O GF vai entregar sesta básica com submarino nuclear?FCarvalho escreveu:A diferença essencial Lima, para toda essa estranheza e o tratamento dado a cada um, está nas finalidades dos projetos. Uns servem para o governo bancar o "social", que no fim das contas, é o que lhes interessa, e o que mais aparece; o resto, é coisa de milico maluco querendo brincar de guerrinha...
para nós, e para o país, nada que tenha haver com os planos "de um Brasil potência" nas mentes obtusas do planalto central.
abs.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Infelizmente, o que eu achava, é verdade.
CA no MD era só para acalmar os milicos... para afastar a aurea da epoca do NJ...
Infelizmente...
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Infelizmente...
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Se vierem uns F-16 modernizados é pra ficar feliz.
Duro é se ficar só com F-5 caindo do céu em pouco tempo.
Mas governo de visão curta é isso mesmo.
Tiveram 16 anos pra decidir os caças e agora vem com a crise como desculpa.
Mas não são 300 caças, são só 36, o que é isso para nós, os fodões da 6a economia do universo ?
Infelizmente acham que somos bobos.
Abraços
Duro é se ficar só com F-5 caindo do céu em pouco tempo.
Mas governo de visão curta é isso mesmo.
Tiveram 16 anos pra decidir os caças e agora vem com a crise como desculpa.
Mas não são 300 caças, são só 36, o que é isso para nós, os fodões da 6a economia do universo ?
Infelizmente acham que somos bobos.
Abraços
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
É que eu passei uma vida, desde meus 6 anos, vendo F-5 voar aqui, desde aquela propaganda absurda, acho que do danoninho, que falava em Phantom F-5, uma coisa que só num comercial errado por aqui mesmo para acontecer, alguém aqui se lembra ?Gerson Victorio escreveu:saullo e sua metralhadora giratória...
São anos e anos vendo os mesmos caças voarem.
Creio que a maioria dos pilotos de caça da FAB deve ser mais nova que os aviões que pilota.
Isso dá desespero na gente.
Daí começo a disparar naqueles que recebem nosso dinheiro para governar e pouco fazem.
E se dizem autoridades, se realmente o fossem, teriam mais preocupação em defender nosso rico território.
Mas é isso, desculpe a metralhadora, caro Gerson.
Abraços
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Não havia outro desfecho para o FX 2. Não tinha como um governo em plena sanidade política apontar um vencedor, pois qualquer que fosse a decisão ela iria contrariar os interesses de dois outros grupos. Pois o FX 2 transformou se em um jogo de interesses políticos e econômicos, onde três times competiam no loby político.
Quem montou o palco do teatro, para que esta peça de comédia de mal gosto se apresenta-se foi a FAB.
Sim a culpa é da FAB, não babo ovo para militar por isso digo eles foram culpados desta bagunça. A os políticos o governo foi o culpado. Político é tudo igual, nenhum deles vai estar preocupado com caças ou com o equipamento das forças armadas, político pensa em apoio para eleições e dinheiro e ponto final. Quem tinha que trabalhar para apresentar uma solução perfeita para os políticos era a FAB e ela não o fez, ela permitiu um jogo de interesses e aí não adianta chorar.
A FAB produziu toneladas de brochuras de estudos, horas e horas de trabalho de oficiais e engenheiros para que? Eles próprios não sabem o que querem. Como se produziu uma decisão em que se apontou como três finalistas, três aviões impares, dois caças pesados bi-reatores e um outro leve de uma turbina.
Que diabos, todo mundo sabe que em termos de custo, seja de aquisição e hora de vôo um caça leve monoreator é mais barato que um caça de grande porte de duas turbinas. Não da para comparar nada, são máquinas diferentes. O que a FAB queria um caça barato de uma turbina ou um grande caça? Se a FAB queria acesso aos códigos fonte dos computadores, porque deixou o F18 ir para o final da concorrência? Se a FAB não gosta de negociar com os franceses, por causa dos preços absurdos ( dizem que MICA a dois milhões, sei-la não faço ideia) porque colocou o Rafale entre os finalistas. Se a proposta do Gripen NG não é confiável porque colocaram ele entre os três. Por que inventaram essa falácia mentirosa de transferência irrestrita de tecnologia, isto NÃO EXISTE, a o fabricante do radar do Rafale vai transferir toda a tecnologia de um radar de varredura eletrônica para uma empresa brasileira, vender produtos no mercado mundial. A Snecma vai transferir a tecnologia da turbina para quem? Olha vai ter um fabricante de assento ejetor no Brasil.
