NOTÍCIAS DO RAFALE

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#11341 Mensagem por hunter » Qua Mai 31, 2017 6:21 pm

Valeu Tulio




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#11342 Mensagem por mmatuso » Qua Mai 31, 2017 6:32 pm

Túlio escreveu:
mmatuso escreveu: Argumentos para o FX-2:
Teremos baixa dos caças e precisamos urgentemente de novos, ficaremos sem nada!

Escolha:
Gripen NG um caça que não está pronto e nunca saiu do chão. [003] [003]

Eu pensaria mais antes de escrever coisas assim: vai voar em breve e em poucos anos vai estar na FAB.
1 x 0 - para mim, e continue na expectativa ai que já passaram 6 meses de atraso [003]
Ainda bem que a defesa do país não depende do cumprimento desse cronograma. [003] [003]

Túlio escreveu: E se for mesmo tudo isso que estão dizendo, com que cara os haters vão ficar? Já digo, vai ser a mesma que EU vou ficar se o WTF-35 provar, na próxima década, e após a necessária maturação em ambiente operacional, que é um caça muito superior ao Gripen E/F não apenas em capacidades mas em disponibilidade e custo-benefício. Minha "vingança" é que os Rafale-lovers vão ficar de queixo caído e convencidos de que AMAM um caça tão LIXO quanto dizem ser o Gripen também... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
2 x 0 - o caça nem existe ou saiu do chão, se eu fosse vc teria esperança primeiro de ver o caça voando ou disparando algum armamento, mesmo o Bug 35 já está voando e disparando por ai e sendo entregues. [003] [003]
Túlio escreveu: Aliás, se o Rafale é isso tudo, o que os vetustos F-16 estavam fazendo lá? Manda um par de Rafales e extermina a mendigada toda, pra que F-16? Por fim, quanto custou para mandar UM SÓ Rafale bombardear quem nem consegue se defender e quanto custaria com o F-16 (se é que não foi ele que lançou a munição)? Aliás, pelo que vi ()necas de AAAe), até F-16A/B com um leve MLU teria feito o serviço por uma fração do preço, bobear e até mesmo Super Tucano...
[/quote]
3 x 0 - falou bem, até um ST faria o serviço, um Gripen NG não faria porque não existe [003]




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#11343 Mensagem por Túlio » Qua Mai 31, 2017 6:35 pm

3 x 0? Eu vi 1 x 1 (e com boa vontade para ti) mas tá tri, cupincha véio... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#11344 Mensagem por P44 » Qui Jun 01, 2017 3:19 pm

Imagem
Premier vol / First flight Rafale Marine N° 36 NTM17 TIGER ! TIGER ! TIGER




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#11345 Mensagem por Frederico Vitor » Qui Jun 01, 2017 4:17 pm

O Rafale é um caça magistral. O Gripen NG também há de ser.

Portanto temos que contentar com o que temos/teremos.




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#11346 Mensagem por juarez castro » Qui Jun 01, 2017 7:14 pm

Esta pintura ficou muito bonita.

G abraço




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#11347 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 02, 2017 11:08 pm

Uma vez alcançado a maturação do projeto, o Gripen E/F em nada deixará a dever aos seus contemporâneos.
Os suecos não costumam levar na brincadeira a sua defesa, assim como se faz aqui, em que qualquer coisa que voa e atira é considerado um caça.

abs.




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#11348 Mensagem por Túlio » Sáb Jun 03, 2017 10:17 am

Na verdade até a integração plena do Meteor ao Rafale só sai lá pelo fim do ano que vem (F-3R) e, possivelmente lá por 2023/25 ou pouco depois, a de um equivalente ao tão mal falado WAD. Aliás, vai ser engraçado ver os mesmos caras que falam tão mal deste equipamento (porque o Gripen vai ter) ficarem bem quietinhos quando estiver no Rafale... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

http://defense-update.com/20170323_rafale-f4.html




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#11349 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jun 03, 2017 11:41 am

Dizem por aí que o mundo dá voltas, e a história está aí para comprovar isso.

