos receptores. Eu acho que eles sabem o que eles queriam dentro das possibildades de um offset ( a FAB determinou um offset de no mínimo 100% de tecnologias aeroespaciais) e posteriormente o contratado com a SAAB de mais de USD 9bilhões.
Editado pela última vez por knigh7 em Qui Jun 14, 2018 4:21 pm, em um total de 1 vez.
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 19504
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 2145 vezes
- Agradeceram: 2726 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Aliás que bom a que a FAB, quando lançou o processo, não colocou todos os ovos na cesta da Embraer...
Tratou de espalhá-los.
Tratou de espalhá-los.
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28558
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Mas FCarvalho, a gente não entra numa contradição aqui. Como que a Akaer vai projetar algo sendo que o protótipo do Gripen E já voa na Suécia? Se projetaram algo "novo" não deve ser muito diferente do atual e sem dúvidas com a supervisão sueca (afinal é ToT). E sinceramente, acredito que a própria Embraer tenha conhecimento de desenvolver esse tipo de fuselagem, sem ToT nenhuma.FCarvalho escreveu: Qui Jun 14, 2018 2:42 pmAté onde eu sei a Akaer não vai fazer nada pré fabricado em lugar algum. A empresa foi contratada para projetar e construir partes do Gripen E, e foi isso que que ela fez. Até prova em contrário.Carlos Lima escreveu: Qui Jun 14, 2018 1:01 pm Nao vamos confundir as coisas. Somente questionei o tal do ganho da Akaer como projetista de auto-peca previamente feitas em outro lugar (afinal o prototipo ja voa com o motor novo).
Se 'e para falar da Embraer a discussao 'e diferente.
Nao vamos misturar os canais.
[]s
CB
Abs
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 19504
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 2145 vezes
- Agradeceram: 2726 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
A AKAER só participa do projeto desde 2009.
Aliás, ninguém sabe aqui...

E nem adianta tentar falar sobre coisas mais complexas se com uma coisa mais simples já se "esquecem"...
Aliás, ninguém sabe aqui...


