Leopard 1A5 do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Frederico Vitor
Sênior
Sênior
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 270 vezes

Re: Leopard 1A5 do EB

#6886 Mensagem por Frederico Vitor » Sáb Mar 17, 2018 5:56 pm

knigh7 escreveu:Pessoal,

Eu estava conversando sobre o assunto hoje com um oficial do Exército conhecido, que está numa área mais central.

O EB está ciente do problema de que não há mais no mercado Leo1A5 em boas condições em quantidade do que ele necessita. Discutiu-se sobre o M-60 para o lugar dos Leo1BE, mas existem objeções, inclusive de generais da área quanto à operação dele.

Mas eu espero que o EB encontre logo uma solução para substituir os Leo Belgas. Praticamente todos estão com problema na torre.
Tomara que decidam logo pelo Leo 2.

Por falar nisso, knigh 7, sua fonte disse algo em relação ao Leo 2 ou outro Carro de Combate moderno armado de canhão 120mm e blindagem superiora ao do Leo 1, na mira do EB?

Editado pela última vez por Frederico Vitor em Sáb Mar 17, 2018 6:00 pm, em um total de 1 vez.
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1966 vezes
Agradeceram: 2493 vezes

#6887 Mensagem por knigh7 » Sáb Mar 17, 2018 5:58 pm

Não. Porque essas constatações (e discussões) foram recentes.

Frederico Vitor
Sênior
Sênior
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 270 vezes

#6888 Mensagem por Frederico Vitor » Sáb Mar 17, 2018 6:02 pm

knigh7 escreveu:Não. Porque essas constatações (e discussões) foram recentes.
E na sua opinião, knigh7, qual a solução que você julga mais acertada para equacionar esse problema?

knigh7
Sênior
Sênior

#6889 Mensagem por knigh7 » Sáb Mar 17, 2018 6:24 pm

Frederico Vitor escreveu:
knigh7 escreveu:Não. Porque essas constatações (e discussões) foram recentes.
E na sua opinião, knigh7, qual a solução que você julga mais acertada para equacionar esse problema?
Passar os Leo1A5 para os 4 RCB e adquirir Leo2 usado para os 4 RCC.

O problema é encontrar cerca de 250 Leo2 usados para venda(cada RCC tem 54 CC=216. + Para o CIBLI +AMAN+escola de material bélico) Precisaria de uns 250.
Seria necessário também gastar com as adequações para operá-lo aqui, como cavalos-mecânicos e carretas para maior tonelagem.

Mas o meu chute do que provavelmente vai acontecer: o EB manter reduzido os RCBs do Sul com apenas 1 Esquadrão de CC. Precisaria comprar 39 Leo1A5 para equipar esses RCBs que operam o Leo1BE. Essa quantidade em estado aceitável ele acha por aí.

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5752 vezes
Agradeceram: 3277 vezes

#6890 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 17, 2018 8:21 pm

Se eu mal me lembro, cada RCB deveria ter cerca de 28 CC's, ou uma demanda para 112 undes. Se ficar com menos, como de fato já sendo há tempos, mas sendo Leo 1A5, é algo plausível de ser feito, e até mais barato do que ter de modificar toda a infraestrutura pela adoção de um outro modelo. Ou pior, ter duas linhas logísticas diferentes para sustentar.

O problema é encontrar uma quantidade em bom estado que se possa apor a estes RCB. Bom, tinha cerca de cento e poucos na Itália que foram ver. Salvo engano, a Ruag também tem alguns. Enfim, para manter o pouco ou quase nada que já temos aí, e continuar formando doutrina, melhor tentar conseguir o que se encontrar por aí e trazer pra cá.

Ao menos pelos próximos 9 anos, com mais uns 4/5 a mais opcionais do contrato atual, vai dar para aguentar até ver o que realmente se pode fazer.

Mas suportar os Leo 1A5 por mais 15 anos não será nada fácil do jeito que estão. E se uma atualização não for feita, o que também não é certo, aí sim a coisa vai ficar feia.

abs.

Carpe Diem
gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 769 vezes
Agradeceram: 2394 vezes

#6891 Mensagem por gabriel219 » Dom Mar 18, 2018 5:31 am

knigh7 escreveu:
gabriel219 escreveu:Há mais de 500 Leo 2A4 em estoques e estão discutindo sobre o M1?
Gabriel,

De onde vc tirou esse número enorme de Leo2A4 em estoques? Ou outra coisa, esse dado é de quando?