Quanto do nosso pequeno "pdf" estiver voando por aí no começo da próxima década plenamente operacional com várias coisas que que só 5a G tem, e outras que caças que estão aí há muito mais tempo no mercado não tem, vamos ver como é que serão os argumentos.

Só vai faltar dizer que ele não é bom porque é menor que os outros.

abs.




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#11350 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Jun 03, 2017 11:54 am

FCarvalho escreveu:com várias coisas que que só 5a G tem
O que?
FCarvalho escreveu:e outras que caças que estão aí há muito mais tempo no mercado não tem, vamos ver como é que serão os argumentos.
A pergunta é: o que os outros caças terão quando o Gripen finalmente se tornar operacional?

Agora, vamos sobre sobre o que outros caças tem e o Gripen não, como, potência?




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#11351 Mensagem por Túlio » Sáb Jun 03, 2017 12:24 pm

Marechal-do-ar escreveu: A pergunta é: o que os outros caças terão quando o Gripen finalmente se tornar operacional?
Com IOC em 2019 (a confirmar, claro)? Que eu saiba, apenas uma turbina a mais. Se tem outra coisa, favor informar. Como este tópico é sobre o Rafale, falei o que só vai ter quando o Gripen estiver (novamente, a confirmar) entrando em serviço, como o Meteor.
Marechal-do-ar escreveu:Agora, vamos sobre sobre o que outros caças tem e o Gripen não, como, potência?
Acho que te referes a razão de potência (já que o Rafale é biturbina), não? Isso não é TODA a resposta, e te dou um exemplo, que li nos anos 80: em testes da USAF, comparado ao F-15A, o F-16A perdia e feio neste quesito, pois enquanto para o F-15 o valor na decolagem era de 1:1,20 e no F-16 1:1,00, em tese o F-15 deveria ganhar todos os dogfights. Não foi o que se viu na prática, o giro instantâneo do biturbina era pouco mais de 14º/s, já o do mono chegava quase a 17º/s. Potência não é tudo, a aerodinâmica conta, a capacidade de usar aquela potência (consumo, já que a pleno só com full afterburner) e ainda cumprir a missão e ter como voltar para casa sem expor ao In um dos mais valiosos alvos aéreos que existem, o Tanker, vetoração (ou não) de empuxo, muita coisa além da potência pura entra na equação...

EDIT - Ia esquecendo, um dos fatores é o que o caça vai levar sob as asas. Na FAB seria no máximo um par de WVRs e outro de BVRs, o resto - e apenas se fosse longe - seria em tanques extras, descartados na proximidade do combate. Já na Flygvapnet provavelmente seria uma maior quantidade de mísseis e necas de tanques extras, ou seja, razão de potência varia até de Força Aérea para Força Aérea, mesmo sendo o mesmíssimo caça.




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#11352 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jun 03, 2017 1:06 pm

Marechal-do-ar escreveu:
FCarvalho escreveu:com várias coisas que que só 5a G tem
O que? A WAD é uma delas.
FCarvalho escreveu:e outras que caças que estão aí há muito mais tempo no mercado não tem, vamos ver como é que serão os argumentos.
A pergunta é: o que os outros caças terão quando o Gripen finalmente se tornar operacional?
Além da turbina a mais que o Túlio citou, não sei, porque o Gripen E/F já terão basicamente tudo que eles se propõe a ter até lá.

Agora, vamos sobre sobre o que outros caças tem e o Gripen não, como, potência?
A F-414G do Gripen E/F será/é mais que suficiente para ele fazer o serviço que lhe cabe. No futuro, com a EPE/EDE, mais vetoração de empuxo e super cruiser, entendo que não deixá nada a dever a outros caças. Aliás, quais caças além dos 5a G terão isso aí no pós-2025?
abs.




