NOTÍCIAS DO RAFALE
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- mmatuso
- Sênior
- Mensagens: 3404
- Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 7:59 pm
- Agradeceu: 662 vezes
- Agradeceram: 167 vezes
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
1 x 0 - para mim, e continue na expectativa ai que já passaram 6 meses de atrasoTúlio escreveu:mmatuso escreveu: Argumentos para o FX-2:
Teremos baixa dos caças e precisamos urgentemente de novos, ficaremos sem nada!
Escolha:
Gripen NG um caça que não está pronto e nunca saiu do chão.![]()
Eu pensaria mais antes de escrever coisas assim: vai voar em breve e em poucos anos vai estar na FAB.
![Gargalhada [003]](./images/smilies/003.gif)
Ainda bem que a defesa do país não depende do cumprimento desse cronograma.
![Gargalhada [003]](./images/smilies/003.gif)
![Gargalhada [003]](./images/smilies/003.gif)
2 x 0 - o caça nem existe ou saiu do chão, se eu fosse vc teria esperança primeiro de ver o caça voando ou disparando algum armamento, mesmo o Bug 35 já está voando e disparando por ai e sendo entregues.Túlio escreveu: E se for mesmo tudo isso que estão dizendo, com que cara os haters vão ficar? Já digo, vai ser a mesma que EU vou ficar se o WTF-35 provar, na próxima década, e após a necessária maturação em ambiente operacional, que é um caça muito superior ao Gripen E/F não apenas em capacidades mas em disponibilidade e custo-benefício. Minha "vingança" é que os Rafale-lovers vão ficar de queixo caído e convencidos de que AMAM um caça tão LIXO quanto dizem ser o Gripen também...![]()
![]()
![]()
![]()
![Gargalhada [003]](./images/smilies/003.gif)
![Gargalhada [003]](./images/smilies/003.gif)
[/quote]Túlio escreveu: Aliás, se o Rafale é isso tudo, o que os vetustos F-16 estavam fazendo lá? Manda um par de Rafales e extermina a mendigada toda, pra que F-16? Por fim, quanto custou para mandar UM SÓ Rafale bombardear quem nem consegue se defender e quanto custaria com o F-16 (se é que não foi ele que lançou a munição)? Aliás, pelo que vi ()necas de AAAe), até F-16A/B com um leve MLU teria feito o serviço por uma fração do preço, bobear e até mesmo Super Tucano...
3 x 0 - falou bem, até um ST faria o serviço, um Gripen NG não faria porque não existe
![Gargalhada [003]](./images/smilies/003.gif)
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 62976
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6833 vezes
- Agradeceram: 7129 vezes
- Contato:
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
3 x 0? Eu vi 1 x 1 (e com boa vontade para ti) mas tá tri, cupincha véio...





“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”
Morpheus
Morpheus
- P44
- Sênior
- Mensagens: 56084
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2990 vezes
- Agradeceram: 2688 vezes
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

Premier vol / First flight Rafale Marine N° 36 NTM17 TIGER ! TIGER ! TIGER
*Turn on the news and eat their lies*
- Frederico Vitor
- Sênior
- Mensagens: 2067
- Registrado em: Ter Ago 14, 2007 1:34 pm
- Localização: Goiás
- Agradeceu: 207 vezes
- Agradeceram: 271 vezes
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
O Rafale é um caça magistral. O Gripen NG também há de ser.
Portanto temos que contentar com o que temos/teremos.
Portanto temos que contentar com o que temos/teremos.
-
- Sênior
- Mensagens: 3632
- Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
- Agradeceram: 4 vezes
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 40035
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6296 vezes
- Agradeceram: 3535 vezes
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Uma vez alcançado a maturação do projeto, o Gripen E/F em nada deixará a dever aos seus contemporâneos.
Os suecos não costumam levar na brincadeira a sua defesa, assim como se faz aqui, em que qualquer coisa que voa e atira é considerado um caça.
abs.
Os suecos não costumam levar na brincadeira a sua defesa, assim como se faz aqui, em que qualquer coisa que voa e atira é considerado um caça.
abs.
Carpe Diem
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 62976
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6833 vezes
- Agradeceram: 7129 vezes
- Contato:
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Na verdade até a integração plena do Meteor ao Rafale só sai lá pelo fim do ano que vem (F-3R) e, possivelmente lá por 2023/25 ou pouco depois, a de um equivalente ao tão mal falado WAD. Aliás, vai ser engraçado ver os mesmos caras que falam tão mal deste equipamento (porque o Gripen vai ter) ficarem bem quietinhos quando estiver no Rafale...
http://defense-update.com/20170323_rafale-f4.html




