Marinha de Portugal
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Marinha de Portugal
Segue abaixo um artigo do DEFESANET sobre a Marinha Portuguesa:
http://www.defesanet.com.br/marinha/portugal1.htm
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Almirante quer frota moderna
Fonte: http://www.defesanet.com.br
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Lisboa - 21 MAio 2005 - As marinhas não são baratas, mas é tempo de compensar largos períodos de desinvestimento”, afirmou ontem na Figueira da Foz o chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), reafirmando o desejo de “modernizar” este ramo das Forças Armadas Portuguesas.
O almirante Vidal Abreu, que falava durante as comemorações do Dia da Marinha, adiantou que “importa estar no mar”, de diferentes formas, e Portugal quer ter uma marinha oceânica. O CEMA alertou que o País “não pode ter duas marinhas, concorrendo entre si na disputa dos escassos recursos disponíveis” e apelou ao ministro da Defesa Nacional para que se “cumpra o que está planeado, já de recurso, e não se voltem a cometer os erros do passado”.
A Marinha já assinou um contrato-quadro para a construção de seis navios de patrulha oceânica, que substituirão as actuais corvetas, e de cinco lanchas de fiscalização costeira, que substituirão os navios patrulha da classe Cacine. Em finais de 2006 receberá, dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, o segundo navio patrulha oceânico, baptizado de ‘Figueira da Foz’.
Vidal de Abreu considerou que a Marinha “tem a consciência” de que aquilo que pede ao Estado “não é uma despesa, mas um investimento em segurança”.
O CEMA salientou ainda as dificuldades sentidas no caso do arsenal do Alfeite, cuja reestruturação “vem sendo sucessivamente adiada” e deve ser considerada “uma prioridade”.
Luís Amaro, ministro da Defesa Nacional, afirmou que, perante as dificuldades que o País atravessa, “terá de haver algumas rectificações nas despesas em diferentes sectores”, que estão em estudo.
Quanto ao arsenal do Alfeite, o governante disse que “é um dos problemas que têm vindo a ser adiados ao longo dos últimos anos”, adiantando que “as Forças Armadas (e a Marinha) têm alguns problemas estruturais. Esse é um deles e tem de ser resolvido o mais rapidamente possível”.
FESTA CONTINUA ATÉ DIA 29
As comemorações do Dia da Marinha prolongam-se até ao próximo dia 29, com actividades lúdicas e culturais. Ontem estiveram na Figueira da Foz cerca de mil militares da Marinha, o navio-escola ‘Sagres’, o submarino ‘Delfim’, corvetas, as fragatas ‘Alvares Cabral’ e ‘João Melo’, o navio de reabastecimento ‘Berrio’, entre outros equipamentos navais.
359 FORAM SALVOS NO MAR
A Marinha portuguesa efectuou no ano passado 663 operações de busca e salvamento no mar, que permitiram salvar 359 pessoas. Neste âmbito, a área de responsabilidade da Marinha Portuguesa é 58 vezes superior à área do território nacional, revelou na Figueira da Foz o chefe do Estado-Maior da Armada.
PORMENORES
CONDECORADO
Rui Silva, um pescador de 18 anos residente na ilha do Pico, Açores, foi condecorado pela Marinha por ter salvo o pai e outro colega de profissão de morrerem afogados, a 8 de Maio do ano passado, na sequência do naufrágio do barco que os três ocupavam.
4 MIL VISTORIAS
Em 2004, quatro mil embarcações foram vistoriadas em mar territorial português e zona económica exclusiva (ZEE). Entre outras missões, a Armada tem a seu cargo a fiscalização da pesca na ZEE, uma área 18 vezes superior ao território continental.
NAVEGAÇÃO
As embarcações da Marinha Portuguesa navegaram, em 2004, 47775 horas, o que corresponde a cinco navios no mar, 24 sobre 24 horas, sublinhou Vidal Abreu nas cerimónias que decorreram na Figueira da Foz.
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Com agradecimentos ao GRANDE Paisano, aqui foto disponivel no artigo mencionado.
A Corveta NRP António Enes (F 471) , que será substítuida por um dos NPOs actualmente em construção.
Estas Corvetas foram construidas na década de 60 tendo como objectivo principal as Guerras Coloniais em África, posteriormente, após a independência dos territórios africanos foram , e ainda são, principalmente utilizadas em missões de patrulhamento da ZEE Portuguesa.
A Corveta NRP António Enes (F 471) , que será substítuida por um dos NPOs actualmente em construção.