Transferência total de tecnologia, para que esta conversa para super faturar o produto é?
Uma grande b....b...m... Se querem transferência de tecnologia se associem em algum programa qualquer aí com os sul coreanos, os hindus sei-lá. Gastem dinheiro em desenvolvimento conjunto não esperem que alguém que gastou bilhões passe a tecnologia de graças, somente porque se resolveu comprar o produto final.
Por fim como disse a FAB devia ter chegado e colocado um finalista, analisamos todos os caças e para nós FAB, o que mais se adequar é o caça tal. Se o Lula queria o RAFALE foi porque a FAB também o considerava viável, então deveriam ter conversado e se era uma questão política deveriam ter aceitado.
A marinha estará em breve com os seus submarinos franceses, super caros por sinal. No mercado mundial existem outros os modelos alemães, russos, suecos como principais e até outras opções mais exóticas como chineses e japones. Mas ninguém discutiu o prato veio feito e pronto.
Agora, os senhores brigadeiros, procurem algumas células largadas de F5 em algum canto do mundo, talvez na Coréia do Sul, sei-lá e façam uma garibada. Ou procurem os franceses e comprem mais alguns Mirage 2000C com mais horas de voo, por um preço absurdo, para não gastarem em treinamento e infra-estrutura logística e vamos que vamos.
é o meu desabafo. De acompanhar esta porcaria de FX há anos. Três governos Fernando Henrique, Lula e Dilma e discussões eternas. A mais longa concorrência militar da história.
Quem montou o palco do teatro, para que esta peça de comédia de mal gosto se apresenta-se foi a FAB.
Sim a culpa é da FAB, não babo ovo para militar por isso digo eles foram culpados desta bagunça. A os políticos o governo foi o culpado. Político é tudo igual, nenhum deles vai estar preocupado com caças ou com o equipamento das forças armadas, político pensa em apoio para eleições e dinheiro e ponto final. Quem tinha que trabalhar para apresentar uma solução perfeita para os políticos era a FAB e ela não o fez, ela permitiu um jogo de interesses e aí não adianta chorar.
A FAB produziu toneladas de brochuras de estudos, horas e horas de trabalho de oficiais e engenheiros para que? Eles próprios não sabem o que querem. Como se produziu uma decisão em que se apontou como três finalistas, três aviões impares, dois caças pesados bi-reatores e um outro leve de uma turbina.
Que diabos, todo mundo sabe que em termos de custo, seja de aquisição e hora de vôo um caça leve monoreator é mais barato que um caça de grande porte de duas turbinas. Não da para comparar nada, são máquinas diferentes. O que a FAB queria um caça barato de uma turbina ou um grande caça? Se a FAB queria acesso aos códigos fonte dos computadores, porque deixou o F18 ir para o final da concorrência? Se a FAB não gosta de negociar com os franceses, por causa dos preços absurdos ( dizem que MICA a dois milhões, sei-la não faço ideia) porque colocou o Rafale entre os finalistas. Se a proposta do Gripen NG não é confiável porque colocaram ele entre os três. Por que inventaram essa falácia mentirosa de transferência irrestrita de tecnologia, isto NÃO EXISTE, a o fabricante do radar do Rafale vai transferir toda a tecnologia de um radar de varredura eletrônica para uma empresa brasileira, vender produtos no mercado mundial. A Snecma vai transferir a tecnologia da turbina para quem? Olha vai ter um fabricante de assento ejetor no Brasil.
Transferência total de tecnologia, para que esta conversa para super faturar o produto é?
Uma grande b....b...m... Se querem transferência de tecnologia se associem em algum programa qualquer aí com os sul coreanos, os hindus sei-lá. Gastem dinheiro em desenvolvimento conjunto não esperem que alguém que gastou bilhões passe a tecnologia de graças, somente porque se resolveu comprar o produto final.
Por fim como disse a FAB devia ter chegado e colocado um finalista, analisamos todos os caças e para nós FAB, o que mais se adequar é o caça tal. Se o Lula queria o RAFALE foi porque a FAB também o considerava viável, então deveriam ter conversado e se era uma questão política deveriam ter aceitado.
A marinha estará em breve com os seus submarinos franceses, super caros por sinal. No mercado mundial existem outros os modelos alemães, russos, suecos como principais e até outras opções mais exóticas como chineses e japones. Mas ninguém discutiu o prato veio feito e pronto.