E nem adianta tentar falar sobre coisas mais complexas se com uma coisa mais simples já se "esquecem"...
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 40032
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6292 vezes
- Agradeceram: 3534 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Para não ser repetitivo, o knigh7 trouxe uma lembrança útil. A Akaer realmente já participava do desenvolvimento do Gripen E bem antes da decisão do fx em 2013. E justamente neste aspecto de projeto e produção de partes do caça. Tanto que na época a SAAB comprou 10% de participação na empresa e que veio a ser aumentado depois.
Lembro que houve muitas propagandas suecas destacando esse fato.
Agora eu não saberia dizer realmente no que e como a empresa ganhou em termos tecnológicos e capacitação de mão de obra.
Acho que esse é o grande desafio que temos nesse projeto.
Abs
Lembro que houve muitas propagandas suecas destacando esse fato.
Agora eu não saberia dizer realmente no que e como a empresa ganhou em termos tecnológicos e capacitação de mão de obra.
Acho que esse é o grande desafio que temos nesse projeto.
Abs
Carpe Diem
- arcanjo
- Sênior
- Mensagens: 1928
- Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
- Localização: Santo André, SP
- Agradeceu: 381 vezes
- Agradeceram: 839 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Algumas considerações:
1- A Akaer participa do projeto do caça Saab Gripen E desde 2009, portanto, antes mesmo do anúncio do vencedor do F-X2. A notícia que postei refere-se ao trabalho já realizado no Gripen E, ou seja, o protótipo que está voando desde o ano passado, incorpora todos os avanços de engenharia realizada pela Akaer para esta aeronave.
2- Está enganado quem diz que a Embraer faz projetos inteiros de aeronaves. Tenho conhecimento que a Akaer, por exemplo, teve forte participação no desenvolvimento da família E-Jets da Embraer, como o EMB-190, tanto que 80% de toda a engenharia foi realizada por esta empresa.
3- Falar que a Akaer pegou uma fuselagem traseira do Gripen C, e fez mudanças estruturais óbvias, é no mínimo, desmerecer o trabalho do corpo técnico da Akaer.
4- O ganho real disso tudo traduz-se em “conhecimento”. E conhecimento é recurso chave para a competitividade de qualquer negócio.
abs.
arcanjo
1- A Akaer participa do projeto do caça Saab Gripen E desde 2009, portanto, antes mesmo do anúncio do vencedor do F-X2. A notícia que postei refere-se ao trabalho já realizado no Gripen E, ou seja, o protótipo que está voando desde o ano passado, incorpora todos os avanços de engenharia realizada pela Akaer para esta aeronave.
2- Está enganado quem diz que a Embraer faz projetos inteiros de aeronaves. Tenho conhecimento que a Akaer, por exemplo, teve forte participação no desenvolvimento da família E-Jets da Embraer, como o EMB-190, tanto que 80% de toda a engenharia foi realizada por esta empresa.
3- Falar que a Akaer pegou uma fuselagem traseira do Gripen C, e fez mudanças estruturais óbvias, é no mínimo, desmerecer o trabalho do corpo técnico da Akaer.
4- O ganho real disso tudo traduz-se em “conhecimento”. E conhecimento é recurso chave para a competitividade de qualquer negócio.
abs.
arcanjo
-
- Sênior
- Mensagens: 8789
- Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 419 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
O negócio da Akaer é engenharia de produção, nem mais nem menos, quando a Embraer precisou de engenheiros de produção contratou a Akaer, assim como fez a SAAB, e a engenharia de produção é apenas uma das etapas no projeto de um caça, é apenas uma das etapas no projeto da fuselagem traseira de um caça!
Dizer que a Akaer não fez nada é desmerecer a empresa, mas dizer que ela projetou tudo, ou mesmo, toda a fuselagem traseira é dourar pílula, a empresa fez uma das etapas.
Dizer que a Akaer não fez nada é desmerecer a empresa, mas dizer que ela projetou tudo, ou mesmo, toda a fuselagem traseira é dourar pílula, a empresa fez uma das etapas.
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 62956
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6825 vezes
- Agradeceram: 7119 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Marechal-do-ar escreveu: Qui Jun 14, 2018 6:33 pm O negócio da Akaer é engenharia de produção, nem mais nem menos, quando a Embraer precisou de engenheiros de produção contratou a Akaer, assim como fez a SAAB, e a engenharia de produção é apenas uma das etapas no projeto de um caça, é apenas uma das etapas no projeto da fuselagem traseira de um caça!
Dizer que a Akaer não fez nada é desmerecer a empresa, mas dizer que ela projetou tudo, ou mesmo, toda a fuselagem traseira é dourar pílula, a empresa fez uma das etapas.
Exatamente! É o meu ponto, não vamos dar um valor exagerado a algo mas é ainda mais errado desmerecer por completo, passando a ideia de que é mera trivialidade e que não soma nada.
MY CONGRATZ!!!
![[009]](./images/smilies/009.gif)
“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”
Morpheus
Morpheus
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 40032
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6292 vezes
- Agradeceram: 3534 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Com a derrocada da Embraer faz-se necessária e impositiva a geração de alternativas que visem dar sobrevida a indústria aeronáutica no país. E isso só pode ser feito dando a ela trabalho.
O projeto do Gripen E é uma. O KC390 outra. Mas longe de ser suficiente.
Então, a pergunta que fica é como manter no Brasil toda a expertise conquistada a duras penas sem improvisos.
Abs
O projeto do Gripen E é uma. O KC390 outra. Mas longe de ser suficiente.
Então, a pergunta que fica é como manter no Brasil toda a expertise conquistada a duras penas sem improvisos.
Abs
Carpe Diem
- arcanjo
- Sênior
- Mensagens: 1928
- Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
- Localização: Santo André, SP
- Agradeceu: 381 vezes
- Agradeceram: 839 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
15 de junho de 2018
Além do Gripen – parte 2: conversa com piloto de provas da Saab e atualizações sobre o programa
Em 9 de maio, o Poder Aéreo cobriu a apresentação das instalações da Saab Aeronáutica Montagens – SAM – em São Bernardo do Campo / SP. Hoje publicamos a segunda parte da matéria, com mais informações e conversa exclusiva com piloto de ensaios em voo da Saab

Gripen e o piloto Hans Einerth - Fotos: Nunão
Por Fernando “Nunão” De Martini
https://www.aereo.jor.br/2018/06/15/ale ... -programa/
abs.
arcanjo
Além do Gripen – parte 2: conversa com piloto de provas da Saab e atualizações sobre o programa
Em 9 de maio, o Poder Aéreo cobriu a apresentação das instalações da Saab Aeronáutica Montagens – SAM – em São Bernardo do Campo / SP. Hoje publicamos a segunda parte da matéria, com mais informações e conversa exclusiva com piloto de ensaios em voo da Saab

