A-12

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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MasterCaiafa
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Re: A-12

#13066 Mensagem por MasterCaiafa » Ter Fev 14, 2017 7:56 pm

knigh7 escreveu:
JL escreveu:outra fonte

http://www.defesaaereanaval.com.br/desm ... aulo-a-12/

A melhor tática não pode suprir uma estratégia ruim. Infelizmente o modelo era construir uma aviação para a década de 70, não podia dar certo.
Informação oficial da MB.

Podem encerrar o tópico.

Após diversas tentativas de recuperar a capacidade operativa do NAe “São Paulo”, o Almirantado concluiu que o Programa de Modernização exigiria alto investimento financeiro, conteria incertezas técnicas e necessitaria de um longo período de conclusão e decidiu pela desmobilização do meio, a ser conduzida ao longo dos próximos três anos.

Um programa de obtenção de um novo conjunto Navio­ Aeródromo x aeronaves, ocupará a terceira prioridade de aquisições da Marinha, logo após o PROSUB/Programa Nuclear e o Programa de Construção das Corvetas Classe Tamandaré. O custo de aquisição desse novo binômio será substancialmente menor que o de modernização do NAe “São Paulo” e de obtenção de novas aeronaves compatíveis com o NAe, já que as aeronaves AF­1 deverão estar no final de sua vida quando o “São Paulo” terminasse sua modernização.

O “São Paulo” foi incorporado à Marinha em 2000, a partir de uma compra de oportunidade da Marinha Nacional da França, com os propósitos precípuos de substituir o antigo Navio­Aeródromo Ligeiro “Minas Gerais”, em término de vida útil, e proporcionar a evolução das operações aéreas embarcadas com o emprego dos aviões de asa fixa e propulsão a jato A­4 Skyhawk.

Apesar de já contar com 37 anos de serviço ativo no momento da aquisição, o Navio cumpriu bem sua missão nos primeiros anos em atividade pela Esquadra brasileira, possibilitando à Marinha adquirir a capacitação para operar aeronaves de alta performance embarcadas.

Lamentavelmente, os estudos de exequibilidade do referido Programa indicam um longo período para sua conclusão, aproximadamente dez anos, além de incertezas técnicas e elevados custos.

Até que a Marinha receba um novo Navio­ Aeródromo, a capacidade de conduzir operações de guerra naval com emprego de aviação de asa fixa, obtida às custas de grandes investimentos e intensos treinamentos dos nossos pilotos no país e no exterior, será mantida a partir da Base Aérea Naval e de outras instalações de terra, e também por meio de treinamentos com marinhas amigas.

CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA




Lord Nauta
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Re: A-12

#13067 Mensagem por Lord Nauta » Ter Fev 14, 2017 8:01 pm

Eu, sempre expliquei que não bastava ter o São Paulo. Junto do mesmo e necessário navios escolta capazes de acompanha-lo, navios de apoio logístico, além claro de aeronaves no estado da arte.Para manter estes meios; operação (vários dias de mar por ano) , manutenção, modernização ...etc e preciso ter R$ em quantidades robustas e de forma perene. Venceu a logica e o bom senso.
A saída deste meio da Força Naval com certeza vai permitir a MB buscar um NPM para controle de área marítima adequado a operação de suas asas rotativas e ao orçamento imediato e futuro.


Sds


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Re: A-12

#13068 Mensagem por mmatuso » Ter Fev 14, 2017 8:04 pm

Lord Nauta escreveu:Eu, sempre expliquei que não bastava ter o São Paulo. Junto do mesmo e necessário navios escolta capazes de acompanha-lo, navios de apoio logístico, além claro de aeronaves no estado da arte.Para manter estes meios; operação (vários dias de mar por ano) , manutenção, modernização ...etc e preciso ter R$ em quantidades robustas e de forma perene. Venceu a logica e o bom senso.
A saída deste meio da Força Naval com certeza vai permitir a MB buscar um NPM para controle de área marítima adequado a operação de suas asas rotativas e ao orçamento imediato e futuro.


