Eu particularmente acho que não foi anuncio o comentário do Lula, acho que foi o uso incorreto de palavras e interpretação simplista. Mas agora já nao faz mais diferença, é passado!!! hehehehehe Nossa....falar que o programa FX acabou, e não no sentido ruim, é até estranho! hauhauhauhaCarcará escreveu:Agora vejam a diferença entre o atual anúncio e o anterior realizado por Lula! Diferença abissal!!
TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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- Skyway
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
AD ASTRA PER ASPERA
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Outra coisa: esse assunto não terá sido estratégicamente colocado no dia em que se reconduz simbolicamente ao cargo o falecido presidente Jango para minimizar o desconforto dos militares?
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
que o papai noel possa trazer navios do prosuper e pronae
Gogogas !
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Taí uma, se um nó se desatou, vai que...
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
A Boeing não irá desfazer seus relações com a Embraer, segundo a mesma:
http://www.defesanet.com.br/fx2/noticia ... o-do-F-X2/
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
alguém reparou que só foi os nossos queridos Hermanos, fecharem a compra de algumas aeronaves, logo em seguida, veio o anúncio da dona Vana. Pode não ter nada a ver, mas já tava ficando chato mesmo, pois até a Argentina, que anda mau das pernas já estava "renovando"suas aeronaves e aqui nada, sendo assim, valeu dona "Kitchener".
coisa boa essa noticia...e qual será o tampão até começarem a chegar os novos?
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...
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Vim parar neste fórum por causa do FX. Mas para infelicidade de muitos eu não vou embora, agora se preparem vai vir o FXBR.
Minha vingança será maligna!!!!!
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Compactuei da opinião do amigo desde o início e fiquei feliz com a decisão final.delmar escreveu:Desde que esta coisa começou eu declarei (podem pesquisar desde o começo) que o escolhido seria o Gripen. Não sou de me gabar mas, vencemos! vencemos! vencemos!
O Gripen vem aí! foi a escolha lógica e natural.
Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
o Gripen tem só 800 km de alcance mesmo?
Paz entre Nós, Guerra aos senhores!
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Me sinto como marido traído deve se sentir
Pago meus imposto rigorosamente em dia e em troca o governo me oferece um mini caça (muito estreludo estrelado $$$$$ hoje, de outra forma não fariam essa escolha).
bem que a Venezuela poderia dar uma bandas sobre manaus ou até quem sabe brasília......
de cara.com.br
Pago meus imposto rigorosamente em dia e em troca o governo me oferece um mini caça (muito estreludo estrelado $$$$$ hoje, de outra forma não fariam essa escolha).
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"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Meus caro amigos do fórum,
Felicidade é algo que não se pode guardar pra si.
Depois de um tempão fora, venho felicitar a todos os debatedores desse canal magnífico e deixar claro que muitos, mas muitos analistas técnicos passaram por aqui a fim de colher dados, confrontar teses, levantar questionamentos e polêmicas para solidificar suas teorias.
O fórum DEFESA BRASIL é, indubitavelmente, passagem obrigatória de todos os avaliadores, consultores e decisores técnicos da FA's e seus stakeholders que primam pelo seus próprios trabalhos à frente de questões tecno-estratégicas (tenho certeza).
Aos debatedores, parabéns, força e disposição para a continuidade das discussões, afinal, há muitas questões emergenciais que precisam do confronto de argumentos.
Abraços a todos com muito orgulho de toda a robustez argumentativa aqui despendida.
Felicidade é algo que não se pode guardar pra si.
Depois de um tempão fora, venho felicitar a todos os debatedores desse canal magnífico e deixar claro que muitos, mas muitos analistas técnicos passaram por aqui a fim de colher dados, confrontar teses, levantar questionamentos e polêmicas para solidificar suas teorias.