Está havendo atualmente pressão militar na Europa e na Ásia, países que operaram muito esse modelo...
Knight, há meses não só eu como outros foristas colocaram números em outro tópico, pra eu te dar novamente esses números exatos terei que procurar novamente, mas há 2A4 o suficiente para equipar nossos RCC's e RCB's o suficiente e ainda sobra alguns.

Pelo menos até agora nenhum exército europeu deu a dica de que irá comprar mais 2A4. A Alemanha já modernizou os que queriam, os demais contam com o "irmão" do Oeste e sabemos da improbabilidade de uma guerra com a Rússia, então...

E o dado é do ano passado. De lá pra cá, ninguém pegou mais 2A4.

Assim que eu recuperar os números, postarei novamente.

EDIT:
Alemanha: 136 na reserva.
Suíça: 239 na reserva.
Finlândia: +-100 na reserva. Tinham 139 2A4, após a compra dos 2A6 - que chance perdida - moveram o restante pra reserva equipados com o Urdan. O restante do veículo está intacto. Digo +- pois alguns deles foram transformados em viaturas especializadas, poucas mas sem o número exato.
Ainda há os Espanhóis, que seriam 54 ao todo.

Com otimismo, são 529 viaturas. Ainda falta os 160 ex-leasing (não sei onde foram parar) e quantos são nos estoques das empresas.

Alguns dados eu puxei da internet, outros não, como Suíça e Alemanha (confirmados). Já seriam o suficiente para equipar o EB e também a KMW oferece garantias para equipar com 2A4. Ela e a Rheinmetal possui um estoque próprio de veículos, incluindo 2A4 e Marder.

É possível fazer um negócio com a KMW-Rheinmetal e com a RUAG, um pacote de modernização com as duas inclusas, poderia ser a blindagem balística de uma (RUAG), com ERA e ADS de outra (KMW), fazendo modernização ao longo do tempo para diminuir os custos.

As outras opções são M1A1, Challenger II (150 em estoques britânicos) e mais M60. Mas o EB precisa andar rápido ou irão abocanhar os 2A4 restantes, nos deixando sem nada.

RobsonBCruz
Sênior
Sênior
Agradeceu: 451 vezes
Agradeceram: 235 vezes

#6892 Mensagem por RobsonBCruz » Dom Mar 18, 2018 8:52 am

Por mim, transformava os quatro RCC em RCB e criaria-se mais um, totalizando 9. Assim, ao todo precisaríamos de 252 (28 X 9), fora uns adicionais para o CIBld, AMAN e EsSA.

Os 9 RCB seriam orgânicos de 3 brigadas blindadas (a 4ª, a 5ª e a 6ª), completadas por 1 RCM.

knigh7
Sênior
Sênior

#6893 Mensagem por knigh7 » Dom Mar 18, 2018 1:57 pm

gabriel219 escreveu:
Knight, há meses não só eu como outros foristas colocaram números em outro tópico, pra eu te dar novamente esses números exatos terei que procurar novamente, mas há 2A4 o suficiente para equipar nossos RCC's e RCB's o suficiente e ainda sobra alguns.

Pelo menos até agora nenhum exército europeu deu a dica de que irá comprar mais 2A4. A Alemanha já modernizou os que queriam, os demais contam com o "irmão" do Oeste e sabemos da improbabilidade de uma guerra com a Rússia, então...

E o dado é do ano passado. De lá pra cá, ninguém pegou mais 2A4.

Assim que eu recuperar os números, postarei novamente.

EDIT:
Alemanha: 136 na reserva.
Suíça: 239 na reserva.
Finlândia: +-100 na reserva. Tinham 139 2A4, após a compra dos 2A6 - que chance perdida - moveram o restante pra reserva equipados com o Urdan. O restante do veículo está intacto. Digo +- pois alguns deles foram transformados em viaturas especializadas, poucas mas sem o número exato.
Ainda há os Espanhóis, que seriam 54 ao todo.

Com otimismo, são 529 viaturas. Ainda falta os 160 ex-leasing (não sei onde foram parar) e quantos são nos estoques das empresas.

