Oficial - Projeto KC-X3

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Quem leva o KC-X2?

Airbus A330 MRTT
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Boeing KC-767
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kirk
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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#451 Mensagem por kirk » Seg Ago 18, 2014 9:46 pm

Boa noite amigos!

Segundo consta um dos requisitos da FAB seria que a aeronave escolhida deveria ter no máximo 5.000 ciclos e até 10 anos de construção.
O KC-X2 prevê a aquisição de 2 aeronaves, com opção de uma terceira. Esta opção será estudada durante a negociação do contrato com a IAI. Segundo critérios estabelecidos pela FAB, as aeronaves B-767-300ER a serem adquiridas usadas não poderão ter mais de dez anos de construção, cinco mil ciclos, inexistência de acidentes e zero danos estruturais, entre outros.
http://www.aereo.jor.br/2013/04/12/kc-x ... o-e-facil/
Bom, uma aeronave de 1993 já tem mais de 20 anos, a pergunta é : é possível que uma aeronave dessa idade cumpra esse requisito de 5.000 mil ciclos?

abs
kirk




[] kirk

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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#452 Mensagem por Alcantara » Ter Ago 19, 2014 9:04 am

kirk escreveu:Boa noite amigos!

Segundo consta um dos requisitos da FAB seria que a aeronave escolhida deveria ter no máximo 5.000 ciclos e até 10 anos de construção.
O KC-X2 prevê a aquisição de 2 aeronaves, com opção de uma terceira. Esta opção será estudada durante a negociação do contrato com a IAI. Segundo critérios estabelecidos pela FAB, as aeronaves B-767-300ER a serem adquiridas usadas não poderão ter mais de dez anos de construção, cinco mil ciclos, inexistência de acidentes e zero danos estruturais, entre outros.
http://www.aereo.jor.br/2013/04/12/kc-x ... o-e-facil/
Bom, uma aeronave de 1993 já tem mais de 20 anos, a pergunta é : é possível que uma aeronave dessa idade cumpra esse requisito de 5.000 mil ciclos?

abs
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Se for uma aeronave utilizada em fretamentos (voos "charter"), sim, pode ser que tenham baixo número de ciclos. Uma aeronave nesse tipo de serviço não sofre o mesmo desgaste do que uma de linha aérea "comum".

Em teoria! :twisted:




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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#453 Mensagem por J.Ricardo » Ter Ago 19, 2014 1:25 pm

Não creio que seja o caso deste avião, ele passou pela AirFrance e mais duas cias... deve ter "rodado" bastante...




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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#454 Mensagem por Brigadeiro » Ter Ago 19, 2014 6:18 pm

J.Ricardo escreveu:Não creio que seja o caso deste avião, ele passou pela AirFrance e mais duas cias... deve ter "rodado" bastante...
Geralmente este tipo de aeronave tem um número de ciclos baixo (porém com quantidade grande de horas voadas) pois cumpre rotas de longa duração, fazendo, se muito dois ciclos por dia, ao contrário de um 737 ou Airbus A-319/320 da ponte aérea que cumprem voos de 40 minutos e num único dia cumprem mais de 10 ciclos.

Até mais!




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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#455 Mensagem por FCarvalho » Qua Ago 20, 2014 11:32 am

O último dono da aeronave era uma cia chater e que encerrou suas atividades em junho deste ano.
E como disse o Brigadeiro, este tipo de avião normalemente tem poucos ciclos mas bastante horas de voo.
Resta sabe qual critério a FAB utilicou, ou abriu mão, para aceitar um avião com mais de 20 anos de uso.
Mesmo com poucos ciclos, pela sua idade, a questão da manutenção e revisão de uma aeronave assim com certeza insíra mais cuidados e atenções do que se fosse adotada uma com metade do tempo de uso.
A ver o que a FAB irá dizer para justificar essa "flexibilidade" em relação a esta questão.
Pode ser, quase certo na verdade, que o fator financeiro pesou, e muito, na hora de fechar esse negócio com a IAI, e não porque não existam aeronaves sob os critérios acima descritos, mas mais em função da total falta de capacidade da FAB em optar por ela, visto os prováveis valores para o negócio apresentados pelos israelenses, caso a FAB realmente se decidisse por um avião mais novo.
Algumas explicações precisam ser dadas. Mas duvido que elas venham agora.

abs




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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#456 Mensagem por FCarvalho » Qui Ago 28, 2014 11:11 am

Alguém aí conseguiu informação atualizada da FAB sobre a aeronave que está de posse da IAI para transformação em KC-767? A FAB se manifestou publicamente sobre as reportagens vinculadas na net?

abs




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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#457 Mensagem por FCarvalho » Seg Out 13, 2014 6:24 pm

FCarvalho escreveu:Alguém aí conseguiu informação atualizada da FAB sobre a aeronave que está de posse da IAI para transformação em KC-767? A FAB se manifestou publicamente sobre as reportagens vinculadas na net?
abs
E aí meu povo, novidades? Já faz dois meses.

abs




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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#458 Mensagem por knigh7 » Seg Out 13, 2014 10:53 pm

Em entrevista recente, no final de setembro, ao "Informe Ambinde", o presidente da COPAC disse que o processo do KCX2 está paralisado por falta de verba.