Agora, os senhores brigadeiros, procurem algumas células largadas de F5 em algum canto do mundo, talvez na Coréia do Sul, sei-lá e façam uma garibada. Ou procurem os franceses e comprem mais alguns Mirage 2000C com mais horas de voo, por um preço absurdo, para não gastarem em treinamento e infra-estrutura logística e vamos que vamos.
é o meu desabafo. De acompanhar esta porcaria de FX há anos. Três governos Fernando Henrique, Lula e Dilma e discussões eternas. A mais longa concorrência militar da história.
Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Para mim, JL, vc tem toda a razão. Vc conseguiu sintetizar todos esses anos de FX...
Parabéns.
Parabéns.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Quando vamos comprar os F16 portugueses? Já compramos as oficinas que os mantem lá em Portugal. Cockpit Elbit Systems, Maa1-B, MAN, foguetes não guiados...um otimo caldo e ajuda a Embraer
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
-
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
JL escreveu:Não havia outro desfecho para o FX 2. Não tinha como um governo em plena sanidade política apontar um vencedor, pois qualquer que fosse a decisão ela iria contrariar os interesses de dois outros grupos. Pois o FX 2 transformou se em um jogo de interesses políticos e econômicos, onde três times competiam no loby político.
Quem montou o palco do teatro, para que esta peça de comédia de mal gosto se apresenta-se foi a FAB.
Sim a culpa é da FAB, não babo ovo para militar por isso digo eles foram culpados desta bagunça. A os políticos o governo foi o culpado. Político é tudo igual, nenhum deles vai estar preocupado com caças ou com o equipamento das forças armadas, político pensa em apoio para eleições e dinheiro e ponto final. Quem tinha que trabalhar para apresentar uma solução perfeita para os políticos era a FAB e ela não o fez, ela permitiu um jogo de interesses e aí não adianta chorar.
A FAB produziu toneladas de brochuras de estudos, horas e horas de trabalho de oficiais e engenheiros para que? Eles próprios não sabem o que querem. Como se produziu uma decisão em que se apontou como três finalistas, três aviões impares, dois caças pesados bi-reatores e um outro leve de uma turbina.
Que diabos, todo mundo sabe que em termos de custo, seja de aquisição e hora de vôo um caça leve monoreator é mais barato que um caça de grande porte de duas turbinas. Não da para comparar nada, são máquinas diferentes. O que a FAB queria um caça barato de uma turbina ou um grande caça? Se a FAB queria acesso aos códigos fonte dos computadores, porque deixou o F18 ir para o final da concorrência? Se a FAB não gosta de negociar com os franceses, por causa dos preços absurdos ( dizem que MICA a dois milhões, sei-la não faço ideia) porque colocou o Rafale entre os finalistas. Se a proposta do Gripen NG não é confiável porque colocaram ele entre os três. Por que inventaram essa falácia mentirosa de transferência irrestrita de tecnologia, isto NÃO EXISTE, a o fabricante do radar do Rafale vai transferir toda a tecnologia de um radar de varredura eletrônica para uma empresa brasileira, vender produtos no mercado mundial. A Snecma vai transferir a tecnologia da turbina para quem? Olha vai ter um fabricante de assento ejetor no Brasil.
Transferência total de tecnologia, para que esta conversa para super faturar o produto é?
Uma grande b....b...m... Se querem transferência de tecnologia se associem em algum programa qualquer aí com os sul coreanos, os hindus sei-lá. Gastem dinheiro em desenvolvimento conjunto não esperem que alguém que gastou bilhões passe a tecnologia de graças, somente porque se resolveu comprar o produto final.
Por fim como disse a FAB devia ter chegado e colocado um finalista, analisamos todos os caças e para nós FAB, o que mais se adequar é o caça tal. Se o Lula queria o RAFALE foi porque a FAB também o considerava viável, então deveriam ter conversado e se era uma questão política deveriam ter aceitado.
A marinha estará em breve com os seus submarinos franceses, super caros por sinal. No mercado mundial existem outros os modelos alemães, russos, suecos como principais e até outras opções mais exóticas como chineses e japones. Mas ninguém discutiu o prato veio feito e pronto.
Agora, os senhores brigadeiros, procurem algumas células largadas de F5 em algum canto do mundo, talvez na Coréia do Sul, sei-lá e façam uma garibada. Ou procurem os franceses e comprem mais alguns Mirage 2000C com mais horas de voo, por um preço absurdo, para não gastarem em treinamento e infra-estrutura logística e vamos que vamos.
é o meu desabafo. De acompanhar esta porcaria de FX há anos. Três governos Fernando Henrique, Lula e Dilma e discussões eternas. A mais longa concorrência militar da história.
X. 1.000.000.000
Sds
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Veja no Notimp:
Governo adia para dezembro decisão sobre os caças
Segundo o WSJ, Brasil enviou carta a Dassault, Boeing e Saab pedindo para que posterguem suas ofertas até o final do ano
Em junho, o governo brasileiro enviou uma carta aos três concorrentes (Dassault, Boeing e Saab) da licitação do projeto FX – que prevê a compra de 36 caças para equipar a Força Aérea Brasileira (FAB) – pedindo a extensão do prazo de suas propostas até dezembro.
Em entrevista ao jornal The Wall Street Journal, o ministro da Defesa, Celso Amorim, afirmou que o procedimento é padrão para o governo – e que as propostas devem ser renovadas a cada seis meses, enquanto a decisão final não tiver sido tomada. “O projeto não está sendo abandonado. Haverá uma decisão no tempo certo. Mas, hoje, eu prefiro não apontar uma data”, afirmou o ministro.
Segundo Amorim, o governo não está conversando com nenhuma das empresas, em especial, atualmente. A decisão sobre os caças segue na mesa da presidente da República, mas vem sendo preterida desde que a desaceleração econômica tornou-se o centro das atenções do governo. Não só falta tempo para definições sobre a pasta da Defesa, como também a situação fiscal do país não é das mais folgadas. A queda da arrecadação tem, inclusive, se tornado um obstáculo para o Palácio do Planalto executar todas as ações de estímulo econômico que planeja.
De acordo com o ministro, o governo baseará sua decisão em preço, qualidade e transferência de tecnologia. “Mas o peso específico que será dado a cada critério é algo que eu não tive a chance de conversar profundamente”, afirmou.
Fontes do setor garantem, contudo, que a decisão terá critérios muito mais complexos e estratégicos, envolvendo outros acordos econômicos e políticos. Exemplo disso é que o ex-presidente Lula e seu ministro da Defesa, Nelson Jobim, defenderam abertamente a concorrente francesa Dassault de olho, principalmente, no apoio do ex-presidente Nicolas Sarkozy à candidatura brasileira ao Conselho de Segurança da ONU.
O orçamento da Defesa vem recuando ao longo dos anos. Está atualmente em 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB), ante 2% fixados em 2011.
Governo adia para dezembro decisão sobre os caças
Segundo o WSJ, Brasil enviou carta a Dassault, Boeing e Saab pedindo para que posterguem suas ofertas até o final do ano
Em junho, o governo brasileiro enviou uma carta aos três concorrentes (Dassault, Boeing e Saab) da licitação do projeto FX – que prevê a compra de 36 caças para equipar a Força Aérea Brasileira (FAB) – pedindo a extensão do prazo de suas propostas até dezembro.
Em entrevista ao jornal The Wall Street Journal, o ministro da Defesa, Celso Amorim, afirmou que o procedimento é padrão para o governo – e que as propostas devem ser renovadas a cada seis meses, enquanto a decisão final não tiver sido tomada. “O projeto não está sendo abandonado. Haverá uma decisão no tempo certo. Mas, hoje, eu prefiro não apontar uma data”, afirmou o ministro.
Segundo Amorim, o governo não está conversando com nenhuma das empresas, em especial, atualmente. A decisão sobre os caças segue na mesa da presidente da República, mas vem sendo preterida desde que a desaceleração econômica tornou-se o centro das atenções do governo. Não só falta tempo para definições sobre a pasta da Defesa, como também a situação fiscal do país não é das mais folgadas. A queda da arrecadação tem, inclusive, se tornado um obstáculo para o Palácio do Planalto executar todas as ações de estímulo econômico que planeja.
De acordo com o ministro, o governo baseará sua decisão em preço, qualidade e transferência de tecnologia. “Mas o peso específico que será dado a cada critério é algo que eu não tive a chance de conversar profundamente”, afirmou.