http://defense-update.com/20170323_rafale-f4.html
“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”
Morpheus
Morpheus
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 40035
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6296 vezes
- Agradeceram: 3535 vezes
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Dizem por aí que o mundo dá voltas, e a história está aí para comprovar isso.
Quanto do nosso pequeno "pdf" estiver voando por aí no começo da próxima década plenamente operacional com várias coisas que que só 5a G tem, e outras que caças que estão aí há muito mais tempo no mercado não tem, vamos ver como é que serão os argumentos.
Só vai faltar dizer que ele não é bom porque é menor que os outros.
abs.
Quanto do nosso pequeno "pdf" estiver voando por aí no começo da próxima década plenamente operacional com várias coisas que que só 5a G tem, e outras que caças que estão aí há muito mais tempo no mercado não tem, vamos ver como é que serão os argumentos.
Só vai faltar dizer que ele não é bom porque é menor que os outros.
abs.
Carpe Diem
-
- Sênior
- Mensagens: 8789
- Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 419 vezes
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
O que?FCarvalho escreveu:com várias coisas que que só 5a G tem
A pergunta é: o que os outros caças terão quando o Gripen finalmente se tornar operacional?FCarvalho escreveu:e outras que caças que estão aí há muito mais tempo no mercado não tem, vamos ver como é que serão os argumentos.
Agora, vamos sobre sobre o que outros caças tem e o Gripen não, como, potência?
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 62976
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6833 vezes
- Agradeceram: 7129 vezes
- Contato:
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Com IOC em 2019 (a confirmar, claro)? Que eu saiba, apenas uma turbina a mais. Se tem outra coisa, favor informar. Como este tópico é sobre o Rafale, falei o que só vai ter quando o Gripen estiver (novamente, a confirmar) entrando em serviço, como o Meteor.Marechal-do-ar escreveu: A pergunta é: o que os outros caças terão quando o Gripen finalmente se tornar operacional?
Acho que te referes a razão de potência (já que o Rafale é biturbina), não? Isso não é TODA a resposta, e te dou um exemplo, que li nos anos 80: em testes da USAF, comparado ao F-15A, o F-16A perdia e feio neste quesito, pois enquanto para o F-15 o valor na decolagem era de 1:1,20 e no F-16 1:1,00, em tese o F-15 deveria ganhar todos os dogfights. Não foi o que se viu na prática, o giro instantâneo do biturbina era pouco mais de 14º/s, já o do mono chegava quase a 17º/s. Potência não é tudo, a aerodinâmica conta, a capacidade de usar aquela potência (consumo, já que a pleno só com full afterburner) e ainda cumprir a missão e ter como voltar para casa sem expor ao In um dos mais valiosos alvos aéreos que existem, o Tanker, vetoração (ou não) de empuxo, muita coisa além da potência pura entra na equação...Marechal-do-ar escreveu:Agora, vamos sobre sobre o que outros caças tem e o Gripen não, como, potência?
EDIT - Ia esquecendo, um dos fatores é o que o caça vai levar sob as asas. Na FAB seria no máximo um par de WVRs e outro de BVRs, o resto - e apenas se fosse longe - seria em tanques extras, descartados na proximidade do combate. Já na Flygvapnet provavelmente seria uma maior quantidade de mísseis e necas de tanques extras, ou seja, razão de potência varia até de Força Aérea para Força Aérea, mesmo sendo o mesmíssimo caça.
“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”
Morpheus
Morpheus
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 40035
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6296 vezes
- Agradeceram: 3535 vezes
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
abs.Marechal-do-ar escreveu:O que? A WAD é uma delas.FCarvalho escreveu:com várias coisas que que só 5a G tem
A pergunta é: o que os outros caças terão quando o Gripen finalmente se tornar operacional?FCarvalho escreveu:e outras que caças que estão aí há muito mais tempo no mercado não tem, vamos ver como é que serão os argumentos.
Além da turbina a mais que o Túlio citou, não sei, porque o Gripen E/F já terão basicamente tudo que eles se propõe a ter até lá.
Agora, vamos sobre sobre o que outros caças tem e o Gripen não, como, potência?
