Modernização dos AMX!!!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Carlos Lima
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Re: Modernização dos AMX!!!

#2581 Mensagem por Carlos Lima » Seg Abr 04, 2016 2:01 pm

O Am-X trouxe em tese tantos "benefícios" e por outro lado não tinha mísseis ar-ar operacionais, não possuia até pouco tempo bombas inteligentes, não possuia radar, até hoje não possui mísseis ar-solo, e pelo visto só 14 deles finalmente vão ter a configuração que deveriam ter em 1990.

Sem contar que tais benefícios não foram nada mais do que tirar a FAB do atraso de 30 anos, e mesmo assim meio capenga por conta da aeronave nunca ter estado realmente 'pronta'.

Eu entendo que é importante sermos patriotas e valorizar os nossos projetos, mas sendo bem honesto o Am-x sofreu preconceito demais e nunca foi lá essa prioridade porque para realizar o seu 'potencial' e ter todos os seus potenciais 'benefícios' funcionando, custava muito mais caro e ninguém nunca de fato quiz gastar muito $$ com ele.

Infelizmente freiamos praticamente toda a evolução que o Am-X poderia ter nos trazido (só nos atualizamos com algumas coisas com relação ao resto do mundo, mas não demos passos à frente o que é a parte de fato importante).

A lição é que qualquer evolução tecnológica custa $$$$, para comprar, para manter, e desde o Am-X já não estamos mais no mundo do "reloginho" e avião voando mesmo com 'pane', mas hoje em dia no mundo "digital" isso custa $$$ constantemente sem mesmo o avião sair da linha de produção...

É só olhar vários exemplos aonde uma aeronave logo depois de ser entregue já tem que passar por upgrades ($$$$$$) e essa tendência não vai diminuir (muito pelo contrário).

Acho que para futuras aeronaves temos que mudar e muito não só o seu processo de gerenciamento, mas também a nossa visão geral do ciclo de vida operacional da mesma.

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Re: Modernização dos AMX!!!

#2582 Mensagem por joao fernando » Seg Abr 04, 2016 2:06 pm

Magina o NG então?

Voou? Tá pronto!

Pra que gastar mais???




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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henriquejr
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Re: Modernização dos AMX!!!

#2583 Mensagem por henriquejr » Seg Abr 04, 2016 6:41 pm

Carlos Lima escreveu:O Am-X trouxe em tese tantos "benefícios" e por outro lado não tinha mísseis ar-ar operacionais, não possuia até pouco tempo bombas inteligentes, não possuia radar, até hoje não possui mísseis ar-solo, e pelo visto só 14 deles finalmente vão ter a configuração que deveriam ter em 1990.

Sem contar que tais benefícios não foram nada mais do que tirar a FAB do atraso de 30 anos, e mesmo assim meio capenga por conta da aeronave nunca ter estado realmente 'pronta'.

Eu entendo que é importante sermos patriotas e valorizar os nossos projetos, mas sendo bem honesto o Am-x sofreu preconceito demais e nunca foi lá essa prioridade porque para realizar o seu 'potencial' e ter todos os seus potenciais 'benefícios' funcionando, custava muito mais caro e ninguém nunca de fato quiz gastar muito $$ com ele.

Infelizmente freiamos praticamente toda a evolução que o Am-X poderia ter nos trazido (só nos atualizamos com algumas coisas com relação ao resto do mundo, mas não demos passos à frente o que é a parte de fato importante).

A lição é que qualquer evolução tecnológica custa $$$$, para comprar, para manter, e desde o Am-X já não estamos mais no mundo do "reloginho" e avião voando mesmo com 'pane', mas hoje em dia no mundo "digital" isso custa $$$ constantemente sem mesmo o avião sair da linha de produção...

É só olhar vários exemplos aonde uma aeronave logo depois de ser entregue já tem que passar por upgrades ($$$$$$) e essa tendência não vai diminuir (muito pelo contrário).

Acho que para futuras aeronaves temos que mudar e muito não só o seu processo de gerenciamento, mas também a nossa visão geral do ciclo de vida operacional da mesma.

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Mas aí não é culpa do projeto, nem da FAB, mais sim a falta de compromisso da classe política com a defesa do país, que ocasionam constantes cortes orçamentários. Veja a MB, que não está conseguindo nem manter seus velhos navios operacionais, e os próprios AMX, onde muitos ficaram estocados por falta de recursos. Se a FAB tivesse partido para outra solução, como a compra de prateleira de F-16A/B, como muitos defendiam, será que seria diferente? E o que ganharíamos em termos industriais e de desenvolvimento?
O programa AMX nunca chegou a ser o que se esperava que fosse, por causa dos problemas orçamentários, mas pelo menos trouxe conhecimentos importantes para nosso país.




