Operações Policiais e Militares

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6446 vezes
Agradeceram: 6803 vezes
Contato:

Re: Operações Policiais e Militares

#11026 Mensagem por Túlio » Ter Out 02, 2012 7:08 pm

Cupincha, não quero pagar de sabe-tudo! Sei que sabes disso. O caso é que, até por experiência pessoal, sei que quem está no terreno - e é bem treinado - tem conhecimento melhor da situação do que quem não está e, para não ficar só na teoria, também exemplifico - legal isso de trocar experiências, não? - com um caso onde houve motim na PMM (2001), eu era o ASD e não tinha experiência alguma nessa função, estava acostumado a ser AP apenas, ao menos em um EP tão grande (mas tinha todos os cursos). Reportei via rádio a situação ao Diretor e ele mandou congelar que estava vindo; só que eu tinha diante de mim oito ou nove caras com faca na garganta, ou abria para que os reféns não fossem mortos e liberava o motim pela cadeia toda ou fazia o que aprendi no curso de Gerenciamento de Crise - que eu sabia que meu chefe não tinha feito - e, desse modo, estaria me insubordinando, ao trancar tudo e limitar o perímetro da crise. Mandei o chefe sifu em aberto pelo rádio (não levei fumo porque era e é meu melhor amigo até hoje) e mandei trancar tudo. O xerife dos vagos me intimou na base do "ou dá ou desce", apontei e engatilhei meu canhão para a cara dele e disse "cortem um e arranco a tua cabeça". A meu lado um colega, "empilhado", fez o "KA-TCHAK" de engatilhar a doze. O xerife me olhou e disse "como é que tu quer fazer então?" e, ainda com arma apontada, falei "tu é pros teus irmãos, cara, pra ti é senhor" e, como ele me conhecia "tá, seu Túlio, e aí?" e eu "sem charla, todo mundo pro pátio, lá a gente resolve". Quando o chefe chegou a situação estava prestes a ser dominada, os vagos contidos no pátio e sob mira, só invadir e desarmar, daí ele mandou todo mundo (nós) recuar, fechar o portão do pátio e chamou o choque da BM (BOE + GATE), o que me deixou emp*tecido de vez, tava dominado, era invadir o pátio e tomar o controle, sem baixas de lado algum. Ficamos lá por horas, tanto APs quanto vagos fazendo papel de palhaços até chegarem os caras da BM pagando de brabões e tomando de nós uma situação que já havíamos controlado. Triste foi ver na mídia no dia seguinte que "a BM controlou uma situação de conflito em Montenegro", na verdade eles "controlaram" o que já estava controlado, e tão bem que tivemos novo - e muito pior - motim na mesma noite mas aí não teve BM, tinha conversado com o Diretor e posto o cargo à disposição se ele se metesse de novo. E mandei tomar no c* sim, mesmo sendo um baita amigo! Se não sabe, deixa quem sabe fazer!

Port Scriptum: novamente não houveram mortos nem feridos mas poderia ter havido. Tudo porque um graduado não sabia o que os menos graduados sabiam, Henrique véio. H&D são importantes mas não são tudo, estudo AUTFRAGTAKTIK faz anos e aprendi do pior jeito que não há nada mais triste do que perder a iniciativa e ficar em "stand-by" à toa por causa de ordens idiotas de gente despreparada... :wink: 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Clermont
Sênior
Sênior
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

#11027 Mensagem por Clermont » Ter Out 02, 2012 7:33 pm

henriquejr escreveu:Eu já fui um grande defensor da desmilitarização da PM, inclusive já participei de muitos fóruns sobre o tema e da CONSEG defedendo a desmilitarização. Hoje não tenho uma opinião muito formada a respeito, não sei o que melhoraria e o que pioraria para o público interno (engana-se quem acha que com a desmilitarização alguns poderão usar barba, cabelos compridos, mandar o superior ir pra aquele lugar, etc...isso nunca DEVE acontecer numa instituição policial), mas para o público externo, para a sociedade, tenho certeza que nada melhoraria por causa disso.
Eu, do meu modo leigo e paisano de ver as coisas, entendo o conceito "desmilitarização" da PM como retirá-la, totalmente, de qualquer subordinação ao Exército brasileiro. Eu não estou convencido de nenhuma função militar das PMs em caso de guerra, como foi no tempo da Guerra do Paraguai. Naqueles dias, fazia sentido mandar forças dos corpos policiais dos estados para o tipo de guerra que se travava naqueles dias. Hoje em dia, que história seria esta de mandar as tropas da PM, para alguma fronteira distante? Isso seria o mesmo que entregar o poder nos estados ao PCC, às Milícias e a todo tipo de organização criminosa.

E, além do mais, que espécie de desempenho um policial de trânsito, bigodudo, barrigudo, com mais de 40 anos, teria num campo de batalha de infantaria do século XXI?

É claro que, nas zonas de retaguarda de um hipotético "front" as PMs teriam um papel importante. Mas este papel independe do controle do Exército ou não: a simples manutenção da lei e da ordem, que seria a função de qualquer força policial. Talvez, fornecer alguns pelotões de fuzilamento para eliminar sabotadores e "quintas-colunas", também. Se a OAB deixar, é claro...