Gripen e o piloto Hans Einerth - Fotos: Nunão
Por Fernando “Nunão” De Martini

abs.
arcanjo
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 19504
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 2145 vezes
- Agradeceram: 2726 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Sim, é apenas uma etapa, mas vale frisar que a Akaer não tem realizado apenas isso.Marechal-do-ar escreveu: Qui Jun 14, 2018 6:33 pm O negócio da Akaer é engenharia de produção, nem mais nem menos, quando a Embraer precisou de engenheiros de produção contratou a Akaer, assim como fez a SAAB, e a engenharia de produção é apenas uma das etapas no projeto de um caça, é apenas uma das etapas no projeto da fuselagem traseira de um caça!
Outra, a Akaer não vai realizar apenas o projeto de engenharia de produção (o que já é bastante), ela vai participar TAMBÉM da produção de componentes do caça. Ela é sócio-proprietária também da SAM, juntamente com a SAAB.
Quem está dizendo (ou deu a entender) que ela projetou tudo?Marechal-do-ar escreveu: Qui Jun 14, 2018 6:33 pm Dizer que a Akaer não fez nada é desmerecer a empresa, mas dizer que ela projetou tudo, ou mesmo, toda a fuselagem traseira é dourar pílula, a empresa fez uma das etapas.
Tente EDIT MOD - Túlio
Obs: Moderação: fui quotar o Marechal e acabei sem querer dando "thanks"(digitar ao celular tem esses problemas). Poderiam retirar?
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 62956
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6825 vezes
- Agradeceram: 7119 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
No caso não é possível, Knight. Foi explicado por MP.
“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”
Morpheus
Morpheus
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 40032
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6292 vezes
- Agradeceram: 3534 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
O negócio agora é olhar todas as bandeirinhas que fazem parte da produção do caça e definir as ações de integração da indústria o mais que possível nesse processo.
Esse é o nosso dever de casa.
Quem sabe no futuro tiremos algo mais além das lições de como não vender a sua maior indústria aeroespacial.
Abs
Esse é o nosso dever de casa.
Quem sabe no futuro tiremos algo mais além das lições de como não vender a sua maior indústria aeroespacial.
Abs
Carpe Diem
-
- Sênior
- Mensagens: 1039
- Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
- Agradeceu: 17 vezes
- Agradeceram: 61 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Uma coisa é fato: Nós temos como absolver toda a ToT de toda a fuselagem do caça, e da enorme maioria de seus componentes. Sobre o software smartphone que é só instalar como um app (segundo a saab).Nós temos os códigos fonte de tudo isso? pois somos detentores (segundo Saito) da propriedade intelectual do caça.
Esse contrato foi firmado quando? A Embraer era da Boeing? (ainda não é)
Mas me responda quem sabe: Qual é a quantidade acionária de cada empresa da fábrica da SAAB no Brasil?
Esse contrato foi firmado quando? A Embraer era da Boeing? (ainda não é)
Mas me responda quem sabe: Qual é a quantidade acionária de cada empresa da fábrica da SAAB no Brasil?
"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
- Stephen R. Covey
-
- Sênior
- Mensagens: 1039
- Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
- Agradeceu: 17 vezes
- Agradeceram: 61 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Desculpem por ressuscitar o debate minha gente, mas é que lembrei disso:
100% de tot para indonesia
http://www.defesaaereanaval.com.br/grip ... ?print=pdf
100% de ToT para índia
https://sputniknews.com/military/201711 ... ssed-saab/
Primeira, segunda terceira e quarta com a suiça:
https://www.flightglobal.com/news/artic ... um-446986/
http://www.senado.leg.br/comissoes/cre/ ... _Janer.pdfProdução de até 80% da estrutura da aeronave (asas,
segmentos da fuselagem, portas, etc.) por empresas
brasileiras para todos os Gripens NG, inclusive os da
Suécia. As partes produzidas no Brasil serão únicas e
equiparão todos os Gripen NG a serem produzidos,
inclusive para a Suécia.
Isso significa que, pela primeira em sua história, com uma
longa tradição de independência, a Suécia confiará a
outro país, parte da sua mais importante arma de defesa.
100% de tot para indonesia
http://www.defesaaereanaval.com.br/grip ... ?print=pdf
100% de ToT para índia
https://sputniknews.com/military/201711 ... ssed-saab/
Primeira, segunda terceira e quarta com a suiça:
https://www.flightglobal.com/news/artic ... um-446986/
"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
- Stephen R. Covey