SR-72: Ficção ou realidade?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: SR-72: Ficção ou realidade?

#16 Mensagem por Carlos Lima » Sex Nov 01, 2013 8:17 pm

Além disso eles estão vendo por experiência própria que "Stealth" não é tão "Stealth" assim... daí vamos ao óbvio que é velocidade.

Afinal o SR-71 sobreviveu anos contando com isso... e olha que mísseis disparados contra ele não faltaram... :lol:

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Re: SR-72: Ficção ou realidade?

#17 Mensagem por Bourne » Sex Nov 01, 2013 8:17 pm

O meteoro também tem uma assinatura enorme. Achar é fácil. O problema é o que fazer.




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Re: SR-72: Ficção ou realidade?

#18 Mensagem por Lirolfuti » Sex Nov 01, 2013 8:22 pm

Sentar e rezar.




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Re: SR-72: Ficção ou realidade?

#19 Mensagem por Penguin » Sex Nov 01, 2013 8:38 pm





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Re: SR-72: Ficção ou realidade?

#20 Mensagem por Petry » Sáb Nov 02, 2013 2:32 am

Qual é a máxima altura que uma SAM pode alcançar? Estava vendo que um S-300 atinge até 35 km de altura. Também vi que o North American X-15 passou dos 7 mil km/h e tem altitude máxima de 108 km.




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Re: SR-72: Ficção ou realidade?

#21 Mensagem por gabriel219 » Sáb Nov 02, 2013 3:11 am

Na verdade não, o míssil 48N6E2 pode atingir alvos com velocidade há Mach 7 e há 108 km (250 km de alcance horizontal) de altitude e o 40N6E chega há 215 km de altitude (400 km de alcance horizontal) e também pode atingir aos há Mach 7.
http://www.ausairpower.net/APA-S-400-Triumf.html

Haverá também os mísseis 77N6-N e 77N6-N1 que deverá entrar em serviço ano que vem e deverá ter desempenho melhor.

Com a entrada em serviço do S-500, o sistema de defesa da Rússia deve melhorar e muito, que já ouve disparos reais, segundo algumas fontes.
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Re: SR-72: Ficção ou realidade?

#22 Mensagem por Bourne » Sáb Nov 02, 2013 6:33 pm

Na teoria poderia derrubar um SR72. Porém deve ter sensores e câmeras para vigiar centenas de quilômetros. Conseguir rastrear e colocar a anti-aérea em posição de ataque é bem complicado. Não se tanto quanto um míssil intercontinental, mas vai ser bem complicado. Além do mais, fora os russos, ninguém tem como parar nem o SR71, menos ainda um que voa no dobro da velocidade.

Observem que os bombardeiros intercontinentais que levam as armas nucleares, os projetos americanos e russos privilegias as características stealth, sacrificando a velocidade. O motivo é servirem para o primeiro ataque em zonas bem defendidas, tendo necessariamente que se expor as redes para conseguir atacar sem chamar a atenção.




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Re: SR-72: Ficção ou realidade?

#23 Mensagem por gabriel219 » Sáb Nov 02, 2013 7:18 pm

O problema é que algo voando há Mach 7 terá baixíssima manobrabilidade e não precisa de um míssil muito manobrável para acerta-lo, apenas um míssil que voa a Mach 10 e que seus sistemas o ajudem.

Satélites, radares, AEW&C e entre outros vão ter que trabalhar muito.

Só fico curioso sobre a capacidade de ataque do mesmo. Creio que uma aeronave deste tamanho não deverá ser muito grande, pois tem que ser menor, para uma aerodinâmica melhor afim de chegar tais velocidades sem ter que colocar turbinas monstruosas e que transformaria a aeronave em um foguete, que deixaria um rastro visual enorme. Então, caso tenha baia, o que deverá, quando a mesma abrir, será que haverá um arrasto enorme ou terá que diminuir a velocidade?

Creio que será mais uma aeronave de inteligência do que de ataque.




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Re: SR-72: Ficção ou realidade?

#24 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Nov 02, 2013 11:33 pm

gabriel219 escreveu:O problema é que algo voando há Mach 7 terá baixíssima manobrabilidade e não precisa de um míssil muito manobrável para acerta-lo, apenas um míssil que voa a Mach 10 e que seus sistemas o ajudem.
Não conte com isso...

Nem com a falta de manobrilidade nem com o míssil a mach 10.

Os problemas são os mesmos dos caças atuais, mas em outra escala, uma escala pouco amigável a humanos digasse de passagem, mas é uma aeronave não tripulada, não é mesmo?
gabriel219 escreveu:Creio que uma aeronave deste tamanho não deverá ser muito grande, pois tem que ser menor, para uma aerodinâmica melhor afim de chegar tais velocidades sem ter que colocar turbinas monstruosas e que transformaria a aeronave em um foguete
Creio que essa aeronave será enorme.

"escalando" um modelo a área frontal cresce com o quadrado do comprimento e o volume cresce com cubo do comprimento, é muito mais fácil achar espaço para combustível e equipamento em uma aeronave grande.

Mas sem turbinas, alias, turbinas para decolagem e fase inicial do vôo, elas não funcionam a mach 7.
gabriel219 escreveu:que deixaria um rastro visual enorme.
O rastro visual é a menor das preocupações...
gabriel219 escreveu:Então, caso tenha baia, o que deverá, quando a mesma abrir, será que haverá um arrasto enorme ou terá que diminuir a velocidade?
Essa velocidade só é possível a grande altitude, ao abrir a baia perde um pouco de velocidade mas não é grande coisa, além do mais, existem outras formas de liberar as armas, por exemplo, deixa-las sair por uma porta traseira.
gabriel219 escreveu:Creio que será mais uma aeronave de inteligência do que de ataque.
Há discussões sobre aeronaves hipersônicas para vôos comerciais, seria inédito se os militares não tivessem esses brinquedinhos primeiro mas não acho que aeronaves hipersônicas vão substituir as subsônicas completamente.




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Re: SR-72: Ficção ou realidade?

#25 Mensagem por gabriel219 » Sáb Nov 02, 2013 11:57 pm

Marechal-do-ar escreveu:
gabriel219 escreveu:O problema é que algo voando há Mach 7 terá baixíssima manobrabilidade e não precisa de um míssil muito manobrável para acerta-lo, apenas um míssil que voa a Mach 10 e que seus sistemas o ajudem.
Não conte com isso...

Nem com a falta de manobrilidade nem com o míssil a mach 10.

Os problemas são os mesmos dos caças atuais, mas em outra escala, uma escala pouco amigável a humanos digasse de passagem, mas é uma aeronave não tripulada, não é mesmo?
gabriel219 escreveu:Creio que uma aeronave deste tamanho não deverá ser muito grande, pois tem que ser menor, para uma aerodinâmica melhor afim de chegar tais velocidades sem ter que colocar turbinas monstruosas e que transformaria a aeronave em um foguete
Creio que essa aeronave será enorme.

"escalando" um modelo a área frontal cresce com o quadrado do comprimento e o volume cresce com cubo do comprimento, é muito mais fácil achar espaço para combustível e equipamento em uma aeronave grande.

Mas sem turbinas, alias, turbinas para decolagem e fase inicial do vôo, elas não funcionam a mach 7.
Então teria que decolar como ou com um foguete. Isso seria até fácil de detectar por satélites e antecipar a chegada do mesmo.
gabriel219 escreveu:que deixaria um rastro visual enorme.
O rastro visual é a menor das preocupações...
Isso depende.
gabriel219 escreveu:Então, caso tenha baia, o que deverá, quando a mesma abrir, será que haverá um arrasto enorme ou terá que diminuir a velocidade?
Essa velocidade só é possível a grande altitude, ao abrir a baia perde um pouco de velocidade mas não é grande coisa, além do mais, existem outras formas de liberar as armas, por exemplo, deixa-las sair por uma porta traseira.
gabriel219 escreveu:Creio que será mais uma aeronave de inteligência do que de ataque.
Há discussões sobre aeronaves hipersônicas para vôos comerciais, seria inédito se os militares não tivessem esses brinquedinhos primeiro mas não acho que aeronaves hipersônicas vão substituir as subsônicas completamente.
Também não.




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Re: SR-72: Ficção ou realidade?

#26 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Nov 03, 2013 12:14 am

gabriel219 escreveu:Então teria que decolar como ou com um foguete. Isso seria até fácil de detectar por satélites e antecipar a chegada do mesmo.
Por que? Decolar como um avião comercial é mais complexo porém mais barato.




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Re: SR-72: Ficção ou realidade?

#27 Mensagem por gabriel219 » Dom Nov 03, 2013 12:35 am

Marechal-do-ar escreveu:
gabriel219 escreveu:Então teria que decolar como ou com um foguete. Isso seria até fácil de detectar por satélites e antecipar a chegada do mesmo.
Por que? Decolar como um avião comercial é mais complexo porém mais barato.
O que quero dizer é que: quanto maior a aeronave maior massa, maior volume e maior arrasto, a não ser que seja uma folha, ou seja, terá que possuir motores com maior potência e mais combustível para chegar até a velocidade desejada.

Então, ele decolará de modo convencional e irá acelerar até Mach 6 ou possuirá mais que um estágio, por exemplo um foguete acoplado, como o nosso 14-X, decolando verticalmente?




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Re: SR-72: Ficção ou realidade?

#28 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Nov 03, 2013 1:24 am

gabriel219 escreveu:O que quero dizer é que: quanto maior a aeronave maior massa, maior volume e maior arrasto, a não ser que seja uma folha, ou seja, terá que possuir motores com maior potência e mais combustível para chegar até a velocidade desejada.
Sim, mas esses itens não aumentam na mesma velocidade, uma aeronave maior precisa de motores mais potentes e mais combustível, mas ela terá bem mais espaço para motores mais potentes e mais combustível, no fim, essa aeronave maior é mais fácil de fazer.
gabriel219 escreveu: Então, ele decolará de modo convencional e irá acelerar até Mach 6 ou possuirá mais que um estágio, por exemplo um foguete acoplado, como o nosso 14-X, decolando verticalmente?
Provavelmente decolará de modo convencional, não seria economicamente viável de outra maneira.




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Re: SR-72: Ficção ou realidade?

#29 Mensagem por rodrigo » Seg Nov 04, 2013 11:24 am

O míssel AA poderia ter ogiva nuclear. Rússia e China não hesitariam em usar.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
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Re: SR-72: Ficção ou realidade?

#30 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Nov 04, 2013 9:12 pm

Que eu me lembre o único míssil (na verdade foguete) AA nuclear era americano.

Ainda assim, qual a velocidade da onda de choque de uma explosão nuclear? Acho que poder resultar em um tiro no pé bem doloroso.




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