TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18761
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1973 vezes
- Agradeceram: 2500 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
A notícia acima está entre os trabalhos que a Akaer realizou. Não realizou apenas esses, e tem outros trabalhos para realizar.
E as transferências de tecnologia no FX2 foram formuladas pelos polos receptores. Eu acho que eles sabem o que eles queriam dentro das possibildades de um offset ( a FAB determinou um offset de no mínimo 100% de tecnologias aeroespaciais) e posteriormente o contratado com a SAAB de mais de USD 9bilhões.
E as transferências de tecnologia no FX2 foram formuladas pelos polos receptores. Eu acho que eles sabem o que eles queriam dentro das possibildades de um offset ( a FAB determinou um offset de no mínimo 100% de tecnologias aeroespaciais) e posteriormente o contratado com a SAAB de mais de USD 9bilhões.
Editado pela última vez por knigh7 em Qui Jun 14, 2018 4:21 pm, em um total de 1 vez.
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18761
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1973 vezes
- Agradeceram: 2500 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Aliás que bom a que a FAB, quando lançou o processo, não colocou todos os ovos na cesta da Embraer...
Tratou de espalhá-los.
Tratou de espalhá-los.
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Mas FCarvalho, a gente não entra numa contradição aqui. Como que a Akaer vai projetar algo sendo que o protótipo do Gripen E já voa na Suécia? Se projetaram algo "novo" não deve ser muito diferente do atual e sem dúvidas com a supervisão sueca (afinal é ToT). E sinceramente, acredito que a própria Embraer tenha conhecimento de desenvolver esse tipo de fuselagem, sem ToT nenhuma.FCarvalho escreveu: ↑Qui Jun 14, 2018 2:42 pmAté onde eu sei a Akaer não vai fazer nada pré fabricado em lugar algum. A empresa foi contratada para projetar e construir partes do Gripen E, e foi isso que que ela fez. Até prova em contrário.Carlos Lima escreveu: ↑Qui Jun 14, 2018 1:01 pm Nao vamos confundir as coisas. Somente questionei o tal do ganho da Akaer como projetista de auto-peca previamente feitas em outro lugar (afinal o prototipo ja voa com o motor novo).
Se 'e para falar da Embraer a discussao 'e diferente.
Nao vamos misturar os canais.
[]s
CB
Abs
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18761
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1973 vezes
- Agradeceram: 2500 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
A AKAER só participa do projeto desde 2009.
Aliás, ninguém sabe aqui...
E nem adianta tentar falar sobre coisas mais complexas se com uma coisa mais simples já se "esquecem"...
Aliás, ninguém sabe aqui...
E nem adianta tentar falar sobre coisas mais complexas se com uma coisa mais simples já se "esquecem"...
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38046
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5756 vezes
- Agradeceram: 3277 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Para não ser repetitivo, o knigh7 trouxe uma lembrança útil. A Akaer realmente já participava do desenvolvimento do Gripen E bem antes da decisão do fx em 2013. E justamente neste aspecto de projeto e produção de partes do caça. Tanto que na época a SAAB comprou 10% de participação na empresa e que veio a ser aumentado depois.
Lembro que houve muitas propagandas suecas destacando esse fato.
Agora eu não saberia dizer realmente no que e como a empresa ganhou em termos tecnológicos e capacitação de mão de obra.
Acho que esse é o grande desafio que temos nesse projeto.
Abs
Lembro que houve muitas propagandas suecas destacando esse fato.
Agora eu não saberia dizer realmente no que e como a empresa ganhou em termos tecnológicos e capacitação de mão de obra.
Acho que esse é o grande desafio que temos nesse projeto.
Abs
Carpe Diem
- arcanjo
- Sênior
- Mensagens: 1924
- Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
- Localização: Santo André, SP
- Agradeceu: 381 vezes
- Agradeceram: 831 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Algumas considerações:
1- A Akaer participa do projeto do caça Saab Gripen E desde 2009, portanto, antes mesmo do anúncio do vencedor do F-X2. A notícia que postei refere-se ao trabalho já realizado no Gripen E, ou seja, o protótipo que está voando desde o ano passado, incorpora todos os avanços de engenharia realizada pela Akaer para esta aeronave.
2- Está enganado quem diz que a Embraer faz projetos inteiros de aeronaves. Tenho conhecimento que a Akaer, por exemplo, teve forte participação no desenvolvimento da família E-Jets da Embraer, como o EMB-190, tanto que 80% de toda a engenharia foi realizada por esta empresa.
3- Falar que a Akaer pegou uma fuselagem traseira do Gripen C, e fez mudanças estruturais óbvias, é no mínimo, desmerecer o trabalho do corpo técnico da Akaer.