Além disso, eu penso que não deveria existir correspondência nos níveis hierarquicos entre Exército e Polícia. Ou seja, um sargento da polícia não deveria ser considerado um inferior hierárquico a um tenente do Exército. Nas polícias americanas, estes termos "tenente", "capitão", "sargento" não tem vinculação hierárquica de espécie alguma com seus correspondentes das forçar armadas americanas. Um "sargento" da polícia americana, não pensa duas vezes, em passar as algemas num coronel dos U.S. Marines, se for desrespeitado no meio da rua.

Vou contar uma história dos efeitos possivelmente nefastos, do fato de a polícia brasileira estar vinculada, hierarquicamente, às Forças Armadas:
No Brasil "anos de chumbo", uma manifestação política foi cercada pela polícia, no Rio de Janeiro. Dela fazia parte um dirigente comunista procurado pela polícia. Acontece, que ele era um oficial da reserva da Marinha. Ao tentar escapulir, foi abordado por PMs, e mostrou-lhes sua identidade. Foi permitido passar. Depois, foi abordado por outros PMs, mais uma vez, usou de sua patente e conseguiu passar. Então, na terceira vez, um PM mandou os colegas o deterem, e saiu correndo. Logo, o esperto soldado PM voltou, com um oficial do Exército à tiracolo. Este oficial era de patente mais elevada que a do líder comunista, e deu voz de prisão a este.
Não sei se é verdade, mas eu já li, num fórum de assuntos militares, que, para uma mesma graduação ou patente, um militar do Exército sempre será considerado como superior hierárquico a uma contraparte da PM.

Sinceramente? Eu acho isso um despropósito, se for mesmo realidade. Pensemos: então, um 3º sargento PM, com uns 40 anos de idade, uns vinte anos de serviço; com meia dúzia de tiroteios contra bandidos; com algumas cicatrizes de ferimentos na linha do dever, então este homem pode ser considerado "inferior" hierárquico a um 3º sargento do Exército, com uns 22 anos de idade e recém-saído da ESA? Eu até entenderia que, se, em alguma hipótese, os dois sargentos estivessem à frente de alguns soldados, com a missão de tomar um ninho de metralhadoras, seria razoável que a liderança fosse do sargento do Exército. Mas, e se fosser para conduzir uma batida policial num morro, também não seria razoável que o sargento PM fosse o chefe?

Outros ítens que se entende por "militarização", talvez devessem ser chamados de excessos castrenses, que podem ser compreensíveis dentro de um batalhão de infantaria paraquedista, mas não numa organização de PM. Por exemplo, há muitos e muitos anos atrás, numa entrevista, um presidente de uma associação de policiais militares do Rio de Janeiro, comentou como, em qualquer momento dado, existia um grande número de policiais militares, detidos nos quartéis, por ofensas do tipo: "foi visto pelo superior sem cobertura (nós, os civis, chamamos de 'chapéu'); ou então, "deixou de prestar continência ao superior" e coisa e tal. Aliás, eu lembro de uma história deliciosa, que exemplifica o que eu, um civil, considero como uma insensatez militar:

Dois marinheiros, fardados, passaram em frente ao portão-das-armas do Quartel Central do Corpo de Bombeiros, no Rio de Janeiro. Um coronel-bombeiro, fora de serviço, no seu carro particular, parou e foi atrás da dupla. E deu voz de prisão aos dois militares da Marinha. Motivo? Os dois não haviam prestado continência aos sentinelas dos bombeiros.

Pode uma coisa dessas? Se os marinheiros tivessem passado perante o portão de armas do Regimento Sampaio e não tivessem prestado continência, entende-se. Mas no quartel dos bombeiros?

Aliás, não resisto a citar outra piadinha de bombeiros:
"Num bate-papo com seu amigo, oficial dos bombeiros, um paisano pergunta:

- Mas, me explica uma coisa, por quê os bombeiros mantém sentinelas armadas de fuzil, na porta dos seus quartéis?

- Ora, é para dar proteção ao depósito de armas do quartel!

- Mas, por quê um quartel de bombeiros deveria ter um depósito de armas?

- Ora, é para poder armar as sentinelas na porta do quartel!"
Agora, existem coisas que, penso eu, não podem ser jogadas fora, com alguma hipotética "desmilitarização". Estas coisas foram, soberbamente, já explicadas pelo colega Henriquejr, que é um profissional gabaritado:
"Não se pode abrir mãos de hierarquia, muito menos da disciplina!"
É isso aí. Uma força de polícia "desmilitarizada", não pode se converter numa força sem hierarquia, sem requisitos claros para promoção dos níveis subalternos para os superiores. Eu, jamais, pensaria em converter o que são as atuais Polícias Militares Estaduais, naquilo que são as atuais Polícias Civis Estaduais, sem hierarquia definida, com uma disciplina que muitos e muitos afirmam deixar a desejar. Eu penso que isto seria uma catástrofe.

henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 433 vezes

#11028 Mensagem por henriquejr » Ter Out 02, 2012 9:39 pm

Túlio escreveu:Cupincha, não quero pagar de sabe-tudo! Sei que sabes disso. O caso é que, até por experiência pessoal, sei que quem está no terreno - e é bem treinado - tem conhecimento melhor da situação do que quem não está e, para não ficar só na teoria, também exemplifico - legal isso de trocar experiências, não? - com um caso onde houve motim na PMM (2001), eu era o ASD e não tinha experiência alguma nessa função, estava acostumado a ser AP apenas, ao menos em um EP tão grande (mas tinha todos os cursos). Reportei via rádio a situação ao Diretor e ele mandou congelar que estava vindo; só que eu tinha diante de mim oito ou nove caras com faca na garganta, ou abria para que os reféns não fossem mortos e liberava o motim pela cadeia toda ou fazia o que aprendi no curso de Gerenciamento de Crise - que eu sabia que meu chefe não tinha feito - e, desse modo, estaria me insubordinando, ao trancar tudo e limitar o perímetro da crise. Mandei o chefe sifu em aberto pelo rádio (não levei fumo porque era e é meu melhor amigo até hoje) e mandei trancar tudo. O xerife dos vagos me intimou na base do "ou dá ou desce", apontei e engatilhei meu canhão para a cara dele e disse "cortem um e arranco a tua cabeça". A meu lado um colega, "empilhado", fez o "KA-TCHAK" de engatilhar a doze. O xerife me olhou e disse "como é que tu quer fazer então?" e, ainda com arma apontada, falei "tu é pros teus irmãos, cara, pra ti é senhor" e, como ele me conhecia "tá, seu Túlio, e aí?" e eu "sem charla, todo mundo pro pátio, lá a gente resolve". Quando o chefe chegou a situação estava prestes a ser dominada, os vagos contidos no pátio e sob mira, só invadir e desarmar, daí ele mandou todo mundo (nós) recuar, fechar o portão do pátio e chamou o choque da BM (BOE + GATE), o que me deixou emp*tecido de vez, tava dominado, era invadir o pátio e tomar o controle, sem baixas de lado algum. Ficamos lá por horas, tanto APs quanto vagos fazendo papel de palhaços até chegarem os caras da BM pagando de brabões e tomando de nós uma situação que já havíamos controlado. Triste foi ver na mídia no dia seguinte que "a BM controlou uma situação de conflito em Montenegro", na verdade eles "controlaram" o que já estava controlado, e tão bem que tivemos novo - e muito pior - motim na mesma noite mas aí não teve BM, tinha conversado com o Diretor e posto o cargo à disposição se ele se metesse de novo. E mandei tomar no c* sim, mesmo sendo um baita amigo! Se não sabe, deixa quem sabe fazer!

Port Scriptum: novamente não houveram mortos nem feridos mas poderia ter havido. Tudo porque um graduado não sabia o que os menos graduados sabiam, Henrique véio. H&D são importantes mas não são tudo, estudo AUTFRAGTAKTIK faz anos e aprendi do pior jeito que não há nada mais triste do que perder a iniciativa e ficar em "stand-by" à toa por causa de ordens idiotas de gente despreparada... :wink: 8-]
Colega, eu morro de rir lendo tuas historias!! Fico aqui imaginando a situação!! [003] [003] [003]

Eu digitei uma resposta bem explicativa e detalhada mas apertei um botão aqui no teclado e a pagina atualizou e tudo foi perdido, e agora não to mais com a mesma disposição e inspiração para digitar tudo de novo mas vou tentar responder o mais claro possível.

Túlio veio, temos que levar em consideração que para as atribuições que a PM tem, policiamento ostensivo e manter a ordem pública, a disciplina e a hierarquia é algo fundamental. E dentro da própria PM podemos ver claramente que existem setores onde essa hierarquia e disciplina não é tão forte, onde mesmo utilizando farda, não existe tanto militarismo, muitas vezes nem se chama o superior de "senhor", etc... como qualquer ambiente de trabalho civil, enquanto que outros setores a disciplina e a hierarquia são bastante rígidas, como nas unidades especializadas (BPChoque, BOPE, CIPAM, ROCAM, etc...) justamente por causa de suas atribuições!

Até nas instituições civis podemos ver exemplos de disciplina e hierarquia bem rígidos, como no COT/PF, nas unidades uniformizadas das polícias americanas e em qualquer força policial cuja função é o policiamento ostensivo.

Ao contrário do que muita gente pensa, todo policiamento ostensivo feito pela PM (como em qualquer força policial que desempenha esta função) é realizado com um planejamento realizado com base em dados estatísticos e com relatórios do setor de inteligência e tudo é coordenado pela central de comando (aqui no RN é CIOSP). Já pensou se cada policial decidisse patrulhar do jeito que bem entendesse? Pra que serviria todo este aparato? Será que seria mais eficiente?

Com tudo isto não estou querendo dizer que o policial não tem autonomia dentro de suas atribuições. O policial, independe de sua patente, é gestor na sua área de atuação, ele tem o poder de decidir como conduzir as ocorrências o CIOSP lhes enviar, etc...

Sobre a forma como você conduziu a situação, na historia que você contou, você apenas fez o que achou melhor na situação, e todo policial tem esse poder mas estará colocando sua conta em risco! Um exemplo típico foi aquela cena do filme Tropa de Elite, onde o CAP (esqueci o nome) atirou na cabeça do elemento que estava fazendo o cara dos DH como refém, mesmo sem autorização do comandante da operação (CEL Nascimento). Todo policial tem o poder de decidir como agir em ocorrências, mas isso não quer dizer que ele deve trabalhar como bem entender.

