Airbus and Leonardo compete to replace Portugal’s Alouette IIIs
The Portuguese Air Force has received proposals from Airbus Helicopters and Leonardo Helicopters for the replacement of its Sud Aviation SE3160 Alouette III helicopters, the Portuguese Ministry of National Defence (MoND) told Jane’s .
Airbus Helicopters has proposed the H125 and Leonardo Helicopters its AW119Kx, according to the MoND.
Portugal plans to procure five light single-engine helicopters for search and rescue, transport, training and medical evacuation, with an option for up to two more.
The procurement is worth up to EUR25.5 million (USD30 million) between 2018 and 2020 and includes initial training of the crew and maintenance personnel, spare parts and logistics support.
Força Aérea Portuguesa (FAP)
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
O Esquilo (H-125) já é um clássico dente os helos leves enquanto o AW-119 ainda busca conquistar seu espaço no mercado.
Ambos são helos de referencia nesta categoria, e tem seus pró e contra.
Na minha opinião, o helo italiano ganha pela modernidade do projeto, espaço e flexibilidade da cabine em relação a sua adaptação a várias missões acima indicadas. O Esquilo já apesar de ainda vender feito picolé na praia, já é um modelo que a meu ver já carecia de um bom substituto.
Mas assim como os Alluette levaram uma quilha de anos para encontrar no H-125 o substituo perfeito, por agora acho também que o H-125 ainda demora muito até a AirbusHelicopters decidir-se por um desenho que o supere.
Não enquanto as verdinhas continuarem a entrar nos cofres da empresa.
abs.
Ambos são helos de referencia nesta categoria, e tem seus pró e contra.
Na minha opinião, o helo italiano ganha pela modernidade do projeto, espaço e flexibilidade da cabine em relação a sua adaptação a várias missões acima indicadas. O Esquilo já apesar de ainda vender feito picolé na praia, já é um modelo que a meu ver já carecia de um bom substituto.
Mas assim como os Alluette levaram uma quilha de anos para encontrar no H-125 o substituo perfeito, por agora acho também que o H-125 ainda demora muito até a AirbusHelicopters decidir-se por um desenho que o supere.
Não enquanto as verdinhas continuarem a entrar nos cofres da empresa.
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Ele é junto com o H-125 o principal concorrente para o novo helo de treinamento da MB.
Se ele conseguir levar este, pode de lambuja levar também o treinamento do EB e da FAB, já que o pessoal no MD anda a conversar sobre uma escola de formação conjunta para pilotos das três forças.
E a vitória do AW-119 praticamente selaria a escolha do AW-109 no programa LHU da MB também.
Para a logística e a manutenção, para não falar da operacionalidade e disponibilidade dos esquadrões, seria um verdadeiro sonho.
abs.
Se ele conseguir levar este, pode de lambuja levar também o treinamento do EB e da FAB, já que o pessoal no MD anda a conversar sobre uma escola de formação conjunta para pilotos das três forças.
E a vitória do AW-119 praticamente selaria a escolha do AW-109 no programa LHU da MB também.
Para a logística e a manutenção, para não falar da operacionalidade e disponibilidade dos esquadrões, seria um verdadeiro sonho.
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
cabeça de martelo escreveu:O AW-119 é superior em praticamente tudo.
http://www.leonardocompany.com/-/aw119kx
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
P44 escreveu:cabeça de martelo escreveu:O AW-119 é superior em praticamente tudo.
http://www.leonardocompany.com/-/aw119kx
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Ganha quem untar mais as maos aos "selecionadores"
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Era e é, com este helicoptero a FAP consegue fazer missões que só uma mão cheia de páises/instituições são capazes de fazer. O problema foi adquirir esses meios sem contracto de manutenção...obra do Paulo das feiras.Túlio escreveu:P44 escreveu:
Entao vai ganhar o outro
O Merlin parece que também era o bonzão...
Quando veio cá o Pápa tivemos todos os Merlin operacionais, viagens de C-130 de um lado para o outro, F-16 a escoltar os vários aviões, enfim a FAP estava toda operacional e recomendava-se.
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Desculpes, cupincha, me expliquei mal, só para variar : de que é um heli excepcional ninguém duvida (foi até escolhido para ser o novo Marine One, POWS!!!), a questão - novamente, apenas para variar - é como fica a logística e manutenção de um heli com menos de duas centenas de unidades produzidas contra a de outro com milhares (aí temos uma suposição minha, nem sei contra quem ele concorreu, se é que teve concorrência). Aliás, uma dúvida: há aí em Europa algum equivalente (ao menos para quem é da UE/ZE/OTAN, e Portugal está nas três) ao FMS? Tipo assina-se um contrato para aquisição do meio, outro para seus equipamentos/armas/munições e um terceiro para a Manutenção, Treinamento de equipagens e mecânicos, etc, e por fim se junta tudo em um generoso financiamento e logística fácil e confiável.cabeça de martelo escreveu:
Era e é, com este helicoptero a FAP consegue fazer missões que só uma mão cheia de páises/instituições são capazes de fazer. O problema foi adquirir esses meios sem contracto de manutenção...obra do Paulo das feiras.
Quando veio cá o Pápa tivemos todos os Merlin operacionais, viagens de C-130 de um lado para o outro, F-16 a escoltar os vários aviões, enfim a FAP estava toda operacional e recomendava-se.
Existe algo parecido aí, HAMMERHEAD véio?
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
O concurso envolveu três helicópteros diferentes, um era o S-92 que é o novo Marine One (o lobby foi demasiado forte), o outro já não lembro-me.
No final a FAP escolheu o EH-101 porque era o que tinha melhores performances em todos os aspectos.
Hoje em dia o que está a funcionar muito para evitar suspeitas de corrupção neste tipo de coisas é a NSPA - NATO Support and Procurement Agency. A coisa funciona da seguinte forma, o governo envia o tipo de material que quer, eles fazem um concurso onde só os países da OTAN podem participar. No final dão o seu aval qual é a melhor opção, podendo o governo escolher ou não o vencedor declarado por essa instituição. Neste momento há vários programas a decorrer desta forma:
http://www.portugal.gov.pt/pt/ministeri ... -nspa.aspx
Qualquer aquisição devia vir com um contracto de apoio à formação de militares em Portugal e no estrangeiro, seguido de outro de manutenção, mas no caso dos Merlins a besta quadrada que estava no MdN decidiu que não era preciso para que o valor já grande do dito contracto não fosse ainda maior. Para ajudar à festa a própria empresa estava a ter grandes dificuldades em produzir peças suficientes para todos os seus clientes já que havia Merlins a ser usadas em TO bastante duros e onde era preciso muito material. Sendo que os britânicos tinham prioridade sobre os Portugueses ou outro cliente. Tanto Portugal, como o Japão, como o Canadá queixaram-se de falta de peças durante anos e só recentemente a coisa melhorou, tanto porque entretanto já foi assinado um contracto de manutenção com a empresa, como a necessidade de peças diminui com o "fim" da guerra no Iraque e Afeganistão.
No final a FAP escolheu o EH-101 porque era o que tinha melhores performances em todos os aspectos.
Hoje em dia o que está a funcionar muito para evitar suspeitas de corrupção neste tipo de coisas é a NSPA - NATO Support and Procurement Agency. A coisa funciona da seguinte forma, o governo envia o tipo de material que quer, eles fazem um concurso onde só os países da OTAN podem participar. No final dão o seu aval qual é a melhor opção, podendo o governo escolher ou não o vencedor declarado por essa instituição. Neste momento há vários programas a decorrer desta forma:
http://www.portugal.gov.pt/pt/ministeri ... -nspa.aspx
Qualquer aquisição devia vir com um contracto de apoio à formação de militares em Portugal e no estrangeiro, seguido de outro de manutenção, mas no caso dos Merlins a besta quadrada que estava no MdN decidiu que não era preciso para que o valor já grande do dito contracto não fosse ainda maior. Para ajudar à festa a própria empresa estava a ter grandes dificuldades em produzir peças suficientes para todos os seus clientes já que havia Merlins a ser usadas em TO bastante duros e onde era preciso muito material. Sendo que os britânicos tinham prioridade sobre os Portugueses ou outro cliente. Tanto Portugal, como o Japão, como o Canadá queixaram-se de falta de peças durante anos e só recentemente a coisa melhorou, tanto porque entretanto já foi assinado um contracto de manutenção com a empresa, como a necessidade de peças diminui com o "fim" da guerra no Iraque e Afeganistão.
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Se bem entendi, é precisamente este NSPA o passaporte para os F-16 MLU se tornarem F-16V sem sangrar muito o orçamento da FAP, seria isso então?
(((E eu tinha lido no Deagel que o Marine One era o Merlin, que droga, mais um Sítio no qual perco a confiança)))
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Revolução total na FAP.
Militares dão luz verde a aeroporto no Montijo
http://www.dn.pt/portugal/interior/mili ... 93362.html
Militares dão luz verde a aeroporto no Montijo
http://www.dn.pt/portugal/interior/mili ... 93362.html
Posições da Marinha e do Exército foram transmitidas à Força Aérea no estudo sobre a abertura da Base Aérea do Montijo à aviação civil.
- cabeça de martelo
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Despacho n.º 8358/2017 - Diário da República n.º 185/2017, Série II de 2017-09-25 108192074
Defesa Nacional - Gabinete do Ministro
Aquisição de MIDS-JTRS para instalar nas aeronaves F-16MLU
https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/108 ... =108192053
Despacho n.º 8419/2017 - Diário da República n.º 186/2017, Série II de 2017-09-26 108209205
Defesa Nacional - Gabinete do Ministro
Programa F-16 MLU - Revisão geral de módulos Core do motor F100
https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/108 ... _filter=31
Defesa Nacional - Gabinete do Ministro
Aquisição de MIDS-JTRS para instalar nas aeronaves F-16MLU
https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/108 ... =108192053
Despacho n.º 8419/2017 - Diário da República n.º 186/2017, Série II de 2017-09-26 108209205
Defesa Nacional - Gabinete do Ministro
Programa F-16 MLU - Revisão geral de módulos Core do motor F100
https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/108 ... _filter=31