Estas Corvetas foram construidas na década de 60 tendo como objectivo principal as Guerras Coloniais em África, posteriormente, após a independência dos territórios africanos foram , e ainda são, principalmente utilizadas em missões de patrulhamento da ZEE Portuguesa.
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- Rui Elias Maltez
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Tudo como dantes, em Abrantes...
As chefias militares a fazerem valer os seus direitos e expectativas legitimamenete assumidas, e apontando necessidades, e os governos a dizerem que não há dinheiro para nada e que alguns dos programas lançados poderão sofrer alterações na forma ou nos timing's.
Triste esta "novela" que se vem arrastando de há décadas a esta parte nas nossas FA's.
O resultado está hoje à vista.
Uma país que deveria apostar especialmente em marinhas costeira e oceânica, e numa FAP capaz de cumprir as missões em número e qualidade, e que vai sofrendo de ano para ano cada vez mais "down grade" das suas capacidades, perante outros países da NATO.
As chefias militares a fazerem valer os seus direitos e expectativas legitimamenete assumidas, e apontando necessidades, e os governos a dizerem que não há dinheiro para nada e que alguns dos programas lançados poderão sofrer alterações na forma ou nos timing's.
Triste esta "novela" que se vem arrastando de há décadas a esta parte nas nossas FA's.
O resultado está hoje à vista.
Uma país que deveria apostar especialmente em marinhas costeira e oceânica, e numa FAP capaz de cumprir as missões em número e qualidade, e que vai sofrendo de ano para ano cada vez mais "down grade" das suas capacidades, perante outros países da NATO.
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- Rui Elias Maltez
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Li.
Quanto ao Bérrio, também acho que a nossa marinha necessitaria de ter um melhor e mais moderno reabastecedor, mas não me importaria (acho que já escrevi isso noutra ocasião) que dado que o Bérrio já não tem valor comercial, talvez se pudesse comprar, mesmo que usado um reabastecedor de conceito mais moderno, e manter o Bérrio por mais uns anos para operações perto da costa ou para o triângulo Continente/Madeira/Açores.
O novo reabastecedor, para missões internacionais a maior distância e participação em exercícios NATO ou outros.
Quanto ao Bérrio, também acho que a nossa marinha necessitaria de ter um melhor e mais moderno reabastecedor, mas não me importaria (acho que já escrevi isso noutra ocasião) que dado que o Bérrio já não tem valor comercial, talvez se pudesse comprar, mesmo que usado um reabastecedor de conceito mais moderno, e manter o Bérrio por mais uns anos para operações perto da costa ou para o triângulo Continente/Madeira/Açores.
O novo reabastecedor, para missões internacionais a maior distância e participação em exercícios NATO ou outros.
Editado pela última vez por Rui Elias Maltez em Sex Mai 27, 2005 7:05 am, em um total de 1 vez.
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Também penso que se deveria manter o Bérrio, para além de se adquirir um "novo" AOR, para operar com o NAVPOL.
O problema será o mm de sempre , o "guitovsky" (ou antes, a falta dele)
Se em 2010 tivessemos:
1 NAVPOL
2 FFG OHP
3 FF VdG
2 U209PN
2 AOR
8 NPO
....
Já não era nada mau
( e a Holanda vai vender mais 2 Karel Doorman ...mas isso já seria sonhar alto demais )
O problema será o mm de sempre , o "guitovsky" (ou antes, a falta dele)
Se em 2010 tivessemos:
1 NAVPOL
2 FFG OHP
3 FF VdG
2 U209PN
2 AOR
8 NPO
....
Já não era nada mau
( e a Holanda vai vender mais 2 Karel Doorman ...mas isso já seria sonhar alto demais )
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e a Holanda vai vender mais 2 Karel Doorman ...mas isso já seria sonhar alto demais
Também acho que 2 Karel Doorman seria sonhar alto.
Mas até já me contentaria com as 3 Type-23 que a Inglaterra está a colocar no mercado.
Já imaginou este dispositivo:
- 1 Navpol
- 3 Meko-200
- 2 OHP
- 3 Type-23
- 8 NPO
- 2 AOR
- 2 ou 3 Sub U 209 PN (o 3º sub. estava em estudo)
Seria uma maravilha
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Mas até já me contentaria com as 3 Type-23 que a Inglaterra está a colocar no mercado.
Então 2 Karel Dormman são demais e vc quer TRÊS Type-23?????