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#11353 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Jun 03, 2017 2:20 pm

Túlio escreveu:Isso não é TODA a resposta, e te dou um exemplo, que li nos anos 80: em testes da USAF, comparado ao F-15A, o F-16A perdia e feio neste quesito, pois enquanto para o F-15 o valor na decolagem era de 1:1,20 e no F-16 1:1,00, em tese o F-15 deveria ganhar todos os dogfights. Não foi o que se viu na prática, o giro instantâneo do biturbina era pouco mais de 14º/s, já o do mono chegava quase a 17º/s.
Você disse que potência não é tudo (e de fato não é) mas não disse o que o Gripen tem que compense a falta dela como fez no caso do giro do F-16, e a propósito, essas relações que postou são com uma bela carga, no momento que o bixo pega se alijam tanques externos e tudo o que não for míssil ar-ar, e terá só combustível suficiente para combate, ai a vantagem do F-15 fica abaixo dos 10% na razão potência peso e a vantagem do giro instantâneo para F-16 aumenta ainda mais.

Mas que vantagem exatamente o Gripen teria?
FCarvalho escreveu:A WAD é uma delas.
A smartTV touchscreen que também vão instalar no Rafale?
FCarvalho escreveu:Além da turbina a mais que o Túlio citou, não sei, porque o Gripen E/F já terão basicamente tudo que eles se propõe a ter até lá.
Com o resto sendo igual e a turbina a mais me parece que os outros estão na frente.
FCarvalho escreveu:A F-414G do Gripen E/F será/é mais que suficiente para ele fazer o serviço que lhe cabe.
Qual o serviço? Abater aeronaves de traficantes?

Ou enfrentar qualquer invasor, inclusive Su 35, Rafale, Typhoon e F-35?
FCarvalho escreveu:No futuro, com a EPE/EDE, mais vetoração de empuxo e super cruiser, entendo que não deixá nada a dever a outros caças. Aliás, quais caças além dos 5a G terão isso aí no pós-2025?
Para começar, onde está no contrato que os Gripen terão TVC?

Segundo, com a EPE ele ainda tera a relação potência/peso inferior aos demais.




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#11354 Mensagem por Túlio » Sáb Jun 03, 2017 2:51 pm

Marechal-do-ar escreveu:a propósito, essas relações que postou são com uma bela carga, no momento que o bixo pega se alijam tanques externos e tudo o que não for míssil ar-ar, e terá só combustível suficiente para combate, ai a vantagem do F-15 fica abaixo dos 10% na razão potência peso e a vantagem do giro instantâneo para F-16 aumenta ainda mais.


Não, eu mencionei que eram EXERCÍCIOS (e dentro da próprias USAF), onde os caças levavam mísseis inertes no peso e quantidade que usariam numa missão real ar-ar, necas de tanques extras & quetales. Se não me engano eram 4 Sidewinders por F-16 e 4 Sparrows + 4 Sidewinders por F-15. E era com esta carga que atingiam as razões de potência acima expostas.




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#11355 Mensagem por Penguin » Sáb Jun 03, 2017 3:41 pm

Adições em azul...
FCarvalho escreveu:
Marechal-do-ar escreveu: O que? A WAD é uma delas., AESA (móvel) com grande FoV (apenas o Typhoon possuirá tal sistema, algum dia), Sistema de Guerra Eletrônica com antena AESA e módulos em GaN (1a caça a ter) e supercruzeiro
A pergunta é: o que os outros caças terão quando o Gripen finalmente se tornar operacional?
Além da turbina a mais que o Túlio citou, não sei, porque o Gripen E/F já terão basicamente tudo que eles se propõe a ter até lá.

Agora, vamos sobre sobre o que outros caças tem e o Gripen não, como, potência?
A F-414G do Gripen E/F será/é mais que suficiente para ele fazer o serviço que lhe cabe. No futuro, com a EPE/EDE, mais vetoração de empuxo e super cruiser, entendo que não deixá nada a dever a outros caças. Aliás, quais caças além dos 5a G terão isso aí no pós-2025?

abs.
Se algum dia a FAB usar essa configuração de mísseis em seus Gripen E, será um avanço enorme...

http://www.cavok.com.br/blog/wp-content/uploads/2015/09/Gripen-NG-Demosntrator-by-Peter-Liander-Saab1-e1442895060972.jpg




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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