O fórum DEFESA BRASIL é, indubitavelmente, passagem obrigatória de todos os avaliadores, consultores e decisores técnicos da FA's e seus stakeholders que primam pelo seus próprios trabalhos à frente de questões tecno-estratégicas (tenho certeza).
Aos debatedores, parabéns, força e disposição para a continuidade das discussões, afinal, há muitas questões emergenciais que precisam do confronto de argumentos.
Abraços a todos com muito orgulho de toda a robustez argumentativa aqui despendida.
"A guerra, a princípio, é a esperança de q a gente vai se dar bem; em seguida, é a expectativa de q o outro vai se ferrar; depois, a satisfação de ver q o outro não se deu bem; e finalmente, a surpresa de ver q todo mundo se ferrou!"
KK
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Prezados Colegas,
Informações complementares a decisão do FX.2.
Perguntas & Respostas sobre a definição do Programa F-X2
Aquisição da aeronave GRIPEN-NG para a Força Aérea Brasileira (FAB)
1 – O que motivou a escolha dos caças suecos Gripen NG para a Força Aérea Brasileira (FAB)?
A motivação teve caráter técnico. A partir da análise realizada pela FAB, chegou-se à conclusão de que a aeronave sueca era a melhor opção, tanto do ponto de vista operacional quanto do ponto de vista de custo. Dos três finalistas da concorrência, o caça sueco apresentou o melhor preço. Pesaram também na escolha aspectos relativos à transferência de tecnologia e às contrapartidas comerciais (offsets) oferecidas pela proposta sueca. A propósito do assunto, eis o que dispõe a Estratégia Nacional de Defesa (END):
“Consideração que poderá ser decisiva é a necessidade de preferir a opção que minimize a dependência tecnológica ou política em relação a qualquer fornecedor que, por deter componentes do avião a comprar ou a modernizar, possa pretender, por conta dessa participação, inibir ou influir sobre iniciativas de defesa desencadeadas pelo Brasil”.
2 - Quantos caças serão adquiridos e qual o valor total da aquisição?
A oferta vencedora engloba o fornecimento de 36 (trinta e seis) aeronaves. Os investimentos são da ordem de US$ 4,5 bilhões, em um cronograma de desembolso que se estenderá até 2023.
3 – Como ocorrerão as negociações contratuais e quando se iniciam os desembolsos?
Com a decisão tomada, iniciam-se agora as discussões relativas aos contratos comercial e de suporte logístico. Também serão tratados os detalhes do acordo de offset entre a FAB e a empresa vencedora. Paralelamente, serão iniciadas as tratativas relativas ao contrato de financiamento, que cobrirá toda a aquisição. O prazo previsto para os acertos relativos a essa primeira etapa é de nove a doze meses. Portanto, não haverá desembolso imediato de recursos orçamentários.
4 – Quando deverá ser assinado o contrato de compra e quando a FAB receberá as primeiras unidades?
A primeira aeronave tem previsão de chegada em torno de 48 meses após a assinatura do contrato de financiamento que deve ocorrer em dezembro de 2014. Considerando que os prazos serão cumpridos, a primeira aeronave deverá ser incorporada à FAB no final de 2018.
5 – E até lá, como será feita a defesa aérea brasileira?
Até a chegada dos Gripen NG, a defesa aérea ficará, principalmente, a cargo dos caças F5-M que foram recentemente modernizados pela Embraer. Além disso, existe a possibilidade de o país vencedor do FX-2 colocar à disposição da FAB, como solução intermediária, um quantitativo de caças Gripen, modelo CD, para reforço da proteção do espaço aéreo brasileiro, em condições e prazos a serem definidos.
6 – O contrato de aquisição cobre apenas a compra dos aviões?
O contrato cobrirá também a logística inicial, o treinamento de pilotos e mecânicos e a aquisição de simuladores de voo. O contrato também contempla, como visto, os projetos de transferência de tecnologia e de offset, alinhado com o que dispõe a Estratégia Nacional de Defesa (END).