Devem ir parar ao Chile
Já viu a modernização que a Armada do Chile está a sofrer:
2 JvH
2 KD (0u 4)
1 Type 23 (e se calhar ainda levam mais as 3 inglesas )
Qualquer dia invadem o Brasil
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A Karel Doorman:
(fragata multi-usos)
Constructor Koninklijke Maatschappij De Shelde, Flushing
Fecha Botadura 20 de abril de 1988
Fecha Alta 31 de mayo de 1991
Desplazamiento, en toneladas 3320 plena carga
Dimensiones, en metros 125,3 x 14,4 x 4,3
Propulsión CODOG: 2 x RR Spey SM1C ( 33.800 cv ), 2 x diesels Stork-Wärstilä 12SW280 ( 9.790 cv ).
Velocidad, en nudos 30 ( Speys ), 21 diesels
Autonomía, en millas 5000 a 18 nudos
Dotación 156 ( 16 oficiales ). Acomodación para 163.
Cañones 1 x 76mm/62 OTO Melara Compact Mk100, 1 x Signaal SGE-30 Goalkeeper with GE 30mm, 2 x Oerlikon 20mm.
Misiles SSM: 8 x McDonnell Douglas Harpoon ( 2 cuádruples ); SAM: 16 x Raytheon Sea Sparrow, desde lanzadores verticales Mk48.
Torpedos 4 x 324mm tubes Mk32 ( 2 dobles ). Honeywell Mk46 Mod 5.
Rádar Aire/Superficie: Signaal SMART, 3D, banda F; Signaal LW 08, banda D; Navegación: Racal Decca 1226, banda I; Dirección de tiro: 2 x Signaal STIR, bandas I/J/K, 140km alcance.
Sónar Signaal PHS36, montado en el casco, modos de búsqueda activa y ataque, media frecuencia; Thomson Sintra Anaconda DSBV61, remolcado, baja frecuencia.
Contramedidas 2 x Loral Hycor SRBOC, para lanzar bengalas infrarojas y chaff; ESM/ECM: Argo APECS II ( incluye el sistema AR 700 ESM ), interceptador y perturbador.
Helicóptero 1 x Westland SH-14D Lynx
___________
Pleo menos usam um Linx
________________________
As Type-23:
(Fragatas multi-usos)
A HMS Iron Duke:
Builder Marconi Marine–Yarrow, Glasgow
Launched 08 April 1989
Commissioned 30 May 1991
Displacement, tons 3500 standard, 4200 full load
Dimensions, metres 133 x 16,1 x 7,7
Main machinery CODLAG: 2 x RR Spey SM1A gas turbines ( 41540 hp ); 4 x Paxman Valenta 12 RPA 200CZ ( 8100 hp ).
Speed, knots 28; 15 on diesel-electric
Range, miles 7800 at 15 knots
Complement 174 ( 12 officers ) ( accomodation for 185 ( 16 officers ))
Guns 1 x Vickers 114mm/55 Mk 8, 2 x Oerlikon/DES 30mm/75 Mk 1.
Missiles SSM: 8 x McDonnell Douglas Harpoon ( 2 quads ); SAM: British Aerospace Seawolf GWS 26 Mod 1 VLS, 32 canisters.
Torpedoes 4 x Cray Marine 324mm fixed tubes ( 2 twin ). Marconi Stingray torpedoes.
Radar Air/Surface search: Plessey Type 996(I), 3D, E/F bands; Navigation: Kelvin Hughes Type 1007, I band; Fire control: 2 x Marconi Type 911, I/Ku bands.
Sonar Ferranti/Thomson Sintra Type 2050, bow mounted, active search and attack modes; Dowty Type 2031Z, towed array, passive search.
Countermeasures Decoys: 4 x Sea Gnat; Type 182, towed torpedo decoy; ESM: Racal UAF-1 Cutlass; ECM: Type 675(2) or Racal Scorpion, jammer.
Helicopter 1 x Westland Lynx HMA 3/8 or 1 x EH 101 Merlin HAS 1.
Builder Marconi Marine–Yarrow, Glasgow
Launched 08 April 1989
Commissioned 30 May 1991
Displacement, tons 3500 standard, 4200 full load
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Main machinery CODLAG: 2 x RR Spey SM1A gas turbines ( 41540 hp ); 4 x Paxman Valenta 12 RPA 200CZ ( 8100 hp ).
Speed, knots 28; 15 on diesel-electric
Range, miles 7800 at 15 knots
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Guns 1 x Vickers 114mm/55 Mk 8, 2 x Oerlikon/DES 30mm/75 Mk 1.