.
henriquejr
Sênior
Sênior

#11029 Mensagem por henriquejr » Ter Out 02, 2012 10:11 pm

Como seu post ficou extenso, vou responder em vermelho.
Clermont escreveu:
henriquejr escreveu:Eu já fui um grande defensor da desmilitarização da PM, inclusive já participei de muitos fóruns sobre o tema e da CONSEG defedendo a desmilitarização. Hoje não tenho uma opinião muito formada a respeito, não sei o que melhoraria e o que pioraria para o público interno (engana-se quem acha que com a desmilitarização alguns poderão usar barba, cabelos compridos, mandar o superior ir pra aquele lugar, etc...isso nunca DEVE acontecer numa instituição policial), mas para o público externo, para a sociedade, tenho certeza que nada melhoraria por causa disso.
Eu, do meu modo leigo e paisano de ver as coisas, entendo o conceito "desmilitarização" da PM como retirá-la, totalmente, de qualquer subordinação ao Exército brasileiro. Eu não estou convencido de nenhuma função militar das PMs em caso de guerra, como foi no tempo da Guerra do Paraguai. Naqueles dias, fazia sentido mandar forças dos corpos policiais dos estados para o tipo de guerra que se travava naqueles dias. Hoje em dia, que história seria esta de mandar as tropas da PM, para alguma fronteira distante? Isso seria o mesmo que entregar o poder nos estados ao PCC, às Milícias e a todo tipo de organização criminosa.

E, além do mais, que espécie de desempenho um policial de trânsito, bigodudo, barrigudo, com mais de 40 anos, teria num campo de batalha de infantaria do século XXI?

É claro que, nas zonas de retaguarda de um hipotético "front" as PMs teriam um papel importante. Mas este papel independe do controle do Exército ou não: a simples manutenção da lei e da ordem, que seria a função de qualquer força policial. Talvez, fornecer alguns pelotões de fuzilamento para eliminar sabotadores e "quintas-colunas", também. Se a OAB deixar, é claro...

Essa vinculação da PM com o EB, na prática, só existe na forma escrita, na CF/88. Na prática o EB não interfere em nada no trabalho da PM. Somente em casos de mobilização da PM, num eventual conflito, é que o EB passa a ter o controle da PM. Neste caso a PM não seria enviada para combater no exterior ou nas fronteira, isso sempre continuará sendo atribuição das FAs. Nesta situação a PM ficará responsável pela segurança interna do país, desempenhando sua função de policia e mantendo a ordem pública, e poderia ser utilizada como força de resistência numa eventual invasão do país.

Além disso, eu penso que não deveria existir correspondência nos níveis hierarquicos entre Exército e Polícia. Ou seja, um sargento da polícia não deveria ser considerado um inferior hierárquico a um tenente do Exército. Nas polícias americanas, estes termos "tenente", "capitão", "sargento" não tem vinculação hierárquica de espécie alguma com seus correspondentes das forçar armadas americanas. Um "sargento" da polícia americana, não pensa duas vezes, em passar as algemas num coronel dos U.S. Marines, se for desrespeitado no meio da rua.

Vou contar uma história dos efeitos possivelmente nefastos, do fato de a polícia brasileira estar vinculada, hierarquicamente, às Forças Armadas:
No Brasil "anos de chumbo", uma manifestação política foi cercada pela polícia, no Rio de Janeiro. Dela fazia parte um dirigente comunista procurado pela polícia. Acontece, que ele era um oficial da reserva da Marinha. Ao tentar escapulir, foi abordado por PMs, e mostrou-lhes sua identidade. Foi permitido passar. Depois, foi abordado por outros PMs, mais uma vez, usou de sua patente e conseguiu passar. Então, na terceira vez, um PM mandou os colegas o deterem, e saiu correndo. Logo, o esperto soldado PM voltou, com um oficial do Exército à tiracolo. Este oficial era de patente mais elevada que a do líder comunista, e deu voz de prisão a este.
Não sei se é verdade, mas eu já li, num fórum de assuntos militares, que, para uma mesma graduação ou patente, um militar do Exército sempre será considerado como superior hierárquico a uma contraparte da PM.

A hierarquia militar da PM é utilizada para fins internos da própria instituição, como qualquer instituição existem graus hierárquicos a diferença é que a PM é uma instituição militar, onde a Disciplina e a Hierarquia são mais rígidos.

Quando o policial ta desempenhando suas funções na rua, sua autoridade como policial é a mesma, independente da patente, no cumprimento das leis um Soldado recruta tem o mesmo poder de polícia que um Coronel mais antigo. Isso quer dizer que, numa ocorrência onde um Coronel das FAs, ou até da própria PM, seja o acusado, um Soldado tem todo o poder para prender o oficial e conduzi-lo a delegacia para que sejam formalizados os procedimentos legais (Prisão em Flagrante ou TCO).