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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#459 Mensagem por Alcantara » Ter Out 14, 2014 11:06 am

FCarvalho escreveu:
FCarvalho escreveu:Alguém aí conseguiu informação atualizada da FAB sobre a aeronave que está de posse da IAI para transformação em KC-767? A FAB se manifestou publicamente sobre as reportagens vinculadas na net?
abs
E aí meu povo, novidades? Já faz dois meses.

abs
knigh7 escreveu:Em entrevista recente, no final de setembro, ao "Informe Ambinde", o presidente da COPAC disse que o processo do KCX2 está paralisado por falta de verba.
Informe ABIMDE Edição nº5 (Maio/Junho, 2014), páginas 7/8.

IA - A FAB suspendeu, no ano passado, o processo de contratação para o projeto KC-X2, isso será retomado em 2014?
Brigadeiro Crepaldi - O projeto foi temporariamente suspenso em novembro de 2013 devido às restrições orçamentárias impostas. A COPAC manteve a gerência executiva do projeto ativada e está em condições de dar continuidade ao processo de contratação, contudo, até o momento, não existe uma determinação do Estado-Maior da Aeronáutica para que ele seja retomado.

:arrow: http://issuu.com/interfacefilmeseartes/ ... _5_rev_sml




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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#460 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 14, 2014 7:23 pm

sodas... alegria de pobre sempre dura pouco mesmo. :roll:

abs.




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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#461 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 28, 2014 2:39 pm

Agora com a DR reeleita, quem sabe o KC-767 não retoma o seu caminho. Nem que pra isso tenha que vir a versão VVIP primeiro.

abs




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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#462 Mensagem por Carlos Lima » Ter Out 28, 2014 3:20 pm

FCarvalho escreveu:Agora com a DR reeleita, quem sabe o KC-767 não retoma o seu caminho. Nem que pra isso tenha que vir a versão VVIP primeiro.

abs
Assim esperamos já que esse projeto está parado desde Dez 2013!! :(

[]s
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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#463 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 28, 2014 4:28 pm

Acho eu aqui com os meus botões, que a continuidade deste projeto estava, como deve estar mesmo, atrelada a permanência da DR no Planalto e ao fato de ela querer um novo VVIP.

Como a FAB escolheu o 767-3ER usado da IAI, falta agora na verdade ela se inteirar sobre a capacidade de esta aeronave poder servir para si no GTE.

Caso ela seja convencida, ou se convença, de que usar um avião usado, mas maior e próprio para viagens longas, pode constituir um bom negócio, então talvez tenhamos a solução para todos os nossos problemas quanto a um revo/transporte estratégico.

Vamos torcer para que isso ocorra. Afinal, já estamos pagando o olho da cara por apenas 36 caças novos e ninguém no GF não está nem aí. Comprar um punhado a mais de 767 usados para adaptar como limusine aérea não deve sair mais caro assim não... :wink:

Se podemos comprar três aviões por uns trocados em dólar, acho que não fará mal algum comprar mais uns três para suprir decentemente as necessidades do GTE, e ainda sobrar algum no bolso.

Assim espero.

abs




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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#464 Mensagem por Carlos Lima » Ter Out 28, 2014 4:43 pm

É o que todos esperamos...

Sempre foi assim. Na verdade nós torcemos por aeronaves 0 Km, porque não importa... usado, sempre é usado e é sempre fonte de dores de cabeça.

Mas se a escolha feita foi outra, o que esperamos é que esse programa siga em frente. ;)

[]s
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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#465 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 28, 2014 5:03 pm

De momento Carlos, eu realmente torço agora para que a FAB saiba cooptar a presidente para que lance mão do tesouro nacional e adquira pelo menos mais 3 KC-767, pois isto fará muito mais bem ao 2o/2o GT do que propriamente ao GTE.

Nas minhas contas, serão necessário mais estes 3 aviões, além dos 3 hora negociados, para cumprir integralmente as missões VVIP do GTE sem prejudicar a disponibilidade destes aviões tanto em um como n'outro grupo.

Com 6 KC's 767 estaremos, no curto/médio prazo, bem servidos para o que se nos avizinha em termos de força de caças e da infra-estrutura operacional da FAB, bem como da própria presidência da república.

Aliás, nenhuma destas aeronaves, suponho, estariam ou estarão 100% do tempo em configuração VVIP, até pelo contrário. Operariam na versão KC a maior parte do tempo. E quando necessário, duas sempre podem estar disponíveis para a missão VVIP sempre que o esquadrão for solicitado, sendo equipado com kit's de transformação para tal.

Acho que ganha a FAB, e ganhamos todos nós, que precisando, poderemos contar com estas aeronaves onde elas realmente forem necessárias aos interesses maiores do país e de seus cidadãos, com uma maior disponibilidade na rampa.

E se tudo der certo, quem sabe até poderemos adicionar no longo prazo, algumas a mais a fim de adequar a frota as necessidades de uma força aérea que precisa se transformar, também, em sua capacidades materiais para bem cumprir a sua missão, e não somente fazer o que dá, como dá, e quando dá, segundo os critérios de (des)importância que o assunto defesa tem no Brasil.

Tomara que os tempos de faz de conta tenham chegado ao seu fim. Pelo menos para a FAB.

abs




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