Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
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FCarvalho
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#676
Mensagem
por FCarvalho » Qua Jul 06, 2016 12:54 pm
Esta parado desde 2015. Se for novo e estiver em condições de voltar a voar sem maiores problemas, porque não?
Mas, é provável que ele seja arrematado por alguma empresa.
abs.
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FCarvalho
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#678
Mensagem
por FCarvalho » Qui Ago 04, 2016 11:44 am
Daqui a uns 5 a 8 anos, vai começar a sobrar A330-200/300 no mercado de usados, com a entrada massiva de A350 e dos novos A330 NEO. Para não contar a série 787 da Boeing. Todas estes modelos estarão com suas famílias inteiras em plena produção, e irão substituir paulatinamente as versões mais antigas do A330.
Quanto a questões de custo de manutenção e operação, bem, eu tendo a crer que possa haver diversidade de opiniões com relação a isso, posto que o A330 é hoje simplesmente o wide body mais fabricado, vendido e operado na sua categoria, e isso já vai uns vinte anos. Não faltam peças e apoio logístico para a sua operação. Ademais é conhecido como um dos mais econômicos em termos de operações comerciais. Não foi a toa que a Airbus escolheu o modelo para basear o seu novo tanker.
Se houve algum motivo para cancelar este contrato, acredito que deve-se menos a questões de custos do que políticas na India. Do contrário eles já estariam por lá há bem mais tempo, visto este ser o segundo cancelamento.
Tem coisas por lá que são muito parecidas, senão iguais, por aqui.
abs.
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#679
Mensagem
por Tikuna » Sex Nov 11, 2016 3:59 am
A LATAM tá começando a retirar sua frota de 46 767 (9 deles são da versão Freighter) que estão sendo substituídos pelos 787.
"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
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FCarvalho
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#680
Mensagem
por FCarvalho » Sex Nov 11, 2016 10:58 pm
Muitos destes aviões estão sendo transferidos para a frota da ex-TAM, substituindo os A-330, sendo mantidos juntamente com os 777 e os A-350-900/1000.
A ver o que acontece com os "F".
abs.
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#683
Mensagem
por FCarvalho » Seg Jul 31, 2017 9:40 pm
Well, alemães e canadenses operam estas aeronaves e não parecem compartilhar da mesma opinião.
Ou já haveria A330 MRTT por lá há tempos. Ou não?
abs.
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#684
Mensagem
por juarez castro » Seg Jul 31, 2017 10:55 pm
FCarvalho escreveu:Well, alemães e canadenses operam estas aeronaves e não parecem compartilhar da mesma opinião.
Ou já haveria A330 MRTT por lá há tempos. Ou não?
abs.
Não, eles os mantém voando a custos altos. São prováveis futuros operadores de MRTT ou KC 46.
g abraço
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#685
Mensagem
por Energys » Seg Jul 31, 2017 11:15 pm
Com a experiência positiva do C-767 como vem tendo, não vão conseguir convencer a FAB à mudar de modelo.
Att.
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#686
Mensagem
por gusmano » Ter Ago 01, 2017 12:40 pm
Energys escreveu:Com a experiência positiva do C-767 como vem tendo, não vão conseguir convencer a FAB à mudar de modelo.
Att.
É verdade, serve para transportar o Temer/transportar ministros/transportar cajuzinho e até..quem sabe..segundo o manual...para alguma outra coisa que a FAB já esqueceu como é que se faz ou para que serve
abs
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#687
Mensagem
por Energys » Ter Ago 01, 2017 1:22 pm
gusmano escreveu:Energys escreveu:Com a experiência positiva do C-767 como vem tendo, não vão conseguir convencer a FAB à mudar de modelo.
Att.
É verdade, serve para transportar o Temer/transportar ministros/transportar cajuzinho e até..quem sabe..segundo o manual...para alguma outra coisa que a FAB já esqueceu como é que se faz ou para que serve
abs
O que transporta não faz parte do meu comentário. O que digo de experiência positiva é a alta disponibilidade e robustez da aeronave, e isso é motivo de elogios pelo Esquadrão que o opera.
Att.
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#688
Mensagem
por gusmano » Ter Ago 01, 2017 5:59 pm
Energys escreveu:gusmano escreveu:É verdade, serve para transportar o Temer/transportar ministros/transportar cajuzinho e até..quem sabe..segundo o manual...para alguma outra coisa que a FAB já esqueceu como é que se faz ou para que serve
abs
O que transporta não faz parte do meu comentário. O que digo de experiência positiva é a alta disponibilidade e robustez da aeronave, e isso é motivo de elogios pelo Esquadrão que o opera.
Att.
Entendo
Nestes quesitos (disponibilidade/robustez) imagino que o A330 não fique para trás tb, mas é muito mais fácil ficar com um modelo que já se conhece do que mudar o vetor apenas para manter/ganhar muito pouco em termos de capacidade operacional.
abs
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#689
Mensagem
por FCarvalho » Ter Ago 01, 2017 11:41 pm
O A330 tem a vantagem de que a TAM operou décadas esta aeronave por aqui e portanto existe toda uma expertise montada aqui para a sua manutenção, além de que agora também a Avianca está a receber os seus.
Ademais, existe já alguns anos na FAB o A319 que é basicamente uma aeronave que possui uma comunalidade altíssima em termos de sistemas com aquela aeronave.
Comparativamente o A330 MRTT é muto mais avião do que o vestuto 767, que aliás, por ter sido vendido aos milhares e ainda ter muitas peças e negócios ao seu redor, tem uma logística facilitada em qualquer buraco que se queira operá-lo. Isso com certeza conta e muito para uma força aérea como a nossa.
Mas existem várias alternativas e;ou opções quanto a esta escolha. É realmente dificil fazer a FAB mudar de aeronave a esta altura do campeonato, assim como é mais difícil ainda convencer qualquer governo a comprar as 3 undes a que se pretendia a FAB.
Bem, todos sabemos como as coisas funcionam em Brasília. Qualquer coisa pode acontecer. Ou simplesmente nada.
Façam suas apostas.
abs
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#690
Mensagem
por Tikuna » Qua Ago 02, 2017 3:13 pm
Comparação entre o 707 , 767 e A330.
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