7 – O contrato prevê o desenvolvimento dos aviões de combate de 5ª geração?
A 5ª geração já existe em alguns países, mas os custos de desenvolvimento são naturalmente altos. O importante é que os aviões que estão sendo comprados no âmbito do FX-2 atendem, plenamente, as necessidades de defesa aérea do nosso País nesse momento. Obviamente, o Brasil estará atento ao desenvolvimento nesta área, inclusive no que se refere a potenciais parceiros.
8 – Qual a função dos novos caças no contexto da defesa aérea brasileira?
A tarefa primordial da FAB no contexto amplo da defesa é manter a soberania no espaço aéreo nacional para defender o País, impedindo o uso desse espaço para a prática de atos hostis ou contrários aos interesses nacionais. Para realizar essa tarefa, a Força precisa dispor de capacidade de vigilância, controle e defesa do espaço aéreo, com recursos de detecção, interceptação e destruição. Os caças Gripen NG são aviões supersônicos multimissão que cumprirão tarefas de interceptação, interdição e eventual destruição de alvos que possam atentar contra a soberania nacional. As aeronaves são projetadas para emprego em missões ar-ar, ar-mar e ar-solo. Elas também são dotadas de um sistema de reabastecimento em voo que permitirá a realização da defesa do espaço aéreo nos pontos mais remotos do Brasil.
9 – A aeronave já existe? Quais outros países a operam?
O Gripen existe, hoje, nas versões A, B C e D. O Gripen NG (NEW GENERATION) é uma evolução tecnológica destas duas últimas consagradas versões. O desenvolvimento do modelo NG deverá proporcionar à indústria brasileira ganhos diversos advindos da transferência de tecnologia inédita para o setor aeroespacial. Um dos aspectos a serem destacados nesse campo é a abertura dos códigos-fonte dos sistemas de armas que serão utilizados na aeronave. Entre os países cujas forças aéreas já operam com o Gripen podemos citar a Suécia, Hungria, República Tcheca, África do Sul e Tailândia.
Informações complementares a decisão do FX.2.
Perguntas & Respostas sobre a definição do Programa F-X2
Aquisição da aeronave GRIPEN-NG para a Força Aérea Brasileira (FAB)
1 – O que motivou a escolha dos caças suecos Gripen NG para a Força Aérea Brasileira (FAB)?
A motivação teve caráter técnico. A partir da análise realizada pela FAB, chegou-se à conclusão de que a aeronave sueca era a melhor opção, tanto do ponto de vista operacional quanto do ponto de vista de custo. Dos três finalistas da concorrência, o caça sueco apresentou o melhor preço. Pesaram também na escolha aspectos relativos à transferência de tecnologia e às contrapartidas comerciais (offsets) oferecidas pela proposta sueca. A propósito do assunto, eis o que dispõe a Estratégia Nacional de Defesa (END):
“Consideração que poderá ser decisiva é a necessidade de preferir a opção que minimize a dependência tecnológica ou política em relação a qualquer fornecedor que, por deter componentes do avião a comprar ou a modernizar, possa pretender, por conta dessa participação, inibir ou influir sobre iniciativas de defesa desencadeadas pelo Brasil”.
2 - Quantos caças serão adquiridos e qual o valor total da aquisição?
A oferta vencedora engloba o fornecimento de 36 (trinta e seis) aeronaves. Os investimentos são da ordem de US$ 4,5 bilhões, em um cronograma de desembolso que se estenderá até 2023.
3 – Como ocorrerão as negociações contratuais e quando se iniciam os desembolsos?
Com a decisão tomada, iniciam-se agora as discussões relativas aos contratos comercial e de suporte logístico. Também serão tratados os detalhes do acordo de offset entre a FAB e a empresa vencedora. Paralelamente, serão iniciadas as tratativas relativas ao contrato de financiamento, que cobrirá toda a aquisição. O prazo previsto para os acertos relativos a essa primeira etapa é de nove a doze meses. Portanto, não haverá desembolso imediato de recursos orçamentários.
