Marinha de Portugal
Moderador: Conselho de Moderação
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55309
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2765 vezes
- Agradeceram: 2446 vezes
Re: Marinha de Portugal
Porto Santo
Corveta militar afundada no Porto Santo
Hoje às 16:11, atualizado às 16:25
O presidente do Governo Regional da Madeira disse esta quarta-feira, no Porto Santo, que o afundamento da corveta General Pereira d'Eça se insere na estratégia de diversificação do turismo naquela ilha.
"Queremos diversificar o turismo no Porto Santo para além da praia e este afundamento insere-se nessa estratégia", afirmou Miguel Albuquerque, pouco depois de ter assistido à operação, conduzida pela Marinha Portuguesa, a bordo do navio patrulha NRP Cacine.
Um minuto e vinte e seis segundos foi quanto se aguentou a corveta Pereira d'Eça à superfície, após terem sido acionados os explosivos, indo depois assentar a 30 metros de profundidade, com o objetivo de criar um recife artificial para a prática de mergulho.
O presidente da Câmara Municipal do Porto Santo, o socialista Filipe Menezes, destacou, por seu lado, a importância que este segmento assumiu na região, realçando que representa entre 5 a 10% das receitas totais que a ilha arrecada com o setor do turismo.
"O afundamento da corveta é uma mais-valia para a economia local e vai atrair cada vez mais apreciadores de mergulho", sublinhou.
A General Pereira d'Eça foi afundada ao largo do Porto Santo, numa área de reserva natural integral, pelo que foi completamente limpa e descontaminada para não afetar a vida marinha.
Por outro lado, foram usados explosivos de corte, que não provocam ondas de choque e, como tal, não prejudicam a fauna e flora.
Este é o segundo navio a ser afundado no Porto Santo com o objetivo de criar um recife artificial e potenciar o mergulho, depois do "Madeirense", em 2000. As embarcações encontram-se a cerca de duas milhas náuticas uma da outra.
"Estamos desenvolvendo um novo conceito, que é o de Parque Marinho", explicou o presidente do Governo Regional, lembrando que está previsto para breve o afundamento de uma outra corveta da Marinha Portuguesa nos mares do arquipélago.
A corveta Pereira d'Eça foi construída em 1970, tem 1.438 toneladas e 85 metros de comprimento, mas os primeiros mergulhos só serão autorizados assim que terminarem os trabalhos de estabilização do navio no fundo do oceano e após uma verificação minuciosa da Marinha Portuguesa.
O Scuba Diving, entidade responsável pela gestão deste novo recurso turístico no domínio do mergulho, é uma parceria entre a Associação de Promoção da Madeira e os hotéis com centro de mergulho nas Ilhas da Madeira e Porto Santo.
Leia mais: Corveta militar afundada no Porto Santo http://www.jn.pt/local/noticias/funchal ... z4EJ7EVpYU
Follow us: jornalnoticias on Facebook
Corveta militar afundada no Porto Santo
Hoje às 16:11, atualizado às 16:25
O presidente do Governo Regional da Madeira disse esta quarta-feira, no Porto Santo, que o afundamento da corveta General Pereira d'Eça se insere na estratégia de diversificação do turismo naquela ilha.
"Queremos diversificar o turismo no Porto Santo para além da praia e este afundamento insere-se nessa estratégia", afirmou Miguel Albuquerque, pouco depois de ter assistido à operação, conduzida pela Marinha Portuguesa, a bordo do navio patrulha NRP Cacine.
Um minuto e vinte e seis segundos foi quanto se aguentou a corveta Pereira d'Eça à superfície, após terem sido acionados os explosivos, indo depois assentar a 30 metros de profundidade, com o objetivo de criar um recife artificial para a prática de mergulho.
O presidente da Câmara Municipal do Porto Santo, o socialista Filipe Menezes, destacou, por seu lado, a importância que este segmento assumiu na região, realçando que representa entre 5 a 10% das receitas totais que a ilha arrecada com o setor do turismo.
"O afundamento da corveta é uma mais-valia para a economia local e vai atrair cada vez mais apreciadores de mergulho", sublinhou.
A General Pereira d'Eça foi afundada ao largo do Porto Santo, numa área de reserva natural integral, pelo que foi completamente limpa e descontaminada para não afetar a vida marinha.
Por outro lado, foram usados explosivos de corte, que não provocam ondas de choque e, como tal, não prejudicam a fauna e flora.