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Re: A-12

#13069 Mensagem por JL » Ter Fev 14, 2017 10:16 pm

Não sou nenhum estrategista naval, pode ser até um conceito ultrapassado, creio que já deveríamos o ter, mas sempre ficamos fincados no conceito do Nae, que agora esta morto e não vai ser fácil ele ressuscitar.

Este navio pode lembrar um pouco os antigos Vitório Venetto italianos ou algo parecido, uma espécie de porta helicópteros cruzador. Algo que juntasse a capacidade de operar pelo menos 04 helicópteros Sea Hawk com hangar adequado, com paiol para armas, bem como com as acomodações para abrigar todo o estado maior, combinado com sistemas de comunicação.

O navio deveria ter o armamento típico de uma fragata mas com grande ênfase na defesa anti míssil. Creio que o custo deste navio não seria muito mais que custaria uma fragata de 6000 toneladas, o mas caro nestes barcos é o sistema de defesa anti aéreo, no entanto face as necessidades de sempre ter recursos parcos, melhor deixar de ter esta capacidade e poder operar os helis.

Hoje, quem vai fazer esta função queiram ou não é o Bahia, que recentemente abrigou 03 helis, mas que tem um eco de radar imenso e um armamento mínimo. 02 Simbad e 03 canhões de 20 mm. O que pensam?




Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
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Re: A-12

#13070 Mensagem por EduClau » Ter Fev 14, 2017 10:21 pm

E os aviadores navais qualificados em PA nos EUA, a peso de ouro, os C-1 que estão naquela modernização eterna, os A1M 'já pagos' como eu lí por aí esses dias, as reformas que foram feitas nesses anos docados...

Tudo jogado fora?

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Parabéns!




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Re: A-12

#13071 Mensagem por general-lee » Ter Fev 14, 2017 10:25 pm

mmatuso escreveu:
Lord Nauta escreveu:Eu, sempre expliquei que não bastava ter o São Paulo. Junto do mesmo e necessário navios escolta capazes de acompanha-lo, navios de apoio logístico, além claro de aeronaves no estado da arte.Para manter estes meios; operação (vários dias de mar por ano) , manutenção, modernização ...etc e preciso ter R$ em quantidades robustas e de forma perene. Venceu a logica e o bom senso.
A saída deste meio da Força Naval com certeza vai permitir a MB buscar um NPM para controle de área marítima adequado a operação de suas asas rotativas e ao orçamento imediato e futuro.


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Claro amigo.....! tem sim.... A marinha do Brasil tem planos sim....mas só planos...sds :lol: [027]




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Re: A-12

#13072 Mensagem por Sterrius » Ter Fev 14, 2017 10:30 pm

Concordando com a maioria.

Ja vai tarde.

Eu era bem entusiasta do A-12. Mas quanto mais tempo passava mais via que a realidade batia e que era apenas um sonho impossivel enquanto o país não tiver um programa de financiamento das forças armadas fixo e continuo.

Logo enquanto não tivermos orçamento que se sustente mesmo sob crises econômicas não a como pensar em termos metade dos planos grandiosos da marinha. (Que são bons planos mas muito além do que a MB pode bancar e o governo não vai comprar tais planos).


Hoje eu preferiria que a marinha "voa-se baixo" e fize-se um foco maior em detecção e presença policial. Ao menos dessa força saberia com maior capacidade o que acontece em nossas águas. Para então começar a montar aos poucos grupos de batalha com alta tecnologia em estaleiros nacionais com pedidos frequentes.

Pq a verdade que nossos maiores eventuais oponentes continentais não tem marinha que vença o que já temos. E eventuais oponentes não continentais tem equipamentos que nossa marinha nem pode sonhar em sobrepujar. Logo se a ideia é o primeiro só precisamos de detecção. E se a ideia é vencer o segundo antes termos detecção pra saber seus planos e rotas pra ajudar a força aérea/exercito do que fingir que podemos vence-los em auto-mar.