4 – Quando deverá ser assinado o contrato de compra e quando a FAB receberá as primeiras unidades?
A primeira aeronave tem previsão de chegada em torno de 48 meses após a assinatura do contrato de financiamento que deve ocorrer em dezembro de 2014. Considerando que os prazos serão cumpridos, a primeira aeronave deverá ser incorporada à FAB no final de 2018.
5 – E até lá, como será feita a defesa aérea brasileira?
Até a chegada dos Gripen NG, a defesa aérea ficará, principalmente, a cargo dos caças F5-M que foram recentemente modernizados pela Embraer. Além disso, existe a possibilidade de o país vencedor do FX-2 colocar à disposição da FAB, como solução intermediária, um quantitativo de caças Gripen, modelo CD, para reforço da proteção do espaço aéreo brasileiro, em condições e prazos a serem definidos.
6 – O contrato de aquisição cobre apenas a compra dos aviões?
O contrato cobrirá também a logística inicial, o treinamento de pilotos e mecânicos e a aquisição de simuladores de voo. O contrato também contempla, como visto, os projetos de transferência de tecnologia e de offset, alinhado com o que dispõe a Estratégia Nacional de Defesa (END).
7 – O contrato prevê o desenvolvimento dos aviões de combate de 5ª geração?
A 5ª geração já existe em alguns países, mas os custos de desenvolvimento são naturalmente altos. O importante é que os aviões que estão sendo comprados no âmbito do FX-2 atendem, plenamente, as necessidades de defesa aérea do nosso País nesse momento. Obviamente, o Brasil estará atento ao desenvolvimento nesta área, inclusive no que se refere a potenciais parceiros.
8 – Qual a função dos novos caças no contexto da defesa aérea brasileira?
A tarefa primordial da FAB no contexto amplo da defesa é manter a soberania no espaço aéreo nacional para defender o País, impedindo o uso desse espaço para a prática de atos hostis ou contrários aos interesses nacionais. Para realizar essa tarefa, a Força precisa dispor de capacidade de vigilância, controle e defesa do espaço aéreo, com recursos de detecção, interceptação e destruição. Os caças Gripen NG são aviões supersônicos multimissão que cumprirão tarefas de interceptação, interdição e eventual destruição de alvos que possam atentar contra a soberania nacional. As aeronaves são projetadas para emprego em missões ar-ar, ar-mar e ar-solo. Elas também são dotadas de um sistema de reabastecimento em voo que permitirá a realização da defesa do espaço aéreo nos pontos mais remotos do Brasil.
9 – A aeronave já existe? Quais outros países a operam?
O Gripen existe, hoje, nas versões A, B C e D. O Gripen NG (NEW GENERATION) é uma evolução tecnológica destas duas últimas consagradas versões. O desenvolvimento do modelo NG deverá proporcionar à indústria brasileira ganhos diversos advindos da transferência de tecnologia inédita para o setor aeroespacial. Um dos aspectos a serem destacados nesse campo é a abertura dos códigos-fonte dos sistemas de armas que serão utilizados na aeronave. Entre os países cujas forças aéreas já operam com o Gripen podemos citar a Suécia, Hungria, República Tcheca, África do Sul e Tailândia.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Gostaria de deixar três mensagens nesse tópico que acompanhei ao longo da última década:
Decepção: Eu torcí muito pelo Rafale, acreditando, como ainda acredito, que era o melhor avião, melhor conjunto de capacidades, com maior alcance e efetivamente, maior capacidade de carga e de combate. A escolha do Gripen nos leva a uma posição previsível e de inferioridade técnica, escolhemos um caça multi-missão de pequeno porte, que não condiz com o tamanho do país a ser protegido e com a necessidade de integrar capacidade para a nossa marinha.(Gripen navalizado é balela, não ecxiste. Ou se desenha o avião para operar no porta-aviões, ou então não se faz gambiarras...)