Este é o segundo navio a ser afundado no Porto Santo com o objetivo de criar um recife artificial e potenciar o mergulho, depois do "Madeirense", em 2000. As embarcações encontram-se a cerca de duas milhas náuticas uma da outra.
"Estamos desenvolvendo um novo conceito, que é o de Parque Marinho", explicou o presidente do Governo Regional, lembrando que está previsto para breve o afundamento de uma outra corveta da Marinha Portuguesa nos mares do arquipélago.
A corveta Pereira d'Eça foi construída em 1970, tem 1.438 toneladas e 85 metros de comprimento, mas os primeiros mergulhos só serão autorizados assim que terminarem os trabalhos de estabilização do navio no fundo do oceano e após uma verificação minuciosa da Marinha Portuguesa.
O Scuba Diving, entidade responsável pela gestão deste novo recurso turístico no domínio do mergulho, é uma parceria entre a Associação de Promoção da Madeira e os hotéis com centro de mergulho nas Ilhas da Madeira e Porto Santo.
Leia mais: Corveta militar afundada no Porto Santo http://www.jn.pt/local/noticias/funchal ... z4EJ7EVpYU
Follow us: jornalnoticias on Facebook
Triste sina ter nascido português
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 39611
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1144 vezes
- Agradeceram: 2870 vezes
Re: Marinha de Portugal
Marinha Portuguesa vai modernizar helicópteros Super Lynx Mk95
A Marinha de Guerra Portuguesa assinou nesta terça-feira, dia 12 de julho, em Londres, um contrato de upgrade dos seus cinco aparelhos Westland Super Lynx Mk95 que integram a Esquadrilha de Helicópteros da Marinha (EHM).
A notícia foi revelada durante o Salão Aeronáutico de Farnborough pela Leonardo-Finmeccanica, holding fabricante de aeronaves e equipamentos para defesa e segurança que integra diversas marcas antes ligadas ao sector, nomeadamente a AugustaWestland, a quem a Marinha Portuguesa adquiriu os helicópteros no início da década de noventa do século passado.
Os cinco aparelhos que estão ao serviço da Armada estão preparados para serem embarcados em fragatas e para atuar no mar e em missões marítimas, nomeadamente de transporte, busca e salvamento.
Comprados em 1993 e ativados a bordo das fragatas da Classe ‘Vasco da Gama’ em 1995 os cinco aparelhos carecem de atualização. No ano passado, em janeiro, numa intervenção na conferência internacional ‘IQPC Surface Warships 2015’, o vice-almirante António Silva Ribeiro, então Chefe de Material da Marinha de Guerra Portuguesa, notificou os presentes de que este ramo das Forças Armadas Portuguesas pretendia atualizar os seus helicópteros, apontando como necessários a mudança dos atuais motores para os novos LHTEC CTS 800-4N e a substituição dos sistemas de aviónicos, introduzindo o ‘Full Glass Cockpit’.
A Leonardo-Finmeccanica não revelou que tipo de trabalhos serão desenvolvidos, nem o valor do investimento. A Marinha de Guerra Portuguesa ou o Ministério da Defesa Nacional não revelaram também pormenores sobre esta adjudicação.
http://newsavia.com/marinha-portuguesa- ... lynx-mk95/
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55309
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2765 vezes
- Agradeceram: 2446 vezes
Re: Marinha de Portugal
OS DONOS DA BICICLETA TÊM FALTA DE MAR
É hoje uma realidade indesmentível que se vive na Europa uma séria preocupação securitária, decorrente de situações para as quais urge encontrar respostas adequadas. São disso flagrantes exemplos o terrorismo e o fluxo massivo de migrantes, em grande parte com origem nos invernos árabes provocados por desastradas intervenções políticas e militares do denominado Ocidente Democrático. Mas com isto, gravosos problemas de segurança interna e externa, politicamente incorrectos, vieram à superfície, logo evidenciando a ressurgência dos interesses individuais, em vez da apregoada solidariedade e igualdade entre Estados, matrizes fundacionais da União Europeia.