Pq tb não adianta encomendar navios caríssimos como os submarinos nucleares (Que apoio por motivos secundários que vão além dos subs) e assim que o pedido acabar fechar toda a produção. E jogar décadas de projeto fora.


Quanto aos aviões e aviadores. Manter o conhecimento é um bom investimento. Apesar que pra isso manter a carcaça do A-12 tb serviria :P. Um PA ancorado em um local propicio pra isso com certeza gastaria um minimo de recursos e pessoal.

Outra é dar os aviões pra FAB. Liberando recursos pra mais navios.




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Re: A-12

#13073 Mensagem por MasterCaiafa » Ter Fev 14, 2017 10:49 pm

[Youtube]https://youtu.be/LWc3Ep22TPg[/Youtube]




Lord Nauta escreveu:Eu, sempre expliquei que não bastava ter o São Paulo. Junto do mesmo e necessário navios escolta capazes de acompanha-lo, navios de apoio logístico, além claro de aeronaves no estado da arte.Para manter estes meios; operação (vários dias de mar por ano) , manutenção, modernização ...etc e preciso ter R$ em quantidades robustas e de forma perene. Venceu a logica e o bom senso.
A saída deste meio da Força Naval com certeza vai permitir a MB buscar um NPM para controle de área marítima adequado a operação de suas asas rotativas e ao orçamento imediato e futuro.


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Re: A-12

#13074 Mensagem por MasterCaiafa » Ter Fev 14, 2017 10:51 pm





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Re: A-12

#13075 Mensagem por ninjanki » Ter Fev 14, 2017 10:58 pm

Acho que não tinha mais oque fazer. A marinha precisa do pré-sal rendendo para justificar dinheiro extra recebido do governo. O A-12 nunca foi a prioridade, e ainda que gostássemos da idéia, o fato é que não há dinheiro suficiente para a força. Então tem de cortar o porta-aviões, que está dando problema demais...

Agora entendo o porque da FAB escolher o gripen, e mesmo assim, há riscos do dinheiro sumir... As FAs estão na lama do orçamento....




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Re: A-12

#13076 Mensagem por knigh7 » Ter Fev 14, 2017 11:05 pm

Caiafa, tem de tirar o "s" do https

E obrigado por ter compartilhado essas informações.





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Re: A-12

#13077 Mensagem por osolamaalua » Ter Fev 14, 2017 11:22 pm

kkkkk parafraseando uns e outros... o tempo é o senhor da razao.
O SP estava com sua catapulta da esquerda com rachaduras no sistema de compressão, o radar não funcionava, etc. Decisão acertada. Como disse no tópico antiaérea a alguns dias atrás, a marinha está racionalizando seus meios para voltar a crescer. Não é demerito nenhum. Parabéns ao Comandante pela coragem de tomar tal decisão.




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Re: A-12

#13078 Mensagem por Lord Nauta » Qua Fev 15, 2017 1:30 am

osolamaalua escreveu:kkkkk parafraseando uns e outros... o tempo é o senhor da razao.
O SP estava com sua catapulta da esquerda com rachaduras no sistema de compressão, o radar não funcionava, etc. Decisão acertada. Como disse no tópico antiaérea a alguns dias atrás, a marinha está racionalizando seus meios para voltar a crescer. Não é demerito nenhum. Parabéns ao Comandante pela coragem de tomar tal decisão.


Concordo!

BZ ao CM.

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Re: A-12

#13079 Mensagem por alex » Qua Fev 15, 2017 8:28 am

Decisão sensata.




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Re: A-12

#13080 Mensagem por Ricardo Rosa » Qua Fev 15, 2017 9:38 am

Bom dia à todos!

Prevaleceu o bom senso. O São Paulo tornou-se um problema em todos os aspectos.

Abraços.




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