Eu particularmente acho que não foi anuncio o comentário do Lula, acho que foi o uso incorreto de palavras e interpretação simplista. Mas agora já nao faz mais diferença, é passado!!! hehehehehe Nossa....falar que o programa FX acabou, e não no sentido ruim, é até estranho! hauhauhauhaCarcará escreveu:Agora vejam a diferença entre o atual anúncio e o anterior realizado por Lula! Diferença abissal!!
TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Skyway
- Sênior
- Mensagens: 11166
- Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
AD ASTRA PER ASPERA
- wagnerm25
- Sênior
- Mensagens: 3590
- Registrado em: Qui Jan 15, 2009 2:43 pm
- Agradeceu: 83 vezes
- Agradeceram: 198 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Outra coisa: esse assunto não terá sido estratégicamente colocado no dia em que se reconduz simbolicamente ao cargo o falecido presidente Jango para minimizar o desconforto dos militares?
- gogogas
- Sênior
- Mensagens: 2190
- Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
- Agradeceu: 52 vezes
- Agradeceram: 226 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
que o papai noel possa trazer navios do prosuper e pronae
Gogogas !
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61522
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6323 vezes
- Agradeceram: 6674 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Taí uma, se um nó se desatou, vai que...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13904
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 769 vezes
- Agradeceram: 2393 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
A Boeing não irá desfazer seus relações com a Embraer, segundo a mesma:
http://www.defesanet.com.br/fx2/noticia ... o-do-F-X2/
http://www.defesanet.com.br/fx2/noticia ... o-do-F-X2/
- cassiosemasas
- Sênior
- Mensagens: 2700
- Registrado em: Qui Set 24, 2009 10:28 am
- Agradeceu: 87 vezes
- Agradeceram: 86 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
alguém reparou que só foi os nossos queridos Hermanos, fecharem a compra de algumas aeronaves, logo em seguida, veio o anúncio da dona Vana. Pode não ter nada a ver, mas já tava ficando chato mesmo, pois até a Argentina, que anda mau das pernas já estava "renovando"suas aeronaves e aqui nada, sendo assim, valeu dona "Kitchener".
coisa boa essa noticia...e qual será o tampão até começarem a chegar os novos?
coisa boa essa noticia...e qual será o tampão até começarem a chegar os novos?
...
- EDSON
- Sênior
- Mensagens: 7303
- Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
- Localização: CURITIBA/PR
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 335 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Vim parar neste fórum por causa do FX. Mas para infelicidade de muitos eu não vou embora, agora se preparem vai vir o FXBR.
Minha vingança será maligna!!!!!
Minha vingança será maligna!!!!!
- Dieneces
- Sênior
- Mensagens: 6524
- Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
- Localização: São Gabriel , RS
- Agradeceu: 9 vezes
- Agradeceram: 10 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Compactuei da opinião do amigo desde o início e fiquei feliz com a decisão final.delmar escreveu:Desde que esta coisa começou eu declarei (podem pesquisar desde o começo) que o escolhido seria o Gripen. Não sou de me gabar mas, vencemos! vencemos! vencemos!
O Gripen vem aí! foi a escolha lógica e natural.
Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
- angelogalvao
- Intermediário
- Mensagens: 339
- Registrado em: Seg Fev 02, 2009 3:23 pm
- Agradeceu: 18 vezes
- Agradeceram: 59 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
o Gripen tem só 800 km de alcance mesmo?
Paz entre Nós, Guerra aos senhores!
- FOXTROT
- Sênior
- Mensagens: 7710
- Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
- Localização: Caçapava do Sul/RS.
- Agradeceu: 265 vezes
- Agradeceram: 108 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Me sinto como marido traído deve se sentir
Pago meus imposto rigorosamente em dia e em troca o governo me oferece um mini caça (muito estreludo estrelado $$$$$ hoje, de outra forma não fariam essa escolha).
bem que a Venezuela poderia dar uma bandas sobre manaus ou até quem sabe brasília......
de cara.com.br
Pago meus imposto rigorosamente em dia e em troca o governo me oferece um mini caça (muito estreludo estrelado $$$$$ hoje, de outra forma não fariam essa escolha).
bem que a Venezuela poderia dar uma bandas sobre manaus ou até quem sabe brasília......
de cara.com.br
"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
- cesarw
- Avançado
- Mensagens: 617
- Registrado em: Ter Mai 30, 2006 11:32 pm
- Localização: Rio de Janeiro-RJ
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 3 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Meus caro amigos do fórum,
Felicidade é algo que não se pode guardar pra si.
Depois de um tempão fora, venho felicitar a todos os debatedores desse canal magnífico e deixar claro que muitos, mas muitos analistas técnicos passaram por aqui a fim de colher dados, confrontar teses, levantar questionamentos e polêmicas para solidificar suas teorias.
O fórum DEFESA BRASIL é, indubitavelmente, passagem obrigatória de todos os avaliadores, consultores e decisores técnicos da FA's e seus stakeholders que primam pelo seus próprios trabalhos à frente de questões tecno-estratégicas (tenho certeza).
Aos debatedores, parabéns, força e disposição para a continuidade das discussões, afinal, há muitas questões emergenciais que precisam do confronto de argumentos.
Abraços a todos com muito orgulho de toda a robustez argumentativa aqui despendida.
Felicidade é algo que não se pode guardar pra si.
Depois de um tempão fora, venho felicitar a todos os debatedores desse canal magnífico e deixar claro que muitos, mas muitos analistas técnicos passaram por aqui a fim de colher dados, confrontar teses, levantar questionamentos e polêmicas para solidificar suas teorias.
O fórum DEFESA BRASIL é, indubitavelmente, passagem obrigatória de todos os avaliadores, consultores e decisores técnicos da FA's e seus stakeholders que primam pelo seus próprios trabalhos à frente de questões tecno-estratégicas (tenho certeza).
Aos debatedores, parabéns, força e disposição para a continuidade das discussões, afinal, há muitas questões emergenciais que precisam do confronto de argumentos.
Abraços a todos com muito orgulho de toda a robustez argumentativa aqui despendida.
"A guerra, a princípio, é a esperança de q a gente vai se dar bem; em seguida, é a expectativa de q o outro vai se ferrar; depois, a satisfação de ver q o outro não se deu bem; e finalmente, a surpresa de ver q todo mundo se ferrou!"
KK
KK
-
- Sênior
- Mensagens: 4579
- Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
- Agradeceram: 455 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Prezados Colegas,
Informações complementares a decisão do FX.2.
Perguntas & Respostas sobre a definição do Programa F-X2
Aquisição da aeronave GRIPEN-NG para a Força Aérea Brasileira (FAB)
1 – O que motivou a escolha dos caças suecos Gripen NG para a Força Aérea Brasileira (FAB)?
A motivação teve caráter técnico. A partir da análise realizada pela FAB, chegou-se à conclusão de que a aeronave sueca era a melhor opção, tanto do ponto de vista operacional quanto do ponto de vista de custo. Dos três finalistas da concorrência, o caça sueco apresentou o melhor preço. Pesaram também na escolha aspectos relativos à transferência de tecnologia e às contrapartidas comerciais (offsets) oferecidas pela proposta sueca. A propósito do assunto, eis o que dispõe a Estratégia Nacional de Defesa (END):
“Consideração que poderá ser decisiva é a necessidade de preferir a opção que minimize a dependência tecnológica ou política em relação a qualquer fornecedor que, por deter componentes do avião a comprar ou a modernizar, possa pretender, por conta dessa participação, inibir ou influir sobre iniciativas de defesa desencadeadas pelo Brasil”.
2 - Quantos caças serão adquiridos e qual o valor total da aquisição?
A oferta vencedora engloba o fornecimento de 36 (trinta e seis) aeronaves. Os investimentos são da ordem de US$ 4,5 bilhões, em um cronograma de desembolso que se estenderá até 2023.
3 – Como ocorrerão as negociações contratuais e quando se iniciam os desembolsos?
Com a decisão tomada, iniciam-se agora as discussões relativas aos contratos comercial e de suporte logístico. Também serão tratados os detalhes do acordo de offset entre a FAB e a empresa vencedora. Paralelamente, serão iniciadas as tratativas relativas ao contrato de financiamento, que cobrirá toda a aquisição. O prazo previsto para os acertos relativos a essa primeira etapa é de nove a doze meses. Portanto, não haverá desembolso imediato de recursos orçamentários.
4 – Quando deverá ser assinado o contrato de compra e quando a FAB receberá as primeiras unidades?
A primeira aeronave tem previsão de chegada em torno de 48 meses após a assinatura do contrato de financiamento que deve ocorrer em dezembro de 2014. Considerando que os prazos serão cumpridos, a primeira aeronave deverá ser incorporada à FAB no final de 2018.
5 – E até lá, como será feita a defesa aérea brasileira?
Até a chegada dos Gripen NG, a defesa aérea ficará, principalmente, a cargo dos caças F5-M que foram recentemente modernizados pela Embraer. Além disso, existe a possibilidade de o país vencedor do FX-2 colocar à disposição da FAB, como solução intermediária, um quantitativo de caças Gripen, modelo CD, para reforço da proteção do espaço aéreo brasileiro, em condições e prazos a serem definidos.
6 – O contrato de aquisição cobre apenas a compra dos aviões?
O contrato cobrirá também a logística inicial, o treinamento de pilotos e mecânicos e a aquisição de simuladores de voo. O contrato também contempla, como visto, os projetos de transferência de tecnologia e de offset, alinhado com o que dispõe a Estratégia Nacional de Defesa (END).
7 – O contrato prevê o desenvolvimento dos aviões de combate de 5ª geração?
A 5ª geração já existe em alguns países, mas os custos de desenvolvimento são naturalmente altos. O importante é que os aviões que estão sendo comprados no âmbito do FX-2 atendem, plenamente, as necessidades de defesa aérea do nosso País nesse momento. Obviamente, o Brasil estará atento ao desenvolvimento nesta área, inclusive no que se refere a potenciais parceiros.
8 – Qual a função dos novos caças no contexto da defesa aérea brasileira?
A tarefa primordial da FAB no contexto amplo da defesa é manter a soberania no espaço aéreo nacional para defender o País, impedindo o uso desse espaço para a prática de atos hostis ou contrários aos interesses nacionais. Para realizar essa tarefa, a Força precisa dispor de capacidade de vigilância, controle e defesa do espaço aéreo, com recursos de detecção, interceptação e destruição. Os caças Gripen NG são aviões supersônicos multimissão que cumprirão tarefas de interceptação, interdição e eventual destruição de alvos que possam atentar contra a soberania nacional. As aeronaves são projetadas para emprego em missões ar-ar, ar-mar e ar-solo. Elas também são dotadas de um sistema de reabastecimento em voo que permitirá a realização da defesa do espaço aéreo nos pontos mais remotos do Brasil.
9 – A aeronave já existe? Quais outros países a operam?
O Gripen existe, hoje, nas versões A, B C e D. O Gripen NG (NEW GENERATION) é uma evolução tecnológica destas duas últimas consagradas versões. O desenvolvimento do modelo NG deverá proporcionar à indústria brasileira ganhos diversos advindos da transferência de tecnologia inédita para o setor aeroespacial. Um dos aspectos a serem destacados nesse campo é a abertura dos códigos-fonte dos sistemas de armas que serão utilizados na aeronave. Entre os países cujas forças aéreas já operam com o Gripen podemos citar a Suécia, Hungria, República Tcheca, África do Sul e Tailândia.
Informações complementares a decisão do FX.2.
Perguntas & Respostas sobre a definição do Programa F-X2
Aquisição da aeronave GRIPEN-NG para a Força Aérea Brasileira (FAB)
1 – O que motivou a escolha dos caças suecos Gripen NG para a Força Aérea Brasileira (FAB)?
A motivação teve caráter técnico. A partir da análise realizada pela FAB, chegou-se à conclusão de que a aeronave sueca era a melhor opção, tanto do ponto de vista operacional quanto do ponto de vista de custo. Dos três finalistas da concorrência, o caça sueco apresentou o melhor preço. Pesaram também na escolha aspectos relativos à transferência de tecnologia e às contrapartidas comerciais (offsets) oferecidas pela proposta sueca. A propósito do assunto, eis o que dispõe a Estratégia Nacional de Defesa (END):
“Consideração que poderá ser decisiva é a necessidade de preferir a opção que minimize a dependência tecnológica ou política em relação a qualquer fornecedor que, por deter componentes do avião a comprar ou a modernizar, possa pretender, por conta dessa participação, inibir ou influir sobre iniciativas de defesa desencadeadas pelo Brasil”.
2 - Quantos caças serão adquiridos e qual o valor total da aquisição?
A oferta vencedora engloba o fornecimento de 36 (trinta e seis) aeronaves. Os investimentos são da ordem de US$ 4,5 bilhões, em um cronograma de desembolso que se estenderá até 2023.
3 – Como ocorrerão as negociações contratuais e quando se iniciam os desembolsos?
Com a decisão tomada, iniciam-se agora as discussões relativas aos contratos comercial e de suporte logístico. Também serão tratados os detalhes do acordo de offset entre a FAB e a empresa vencedora. Paralelamente, serão iniciadas as tratativas relativas ao contrato de financiamento, que cobrirá toda a aquisição. O prazo previsto para os acertos relativos a essa primeira etapa é de nove a doze meses. Portanto, não haverá desembolso imediato de recursos orçamentários.
4 – Quando deverá ser assinado o contrato de compra e quando a FAB receberá as primeiras unidades?
A primeira aeronave tem previsão de chegada em torno de 48 meses após a assinatura do contrato de financiamento que deve ocorrer em dezembro de 2014. Considerando que os prazos serão cumpridos, a primeira aeronave deverá ser incorporada à FAB no final de 2018.
5 – E até lá, como será feita a defesa aérea brasileira?
Até a chegada dos Gripen NG, a defesa aérea ficará, principalmente, a cargo dos caças F5-M que foram recentemente modernizados pela Embraer. Além disso, existe a possibilidade de o país vencedor do FX-2 colocar à disposição da FAB, como solução intermediária, um quantitativo de caças Gripen, modelo CD, para reforço da proteção do espaço aéreo brasileiro, em condições e prazos a serem definidos.
6 – O contrato de aquisição cobre apenas a compra dos aviões?
O contrato cobrirá também a logística inicial, o treinamento de pilotos e mecânicos e a aquisição de simuladores de voo. O contrato também contempla, como visto, os projetos de transferência de tecnologia e de offset, alinhado com o que dispõe a Estratégia Nacional de Defesa (END).
7 – O contrato prevê o desenvolvimento dos aviões de combate de 5ª geração?
A 5ª geração já existe em alguns países, mas os custos de desenvolvimento são naturalmente altos. O importante é que os aviões que estão sendo comprados no âmbito do FX-2 atendem, plenamente, as necessidades de defesa aérea do nosso País nesse momento. Obviamente, o Brasil estará atento ao desenvolvimento nesta área, inclusive no que se refere a potenciais parceiros.
8 – Qual a função dos novos caças no contexto da defesa aérea brasileira?
A tarefa primordial da FAB no contexto amplo da defesa é manter a soberania no espaço aéreo nacional para defender o País, impedindo o uso desse espaço para a prática de atos hostis ou contrários aos interesses nacionais. Para realizar essa tarefa, a Força precisa dispor de capacidade de vigilância, controle e defesa do espaço aéreo, com recursos de detecção, interceptação e destruição. Os caças Gripen NG são aviões supersônicos multimissão que cumprirão tarefas de interceptação, interdição e eventual destruição de alvos que possam atentar contra a soberania nacional. As aeronaves são projetadas para emprego em missões ar-ar, ar-mar e ar-solo. Elas também são dotadas de um sistema de reabastecimento em voo que permitirá a realização da defesa do espaço aéreo nos pontos mais remotos do Brasil.
9 – A aeronave já existe? Quais outros países a operam?
O Gripen existe, hoje, nas versões A, B C e D. O Gripen NG (NEW GENERATION) é uma evolução tecnológica destas duas últimas consagradas versões. O desenvolvimento do modelo NG deverá proporcionar à indústria brasileira ganhos diversos advindos da transferência de tecnologia inédita para o setor aeroespacial. Um dos aspectos a serem destacados nesse campo é a abertura dos códigos-fonte dos sistemas de armas que serão utilizados na aeronave. Entre os países cujas forças aéreas já operam com o Gripen podemos citar a Suécia, Hungria, República Tcheca, África do Sul e Tailândia.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Gostaria de deixar três mensagens nesse tópico que acompanhei ao longo da última década:
Decepção: Eu torcí muito pelo Rafale, acreditando, como ainda acredito, que era o melhor avião, melhor conjunto de capacidades, com maior alcance e efetivamente, maior capacidade de carga e de combate. A escolha do Gripen nos leva a uma posição previsível e de inferioridade técnica, escolhemos um caça multi-missão de pequeno porte, que não condiz com o tamanho do país a ser protegido e com a necessidade de integrar capacidade para a nossa marinha.(Gripen navalizado é balela, não ecxiste. Ou se desenha o avião para operar no porta-aviões, ou então não se faz gambiarras...)