Fontes do setor garantem, contudo, que a decisão terá critérios muito mais complexos e estratégicos, envolvendo outros acordos econômicos e políticos. Exemplo disso é que o ex-presidente Lula e seu ministro da Defesa, Nelson Jobim, defenderam abertamente a concorrente francesa Dassault de olho, principalmente, no apoio do ex-presidente Nicolas Sarkozy à candidatura brasileira ao Conselho de Segurança da ONU.
O orçamento da Defesa vem recuando ao longo dos anos. Está atualmente em 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB), ante 2% fixados em 2011.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Do Poder Aéreo, para chorar:
40 anos do primeiro F-5E e ele está aqui, totalmente operacional
11 de agosto de 2012, em Aviação de Caça, Data, História, História da Aviação, por Guilherme Poggio
No dia 11 de agosto de 1972 o primeiro F-5E produzido pela Northrop voou pela primeira vez. Era o início do programa de ensaios da aeronave, conduzido na Base Aérea de Edwards. Exibindo a matrícula norte-americana 71-1417, o aparelho foi inicialmente apresentado nas instalações Hawthorne em 23 de junho daquele ano.
Parte destes F-5E dos primeiros lotes foram embarcadas para o Vietnã do Sul em 1975. Mas com a queda de Saigon, alguns F-5 escaparam para países vizinhos e , posteriormente, voltaram para os EUA, onde operaram nos esquadrões "Aggressors".
Em 1988 a FAB adquiriu um lote de 22 caças F-5E usados da USAF (além de outos quatro F-5F). Estas aeronaves estavam baseadas em Willians AFB e Nellis AFB. Os aviões estavam entre os F-5E mais antigos do mundo, sendo que 15 deles faziam parte do primeiro lote de 30 unidades produzido pela Northrop. Um deles era exatamente o "1417". No Brasil, o "1417" recebeu a matrícula FAB-4856.
O 4856 foi o primeiro F-5 modernizado entregue à FAB. A cerimônia ocorreu no dia 21 de setembro de 2005 na Base Aérea de Canoas.
NOTA DO PODER AÉREO: no ano passado apresentamos a matéria dos 39 anos do primeiro F-5. Este ano ele completa 40. Cabe as seguintes perguntas ao Ministério da Defesa. Até quando comemoraremos o aniversário do 4856 na ativa? Será que seremos obrigados a voar estes fantásticos caças até o seu sexagésimo aniversário ou esperamos eles caírem do céu antes? Por que as aeronaves do GTE possuem uma idade média inferior a 10 anos e a nossa primeira linha de caças está com 35 anos? Não seria melhor um balanço na Força?
40 anos do primeiro F-5E e ele está aqui, totalmente operacional
11 de agosto de 2012, em Aviação de Caça, Data, História, História da Aviação, por Guilherme Poggio
No dia 11 de agosto de 1972 o primeiro F-5E produzido pela Northrop voou pela primeira vez. Era o início do programa de ensaios da aeronave, conduzido na Base Aérea de Edwards. Exibindo a matrícula norte-americana 71-1417, o aparelho foi inicialmente apresentado nas instalações Hawthorne em 23 de junho daquele ano.
Parte destes F-5E dos primeiros lotes foram embarcadas para o Vietnã do Sul em 1975. Mas com a queda de Saigon, alguns F-5 escaparam para países vizinhos e , posteriormente, voltaram para os EUA, onde operaram nos esquadrões "Aggressors".
Em 1988 a FAB adquiriu um lote de 22 caças F-5E usados da USAF (além de outos quatro F-5F). Estas aeronaves estavam baseadas em Willians AFB e Nellis AFB. Os aviões estavam entre os F-5E mais antigos do mundo, sendo que 15 deles faziam parte do primeiro lote de 30 unidades produzido pela Northrop. Um deles era exatamente o "1417". No Brasil, o "1417" recebeu a matrícula FAB-4856.
O 4856 foi o primeiro F-5 modernizado entregue à FAB. A cerimônia ocorreu no dia 21 de setembro de 2005 na Base Aérea de Canoas.
NOTA DO PODER AÉREO: no ano passado apresentamos a matéria dos 39 anos do primeiro F-5. Este ano ele completa 40. Cabe as seguintes perguntas ao Ministério da Defesa. Até quando comemoraremos o aniversário do 4856 na ativa? Será que seremos obrigados a voar estes fantásticos caças até o seu sexagésimo aniversário ou esperamos eles caírem do céu antes? Por que as aeronaves do GTE possuem uma idade média inferior a 10 anos e a nossa primeira linha de caças está com 35 anos? