Noticias de Portugal

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1235 vezes
Agradeceram: 3158 vezes

Re: Noticias de Portugal

#6346 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Set 22, 2012 6:49 am

Eu "Cabeça de Martelo" tendo concluido o liceu e feito posteriormente um Curso Técnico-profissional de nível 3, recebo limpos 650€. A minha mulher (a senhora martelo pneumático) tendo concluido o liceu, fez posteriormente um Curso Técnico-profissional de nível 4 e recebe limpos 520€. Eu sou funcionário público, ela é funcionária de uma Instituição Particular de Solidariedade Social. É com esse dinheiro que pagamos o apartamento ao banco, a gasolina para o carro, roupa, mensalidade da escolinha, etc.

Eu sei que a média dos salários é mais alta do que o que eu e a minha mulher ganhamos, mas praticamente todos os trabalhos que eu vejo a surgir por aí (os que surgem), ganha-se francamente mal. Se o salário médio nacional não retrair nos próximos anos, é porque alguma coisa está mal nas estatísticas. Verdade seja dita, tanto o meu pai que é reformado, como a minha mãe levam para casa mais do que eu.

Em parte isso explica os filhos únicos que eu vejo em muitos casais amigos, é porque sustentar uma criança não é barata neste país. A minha filhota será filha única por isso e por outras razões.

Túlio, no meu caso os salários são tabelados nacionalmente. Os antigos Técnicos Profissionais ganham a partir de 600€, os Técnicos Superiores a partir dos 1000€ e depois temos um mar de gente (jardineiros, electricistas, canalizadores, etc) que começam por ganhar o ordenado minimo nacional. A verdade é que a mãe da minha colega que se reformou este ano estava a ganhar tanto como nós por causa das diuturnidades, progressão na carreira, etc. Hoje em dia isso praticamente acabou tudo. A minha mulher se continuar onde está também não vai progredir absolutamente nada. Está tudo congelado!

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
tflash
Sênior
Sênior
Agradeceu: 11 vezes
Agradeceram: 31 vezes

#6347 Mensagem por tflash » Sáb Set 22, 2012 8:15 am

Bourne escreveu:A conversa está muito doida. :o

Lanço duas perguntas

A primeira, o Brasil tende a agir unilateralmente quando é de seu interesse, principalmente quando envolve países menores. Independente do governo. Foi o que matou o Mercosul em 1999, O Brasil largou a paridade cambial com o dólar e deixou os outros se virarem. Como também, nunca aplicou os programas de liberalização e readequação produtiva que a Argentina fez. Era para ser uma UE na América do Sul e não deu certo. No governo Lula e Dilma, existe gente que quer o modelo asiático de integração que é cada um por si. O embrião está presente nos últimos anos na Unasul e começando a aparecer no Mercosul.

A segunda, um projeto de integração nos moldes da União Europeia demorou cinquenta anos para chegar ao estágio atual. Mesmo assim, longe de uma real integração e cheia de problema que se acumulam, conflitos internos e uma separação crescente entre credores e devedores. Está cada vez mais difícil avançar na integração considerada fundamental para tirar a eurozona da crise. Isso para países semelhantes. São todos europeus.

Será que vai ser diferente com Brasil, Portugal e Angola sobre a mesma moeda, políticas e demais?

Uma coisa é considerar importante as relações com povos de língua portuguesa. Outra é querer casar. Supondo que exista. É uma questão de tempo até começarem a queimar bandeiras brasileiras e denunciar a tentativa de criar o império do pindorama.
Não sei, pelo que vejo o Brasil não é uma Alemanha com os caniches de leste pela trela a sabotar a economia dos países do sul e a dizer que os sustentam.
O que eu desejo é uma comunidade económica ao estilo da comunidade económica europeia dos anos 80, 90.

Isso é capaz de ser o que mais interessa a ambas as partes. Portugal não deixa de estar na Europa e não deixa de vender para a Europa. Vende é com taxas como vende para o Canadá ou para os EUA, por ex.

Mesmo com taxas, continua a ser competitivo produzir em Portugal. Pode evoluir para uma Área de Comercio Atlântica ou latino-americana. Esta Europa é que não. Passa a França e começa a xenofobia generalizada e organizada nestas políticas externas.

Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#6348 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Set 22, 2012 8:20 am

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#6349 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Set 22, 2012 10:30 am

Imagem

irlan
Sênior
Sênior
Agradeceu: 4 vezes
Agradeceram: 40 vezes

#6350 Mensagem por irlan » Sáb Set 22, 2012 1:22 pm

Anime-se Cabeça ventos melhores virão... :P

Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#6351 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Set 22, 2012 2:07 pm

Upa, upa, eu sou só animação. Agora vou mas é para casa ter com a mulher e filha que tenho a festa de aniversário para ir tratar. :wink: :lol:

irlan
Sênior
Sênior
Agradeceu: 4 vezes
Agradeceram: 40 vezes

#6352 Mensagem por irlan » Sáb Set 22, 2012 4:34 pm

Viu oque eu disse?, já esta melhorando!!, feliz aniversário pro pessoal aí em casa!! ;D

Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#6353 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Set 22, 2012 7:32 pm

Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#6354 Mensagem por Bourne » Sáb Set 22, 2012 8:25 pm

tflash escreveu:Não sei, pelo que vejo o Brasil não é uma Alemanha com os caniches de leste pela trela a sabotar a economia dos países do sul e a dizer que os sustentam.
O que eu desejo é uma comunidade económica ao estilo da comunidade económica europeia dos anos 80, 90.

Isso é capaz de ser o que mais interessa a ambas as partes. Portugal não deixa de estar na Europa e não deixa de vender para a Europa. Vende é com taxas como vende para o Canadá ou para os EUA, por ex.

Mesmo com taxas, continua a ser competitivo produzir em Portugal. Pode evoluir para uma Área de Comercio Atlântica ou latino-americana. Esta Europa é que não. Passa a França e começa a xenofobia generalizada e organizada nestas políticas externas.
Se que pensa...

É como aquela menina bonita, inteligente, divertida e rica que ninguém fica mais que três meses. Só descobre que a coisa é feita é quando tu é o parceiro.

No caso do mercosul. Ouvi professor universitário metendo o pau no Paraguai por ser um parasita. Outros que o país é frouxo com os benefícios dados a Argentina. O fórum está cheio de argumentos do gênero.

E na visão dos parceiros do mercosul somos tão malvados quanto a Alemanha, originado de ter uma posição proporcional parecida. O Brasil é a potência industrial e financeira do mercosul, os demais são exportadores de produtos primários. As assimetrias são maiores e a integração pior que na UE.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6754 vezes
Agradeceram: 7056 vezes
Contato:

#6355 Mensagem por Túlio » Sáb Set 22, 2012 8:41 pm

Vale um "joinha", Bourne: PURA VERDADE!

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
pt
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 161 vezes
Contato:

#6356 Mensagem por pt » Sáb Set 22, 2012 10:12 pm

A posição proporcional do Brasil no Mercosul é muitíssimo maior que a da Alemanha na União Europeia.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6754 vezes
Agradeceram: 7056 vezes
Contato:

#6357 Mensagem por Túlio » Sáb Set 22, 2012 10:23 pm

Aí já não sei, não tenho meios de comparar. BOURNE?

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Bourne
Sênior
Sênior

#6358 Mensagem por Bourne » Sáb Set 22, 2012 11:06 pm

Sim.

Em números do comércio intra-regional.

Tabela 3 - Comércio Intra-regional (em % do total exportado): 1980-2005
União Europeia 61,80 67,80 66,40 67,20 67,30 66,50
Eurozona 51,90 55,50 52,60 50,80 50,80 50,30
Mercosul 11,60 8,90 20,30 20,00 12,70 12,90

Na Europa existe Grã-Bretanha, França, Itália, Espanha e países menores muito bons em certas coisas que ajudam a contrabalançar a Alemanha. O resultado é uma forte integração comercial e das cadeias produtivas.

No Mercosul quem contrabalança o Brasil? O Paraguai totalmente subdesenvolvido e a única coisa que exporta é energia, ainda que quem financiou Itaipu foi Brasil. O Uruguai é um país legal. Uma espécie de instância tranquila no sul. Os dois são deficitários com o Brasil.

Finalmente, Argentina não tem indústria e as empresa que poderiam ser competitivas foram vendidas ou destruída. As que restaram são brasileiras. O primeiro país da América do Sul se industrializar virou um grande agro-exportador e o um dos grandes mercados para empresas brasileiras.

Neste cenário, a integração das cadeias produtivas seria fundamental e até hoje não aconteceu. O Brasil está disponível a investir e arcar com o custo de trazê-los junto? Me parece que não. Por isso que defendo que vai muito mais para um modelo de integração asiático que é cada um por si e acertamos no que for possível do que da UE para a América Latina.

As assimetrias entre os membros entrava acordos com outros países e blocos na medida em que o Brasil quer uma coisa e demais querem outro. Piorada por que as estruturas produtivas não são integradas. Exemplo atual: a China. Os demais membros do Mercosul tem orgasmos com um acordo de livre comércio com china, pois facilita a exportação de bem primários. Enquanto o Brasil entrava as negociações por ter medo da competição chinesa de produtos industriais.

Bourne
Sênior
Sênior

#6359 Mensagem por Bourne » Sáb Set 22, 2012 11:33 pm

Outra coisa é que as empresas brasileiras que estão na Argentina visam explorar o mercado interno ou explorar matéria-prima. Enquanto o investimento que cresce no Peru é por ser uma grande mercado em construção civil, rico em matéria-prima, bom mercado interno e te dá acesso ao Pacifico. Permitindo comprar e vender com os países que circulam o Pacifico.

Já ouvi temores de argentinos que o objetivo do Brasil é expandir o mercosul para a América do Sul e, assim, virar a Alemanha latino-americana. Disciplinando os demais países a seus interesses comerciais e financeiros.

Boss
Sênior
Sênior
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

#6360 Mensagem por Boss » Sáb Set 22, 2012 11:39 pm

Portugal já é da UE, esqueçam qualquer integração maior conosco.

Podemos é tentar fazer algo com o sul da África, incluindo aí dois países lusófonos (Angola e Moçambique), junto com a Namíbia e a África do Sul.

Até mesmo expandir o Mercosul para o outro lado do Atlântico, e acrescentando um tempero militar-geopolítico.

Claro que espero uma reforma no Mercosul que o torne mais funcional.

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Responder