Sinceramente? Eu acho isso um despropósito, se for mesmo realidade. Pensemos: então, um 3º sargento PM, com uns 40 anos de idade, uns vinte anos de serviço; com meia dúzia de tiroteios contra bandidos; com algumas cicatrizes de ferimentos na linha do dever, então este homem pode ser considerado "inferior" hierárquico a um 3º sargento do Exército, com uns 22 anos de idade e recém-saído da ESA? Eu até entenderia que, se, em alguma hipótese, os dois sargentos estivessem à frente de alguns soldados, com a missão de tomar um ninho de metralhadoras, seria razoável que a liderança fosse do sargento do Exército. Mas, e se fosser para conduzir uma batida policial num morro, também não seria razoável que o sargento PM fosse o chefe?

Até onde eu sei não existe essa diferença! Um 3ºSGT da PM é a mesma coisa que um 3ºSGT da Marinha, Exército ou da FAB, o que vai determinar o superioridade de um ou de outro, neste caso, será o tempo de serviço na patente em questão.

Outros ítens que se entende por "militarização", talvez devessem ser chamados de excessos castrenses, que podem ser compreensíveis dentro de um batalhão de infantaria paraquedista, mas não numa organização de PM. Por exemplo, há muitos e muitos anos atrás, numa entrevista, um presidente de uma associação de policiais militares do Rio de Janeiro, comentou como, em qualquer momento dado, existia um grande número de policiais militares, detidos nos quartéis, por ofensas do tipo: "foi visto pelo superior sem cobertura (nós, os civis, chamamos de 'chapéu'); ou então, "deixou de prestar continência ao superior" e coisa e tal. Aliás, eu lembro de uma história deliciosa, que exemplifica o que eu, um civil, considero como uma insensatez militar:

Dois marinheiros, fardados, passaram em frente ao portão-das-armas do Quartel Central do Corpo de Bombeiros, no Rio de Janeiro. Um coronel-bombeiro, fora de serviço, no seu carro particular, parou e foi atrás da dupla. E deu voz de prisão aos dois militares da Marinha. Motivo? Os dois não haviam prestado continência aos sentinelas dos bombeiros.

Pode uma coisa dessas? Se os marinheiros tivessem passado perante o portão de armas do Regimento Sampaio e não tivessem prestado continência, entende-se. Mas no quartel dos bombeiros?

Esse tipo de coisa praticamente não existe mais, hoje em dia, no dia dia, é mais fácil um superior cumprimentando seu subordinado com um aperto de mãos do que com continência. Se ainda existe casos de subordinados sendo presos porque deixou de prestar uma continência ou qualquer coisa do tipo é exceção e será taxado como arbitrário até pelos próprios pares do superior. Até mesmo as prisões administrativas hoje em dia são raras, só ocorrem quando o militar oferece algum risco ou tenha cometido algum crime grave. Quando ocorre punições por atrasos de serviço, falta e até alguns casos de insubordinação, etc... é publicado em boletim a punição do policial e esta vai para sua ficha funcional, como ocorre em qualquer instituição pública, mas dificilmente o policial fica preso no quartel por isso.

Aliás, não resisto a citar outra piadinha de bombeiros:
"Num bate-papo com seu amigo, oficial dos bombeiros, um paisano pergunta:

- Mas, me explica uma coisa, por quê os bombeiros mantém sentinelas armadas de fuzil, na porta dos seus quartéis?

- Ora, é para dar proteção ao depósito de armas do quartel!

- Mas, por quê um quartel de bombeiros deveria ter um depósito de armas?

- Ora, é para poder armar as sentinelas na porta do quartel!"

Até pouco tempo atrás os Corpos de Bombeiros pertenciam as PM (se não estou engando somente em São Paulo o CBOM pertence a PMESP), hoje em dia são instituições independentes. Por causa disso, até pouco tempo atrás os bombeiros passavam pelo mesmo curso de formação dos policiais militares e tinham armamentos para segurança de suas instalações. Ainda hoje os bombeiros tem direito ao Porte de Armas e fazem parte da segurança pública, inseridos no Art. 144, da CF/88. Existe projetos que prevê mudanças e relocaria o Corpo de Bombeiros como instituição de Defesa Civil.

Agora, existem coisas que, penso eu, não podem ser jogadas fora, com alguma hipotética "desmilitarização". Estas coisas foram, soberbamente, já explicadas pelo colega Henriquejr, que é um profissional gabaritado:
"Não se pode abrir mãos de hierarquia, muito menos da disciplina!"
É isso aí. Uma força de polícia "desmilitarizada", não pode se converter numa força sem hierarquia, sem requisitos claros para promoção dos níveis subalternos para os superiores. Eu, jamais, pensaria em converter o que são as atuais Polícias Militares Estaduais, naquilo que são as atuais Polícias Civis Estaduais, sem hierarquia definida, com uma disciplina que muitos e muitos afirmam deixar a desejar. Eu penso que isto seria uma catástrofe.

Independe de ser militar ou civil, toda polícia ostensiva tem que ter disciplina e hierarquia rígidas, como já comentei na resposta ao Túlio. É por isso que eu digo que desmilitarizar a PM, na prática, teria poucos efeitos, principalmente para a sociedade. Se com a desmilitarização tirar a disciplina e a hierarquia a coisa vira uma bagunça!

