wagnerm25 escreveu:Achar que só os EUA e a UE tem culpa no atual estado das coisas é um redução interpretativa extrema do cenário da região. O que existe hoje e o que existia mesmo antes das intervenções (desastradas) dos ocidentais são muçulmanos matando muçulmanos (principalmente). Retire a atuação ocidental da região e eles vão continuar se matando.
Mas aí concordamos, afinal eu não falei em momento algum que os EUA e a UE tem culpa na situação. Afirmei o contrário até, que os tiranos já estavam lá, e o ocidente intervindo ou não, não muda nada. O que falei foi que o ocidente intervém sob o pretexto de salvar o povo da matança, e tem muita gente que compra essa ideia (me pareceu que você tinha comprado essa ideia quando perguntou se dava pra tolerar a matança), mas isso é tão falso quanto nota de 7. A matança sempre existiu e sempre vai existir, com ou sem ocidente. O interesse do ocidente é outro.
wagnerm25 escreveu:Eu não me arrisco nem um minuto a afirmar que o Assad promovendo uma limpa nos rebeldes + Isis + Curdos sírios (sim, pq são seus inimigos) a situação vai se acalmar. Se isso acontecer, quem vai ficar no controle total da situação? Irã e Russia. Sim pq o Assad hj é um fantoche dependente desses atores. Como o ocidente+Israel vão lidar com isso? E o Irã já tá meio que tomando conta do Iraque. O que vai acontecer? O que é necessário para estabilizar a região? Ninguém sabe. O certo é que o Isis é ruim, o Assad é ruim, o Irã é ruim, o Hezbollah é ruim, etc, etc.
A situação lá nunca vai se acalmar. A intenção do Assad promover a limpa é exterminar o Estado Islâmico que é um grupo extremista sem igual até o momento. Um grupo anos luz a frente de qualquer outro que já existiu e que está levando a matança e o ódio da região para fora das fronteiras do Oriente. O EI sim é uma ameaça ao ocidente, não só por declarar que o objetivo é acabar com os EUA, isso todos falam, mas por possuir uma organização gerencial nunca antes vista. O que da medo é que o EI é muito mais organizado e muito melhor gerenciado que a Al Qaeda por exemplo, que é um grupo muito organizado, e todos sabem o que a Al Qaeda já foi capaz de fazer. O EI então pode fazer muito mais! Essa é a merda.
Então, lembra da tensão passada entre os EUA e a Síria, por conta das matanças de civis por parte do Assad e da tensão entre os EUA e o Irã? Nesse momento nada disso importa mais do que combater o EI. A prova disso é a cooperação entre o Irã e os EUA no combate contra o EI, e há quem diga que existe também uma cooperação considerável entre os EUA e a Síria. Esquece a matança de civis na Síria, não importa agora.
Depois que essa praga for exterminada, o povo lá vai continuar se matando, e os EUA vão voltar a rosnar para os "inimigos" de sempre.
Um abraço!