Raiva: Se era para escolher o Gripen, tanto o FHC quanto o Lula poderiam ter nos poupado, e à força aérea, 10 anos de baboseiras e perda de tempo. Tivessem comprado o Gripen ao termino do mandato do FHC, a FAB já estaria operando caças mais modernos há uma década, e poderia ter participado mais ativamente na definição de requisitos do Gripen-NG, e no desenvolvimento de melhoramentos. Além disso, uma década de operação do Gripen pelo Brasil teria fornecído uma experiência fundamental para a SAAB melhorar o projeto da geração seguinte, e já estaríamos caminhando a passos largos para a nacionalização da produção de peças de reposição ou componentes do novo modelo. Acabamos por gastar dinheiro com o M2000, e com a modernização dos F-5 e A-1, que poderiam ter sido empregados para o melhoramento de um caça mais capaz e mais moderno que esses três...
Alívio: Finalmente tomaram uma decisão, e a FAB vai poder sair do marasmo que viveu nos últimos tempos. Não dava mais para ficar mendigando peças, remendando caças, torcendo para não precisar defender o país de uma ameaça séria, porque não teria os meios para cumprir sua missão. O Gripen-NG vai nos dar capacidade de defesa, mais doque compatível com as ameaças locais, e certamente perigosa o suficiente para desanimar ameaças de potências distantes Com o tempo, quem sabe, podemos entrar em algum programa de 5a. geração para produzir um caça HI, que possa garantir superioridade aérea ou executar ataques de valor estratégico, e completar assim a cobertura da defesa aérea do país com uma ameaça crível a qualquer invasor.
Decepção: Eu torcí muito pelo Rafale, acreditando, como ainda acredito, que era o melhor avião, melhor conjunto de capacidades, com maior alcance e efetivamente, maior capacidade de carga e de combate. A escolha do Gripen nos leva a uma posição previsível e de inferioridade técnica, escolhemos um caça multi-missão de pequeno porte, que não condiz com o tamanho do país a ser protegido e com a necessidade de integrar capacidade para a nossa marinha.(Gripen navalizado é balela, não ecxiste. Ou se desenha o avião para operar no porta-aviões, ou então não se faz gambiarras...)
Raiva: Se era para escolher o Gripen, tanto o FHC quanto o Lula poderiam ter nos poupado, e à força aérea, 10 anos de baboseiras e perda de tempo. Tivessem comprado o Gripen ao termino do mandato do FHC, a FAB já estaria operando caças mais modernos há uma década, e poderia ter participado mais ativamente na definição de requisitos do Gripen-NG, e no desenvolvimento de melhoramentos. Além disso, uma década de operação do Gripen pelo Brasil teria fornecído uma experiência fundamental para a SAAB melhorar o projeto da geração seguinte, e já estaríamos caminhando a passos largos para a nacionalização da produção de peças de reposição ou componentes do novo modelo. Acabamos por gastar dinheiro com o M2000, e com a modernização dos F-5 e A-1, que poderiam ter sido empregados para o melhoramento de um caça mais capaz e mais moderno que esses três...
Alívio: Finalmente tomaram uma decisão, e a FAB vai poder sair do marasmo que viveu nos últimos tempos. Não dava mais para ficar mendigando peças, remendando caças, torcendo para não precisar defender o país de uma ameaça séria, porque não teria os meios para cumprir sua missão. O Gripen-NG vai nos dar capacidade de defesa, mais doque compatível com as ameaças locais, e certamente perigosa o suficiente para desanimar ameaças de potências distantes Com o tempo, quem sabe, podemos entrar em algum programa de 5a. geração para produzir um caça HI, que possa garantir superioridade aérea ou executar ataques de valor estratégico, e completar assim a cobertura da defesa aérea do país com uma ameaça crível a qualquer invasor.