.
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1984 vezes
Agradeceram: 809 vezes

#11030 Mensagem por Viktor Reznov » Ter Out 02, 2012 11:16 pm

Matheus escreveu:PRF prende PF por tráfico de drogas e armas (maconha e fuzis). Aliás alguém sabe que fuzis são aqueles?

http://g1.globo.com/videos/mato-grosso- ... 3/2165647/
Ambos os fuzis são AMD-65.

Imagem

I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#11031 Mensagem por Túlio » Ter Out 02, 2012 11:54 pm

Cada dia mais assombrado com o CROSS véio: é falar na arma e ele aparece com ela!!! :shock: :shock: :shock: :shock:

MY FUCKIN' CONGRATZ!!!

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

Matheus
Sênior
Sênior
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#11032 Mensagem por Matheus » Qua Out 03, 2012 10:15 am

Parabéns, eu não tinha a mínima ideia!

henriquejr
Sênior
Sênior

#11033 Mensagem por henriquejr » Qua Out 03, 2012 10:50 am

Pelo que vi na net sobre este fuzil, se trata de uma versão mais moderna baseado no AK-47, desenvolvido e produzido na Hungria.

.
rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#11034 Mensagem por rodrigo » Qua Out 03, 2012 12:01 pm

Cross escreveu:
Matheus escreveu:PRF prende PF por tráfico de drogas e armas (maconha e fuzis). Aliás alguém sabe que fuzis são aqueles?

http://g1.globo.com/videos/mato-grosso- ... 3/2165647/
Ambos os fuzis são AMD-65.

Imagem
Se fosse no México, já tinham chegado atirando.

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#11035 Mensagem por Túlio » Qua Out 03, 2012 7:33 pm

henriquejr escreveu:
Colega, eu morro de rir lendo tuas historias!! Fico aqui imaginando a situação!! [003] [003] [003]

Eu digitei uma resposta bem explicativa e detalhada mas apertei um botão aqui no teclado e a pagina atualizou e tudo foi perdido, e agora não to mais com a mesma disposição e inspiração para digitar tudo de novo mas vou tentar responder o mais claro possível.

Túlio veio, temos que levar em consideração que para as atribuições que a PM tem, policiamento ostensivo e manter a ordem pública, a disciplina e a hierarquia é algo fundamental. E dentro da própria PM podemos ver claramente que existem setores onde essa hierarquia e disciplina não é tão forte, onde mesmo utilizando farda, não existe tanto militarismo, muitas vezes nem se chama o superior de "senhor", etc... como qualquer ambiente de trabalho civil, enquanto que outros setores a disciplina e a hierarquia são bastante rígidas, como nas unidades especializadas (BPChoque, BOPE, CIPAM, ROCAM, etc...) justamente por causa de suas atribuições!

Até nas instituições civis podemos ver exemplos de disciplina e hierarquia bem rígidos, como no COT/PF, nas unidades uniformizadas das polícias americanas e em qualquer força policial cuja função é o policiamento ostensivo.

Ao contrário do que muita gente pensa, todo policiamento ostensivo feito pela PM (como em qualquer força policial que desempenha esta função) é realizado com um planejamento realizado com base em dados estatísticos e com relatórios do setor de inteligência e tudo é coordenado pela central de comando (aqui no RN é CIOSP). Já pensou se cada policial decidisse patrulhar do jeito que bem entendesse? Pra que serviria todo este aparato? Será que seria mais eficiente?

Com tudo isto não estou querendo dizer que o policial não tem autonomia dentro de suas atribuições. O policial, independe de sua patente, é gestor na sua área de atuação, ele tem o poder de decidir como conduzir as ocorrências o CIOSP lhes enviar, etc...

Sobre a forma como você conduziu a situação, na historia que você contou, você apenas fez o que achou melhor na situação, e todo policial tem esse poder mas estará colocando sua conta em risco! Um exemplo típico foi aquela cena do filme Tropa de Elite, onde o CAP (esqueci o nome) atirou na cabeça do elemento que estava fazendo o cara dos DH como refém, mesmo sem autorização do comandante da operação (CEL Nascimento). Todo policial tem o poder de decidir como agir em ocorrências, mas isso não quer dizer que ele deve trabalhar como bem entender.

Na verdade fiz o que havia sido treinado para fazer (menos mandar o Diretor tomar no zóio, claro :mrgreen: ). Só não tinha prática mas ainda assim o resultado foi positivo: estabeleci um perímetro (não permiti que o motim se alastrasse), depois o reduzi (mandando todos para o pátio, que é fechado por todos os lados) e estava indo para a finalização, intentando invadir pelos dois lados (cada um tem um portão de ferro) e acabar com a festa. Foi aí que o chefe chegou e ferrou meu esquema, confiando mais na BM. "By the book", me parece irrepreensível o modo como atuei.

