Até quanto ela quer desenvolver caças? Como sempre, depende, o quanto que ela vai levar nessa brincadeira....Petry escreveu: Mas até que ponto a Embraer quer desenvolver? Volto a bater nessa tecla. Desenvolver é diferente de fabricar. Pegando o próprio Gripen NG, qual será a participação da Embraer? Eu ainda não li objetivamente qual será o trabalho da Embraer nesse projeto. Na minha humilde opinião, aparenta ser mais trabalho de manufatura do que desenvolvimento. Talvez atue também na área de integração de sistemas e componentes. Eu sinto que estão jogando a Embraer em qualquer negócio, como se qualquer negócio fosse o certo, o lucrativo e o diferencial entre ser mente pequena e grande.
Quanto tu falas que terá um grande mercado, eu não vejo tanta certeza para isso. Eu não vejo um mercado tão bom quanto tu enxergas. Se esse projeto começasse hoje, eu concordaria contigo, agora, quando mais demorar, e o principal, quanto mais demorar a ficar pronto, pior será.
Outro ponto importante é a história de entrar no mercado militar para adquirir novas tecnologias e aplicar no mercado civil. Ignoram quem tais tecnologias podem ser desenvolvidas sem entrar no mercado militar.
Quanto tu afirmastes que o fato do governo pagar tudo faz com que a Embraer não tenha riscos não é verdade. Basta o Estado alterar os planos, subsídio e a Embraer poderá pagar o pato.
Esse tipo de projeto normalmente é bancado pelo estado, não faz o menor sentido um empresa encarar um projeto desses sem o governo por trás. Assim como não faz sentido o governo começar a bancar um projeto desses e no meio do caminho jogar tudo no lixo, a própria escolha do Gripen no FX-2 demonstrou que com um bom trabalho de marketing por trás, a população aprova esse tipo de aquisição, ainda mais se tiver participação nacional e bater na tecla geração de tecnologia avançada, mão de obra especializa, empregos, etc.
Não é necessário que esse projeto comece a ser desenvolvido agora, o único caça de quinta geração operacional atualmente não é assim tão operacional, os demais ainda devem levar um pouco de tempo para serem declarados totalmente operacionais. Um bom timming tanto para a avaliação do contrato com a Saab quanto para o começo do desenvolvimento desse avião seria para a mesma época da entrega do primeiro ou segundo lote, época a qual já saberemos como foi a negociação e se a Saab entregou tudo o que foi prometido. Alias, se o Gripen é um quarta geração que vai ficar pronto em 2020, desta perspectiva, qual o problema de um quinta geração que iria ficar pronto lá para ~2030?
Além de nós, esse projeto teria tudo para ter a participação tanto da Suécia quanto da Turquia, que também já declarou querer desenvolver um projeto desses, se for bem costurado nas esferas diplomáticas e financeiras, esse avião nasceria com uma demanda estimada de pelo menos umas 250 aeronaves, dependendo dos custos da aeronave, é bem possível que também haveria mercado em outros países que já operam o Gripen.
Acho que vale a pena relembrar, não seria desenvolvimento, mas sim co-desenvolvimento, a FAB e o GF não estariam sozinhos nesse projeto, até porque, qual o sentido de se gastar uma grana a mais com a aquisição de ToTs e depois se jogar tudo isso fora não seguindo a evolução natural que seria participar de um projeto de um novo avião de caça mais avançado.