4- O ganho real disso tudo traduz-se em “conhecimento”. E conhecimento é recurso chave para a competitividade de qualquer negócio.
abs.
arcanjo
1- A Akaer participa do projeto do caça Saab Gripen E desde 2009, portanto, antes mesmo do anúncio do vencedor do F-X2. A notícia que postei refere-se ao trabalho já realizado no Gripen E, ou seja, o protótipo que está voando desde o ano passado, incorpora todos os avanços de engenharia realizada pela Akaer para esta aeronave.
2- Está enganado quem diz que a Embraer faz projetos inteiros de aeronaves. Tenho conhecimento que a Akaer, por exemplo, teve forte participação no desenvolvimento da família E-Jets da Embraer, como o EMB-190, tanto que 80% de toda a engenharia foi realizada por esta empresa.
3- Falar que a Akaer pegou uma fuselagem traseira do Gripen C, e fez mudanças estruturais óbvias, é no mínimo, desmerecer o trabalho do corpo técnico da Akaer.
4- O ganho real disso tudo traduz-se em “conhecimento”. E conhecimento é recurso chave para a competitividade de qualquer negócio.
abs.
arcanjo
-
- Sênior
- Mensagens: 8789
- Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 419 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
O negócio da Akaer é engenharia de produção, nem mais nem menos, quando a Embraer precisou de engenheiros de produção contratou a Akaer, assim como fez a SAAB, e a engenharia de produção é apenas uma das etapas no projeto de um caça, é apenas uma das etapas no projeto da fuselagem traseira de um caça!
Dizer que a Akaer não fez nada é desmerecer a empresa, mas dizer que ela projetou tudo, ou mesmo, toda a fuselagem traseira é dourar pílula, a empresa fez uma das etapas.
Dizer que a Akaer não fez nada é desmerecer a empresa, mas dizer que ela projetou tudo, ou mesmo, toda a fuselagem traseira é dourar pílula, a empresa fez uma das etapas.
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61557
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6339 vezes
- Agradeceram: 6687 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Marechal-do-ar escreveu: ↑Qui Jun 14, 2018 6:33 pm O negócio da Akaer é engenharia de produção, nem mais nem menos, quando a Embraer precisou de engenheiros de produção contratou a Akaer, assim como fez a SAAB, e a engenharia de produção é apenas uma das etapas no projeto de um caça, é apenas uma das etapas no projeto da fuselagem traseira de um caça!
Dizer que a Akaer não fez nada é desmerecer a empresa, mas dizer que ela projetou tudo, ou mesmo, toda a fuselagem traseira é dourar pílula, a empresa fez uma das etapas.
Exatamente! É o meu ponto, não vamos dar um valor exagerado a algo mas é ainda mais errado desmerecer por completo, passando a ideia de que é mera trivialidade e que não soma nada.
MY CONGRATZ!!!
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38046
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5756 vezes
- Agradeceram: 3277 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Com a derrocada da Embraer faz-se necessária e impositiva a geração de alternativas que visem dar sobrevida a indústria aeronáutica no país. E isso só pode ser feito dando a ela trabalho.
O projeto do Gripen E é uma. O KC390 outra. Mas longe de ser suficiente.
Então, a pergunta que fica é como manter no Brasil toda a expertise conquistada a duras penas sem improvisos.
Abs
O projeto do Gripen E é uma. O KC390 outra. Mas longe de ser suficiente.
Então, a pergunta que fica é como manter no Brasil toda a expertise conquistada a duras penas sem improvisos.
Abs
Carpe Diem
- arcanjo
- Sênior
- Mensagens: 1924
- Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
- Localização: Santo André, SP
- Agradeceu: 381 vezes
- Agradeceram: 831 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
15 de junho de 2018
Além do Gripen – parte 2: conversa com piloto de provas da Saab e atualizações sobre o programa
Em 9 de maio, o Poder Aéreo cobriu a apresentação das instalações da Saab Aeronáutica Montagens – SAM – em São Bernardo do Campo / SP. Hoje publicamos a segunda parte da matéria, com mais informações e conversa exclusiva com piloto de ensaios em voo da Saab
Gripen e o piloto Hans Einerth - Fotos: Nunão
Por Fernando “Nunão” De Martini
https://www.aereo.jor.br/2018/06/15/ale ... -programa/
abs.