Agora, não consegui me fazer entender inteiramente: eu era O ASD, ou seja, comandava a Guarda Interna de toda a PMM. Os colegas seguiram impecavelmente o que eu disse e tomaram várias iniciativas próprias, coisa que sempre apreciei e estimulei, mesmo quando isso eventualmente (raramente, na verdade) desse em josta. Minha opinião é que só erra quem decide e faz! Assim, se dei a impressão de ser inimigo da H&D minhas desculpas, não foi exatamente isso que eu quis dizer. O que me desagrada é o excesso de Hierarquia (porque NUNCA há excesso de Disciplina, o normal é a FALTA), que foi o que permitiu que minha querida primeira operação de comando em gestão de crise virasse em nada, louros para quem quase nada fez (BM) por merecer, afinal, entrar com duzentos caras grandalhões armados até os dentes, GATE, um monte de cachorro, escudo, lança-granadas apenas para finalizar o que fizemos com menos de duas dúzias de APs com uns bastões, revólveres, pistolas e quatro dozes.

E não baleamos nem espancamos ninguém. Mas a Enfermaria trabalhou bastante naquela data, até mordida teve de ser tratada e não tínhamos sequer UM vira-latas.

Finalizando, o que me torra é ver práticas eminentemente MILITARES nas Polícias: se um Sgt da BM cruzar com um ST do EB, terá de prestar continência. Que diabo é isso? Polícia é Polícia, Exército é Exército, POWS!!!

E que negócio é esse de "PM é reserva do Exército"? Em caso de guerra, mandam a PM pro front e quem fica no policiamento ostensivo? Os APs?

henriquejr
Sênior
Sênior

#11036 Mensagem por henriquejr » Qua Out 03, 2012 8:12 pm

Túlio escreveu:
henriquejr escreveu:

Na verdade fiz o que havia sido treinado para fazer (menos mandar o Diretor tomar no zóio, claro :mrgreen: ). Só não tinha prática mas ainda assim o resultado foi positivo: estabeleci um perímetro (não permiti que o motim se alastrasse), depois o reduzi (mandando todos para o pátio, que é fechado por todos os lados) e estava indo para a finalização, intentando invadir pelos dois lados (cada um tem um portão de ferro) e acabar com a festa. Foi aí que o chefe chegou e ferrou meu esquema, confiando mais na BM. "By the book", me parece irrepreensível o modo como atuei.

Agora, não consegui me fazer entender inteiramente: eu era O ASD, ou seja, comandava a Guarda Interna de toda a PMM. Os colegas seguiram impecavelmente o que eu disse e tomaram várias iniciativas próprias, coisa que sempre apreciei e estimulei, mesmo quando isso eventualmente (raramente, na verdade) desse em josta. Minha opinião é que só erra quem decide e faz! Assim, se dei a impressão de ser inimigo da H&D minhas desculpas, não foi exatamente isso que eu quis dizer. O que me desagrada é o excesso de Hierarquia (porque NUNCA há excesso de Disciplina, o normal é a FALTA), que foi o que permitiu que minha querida primeira operação de comando em gestão de crise virasse em nada, louros para quem quase nada fez (BM) por merecer, afinal, entrar com duzentos caras grandalhões armados até os dentes, GATE, um monte de cachorro, escudo, lança-granadas apenas para finalizar o que fizemos com menos de duas dúzias de APs com uns bastões, revólveres, pistolas e quatro dozes.

E não baleamos nem espancamos ninguém. Mas a Enfermaria trabalhou bastante naquela data, até mordida teve de ser tratada e não tínhamos sequer UM vira-latas.

[destacar]Finalizando, o que me torra é ver práticas eminentemente MILITARES nas Polícias: se um Sgt da BM cruzar com um ST do EB, terá de prestar continência. Que diabo é isso? Polícia é Polícia, Exército é Exército, POWS!!!

E que negócio é esse de "PM é reserva do Exército"? Em caso de guerra, mandam a PM pro front e quem fica no policiamento ostensivo? Os APs?[/destacar]

Colega, antes de tudo parabéns pela forma que conduziu a situação, no relato que nos fez. Mesmo que não tenha saído como você queria, que era a sua própria equipe resolver a situação, mas sua atuação colaborou para que a situação não piorasse e preparou a situação para a unidade de choque, como deve fazer todo bom profissional num gerenciamento de crises.

Sobre a continência, o problema é que se faz muito barulho em cima de um simples gesto de saudação. A continência nada mais é do que isso. É uma questão de respeito, de educação. É como um aperto de mãos. Pelo menos aqui na PM/RN, ninguém mais é obrigado a sair prestando continências a qualquer superior que cruze seu caminho, se eu não gosto de um determinado superior, simplesmente passo por ele! Com os que já trabalhei, mas não tenho vínculo de amizade, eu sempre presto continência como uma saudação e um gesto de respeito. O incrível é que os próprios superiores não fazem mais questão, na maioria dos casos, quando presto continência, recebo em troca um aperto de mãos! Na semana passada participei de um encontro sobre Direito Militar e ao cruzar com o CMTe Geral, prestei continência e em troca ele estendeu sua mão e me cumprimentou com um aperto de mãos, logo em seguida com um tapinha nas costas. Pra você ver que aquele militarismo exacerbado já não existe dentro das PMs (lógico que sempre há exceções).

Várias vezes já cruzei com superiores das forças armadas e os cumprimentei apenas com um balançar de cabeça, e fui correspondido com o mesmo gesto, bem como já prestei continência e também fui retribuído. Quem é militar ver isso como algo natural, não como um ato de submissão, muitas vezes quem é de fora não compreende isso.