.
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Re: Modernização dos AMX!!!

#2584 Mensagem por Carlos Lima » Seg Abr 04, 2016 8:57 pm

henriquejr escreveu:
Carlos Lima escreveu:O Am-X trouxe em tese tantos "benefícios" e por outro lado não tinha mísseis ar-ar operacionais, não possuia até pouco tempo bombas inteligentes, não possuia radar, até hoje não possui mísseis ar-solo, e pelo visto só 14 deles finalmente vão ter a configuração que deveriam ter em 1990.

Sem contar que tais benefícios não foram nada mais do que tirar a FAB do atraso de 30 anos, e mesmo assim meio capenga por conta da aeronave nunca ter estado realmente 'pronta'.

Eu entendo que é importante sermos patriotas e valorizar os nossos projetos, mas sendo bem honesto o Am-x sofreu preconceito demais e nunca foi lá essa prioridade porque para realizar o seu 'potencial' e ter todos os seus potenciais 'benefícios' funcionando, custava muito mais caro e ninguém nunca de fato quiz gastar muito $$ com ele.

Infelizmente freiamos praticamente toda a evolução que o Am-X poderia ter nos trazido (só nos atualizamos com algumas coisas com relação ao resto do mundo, mas não demos passos à frente o que é a parte de fato importante).

A lição é que qualquer evolução tecnológica custa $$$$, para comprar, para manter, e desde o Am-X já não estamos mais no mundo do "reloginho" e avião voando mesmo com 'pane', mas hoje em dia no mundo "digital" isso custa $$$ constantemente sem mesmo o avião sair da linha de produção...

É só olhar vários exemplos aonde uma aeronave logo depois de ser entregue já tem que passar por upgrades ($$$$$$) e essa tendência não vai diminuir (muito pelo contrário).

Acho que para futuras aeronaves temos que mudar e muito não só o seu processo de gerenciamento, mas também a nossa visão geral do ciclo de vida operacional da mesma.

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Mas aí não é culpa do projeto, nem da FAB, mais sim a falta de compromisso da classe política com a defesa do país, que ocasionam constantes cortes orçamentários. Veja a MB, que não está conseguindo nem manter seus velhos navios operacionais, e os próprios AMX, onde muitos ficaram estocados por falta de recursos. Se a FAB tivesse partido para outra solução, como a compra de prateleira de F-16A/B, como muitos defendiam, será que seria diferente? E o que ganharíamos em termos industriais e de desenvolvimento?
O programa AMX nunca chegou a ser o que se esperava que fosse, por causa dos problemas orçamentários, mas pelo menos trouxe conhecimentos importantes para nosso país.
Eu acho complicado definir 'um culpado'.

Eu acho que todos falharam, seja pela falta de grana, seja pela falta de prioridade na hora em qua a grana pintou, seja por decisões gerenciais equivocadas, seja por governos que nunca ligaram mesmo para Defesa (não é novidade alguma), seja pela própria indecisão do que fazer com o Am-X (caça? Bombardeiro?) etc etc etc etc etc.

Não sei o que o Brasil ganharia com o F-16... Mas fazendo um exercício de elocubração o que me vem imediatamente seria talvez por não ter que se comprometer com industrias que não vão ter nenhum futuro e bilhões $$$ em um avião que só ter vida válida operacional depois de quase 30 anos de projeto em somente 14 unidades, o que seria bom seria usar $$$ e investir seriamente no nosso programa de mísseis, bombas e armamentos inteligentes. O mesmo vale para sensores ou mesmo a questão de radares ou contra medidas eletrônicas, ou mesmo datalinks ou equipamento EW.

Pois essas são áreas bem estratégicas, que requerem muita pesquisa e que poderiam gerar frutos não só para um projeto (e assim serem sustentáveis), mas podendo se espalhar para muitos projetos (vide o que Israel faz com a Elbit e hoje mesmo nós usamos um montão de equipamentos em comum entre F-5, Am-X e S Tucano).

Isso na minha opinião nos traria hoje uma idéia muito diferente em termos de uso operacional de aeronaves, prioridades para o que virá a ser o F-X (mesmo sendo o Gripen) e a nossa industria (isso sem contar que a polivalência do F-16 é algo que já estaríamos lidando a pelo menos uns 20 anos o que não é nada mal e o F-5 provavelmente já teria o seu devido descanço ao invés de "Jason Lives"!

