Luís Henrique escreveu:Alcantara escreveu:
Exatamente.
Se duas aeronaves diferentes estiverem carregando uma carga semelhante (por exemplo, 4 mísseis BVR e 2 WVR), isso não significa que a interação das ondas eletro-magnéticas (sinal de radar) entre esta carga e a fuselagem gerará o mesmo RCS.
Eu acredito que devemos pensar em um
"fator de indiscrição", ou seja, um multiplicador que
piora o indice RCS de cada aeronave ("suja" o RCS). Exemplo: se o indice de indiscrição para 4 BVR + 2 WVR for igual a 10, deveríamos pegar o RCS de cada caça e multiplicar por esse valor e, então, veríamos o nível de piora na furtividade. Isso, claro, é uma analogia aos cálculos muito mais elaborados do mundo real.
Entre duas aeronaves de índices RCS muito diferentes, sem sombra de dúvida a que tiver o menor RCS "limpa" terá também menor RCS resultante do "fator de indiscrição" causado pelas armas.
Você e o Wardog não estão levando em consideração o que disse o representante da Boeing na época da competição FX2.
Quando perguntaram sobre o RCS do Super Hornet, ele disse que era muito baixo e que não diminuíam mais ainda, pois já estava no mínimo para uma aeronave que CARREGA ARMAMENTOS EXTERNOS.
As diferenças em RCS na ORDEM DE GRANDEZA/MAGNITUDE só vão ocorrer se colocarem os armamentos em baias internas.
Por isso não importa muito se a RCS de um Gripen NOVO for 0,1m² a de um Super Hornet for 0,5m² e a de um Su-35 for de 1m².
Colocando os armamentos não vai dar muita diferença, porque ninguém vai voar sem armamentos...
Ok. Você pode me passar o link com essa entrevista por favor? Gostaria de analizar.
No mais, gostaria que me provassem com cálculos que um Gripen e um SU-35 terão o MESMO RCS quando carregados com bombas.
Minha dúvida passa pelo seguinte ponto:
1 - O SU-35 é um caça maior (isso conta porque não é stealth e tem mais capacidade de carregar armamentos e cabides) que carrega mais armamentos e que, ainda sim, tem o RCS pelado maior. Portanto, seguindo o seu raciocínio, as bombas, misseis e tanques que ele carrega tem menor RCS do que as utilizadas no Gripen?
2 - Se ele carrega mais bombas e mais cabides não é de se esperar que o RCS aumente mais do que o de um caça que tem menor RCS pelado, carrega menos bombas, menos cabides e ainda tem 1 turbina a menos?
3 - As leis da física que tratam da reflexão causada pelas partes expostas dos caças não são as mesmas para o Gripen e o SU-35?
4 - Caso a resposta seja sim, porque motivo a reflexão causada pelos armamentos externos do Gripen será maior do que a reflexão causada pelos armamentos externos do SU-35?
Por favor gostaria de esclarecimentos quanto a estes pontos. Vale destacar que não estamos discutindo se o RCS final sera ou nao uma vantagem no combate aereo, mas se, e somente se, um SU-35 carregado com bombas e misseis em configuração para o mesmo tipo de missão que um Gripen terá RCS menor.
Abs.