Com relação ao uso da PM em caso de guerra, se você ler meus comentários no post do Clermont verá que já respondi sobre isso mas vou explicar novamente.

Em caso de conflitos externo, onde se faz necessária a mobilização das PMs como força auxiliar das forças armadas, a atuação desta não mudará muito em relação ao que é feito hoje, continuará responsável pelo policiamento interno e pela preservação da ordem pública, com a diferença que as PMs deixam de serem subordinadas aos governos estaduais para responderem ao MD, através do EB. Nessa hipótese eu só vislumbro a utilização de tropas das PMs contra o inimigo em caso de invasão do território nacional, onde as PMs passarão a fazer parte das forças de resistência. Se não me engano, na 2ªGM, houve a mobilização das Forças Públicas (como era chamada as PMs naquela época) nos moldes do que comentei acima. Eles continuaram desempenhando as mesmas funções mas havia um corpo de oficiais em comunicação direta com os comandos do EB em cada região, inclusive o pai de um amigo meu (já falecido) atuou dessa forma, nessa época.

.
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#11037 Mensagem por Túlio » Qua Out 03, 2012 8:18 pm

Não sabia dessa parte. Para entender a PM, nada como falar com alguém da corporação. Assim, venci o debate porque APRENDI algo novo e tu venceste porque me ENSINASTE! É uma besteira a menos que vou falar sobre as PMs... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

VALEWS!!! :D :D :D :D

henriquejr
Sênior
Sênior

#11038 Mensagem por henriquejr » Qua Out 03, 2012 8:39 pm

Túlio escreveu:Não sabia dessa parte. Para entender a PM, nada como falar com alguém da corporação. Assim, venci o debate porque APRENDI algo novo e tu venceste porque me ENSINASTE! É uma besteira a menos que vou falar sobre as PMs... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

VALEWS!!! :D :D :D :D
Nada, Túlio veio, aqui todos nos ganhamos, e você é um dos que tem me ensinado mais neste fórum!!

Abraços

.
Hermes
Sênior
Sênior
Agradeceu: 116 vezes
Agradeceram: 132 vezes

#11039 Mensagem por Hermes » Qua Out 03, 2012 9:55 pm

O problema dessa "desmilitarização informal" que o henriquejr diz que anda existindo atualmente é que as leis e normas ainda prezam pela hierarquização militar. Vejam que na reportagem abaixo até o major diz que tudo podia ter sido resolvido com diálogo e creio que a acusação não vai para frente, mas acabou causando transtornos para o soldado. Já no meio civil, se não gosto do meu chefe, não sou obrigado a cumprimentá-lo na rua, desde que obedeça suas ordens no serviço, que é outro caso.

Soldado da PM é preso no RS após se negar a cumprimentar sargento
Reinaldo | 19/09/2012 (Caso recente)

Um soldado da Brigada Militar (BM) foi preso em flagrante na noite desta terça-feira (18) em Carlos Barbosa, na Serra do Rio Grande do Sul, por crime de desrespeito à hierarquia militar. De acordo com o comandante do 3º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas da BM, major Flávio Martins, o policial se recusou a cumprimentar um sargento da corporação e, questionado sobre o motivo, respondeu de maneira ríspida.

A pena é de detenção de três meses a um ano. “A gente fica sentido, porque é um fato do relacionamento de duas pessoas que poderia ser resolvido com o diálogo, e que traz um problema para a instituição e para a vida funcional do policial militar. Ele ficará marcado por aquilo em sua ficha, pelo resto da vida”, lamentou o major em entrevista aoG1.

De acordo com Martins, o fato aconteceu fora do ambiente da BM e os envolvidos estavam à paisana. Ainda assim, configurou-se o crime de desrespeito à hierarquia militar. “É um crime que visa à preservação da hierarquia e da disciplina. Só quem pode incorrer neste tipo de crime são membros das Forças Armadas, policiais militares e integrantes do Corpo de Bombeiros, explicou.

Segundo o oficial, o fato ocorreu por volta das 20h em um ginásio de esportes de Carlos Barbosa. O suspeito estava com outras pessoas, alguns policiais também sem farda e outros civis. Um sargento da mesma fração da BM chegou ao local e cumprimentou com um aperto de mão quem estava lá. O policial não respondeu ao cumprimento.

“O sargento questionou o motivo, e ele teria respondido de forma desrespeitosa dizendo que não tinha obrigação. Ele demonstrou um desrespeito e uma desconsideração para com o sargento”, declarou.

Durante o flagrante da prisão, foram ouvidos o soldado, o sargento e as testemunhas que estavam no local durante o crime. Em seguida, o suspeito foi encaminhado para os cuidados da Justiça Militar de Porto Alegre.

http://g1.globo.com

...
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#11040 Mensagem por Túlio » Qua Out 03, 2012 10:11 pm

Pelo que entendi, ele não quis apertar a mão do outro. Para mim isso nem crime MILITAR é, se numa rodinha eu apertar a mão de A, B C e recusar a apertar a de D, posso ser processado. E sou CIVIL...

O NAVAL explicaria melhor isso, é CRIME (acho que é INJÚRIA)...

Responder