E esse é o maior erro que eu vejo nesse tipo de programa tecnológico. Infelizmente quando necessário, se atualizar com 'o resto do mundo' tem que ser um objetivo claro e não há o que se discutir (mas sempre nos perguntando... por que nos atrasamos tanto? O que podemos evitar?).

O problema é quando você para por aí, limita a sua própria perspectiva e não dá passos à frente.

Não adianta gastar Bilhões para dizer que "desenvolveu um avião" e o resultado ser isso. Você está só se iludindo com idéias de 'independência' e outros ufanismos, mas na prática não é nada disso o que ocorre.

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Re: Modernização dos AMX!!!

#2585 Mensagem por Thor » Qua Mai 11, 2016 2:16 pm

...
A presidente também alterou em R$ 191 milhões o orçamento, deslocando recursos destinados a investimento para a manutenção em vários órgãos.

A maior mudança foi o corte de R$ 101 milhões previstos para compra de caças militares (Projeto AM-X). O montante agora será usado para manutenção de equipamentos e compra de combustíveis na Aeronáutica.
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016 ... coes.shtml

Adeus A-1M...




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Re: Modernização dos AMX!!!

#2586 Mensagem por gabriel219 » Qua Mai 11, 2016 2:18 pm

Compra dos AM-X?




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Re: Modernização dos AMX!!!

#2587 Mensagem por Carlos Lima » Qua Mai 11, 2016 2:22 pm

Thor escreveu:
...
A presidente também alterou em R$ 191 milhões o orçamento, deslocando recursos destinados a investimento para a manutenção em vários órgãos.

A maior mudança foi o corte de R$ 101 milhões previstos para compra de caças militares (Projeto AM-X). O montante agora será usado para manutenção de equipamentos e compra de combustíveis na Aeronáutica.
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016 ... coes.shtml

Adeus A-1M...
:(

Que triste... O AM-X nunca será o mínimo que deveria ter sido desde o ínicio.

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Re: Modernização dos AMX!!!

#2588 Mensagem por FABIO » Qua Mai 11, 2016 2:52 pm

Carlos quer dizer que nem os 14 A-1M serão modernizados?os 12 A-4 da marinha me parece
que vai sair pois a verba ja esta empenhada.




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Re: Modernização dos AMX!!!

#2589 Mensagem por gabriel219 » Qua Mai 11, 2016 7:50 pm

Enquanto isso é tirado dos AM-X, quase o mesmo valor vai pro GTE...




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Re: Modernização dos AMX!!!

#2590 Mensagem por FCarvalho » Qui Mai 12, 2016 4:08 pm

Já disse e repito: tem de extinguir o GTE. Aquilo ali é um sugadouro de recursos da FAB. Tudo para um bando de fdp engravatados não entrarem na fila do check in... :evil:

abs.




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Re: Modernização dos AMX!!!

#2591 Mensagem por Dhoff » Qui Mai 12, 2016 7:47 pm

Se extinguir o GTE a FAB deixa de existir, pois único momento que eles lembram que existe força armadas é quando precisam viajar de avião da FAB. Vou além, se extinguir o GTE, nossos políticos de intelectos superiores iriam delegar o patrulhamento aéreo para a TAM, GOL, etc...




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Re: Modernização dos AMX!!!

#2592 Mensagem por caixeiro » Qui Jun 02, 2016 2:39 pm

FABIO escreveu:Carlos quer dizer que nem os 14 A-1M serão modernizados?os 12 A-4 da marinha me parece
que vai sair pois a verba ja esta empenhada.
A noticia é oficiosa mas as 14 celulas já receberam autorização para venda como sucata..




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Re: Modernização dos AMX!!!

#2593 Mensagem por joao fernando » Qui Jun 02, 2016 2:50 pm

Que celulas vão virar sucata?????

Esse A1 demorou tanto que pode-se esquecer e partir logo pro NG...




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Re: Modernização dos AMX!!!

#2594 Mensagem por henriquejr » Qui Jul 07, 2016 8:59 pm

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Re: Modernização dos AMX!!!

#2595 Mensagem por Túlio » Qui Jul 07, 2016 9:06 pm

joao fernando escreveu:Que celulas vão virar sucata?????

Esse A1 demorou tanto que pode-se esquecer e partir logo pro NG...

De fato - e me dói, ADORO esse aviãozinho - mas sem jeito, ainda nos 90 já deveriam estar fazendo MLU e neste século planejando sucessor. Deixaram o barco zarpar.

Sodas...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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