Diretor do FMI critica políticas de proteção para a indústria nacional
CAMPINAS (SP) - O diretor-executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI), o brasileiro Otaviano Canuto, criticou nesta terça-feira as políticas de proteção para a indústria nacional como as barreiras tarifárias criadas pelo governo para o setor automotivo, e os acordos no âmbito do Mercosul — bloco formado por Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Os mecanismos de proteção criados nos últimos anos, segundo ele, não resolvem os problemas, e os (setores) que se protegem não investem, porque atendem a uma demanda de curto prazo. Do ponto de vista do país, observa Canuto, só é positivo se for acoplado a um programa de reestruturação de toda uma cadeia produtiva.
— Esses programas não salvam nenhum setor. É como tentar resolver uma doença mexendo no termômetro. Essas políticas de proteção não serão capazes de salvar a indústria nacional. Essa ideia de proteger alguns setores que não têm condições de competir não dá mais certo. Temos que mudar os conceitos — disse Canuto, que apresentou uma palestra a estudantes no Instituto de Economia da Universidade de Campinas (Unicamp).
DESVALORIZAÇÃO DO REAL É POSITIVA
Para o economista, que antes do FMI foi vice-presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), os sinais de retomada de algumas economias internacionais como Estados Unidos e países da Europa, não devem aliviar muito a redução das exportações brasileiras mesmo com a valorização cambial. Segundo ele, o resultado da atual desvalorização do real tende a ser inferior ao que foi em 2009, porque a estrutura de exportação tem mais commodities e não será o dólar mais forte que vai alterar a competitividade dos nossos produtos.
— Desvalorização cambial vai ser bom para o Brasil, mas não dá para repousar só nela. A agenda do Brasil é aumentar a competitividade total de nossa pauta de exportações, mediante racionalização de gastos, investimento em infraestrutura, competitividade. Temos que fazer o que é preciso para aumentar a qualidade de nossos produtos no longo prazo — afirmou ele.
Sobre as medidas que estão sendo adotadas para retomar o crescimento, Canuto disse que governo está fazendo a sua parte ao propor um caminho de saída, como o programa de investimento em infraestrutura, considerado um caminho óbvio. Ele avalia que o perfil das concessões de 2013 já era bem mais afinado com o setor privado do que em 2011, quando “pessoas do governo estavam tentando tabelar taxa de retorno lá embaixo.”
— Em 2013, já estava havendo entre o governo Dilma e o setor privado uma sintonia fina no programa de concessões, mas aí veio 2014, as eleições e parou. Agora eu vejo nesse perfil do programa de concessões mais uma etapa nessa trajetória de aprimoramento da relação publico-privada na infraestrutura - ponderou, lembrando que para esse programa decolar é preciso que o ajuste microeconômico alcance um momento de estabilidade, caso contrário o setor privado não vai entrar.
QUALIDADE DO GASTO PÚBLICO
Canuto defendeu também uma revisão na qualidade do gasto público, ou seja, ele quer que o governo faça o que chamou de “pente-fino” em todos os gastos, especialmente na previdência social.
PUBLICIDADE
Questionado sobre a possibilidade de o país retomar o crescimento já no próximo ano, como quer o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, Canuto, que estará na próxima missão do FMI ao Brasil, em setembro, disse achar possível. Mas pondera que tudo vai depender da rapidez com que o governo conseguirá avançar na agenda de reformas e ultrapassar a fase de instabilidade na estrutura microeconômica brasileira.
— Se alguém disser que tem um cronograma que pode prever que isso vai acontecer em um ano, ou seis meses, vai estar mentido, porque isso não existe. É um processo que está se materializando na medida em que está ocorrendo.
Quanto a mudança na meta de superávit primário de 1,1% para 0,15% do Produto Interno Bruto (PIB), Canuto afirmou que a decisão do governo não deixa de “ser uma má notícia”, porém, acredita que os agentes econômicos também entendem a racionalidade da tomada de decisão. Ele disse, ainda, não acreditar que, por conta disso, o país vá perder o grau de investimento.
— Eu acho que vai prevalecer a percepção do compromisso do governo com a sustentabilidade fiscal no longo prazo. O mercado que está dando como certo o rebaixamento, pode mudar depois. Isso não quer dizer que as agências (de risco) sigam o que o mercado está dizendo. Tem muita coisa, não é simplesmente a mudança da meta - disse ele.
INFLAÇÃO: ‘MELHOR DO O ESPERADO POR MUITA GENTE’
Sobre a inflação, o diretor do FMI disse que a taxa está se movendo até melhor do que era esperado por muita gente. O ajuste macroeconômico deste ano, avalia, tinha um componente fiscal e de correção de preços relativos e, em ralação aos preços internacionais, foram mantidos artificialmente baixos via valorização real do câmbio. Parte do desconforto do ajuste, diz ele, foi a correção desses preços regulados, energia, gasolina, transporte público.
— Quando acontece um ajuste desses, se tem um choque e automaticamente a taxa de inflação sobiu de 6,5% para 9%. A tarefa do Banco Central não é deter esse choque, mas evitar a propagação desse choque, fazendo com esse novo patamar de inflação seja temporário e pare. A julgar pela inflação esperada, a política monetária está tendo êxito, porque está convergindo as expectativas de inflação para o centro da meta se não para o ano que vem, que seja em 2017.
Quando perguntado se está otimista com o Brasil e com o trabalho do “amigo Levy”, Canuto disse que sim, no médio prazo. Mas não gostou quando soube que alguns economistas estão dizendo que Levy estaria perdendo credibilidade com as dificuldades para aprovar o ajuste no Congresso Nacional.
PUBLICIDADE
— Com o Levy não tem isso, não. Conheço ele (sic) desde que fomos colegas no Ministério da Fazenda, quando ele era secretário do Tesouro e eu, de Relações Internacionais. Depois, fui vice-presidente do BID, logo após sua saída. Quando ele estava no Bradesco, sempre conversávamos. Conheço o Levy. Foi ele quem sugeriu meu nome para o FMI. Ele é obstinado e é um cara maduro. Não faz o trabalho com o fígado. As dificuldades ele mata no peito e vai em frente — afirmou.
E sobre o antecessor, o ex-ministro Guido Mantega?
— Eu falo bem do Levy, mas não me peça para falar mal do Mantega. O que eu posso falar é o seguinte: conforme disse a presidente Dilma (Rousseff), o programa anticíclico foi mantido e estendido muito além da validade. A correção atual em grande medida é desfazer parte desse super alongamento do programa anticíclico anterior.
http://oglobo.globo.com/economia/direto ... l-17076102