Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
É verdade, eu conheço o caso de um sujeito diagnosticado com saturnismo pois tinha um projétil na bacia que nunca foi retirado.Túlio escreveu:O problema do CHUMBO EXPOSTO é que envenena a pessoa. Perguntem os efeitos do excesso de chumbo -fora os traumáticos, claro
- ao nosso Doc Felipexion...
Contaminação por chumbo é praticamente minha especialidade!Túlio escreveu:O problema do CHUMBO EXPOSTO é que envenena a pessoa. Perguntem os efeitos do excesso de chumbo -fora os traumáticos, claro
Mas em quanto tempo? Conheço pessoas com projéteis de chumbo alojados no corpo, há muitos anos, e nem sinal desses efeitos. E a curto prazo, como debatemos aqui, é irrelevante.felipexion escreveu:Contaminação por chumbo é praticamente minha especialidade!Túlio escreveu:O problema do CHUMBO EXPOSTO é que envenena a pessoa. Perguntem os efeitos do excesso de chumbo -fora os traumáticos, claro
Essa é minha linha de pesquisa.
Basicamente os efeitos (agudos e crônicos) são: Encefalopatia, distúrbios motores (pode levar até paralisia), diarréia aguda, vômitos, dores abdominais (cólicas), anemia, deficiência na conversão de vitamina D, insuficiência renal (nefropatia), etc...
Ou seja, mesmo que o camarada sobreviva ao impacto do projétil, ele fica incapacitado de combater.
Fosse proibido para exércitos, imagine para a polícia....Hermes escreveu:Resumindo: É permitido sim o uso de espingardas em combate. Quanto á munição, os projéteis esféricos modernos de chumbo-antimônio não apresentam deformação que os coloque como expansivos para as convenções internacionais.
Obrigado aos amigos que responderam e principalmente ao Rodrigo, que matou a charada com documento do Exército Americano.
O que quero saber é em quanto tempo ocorre o envenenamento. São semanas, meses, anos, décadas? Os integrantes de forças armadas e policiais no Brasil não precisam se preocupar com esse envenenamento em estande, aqui mal atiram...Túlio escreveu:Rodrigo, a coisa toda estourou quando um Instrutor ianque morreu misteriosamente. Daí o CSI () foi ver e ele tinha uma concentração anormal de Pb no sangue. Seguiram analisando e viram que cada disparo de munição feita só de chumbo dispersava sais do dito metal no estande (fechado, ainda por cima). A concentração e constante respiração do dito metal - que, até onde sei, não é excretado pelo corpo - acabaram com o homem...
A CBC agora fabrica a munição mais saudável. As antigas encamisadas, com base de chumbo, ainda soltavam partículas suficientes para causar contaminação. Olha o link;Túlio escreveu:Verdade! E a munição é encamisada...![]()