No recato dos gabinetes de Bruxelas e naqueles em que na realidade e se decide a nossa vida e o nosso futuro, usa-se agora o argumento securitário, cobrindo-o com o manto diáfano da hipocrisia, para fundamentar a criação de uma “Agência Europeia de Guarda Costeira e de Fronteiras” com poderes de intervenção nas fronteiras (território) dos Estados membros independentemente da vontade desses Estados. O processo começará por uma avaliação primariamente realizada pelo Director Executivo dessa Agência, um burocrata europeu, que, pelos vistos, aconselhado por um “management board” se poderá sobrepor a seu elevado critério, à vontade dos até agora competentes órgãos de soberania e autoridades nacionais…
Como de costume, o “acquis communautaire” introduzirá seguranças, como seja a imprescindibilidade da vontade maioritária do Conselho com base em proposta da Comissão, fóruns estes onde a nossa capacidade de intervenção não será propriamente relevante…
Mas como se isto já não bastasse, note-se bem que a inclusão do termo “Guarda Costeira” demonstra que a “Agência” poderá, no futuro, cumprir as tarefas inerentes a esta função que são, nomeadamente, o exercício de vigilância marítima, da segurança, do controlo da pesca, e aduaneiro, da imposição da lei e protecção ambiental! Tudo funções inerentes à soberania e jurisdição dos Estados ribeirinhos sobre as suas águas.!!
Invocando-se o argumento humanitário constitui-se um “Cavalo de Bruxelas” relativamente aos poderes dos Estados ribeirinhos. É este deficit democrático que tem vindo a destruir e a desagregar a Europa, como bem evidenciou o Brexit, cujas graves consequências no plano geo-político , financeiro e económico estão bem longe de serem avaliadas.
Tendo Portugal uma das maiores Zonas Económicas Exclusivas da União Europeia, a que acresce a possibilidade de aumento da Plataforma Continental até às 350 milhas, é fácil ver quem se contará entre os principais prejudicados… Os interesses dos “Estados sem mar”, designados por “Estados encravados” é obviamente expandirem-se para o mar dos outros, sempre foi assim na história e assim continuará a ser! Para o atestar, bastará atentar na presença massiva de navios de investigação científica desses Estados no mar que julgamos, até ver, ser o nosso.
Adivinho as dificuldades que enfrentamos na negociação permanente com os nossos “amigos” da União. Bem sei. Mas hipotecar o pouco que nos resta como janela de liberdade – o nosso Mar – depois de passarmos a pataco as nossas maiores empresas e a banca, é hipotecar o futuro e, pelo menos, para mim, inaceitável.Espero que também o seja para quem tem o dever e a obrigação de garantir que “Portugal é uma República Soberana” mesmo que de soberania partilhada. O Presidente, a Assembleia e o Governo de Portugal estarão certamente atentos!
Fernando de Melo Gomes
Almirante
ex-CEMA
artigo publicado no Jornal Expresso
É hoje uma realidade indesmentível que se vive na Europa uma séria preocupação securitária, decorrente de situações para as quais urge encontrar respostas adequadas. São disso flagrantes exemplos o terrorismo e o fluxo massivo de migrantes, em grande parte com origem nos invernos árabes provocados por desastradas intervenções políticas e militares do denominado Ocidente Democrático. Mas com isto, gravosos problemas de segurança interna e externa, politicamente incorrectos, vieram à superfície, logo evidenciando a ressurgência dos interesses individuais, em vez da apregoada solidariedade e igualdade entre Estados, matrizes fundacionais da União Europeia.
No recato dos gabinetes de Bruxelas e naqueles em que na realidade e se decide a nossa vida e o nosso futuro, usa-se agora o argumento securitário, cobrindo-o com o manto diáfano da hipocrisia, para fundamentar a criação de uma “Agência Europeia de Guarda Costeira e de Fronteiras” com poderes de intervenção nas fronteiras (território) dos Estados membros independentemente da vontade desses Estados. O processo começará por uma avaliação primariamente realizada pelo Director Executivo dessa Agência, um burocrata europeu, que, pelos vistos, aconselhado por um “management board” se poderá sobrepor a seu elevado critério, à vontade dos até agora competentes órgãos de soberania e autoridades nacionais…
Como de costume, o “acquis communautaire” introduzirá seguranças, como seja a imprescindibilidade da vontade maioritária do Conselho com base em proposta da Comissão, fóruns estes onde a nossa capacidade de intervenção não será propriamente relevante…
Mas como se isto já não bastasse, note-se bem que a inclusão do termo “Guarda Costeira” demonstra que a “Agência” poderá, no futuro, cumprir as tarefas inerentes a esta função que são, nomeadamente, o exercício de vigilância marítima, da segurança, do controlo da pesca, e aduaneiro, da imposição da lei e protecção ambiental! Tudo funções inerentes à soberania e jurisdição dos Estados ribeirinhos sobre as suas águas.!!