Raiva: Se era para escolher o Gripen, tanto o FHC quanto o Lula poderiam ter nos poupado, e à força aérea, 10 anos de baboseiras e perda de tempo. Tivessem comprado o Gripen ao termino do mandato do FHC, a FAB já estaria operando caças mais modernos há uma década, e poderia ter participado mais ativamente na definição de requisitos do Gripen-NG, e no desenvolvimento de melhoramentos. Além disso, uma década de operação do Gripen pelo Brasil teria fornecído uma experiência fundamental para a SAAB melhorar o projeto da geração seguinte, e já estaríamos caminhando a passos largos para a nacionalização da produção de peças de reposição ou componentes do novo modelo. Acabamos por gastar dinheiro com o M2000, e com a modernização dos F-5 e A-1, que poderiam ter sido empregados para o melhoramento de um caça mais capaz e mais moderno que esses três...
Alívio: Finalmente tomaram uma decisão, e a FAB vai poder sair do marasmo que viveu nos últimos tempos. Não dava mais para ficar mendigando peças, remendando caças, torcendo para não precisar defender o país de uma ameaça séria, porque não teria os meios para cumprir sua missão. O Gripen-NG vai nos dar capacidade de defesa, mais doque compatível com as ameaças locais, e certamente perigosa o suficiente para desanimar ameaças de potências distantes Com o tempo, quem sabe, podemos entrar em algum programa de 5a. geração para produzir um caça HI, que possa garantir superioridade aérea ou executar ataques de valor estratégico, e completar assim a cobertura da defesa aérea do país com uma ameaça crível a qualquer invasor.
Decepção: Eu torcí muito pelo Rafale, acreditando, como ainda acredito, que era o melhor avião, melhor conjunto de capacidades, com maior alcance e efetivamente, maior capacidade de carga e de combate. A escolha do Gripen nos leva a uma posição previsível e de inferioridade técnica, escolhemos um caça multi-missão de pequeno porte, que não condiz com o tamanho do país a ser protegido e com a necessidade de integrar capacidade para a nossa marinha.(Gripen navalizado é balela, não ecxiste. Ou se desenha o avião para operar no porta-aviões, ou então não se faz gambiarras...)
Raiva: Se era para escolher o Gripen, tanto o FHC quanto o Lula poderiam ter nos poupado, e à força aérea, 10 anos de baboseiras e perda de tempo. Tivessem comprado o Gripen ao termino do mandato do FHC, a FAB já estaria operando caças mais modernos há uma década, e poderia ter participado mais ativamente na definição de requisitos do Gripen-NG, e no desenvolvimento de melhoramentos. Além disso, uma década de operação do Gripen pelo Brasil teria fornecído uma experiência fundamental para a SAAB melhorar o projeto da geração seguinte, e já estaríamos caminhando a passos largos para a nacionalização da produção de peças de reposição ou componentes do novo modelo. Acabamos por gastar dinheiro com o M2000, e com a modernização dos F-5 e A-1, que poderiam ter sido empregados para o melhoramento de um caça mais capaz e mais moderno que esses três...
Alívio: Finalmente tomaram uma decisão, e a FAB vai poder sair do marasmo que viveu nos últimos tempos. Não dava mais para ficar mendigando peças, remendando caças, torcendo para não precisar defender o país de uma ameaça séria, porque não teria os meios para cumprir sua missão. O Gripen-NG vai nos dar capacidade de defesa, mais doque compatível com as ameaças locais, e certamente perigosa o suficiente para desanimar ameaças de potências distantes Com o tempo, quem sabe, podemos entrar em algum programa de 5a. geração para produzir um caça HI, que possa garantir superioridade aérea ou executar ataques de valor estratégico, e completar assim a cobertura da defesa aérea do país com uma ameaça crível a qualquer invasor.