Missiles SSM: 8 x McDonnell Douglas Harpoon ( 2 quads ); SAM: British Aerospace Seawolf GWS 26 Mod 1 VLS, 32 canisters.
Torpedoes 4 x Cray Marine 324mm fixed tubes ( 2 twin ). Marconi Stingray torpedoes.
Radar Air/Surface search: Plessey Type 996(I), 3D, E/F bands; Navigation: Kelvin Hughes Type 1007, I band; Fire control: 2 x Marconi Type 911, I/Ku bands.
Sonar Ferranti/Thomson Sintra Type 2050, bow mounted, active search and attack modes; Dowty Type 2031Z, towed array, passive search.
Countermeasures Decoys: 4 x Sea Gnat; Type 182, towed torpedo decoy; ESM: Racal UAF-1 Cutlass; ECM: Type 675(2) or Racal Scorpion, jammer.
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Main machinery CODLAG: 2 x RR Spey SM1A gas turbines ( 41540 hp ); 4 x Paxman Valenta 12 RPA 200CZ ( 8100 hp ).
Speed, knots 28; 15 on diesel-electric
Range, miles 7800 at 15 knots
Complement 174 ( 12 officers ) ( accomodation for 185 ( 16 officers ))
Guns 1 x Vickers 114mm/55 Mk 8, 2 x Oerlikon/DES 30mm/75 Mk 1.
Missiles SSM: 8 x McDonnell Douglas Harpoon ( 2 quads ); SAM: British Aerospace Seawolf GWS 26 Mod 1 VLS, 32 canisters.
Torpedoes 4 x Cray Marine 324mm fixed tubes ( 2 twin ). Marconi Stingray torpedoes.
Radar Air/Surface search: Plessey Type 996(I), 3D, E/F bands; Navigation: Kelvin Hughes Type 1007, I band; Fire control: 2 x Marconi Type 911, I/Ku bands.
Sonar Ferranti/Thomson Sintra Type 2050, bow mounted, active search and attack modes; Dowty Type 2031Z, towed array, passive search.
Countermeasures Decoys: 4 x Sea Gnat; Type 182, towed torpedo decoy; ESM: Racal UAF-1 Cutlass; ECM: Type 675(2) or Racal Scorpion, jammer.
Helicopter 1 x Westland Lynx HMA 3/8 or 1 x EH 101 Merlin HAS 1.
_______________
Depois das comparações, de facto que venha o Diabo e escolha.
Mas a mim, calhavam-me melhor 3 Type-23 que as Karel Doorman.
E os colegas?
Entre as duas, qual prefeririam?
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Propulsión CODOG: 2 x RR Spey SM1C ( 33.800 cv ), 2 x diesels Stork-Wärstilä 12SW280 ( 9.790 cv ).
Velocidad, en nudos 30 ( Speys ), 21 diesels
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Dotación 156 ( 16 oficiales ). Acomodación para 163.
Cañones 1 x 76mm/62 OTO Melara Compact Mk100, 1 x Signaal SGE-30 Goalkeeper with GE 30mm, 2 x Oerlikon 20mm.
Misiles SSM: 8 x McDonnell Douglas Harpoon ( 2 cuádruples ); SAM: 16 x Raytheon Sea Sparrow, desde lanzadores verticales Mk48.
Torpedos 4 x 324mm tubes Mk32 ( 2 dobles ). Honeywell Mk46 Mod 5.
Rádar Aire/Superficie: Signaal SMART, 3D, banda F; Signaal LW 08, banda D; Navegación: Racal Decca 1226, banda I; Dirección de tiro: 2 x Signaal STIR, bandas I/J/K, 140km alcance.
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Contramedidas 2 x Loral Hycor SRBOC, para lanzar bengalas infrarojas y chaff; ESM/ECM: Argo APECS II ( incluye el sistema AR 700 ESM ), interceptador y perturbador.
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Radar Air/Surface search: Plessey Type 996(I), 3D, E/F bands; Navigation: Kelvin Hughes Type 1007, I band; Fire control: 2 x Marconi Type 911, I/Ku bands.
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Guns 1 x Vickers 114mm/55 Mk 8, 2 x Oerlikon/DES 30mm/75 Mk 1.
Missiles SSM: 8 x McDonnell Douglas Harpoon ( 2 quads ); SAM: British Aerospace Seawolf GWS 26 Mod 1 VLS, 32 canisters.
Torpedoes 4 x Cray Marine 324mm fixed tubes ( 2 twin ). Marconi Stingray torpedoes.
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