Invocando-se o argumento humanitário constitui-se um “Cavalo de Bruxelas” relativamente aos poderes dos Estados ribeirinhos. É este deficit democrático que tem vindo a destruir e a desagregar a Europa, como bem evidenciou o Brexit, cujas graves consequências no plano geo-político , financeiro e económico estão bem longe de serem avaliadas.
Tendo Portugal uma das maiores Zonas Económicas Exclusivas da União Europeia, a que acresce a possibilidade de aumento da Plataforma Continental até às 350 milhas, é fácil ver quem se contará entre os principais prejudicados… Os interesses dos “Estados sem mar”, designados por “Estados encravados” é obviamente expandirem-se para o mar dos outros, sempre foi assim na história e assim continuará a ser! Para o atestar, bastará atentar na presença massiva de navios de investigação científica desses Estados no mar que julgamos, até ver, ser o nosso.
Adivinho as dificuldades que enfrentamos na negociação permanente com os nossos “amigos” da União. Bem sei. Mas hipotecar o pouco que nos resta como janela de liberdade – o nosso Mar – depois de passarmos a pataco as nossas maiores empresas e a banca, é hipotecar o futuro e, pelo menos, para mim, inaceitável.Espero que também o seja para quem tem o dever e a obrigação de garantir que “Portugal é uma República Soberana” mesmo que de soberania partilhada. O Presidente, a Assembleia e o Governo de Portugal estarão certamente atentos!
Fernando de Melo Gomes
Almirante
ex-CEMA
artigo publicado no Jornal Expresso
Triste sina ter nascido português
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55309
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2765 vezes
- Agradeceram: 2446 vezes
Re: Marinha de Portugal
Bem, segundo o site dos ex-ENVC, o 3º NPO, o futuro NRP SINES, já começou a ser construido
http://www.west-sea.pt/PT/Portfolio/NRPSines.html
http://www.west-sea.pt
http://www.west-sea.pt/PT/Portfolio/NRPSines.html
http://www.west-sea.pt
NRP Sines
Navio Patrulha Oceânica em Construção
Triste sina ter nascido português
- joaolx
- Sênior
- Mensagens: 1193
- Registrado em: Qua Jun 29, 2005 4:55 pm
- Localização: Lisboa - Portugal
- Agradeceu: 101 vezes
- Agradeceram: 91 vezes
Re: Marinha de Portugal
P44 escreveu:Bem, segundo o site dos ex-ENVC, o 3º NPO, o futuro NRP SINES, já começou a ser construido
http://www.west-sea.pt/PT/Portfolio/NRPSines.html
http://www.west-sea.pt
NRP Sines
Navio Patrulha Oceânica em Construção
Otimas noticias, o ideal seriam mesmo as 8 unidades mas entre o que se quer e o que se pode...
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55309
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2765 vezes
- Agradeceram: 2446 vezes
Re: Marinha de Portugal
Leonardo reaffirms plans to upgrade Portuguese Lynx helos ahead of expected contract
Gareth Jennings, London - IHS Jane's Defence Weekly
18 July 2016
Portugal has five Super Lynx naval helicopters in service, which it is looking to sustain through to 2030.Source: AgustaWestland
Leonardo has reaffirmed plans to upgrade the avionics and engines of five AgustaWestland WG.13 Super Navy Lynx Mk 95 helicopters operated by the Portuguese Navy.
The company said on 13 July that the contract to undertake this work will be signed "in the coming few weeks". The Portuguese Ministry of National Defence (MND) disclosed in March that it is to spend EUR69 million (USD76 million) on the upgrade so as to extend the aircraft's service life, address airworthiness obsolescence issues, and to meet new European flight standards due to come into effect in 2018.
The Portuguese Navy's five Super Lynx helicopters comprise three newbuild aircraft, and two ex-Royal Navy Lynx HAS.3 airframes remanufactured to the Mk 95 standard and delivered from 1993. The helicopters operate from the Vasco da Gama- and Bartolomeu Dias-class frigates in the anti-submarine warfare, maritime surveillance, search-and-rescue, special operations transport, and utility transport roles. With the upgrade work, the navy plans to retain these helicopters in service through to 2030.
http://www.janes.com/article/62344/leon ... d-contract
Gareth Jennings, London - IHS Jane's Defence Weekly
18 July 2016
Portugal has five Super Lynx naval helicopters in service, which it is looking to sustain through to 2030.Source: AgustaWestland
Leonardo has reaffirmed plans to upgrade the avionics and engines of five AgustaWestland WG.13 Super Navy Lynx Mk 95 helicopters operated by the Portuguese Navy.