Alguns dados eu puxei da internet, outros não, como Suíça e Alemanha (confirmados). Já seriam o suficiente para equipar o EB e também a KMW oferece garantias para equipar com 2A4. Ela e a Rheinmetal possui um estoque próprio de veículos, incluindo 2A4 e Marder.

É possível fazer um negócio com a KMW-Rheinmetal e com a RUAG, um pacote de modernização com as duas inclusas, poderia ser a blindagem balística de uma (RUAG), com ERA e ADS de outra (KMW), fazendo modernização ao longo do tempo para diminuir os custos.

As outras opções são M1A1, Challenger II (150 em estoques britânicos) e mais M60. Mas o EB precisa andar rápido ou irão abocanhar os 2A4 restantes, nos deixando sem nada.
Gabriel,

Na Suíça apenas estão na reserva 157.
No Bundesweir eu tenho dúvidas que eles aceitem vender o pouco que sobrou na reserva.

FCarvalho
Sênior
Sênior

#6894 Mensagem por FCarvalho » Dom Mar 18, 2018 4:04 pm

RobsonBCruz escreveu:Por mim, transformava os quatro RCC em RCB e criaria-se mais um, totalizando 9. Assim, ao todo precisaríamos de 252 (28 X 9), fora uns adicionais para o CIBld, AMAN e EsSA.

Os 9 RCB seriam orgânicos de 3 brigadas blindadas (a 4ª, a 5ª e a 6ª), completadas por 1 RCM.
Assino em baixo. E ainda digo mais. As 3 bgdas inf do NE poderiam ser transformadas em mecanizadas e também receber cada uma 1 RCB e 1 RCM.

Aliás, há tempos penso que os RCB junto as bgdas inf mec são mais efetivos do que a organização atual.

Já li estudos de proposição para uma bgda Inf mec quaternária, com 3 Btl Inf Mec e 1 RCM que poder muito bem ser enquadrado em um RCB.

Teríamos uma capacidade operacional mais que condizendo e crível em uma única grande OM com inf, art, cav e meios de apoio. Diminuição de custos em manutenção, logística e operação.

Mas acho que ainda vai demorar para chegarmos nesse nível.

abs

Carpe Diem
RobsonBCruz
Sênior
Sênior
Agradeceu: 451 vezes
Agradeceram: 235 vezes

#6895 Mensagem por RobsonBCruz » Dom Mar 18, 2018 5:37 pm

FCarvalho escreveu:
RobsonBCruz escreveu:Por mim, transformava os quatro RCC em RCB e criaria-se mais um, totalizando 9. Assim, ao todo precisaríamos de 252 (28 X 9), fora uns adicionais para o CIBld, AMAN e EsSA.

Assino em baixo. E ainda digo mais. As 3 bgdas inf do NE poderiam ser transformadas em mecanizadas e também receber cada uma 1 RCB e 1 RCM.

Aliás, há tempos penso que os RCB junto as bgdas inf mec são mais efetivos do que a organização atual.

Já li estudos de proposição para uma bgda Inf mec quaternária, com 3 Btl Inf Mec e 1 RCM que poder muito bem ser enquadrado em um RCB.

Teríamos uma capacidade operacional mais que condizendo e crível em uma única grande OM com inf, art, cav e meios de apoio. Diminuição de custos em manutenção, logística e operação.

Mas acho que ainda vai demorar para chegarmos nesse nível.

abs
Em relação as brigadas mecanizadas, a meu gosto, teriam todas essa composição (1 RCM e 3 BIM).

Assim não teríamos Bda Inf Bld e Bda Cav Bla, mas 3 Bda Bda, e não teríamos Bda Inf Mec e Bda Cav Mec, mas 6 ou 7 Bda Mec.

FCarvalho
Sênior
Sênior

#6896 Mensagem por FCarvalho » Dom Mar 18, 2018 6:00 pm

Temos nas mãos várias possibilidades de melhor distribuir o poder de fogo das bgdas e melhorar exponencialmente a sua capacidade de operação sem grandes modificações, apenas usando o que já temos e anexando outras possibilidades que ainda não foram testadas.

