cabeça de martelo escreveu:
Era e é, com este helicoptero a FAP consegue fazer missões que só uma mão cheia de páises/instituições são capazes de fazer. O problema foi adquirir esses meios sem contracto de manutenção...obra do Paulo das feiras.
Quando veio cá o Pápa tivemos todos os Merlin operacionais, viagens de C-130 de um lado para o outro, F-16 a escoltar os vários aviões, enfim a FAP estava toda operacional e recomendava-se.
Desculpes, cupincha, me expliquei mal, só para variar
![Embarassed :oops:](./images/smilies/icon_redface.gif)
: de que é um heli excepcional ninguém duvida (foi até escolhido para ser o novo
Marine One, POWS!!!), a questão - novamente, apenas para variar - é como fica a logística e manutenção de um heli com menos de duas centenas de unidades produzidas contra a de outro com milhares (aí temos uma suposição minha, nem sei contra quem ele concorreu, se é que teve concorrência). Aliás, uma dúvida: há aí em Europa algum equivalente (ao menos para quem é da UE/ZE/OTAN, e Portugal está nas três) ao FMS? Tipo assina-se um contrato para aquisição do meio, outro para seus equipamentos/armas/munições e um terceiro para a Manutenção, Treinamento de equipagens e mecânicos, etc, e por fim se junta tudo em um generoso financiamento e logística fácil e confiável.
Existe algo parecido aí, HAMMERHEAD véio?