arcanjo
Além do Gripen – parte 2: conversa com piloto de provas da Saab e atualizações sobre o programa
Em 9 de maio, o Poder Aéreo cobriu a apresentação das instalações da Saab Aeronáutica Montagens – SAM – em São Bernardo do Campo / SP. Hoje publicamos a segunda parte da matéria, com mais informações e conversa exclusiva com piloto de ensaios em voo da Saab
Gripen e o piloto Hans Einerth - Fotos: Nunão
Por Fernando “Nunão” De Martini
https://www.aereo.jor.br/2018/06/15/ale ... -programa/
abs.
arcanjo
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18761
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1973 vezes
- Agradeceram: 2500 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Sim, é apenas uma etapa, mas vale frisar que a Akaer não tem realizado apenas isso.Marechal-do-ar escreveu: ↑Qui Jun 14, 2018 6:33 pm O negócio da Akaer é engenharia de produção, nem mais nem menos, quando a Embraer precisou de engenheiros de produção contratou a Akaer, assim como fez a SAAB, e a engenharia de produção é apenas uma das etapas no projeto de um caça, é apenas uma das etapas no projeto da fuselagem traseira de um caça!
Outra, a Akaer não vai realizar apenas o projeto de engenharia de produção (o que já é bastante), ela vai participar TAMBÉM da produção de componentes do caça. Ela é sócio-proprietária também da SAM, juntamente com a SAAB.
Quem está dizendo (ou deu a entender) que ela projetou tudo?Marechal-do-ar escreveu: ↑Qui Jun 14, 2018 6:33 pm Dizer que a Akaer não fez nada é desmerecer a empresa, mas dizer que ela projetou tudo, ou mesmo, toda a fuselagem traseira é dourar pílula, a empresa fez uma das etapas.
Tente EDIT MOD - Túlio
Obs: Moderação: fui quotar o Marechal e acabei sem querer dando "thanks"(digitar ao celular tem esses problemas). Poderiam retirar?
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61557
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6339 vezes
- Agradeceram: 6687 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
No caso não é possível, Knight. Foi explicado por MP.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38046
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5756 vezes
- Agradeceram: 3277 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
O negócio agora é olhar todas as bandeirinhas que fazem parte da produção do caça e definir as ações de integração da indústria o mais que possível nesse processo.
Esse é o nosso dever de casa.
Quem sabe no futuro tiremos algo mais além das lições de como não vender a sua maior indústria aeroespacial.
Abs
Esse é o nosso dever de casa.
Quem sabe no futuro tiremos algo mais além das lições de como não vender a sua maior indústria aeroespacial.
Abs
Carpe Diem
-
- Sênior
- Mensagens: 1039
- Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
- Agradeceu: 17 vezes
- Agradeceram: 61 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Uma coisa é fato: Nós temos como absolver toda a ToT de toda a fuselagem do caça, e da enorme maioria de seus componentes. Sobre o software smartphone que é só instalar como um app (segundo a saab).Nós temos os códigos fonte de tudo isso? pois somos detentores (segundo Saito) da propriedade intelectual do caça.
Esse contrato foi firmado quando? A Embraer era da Boeing? (ainda não é)
Mas me responda quem sabe: Qual é a quantidade acionária de cada empresa da fábrica da SAAB no Brasil?
Esse contrato foi firmado quando? A Embraer era da Boeing? (ainda não é)
Mas me responda quem sabe: Qual é a quantidade acionária de cada empresa da fábrica da SAAB no Brasil?
"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
- Stephen R. Covey
-
- Sênior
- Mensagens: 1039
- Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
- Agradeceu: 17 vezes
- Agradeceram: 61 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Desculpem por ressuscitar o debate minha gente, mas é que lembrei disso:
100% de tot para indonesia
http://www.defesaaereanaval.com.br/grip ... ?print=pdf
100% de ToT para índia
https://sputniknews.com/military/201711 ... ssed-saab/
Primeira, segunda terceira e quarta com a suiça:
https://www.flightglobal.com/news/artic ... um-446986/
http://www.senado.leg.br/comissoes/cre/ ... _Janer.pdfProdução de até 80% da estrutura da aeronave (asas,
segmentos da fuselagem, portas, etc.) por empresas
brasileiras para todos os Gripens NG, inclusive os da
Suécia. As partes produzidas no Brasil serão únicas e
equiparão todos os Gripen NG a serem produzidos,
inclusive para a Suécia.
Isso significa que, pela primeira em sua história, com uma
longa tradição de independência, a Suécia confiará a
outro país, parte da sua mais importante arma de defesa.
100% de tot para indonesia
http://www.defesaaereanaval.com.br/grip ... ?print=pdf
100% de ToT para índia
https://sputniknews.com/military/201711 ... ssed-saab/
Primeira, segunda terceira e quarta com a suiça:
https://www.flightglobal.com/news/artic ... um-446986/
"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
- Stephen R. Covey