The company said on 13 July that the contract to undertake this work will be signed "in the coming few weeks". The Portuguese Ministry of National Defence (MND) disclosed in March that it is to spend EUR69 million (USD76 million) on the upgrade so as to extend the aircraft's service life, address airworthiness obsolescence issues, and to meet new European flight standards due to come into effect in 2018.
The Portuguese Navy's five Super Lynx helicopters comprise three newbuild aircraft, and two ex-Royal Navy Lynx HAS.3 airframes remanufactured to the Mk 95 standard and delivered from 1993. The helicopters operate from the Vasco da Gama- and Bartolomeu Dias-class frigates in the anti-submarine warfare, maritime surveillance, search-and-rescue, special operations transport, and utility transport roles. With the upgrade work, the navy plans to retain these helicopters in service through to 2030.
http://www.janes.com/article/62344/leon ... d-contract
Triste sina ter nascido português
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 39611
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1144 vezes
- Agradeceram: 2870 vezes
Re: Marinha de Portugal
Day 2
3:50 PM VIANA DO CASTELO CLASS OPV: MISSION TYPES AND MAXIMISING EFFECTIVENESS THROUGH UPGRADE PLANS
AN OVERVIEW OF THE VIANA DO CASTELO CLASS OPV
Current capabilities
Upgrade plans inc. boosted offensive capabilities
CURRENT OPV MISSIONS AND REQUIREMENTS
How mission types vary between, for example, the Atlantic/Mediterranean
HOW OPV’S GRANT THE PORTUGUESE NAVY A DEGREE OF FLEXIBILITY IN POLICING AND PROTECTING FAR-FLUNG TERRITORIAL AND ECONOMIC ASSETS
Captain Antonio Rodrigues Mateus
Director, Technical & Customer
Arsenal do Alfeite
http://www.offshorepatrolvessels.com/vi ... ndasection
3:50 PM VIANA DO CASTELO CLASS OPV: MISSION TYPES AND MAXIMISING EFFECTIVENESS THROUGH UPGRADE PLANS
AN OVERVIEW OF THE VIANA DO CASTELO CLASS OPV
Current capabilities
Upgrade plans inc. boosted offensive capabilities
CURRENT OPV MISSIONS AND REQUIREMENTS
How mission types vary between, for example, the Atlantic/Mediterranean
HOW OPV’S GRANT THE PORTUGUESE NAVY A DEGREE OF FLEXIBILITY IN POLICING AND PROTECTING FAR-FLUNG TERRITORIAL AND ECONOMIC ASSETS
Captain Antonio Rodrigues Mateus
Director, Technical & Customer
Arsenal do Alfeite
http://www.offshorepatrolvessels.com/vi ... ndasection
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55309
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2765 vezes
- Agradeceram: 2446 vezes
Re: Marinha de Portugal
Bem, pode ser que apareçam umas oportunidades de mercado
Triste sina ter nascido português
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55309
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2765 vezes
- Agradeceram: 2446 vezes
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55309
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2765 vezes
- Agradeceram: 2446 vezes
Re: Marinha de Portugal
NRP Sagres a caminho do Rio de Janeiro para os JO, saudada por um patrulha brasileiro
https://www.facebook.com/MarinhaPortuguesa/photos
Triste sina ter nascido português
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55309
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2765 vezes
- Agradeceram: 2446 vezes
Re: Marinha de Portugal
a CORTE REAL encontra-se actualmente em Grande Reparaçao (GR):
Mais fotos da GR podem ser vistas aqui:
https://www.facebook.com/NRP.CorteReal/?fref=ts
Mais fotos da GR podem ser vistas aqui:
https://www.facebook.com/NRP.CorteReal/?fref=ts
Triste sina ter nascido português
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55309
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2765 vezes
- Agradeceram: 2446 vezes
Re: Marinha de Portugal
http://www.shipspotting.com/gallery/pho ... id=2510305
http://www.shipspotting.com/gallery/pho ... id=2510304
Triste sina ter nascido português
- joaolx
- Sênior
- Mensagens: 1193
- Registrado em: Qua Jun 29, 2005 4:55 pm
- Localização: Lisboa - Portugal
- Agradeceu: 101 vezes
- Agradeceram: 91 vezes
Re: Marinha de Portugal
Está com bom aspeto! Otima opção para missões de fiscalização e SAR, a sua operação vai permitir poupar recursos importantes para a Marinha.