A F-414G do Gripen E/F será/é mais que suficiente para ele fazer o serviço que lhe cabe. No futuro, com a EPE/EDE, mais vetoração de empuxo e super cruiser, entendo que não deixá nada a dever a outros caças. Aliás, quais caças além dos 5a G terão isso aí no pós-2025?
Carpe Diem
-
- Sênior
- Mensagens: 8789
- Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 419 vezes
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Você disse que potência não é tudo (e de fato não é) mas não disse o que o Gripen tem que compense a falta dela como fez no caso do giro do F-16, e a propósito, essas relações que postou são com uma bela carga, no momento que o bixo pega se alijam tanques externos e tudo o que não for míssil ar-ar, e terá só combustível suficiente para combate, ai a vantagem do F-15 fica abaixo dos 10% na razão potência peso e a vantagem do giro instantâneo para F-16 aumenta ainda mais.Túlio escreveu:Isso não é TODA a resposta, e te dou um exemplo, que li nos anos 80: em testes da USAF, comparado ao F-15A, o F-16A perdia e feio neste quesito, pois enquanto para o F-15 o valor na decolagem era de 1:1,20 e no F-16 1:1,00, em tese o F-15 deveria ganhar todos os dogfights. Não foi o que se viu na prática, o giro instantâneo do biturbina era pouco mais de 14º/s, já o do mono chegava quase a 17º/s.
Mas que vantagem exatamente o Gripen teria?
A smartTV touchscreen que também vão instalar no Rafale?FCarvalho escreveu:A WAD é uma delas.
Com o resto sendo igual e a turbina a mais me parece que os outros estão na frente.FCarvalho escreveu:Além da turbina a mais que o Túlio citou, não sei, porque o Gripen E/F já terão basicamente tudo que eles se propõe a ter até lá.
Qual o serviço? Abater aeronaves de traficantes?FCarvalho escreveu:A F-414G do Gripen E/F será/é mais que suficiente para ele fazer o serviço que lhe cabe.
Ou enfrentar qualquer invasor, inclusive Su 35, Rafale, Typhoon e F-35?
Para começar, onde está no contrato que os Gripen terão TVC?FCarvalho escreveu:No futuro, com a EPE/EDE, mais vetoração de empuxo e super cruiser, entendo que não deixá nada a dever a outros caças. Aliás, quais caças além dos 5a G terão isso aí no pós-2025?
Segundo, com a EPE ele ainda tera a relação potência/peso inferior aos demais.
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 62976
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6833 vezes
- Agradeceram: 7129 vezes
- Contato:
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Marechal-do-ar escreveu:a propósito, essas relações que postou são com uma bela carga, no momento que o bixo pega se alijam tanques externos e tudo o que não for míssil ar-ar, e terá só combustível suficiente para combate, ai a vantagem do F-15 fica abaixo dos 10% na razão potência peso e a vantagem do giro instantâneo para F-16 aumenta ainda mais.
Não, eu mencionei que eram EXERCÍCIOS (e dentro da próprias USAF), onde os caças levavam mísseis inertes no peso e quantidade que usariam numa missão real ar-ar, necas de tanques extras & quetales. Se não me engano eram 4 Sidewinders por F-16 e 4 Sparrows + 4 Sidewinders por F-15. E era com esta carga que atingiam as razões de potência acima expostas.
“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”
Morpheus
Morpheus
- Penguin
- Sênior
- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Adições em azul...

Se algum dia a FAB usar essa configuração de mísseis em seus Gripen E, será um avanço enorme...FCarvalho escreveu:Marechal-do-ar escreveu: O que? A WAD é uma delas., AESA (móvel) com grande FoV (apenas o Typhoon possuirá tal sistema, algum dia), Sistema de Guerra Eletrônica com antena AESA e módulos em GaN (1a caça a ter) e supercruzeiro
A pergunta é: o que os outros caças terão quando o Gripen finalmente se tornar operacional?
Além da turbina a mais que o Túlio citou, não sei, porque o Gripen E/F já terão basicamente tudo que eles se propõe a ter até lá.
Agora, vamos sobre sobre o que outros caças tem e o Gripen não, como, potência?
A F-414G do Gripen E/F será/é mais que suficiente para ele fazer o serviço que lhe cabe. No futuro, com a EPE/EDE, mais vetoração de empuxo e super cruiser, entendo que não deixá nada a dever a outros caças. Aliás, quais caças além dos 5a G terão isso aí no pós-2025?
abs.

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla