Cemitérios de aviões no Brasil

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12888
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

Re: Cemitérios de aviões no Brasil

#46 Mensagem por rodrigo » Sex Set 20, 2013 6:16 pm

Começa leilão para venda da sucata de 17 aviões da Vasp

Propostas poderão ser apresentadas por pessoas físicas ou jurídicas até o dia 30, no site do leiloeiro Sérgio Freitas


Rio de Janeiro - Começou nesta sexta-feira (20/9), pela internet, o leilão para a venda da sucata de 17 aviões da antiga Viação Aérea São Paulo (Vasp). As propostas poderão ser apresentadas por pessoas físicas ou jurídicas até o dia 30, no site do leiloeiro Sérgio Freitas. Neste dia ocorrerá o fechamento do pregão, na Casa de Portugal, em São Paulo.

Serão leiloadas 448 toneladas de sucata, provenientes do desmonte de 16 Boeings e um Airbus A 300. O material se encontra nos aeroportos de Guarulhos (quatro aeronaves) e Campinas (uma), no estado de São Paulo; Salvador (três); Brasília (três); Recife e Manaus (dois aviões cada); Galeão e Confins (uma aeronave cada).

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informa que todos os aviões são considerados sucata. O lance mínimo varia de R$ 12 mil a R$ 42 mil. “Eles têm a forma de um avião, mas não são mais considerados como tal”, disse hoje (20) à Agência Brasil o juiz Daniel Carnio Costa, titular da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Foro Central de São Paulo, responsável pelo processo de falência da Vasp. A avaliação dos bens para o leilão se baseou no custo do material reciclável. As empresas de material reciclável têm sido as maiores compradoras de bens de sucata da Vasp.

O juiz acrescentou que a maioria das aeronaves não foi desmontada. Isso só ocorreu no Aeroporto de Recife, que abrigava dois aviões da antiga companhia aérea. Outros aviões serão leiloados inteiros. Nesse caso se encontra uma aeronave que está no Aeroporto de Confins e apresenta uma característica diferenciada. Trata-se de um Boeing 737-200 PAX, prefixo PP-SMA, avaliado em R$ 18 mil. “É a primeira aeronave do modelo a voar no Brasil. Há um interesse histórico, de preservação da história da aviação nacional e da própria companhia, que foi muito importante para o país”, destacou o juiz.

Leia mais notícias em Economia

Para o 727-200 houve manifestação de interesse por parte do Museu da TAM e de uma universidade de Minas Gerais, que pretende aproveitar a sucata para desenvolver um projeto cultural para crianças e adultos. Daniel Costa disse que a Justiça de São Paulo vai levar em consideração a destinação que será dada à aeronave mas, “o fator principal é a competição por preço. Porque todos os valores arrecadados com a sucata e os demais bens da Vasp são revertidos para o pagamento dos credores”.

Agora, terão prioridade no pagamento os trabalhadores que aguardam desde 2008 para receber, pelo menos, parte do que é devido. “Eles são os próximos da lista”. Costa disse que nessa etapa o pagamento é limitado a até 150 salários mínimos para cada trabalhador.

No ano passado, com os leilões efetuados, a 1ª Vara de Falências e Recuperações da Comarca de São Paulo conseguiu pagar a todos os cerca de mil credores extraconcursais, que englobam funcionários e fornecedores que tiveram vínculo com a empresa durante o período em que ela esteve em recuperação judicial, entre 2005 e 2008. As mil famílias receberam cerca de R$ 30 milhões.

A dívida da Vasp é estimada em R$ 5 bilhões, sendo R$ 1,5 bilhão em débitos trabalhistas. O juiz informou que o Aeroporto de Congonhas (SP) foi liberado da sucata de aeronaves da Vasp. Eram 12 aeronaves, das quais uma foi arrematada inteira, no ano passado, por um empresário de Araraquara, que nela montou um restaurante.

Outros leilões estão programados e incluem bens que estavam na sede da companhia, de interesse específico para colecionadores do ramo de aviação civil. “A gente não pode desperdiçar nem uma agulha. Não dá para desperdiçar nada porque, se a gente conseguir, com isso, pagar mais dez ou 20 famílias, já vale a pena. São 20 famílias a mais recebendo o que é devido. Essa é a nossa ideia”.

http://www.correiobraziliense.com.br/ap ... vasp.shtml




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
Wingate
Sênior
Sênior
Mensagens: 5128
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
Localização: Crato/CE
Agradeceu: 819 vezes
Agradeceram: 239 vezes

Re: Cemitérios de aviões no Brasil

#47 Mensagem por Wingate » Seg Set 23, 2013 6:51 pm

rodrigo escreveu:Começa leilão para venda da sucata de 17 aviões da Vasp

Propostas poderão ser apresentadas por pessoas físicas ou jurídicas até o dia 30, no site do leiloeiro Sérgio Freitas


Rio de Janeiro - Começou nesta sexta-feira (20/9), pela internet, o leilão para a venda da sucata de 17 aviões da antiga Viação Aérea São Paulo (Vasp). As propostas poderão ser apresentadas por pessoas físicas ou jurídicas até o dia 30, no site do leiloeiro Sérgio Freitas. Neste dia ocorrerá o fechamento do pregão, na Casa de Portugal, em São Paulo.

Serão leiloadas 448 toneladas de sucata, provenientes do desmonte de 16 Boeings e um Airbus A 300. O material se encontra nos aeroportos de Guarulhos (quatro aeronaves) e Campinas (uma), no estado de São Paulo; Salvador (três); Brasília (três); Recife e Manaus (dois aviões cada); Galeão e Confins (uma aeronave cada).

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informa que todos os aviões são considerados sucata. O lance mínimo varia de R$ 12 mil a R$ 42 mil. “Eles têm a forma de um avião, mas não são mais considerados como tal”, disse hoje (20) à Agência Brasil o juiz Daniel Carnio Costa, titular da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Foro Central de São Paulo, responsável pelo processo de falência da Vasp. A avaliação dos bens para o leilão se baseou no custo do material reciclável. As empresas de material reciclável têm sido as maiores compradoras de bens de sucata da Vasp.

O juiz acrescentou que a maioria das aeronaves não foi desmontada. Isso só ocorreu no Aeroporto de Recife, que abrigava dois aviões da antiga companhia aérea. Outros aviões serão leiloados inteiros. Nesse caso se encontra uma aeronave que está no Aeroporto de Confins e apresenta uma característica diferenciada. Trata-se de um Boeing 737-200 PAX, prefixo PP-SMA, avaliado em R$ 18 mil. “É a primeira aeronave do modelo a voar no Brasil. Há um interesse histórico, de preservação da história da aviação nacional e da própria companhia, que foi muito importante para o país”, destacou o juiz.

Leia mais notícias em Economia

Para o 727-200 houve manifestação de interesse por parte do Museu da TAM e de uma universidade de Minas Gerais, que pretende aproveitar a sucata para desenvolver um projeto cultural para crianças e adultos. Daniel Costa disse que a Justiça de São Paulo vai levar em consideração a destinação que será dada à aeronave mas, “o fator principal é a competição por preço. Porque todos os valores arrecadados com a sucata e os demais bens da Vasp são revertidos para o pagamento dos credores”.

Agora, terão prioridade no pagamento os trabalhadores que aguardam desde 2008 para receber, pelo menos, parte do que é devido. “Eles são os próximos da lista”. Costa disse que nessa etapa o pagamento é limitado a até 150 salários mínimos para cada trabalhador.

No ano passado, com os leilões efetuados, a 1ª Vara de Falências e Recuperações da Comarca de São Paulo conseguiu pagar a todos os cerca de mil credores extraconcursais, que englobam funcionários e fornecedores que tiveram vínculo com a empresa durante o período em que ela esteve em recuperação judicial, entre 2005 e 2008. As mil famílias receberam cerca de R$ 30 milhões.

A dívida da Vasp é estimada em R$ 5 bilhões, sendo R$ 1,5 bilhão em débitos trabalhistas. O juiz informou que o Aeroporto de Congonhas (SP) foi liberado da sucata de aeronaves da Vasp. Eram 12 aeronaves, das quais uma foi arrematada inteira, no ano passado, por um empresário de Araraquara, que nela montou um restaurante.

Outros leilões estão programados e incluem bens que estavam na sede da companhia, de interesse específico para colecionadores do ramo de aviação civil. “A gente não pode desperdiçar nem uma agulha. Não dá para desperdiçar nada porque, se a gente conseguir, com isso, pagar mais dez ou 20 famílias, já vale a pena. São 20 famílias a mais recebendo o que é devido. Essa é a nossa ideia”.

http://www.correiobraziliense.com.br/ap ... vasp.shtml
VASP - Um nome-símbolo da Aviação Comercial Brasileira:





Wingate




Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12888
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

Re: Cemitérios de aviões no Brasil

#48 Mensagem por rodrigo » Sex Out 11, 2013 4:44 pm

Aviões da TransBrasil parados no aeroporto de Brasília vão a leilão

Três carcaças de Boeing 727-200 serão vendidos inteiros ou por quilo.
Lance inicial é de R$ 43 mil; aeronaves estão avaliadas em R$ 100 mil .


Três carcaças de aviões da antiga frota da TransBrasil estacionadas há anos no Aeroporto Juscelino Kubistchek, em Brasília, serão vendidas por meio de leilão aberto nesta sexta-feira (11). Os lances pelos modelos Boeing 767-200 podem ser feitos a partir das 14h desta sexta até o dia22.

As aeronaves podem ser compradas inteiras – elas estão avaliadas em R$ 100 mil, mas o lance inicial é de R$ 43 mil - ou como sucata, por R$ 1,75 o quilo. Quem comprar vai ter ainda ele pagar as despesas de desmanche e remoção. O leilão será realizado em São Paulo, mas os lances podem ser dados pela internet.

Os aviões integravam a frota da TransBrasil e, junto com três aeronaves que pertenciam à Vasp e que também estão no pátio do JK, representam 13,95% do total de carcaças de aviões de grande porte paradas em aeroportos brasileiros.
A venda das aeronaves foi possível por meio do programa da Corregedoria Nacional de Justiça, órgão ligado ao Conselho Nacional de Justiça, que busca remover dos aeroportos brasileiros as aeronaves que estão sob custódia da Justiça ou que foram apreendidas em processos criminais.

http://g1.globo.com/distrito-federal/no ... eilao.html

Imagem




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12888
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

Re: Cemitérios de aviões no Brasil

#49 Mensagem por rodrigo » Ter Jan 21, 2014 1:51 pm

Piloto compra 2º avião-sucata para usar como salão de festas

Depois de nove anos "esquecido" no aeroporto internacional de Guarulhos, um cargueiro Boeing 737-200 chegou à nova casa, em Araraquara (273 km de São Paulo), no final de semana.

O avião, fabricado em 1978, é a segunda aquisição do piloto Edinei Capistrano, 58. Segundo o Conselho Nacional de Justiça, a aeronave foi arrematada por R$ 133 mil.

Piloto de voos executivos, Capistrano investiu nos dois aviões-sucatas –o primeiro em 2012– para unir a paixão pela aviação aos negócios.

Os aviões foram arrematados em leilões da Justiça para a venda da massa falida da Vasp, decretada em 2008.

Apesar de ainda não ter concluído a reforma no primeiro avião, um Boeing 737-200 para passageiros, Capistrano disse que não podia "perder a oportunidade" de arrematar o cargueiro.

"Esse modelo tem configuração e design diferentes dos aviões atuais. Não podia deixar que ele virasse sucata."

Os gigantes, com 33 m de cumprimento e 30 m de envergadura, "descansam" numa área de 13 mil metros quadrados, mas não por muito tempo.

"O avião de passageiros receberá celebrações de casamento e o cargueiro comportará mesas para festas de até 110 pessoas."

O piloto disse que recebeu pedidos de locação, mas que só vai fazer os eventos após toda a estrutura estar pronta.

O primeiro avião custou R$ 140 mil –o transporte custou o dobro. O piloto, que ainda comprou a área para abrigar os aviões e fez obras no entorno, não revela o gasto total.

Imagem

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/ ... stas.shtml




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12888
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

Re: Cemitérios de aviões no Brasil

#50 Mensagem por rodrigo » Qui Fev 06, 2014 6:34 pm

Justiça conclui venda de aviões da Vasp

O leilão dos quatro últimos aviões da empresa aérea Vasp, que aconteceu no dia 31 de janeiro, arrecadou R$ 318,5 mil. Três das aeronaves eram Boeings 737-200, que estavam parados nos aeroportos de Salvador (BA), Brasília e São Luís (MA), e outra era um Airbus A300, estacionado no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

Todas as aeronaves foram vendidas por valores acima do estimado. Os aviões que estão em Brasília e Salvador, avaliados em R$ 28 mil, foram adquiridos por R$ 111 mil e R$ 66 mil, respectivamente. Já o Boeing que está no Aeroporto Internacional de São Luís, com lance inicial de R$ 40 mil, foi vendido por R$ 60,5 mil. Avaliado em R$ 60 mil, o Airbus que está no Aeroporto Internacional de Guarulhos foi vendido por R$ 81 mil.

Os aviões foram considerados perecidos pela Agência Nacional de Avião Civil (Anac), por isso não poderão voltar a voar. O valor da avaliação leva em consideração o peso do equipamento e o valor da liga metálica com que os aviões foram produzidos.

Com esse último leilão, a Justiça concluiu a fase judicial da destinação das 27 aeronaves deixadas pela Vasp nos aeroportos brasileiros. Entraves e indefinições jurídicas que envolviam as empresas aéreas falidas e seus credores impediam a retirada definitiva dos aviões dos pátios. Concluída a venda, cabe ao comprador do equipamento adotar as medidas necessárias para o desmonte e a remoção da aeronave do aeroporto.

No total, foram arrecadados R$ 1,9 milhão com o leilão das 27 aeronaves da Vasp. Os valores são destinados ao pagamento de credores da antiga empresa aérea, preferencialmente os credores trabalhistas.

A ação é resultado do Programa Espaço Livre — Aeroportos, da Corregedoria Nacional de Justiça, que tem por objetivo remover dos pátios dos aeroportos brasileiros aviões de grande porte abandonados e que não têm mais condições de voo. Participam da iniciativa o Ministério da Defesa, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Comando da Aeronáutica, o Tribunal de Contas da União, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e o Ministério Público de São Paulo.

Com informações da Assessoria de Imprensa do CNJ.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12888
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

Re: Cemitérios de aviões no Brasil

#51 Mensagem por rodrigo » Qui Abr 03, 2014 5:33 pm

Existem três 767 da transbrasil no aeroporto de Brasília, que talvez tenham a seguinte destinação:
1- vai para a DPF para treinamento;
2- vai para o zoológico de Brasília, pra virar restaurante ou playground;
3- vai ser destruído e vendido como sucata como aconteceu com os aviões da VASP em Congonhas




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Responder