Para um país como o nosso que não vislumbra conflitos tão cedo, e nem ameaças, poder contar com brigadas completas em termos de recursos materiais já seria mais que excelente. Afinal, essa ideia tosca de retrógrada de ficar mandando tropa para lá e para cá Brasil afora nem de longe é exequível, além de absurdamente onerosa tanto para o EB como para a FAB.

O país é grande demais para ficarmos nessa de colocar todo mundo em um canto e depois sair correndo. Se isso era aceitável e normal no sec XIX e XX, bem, a nossa realidade hoje é outra, e no futuro será mais diferente ainda.

O Brasil há muito tempo não é só rio e sp. E os militares deveriam ser os primeiros a se convencer disso.

abs

Carpe Diem
knigh7
Sênior
Sênior

#6897 Mensagem por knigh7 » Seg Mar 19, 2018 12:52 am

RobsonBCruz escreveu:
Em relação as brigadas mecanizadas, a meu gosto, teriam todas essa composição (1 RCM e 3 BIM).

Assim não teríamos Bda Inf Bld e Bda Cav Bla, mas 3 Bda Bda, e não teríamos Bda Inf Mec e Bda Cav Mec, mas 6 ou 7 Bda Mec.
É previsto que as Bdas de Infantaria Mecanizadas tenham 1 RCC cada.

E está em estudos se serão CC sobre lagartas ou sobre rodas. Alguns acreditam que esteja fechado sendo por uma VBR derivada do Guarani. Mas não está.

knigh7
Sênior
Sênior

#6898 Mensagem por knigh7 » Seg Mar 19, 2018 1:00 am

Nesse seu modelo o EB teria muito pouco CC.

Conseguir alguma solução viável para substituir os Leo1BE não mata não...

Não pode ficar alternando articulação do EB por questões menores.

é o mesmo o que ocorre com o Esquadrão Corsário da FAB, cujo requerimento é de uma aeronave estratégica, de alcance e capacidade carga que não tem nada a ver com o kc390. Por que não temos dinheiro agora vamos acabar com o Corsário, abrindo mão de ter um aeronave como o MRTT ou KC767? Claro não. Melhorando a situação fiscal, a FAB abre um novo processo de seleção.

gabriel219
Sênior
Sênior

#6899 Mensagem por gabriel219 » Seg Mar 19, 2018 7:18 am

knigh7 escreveu:
Gabriel,

Na Suíça apenas estão na reserva 157.
No Bundesweir eu tenho dúvidas que eles aceitem vender o pouco que sobrou na reserva.
Bom, já faz um ano desde que tenho isso.

A Bundeswehr não anda muito bem das pernas e sem nenhuma ameaça, já que não dá pra levar á sério uma invasão Russa pelo leste com a presença americana que há na região, sem falar não há nada que compense os custos de uma guerra.

Vão estar ocupados com o Leo III também.

A KMW-Rheinmetal também possuem Leo's em seus estoques, mas não sei a quantidade exata. Não devem ser muitos, mas já ajudariam bastante.

gabriel219
Sênior
Sênior

#6900 Mensagem por gabriel219 » Seg Mar 19, 2018 7:26 am

Concordo plenamente sobre transformar, ao menos, 2 Bda's do NE em Mec - tem espaço até para uma Blind - apenas mantendo a 10ª Bda como Leve e dando-a capacidade aeromóvel. Só creio que um RCC-SR caiba melhor na Infantaria Mecanizada do que SL.

Fora isso, o EB tem a faca e o queijo na mão. KMW e RUAG instaladas no país e Leo 2A4 dando sopa na Europa, não devem ser caros. Só dá uma revitalizada, melhorar o sistema de tiro e coloca pra uso, modernizamos depois com a KMW e a RUAG. Há quase 10 anos atrás vários países pagavam USD 500 mil por unidade, a própria Polônia pagou cerca de € 200 mil por cada, não é possível que o custos dos mesmos sejam proibitivos.

Pesa o mesmo que o M60, então não tem desculpa sobre peso. É melhor em absolutamente tudo em relação ao 1A5, nem se comparada. Não há mais desculpas pro EB continuar caçando 1A5 enquanto está perdendo a oportunidade de pegar algo melhor.

Vai ser igual a MB, sonhou tanto com FREMM que deixou escapar Type 23 e as fragatas Holandesas pro Chile, deu no que deu.

Responder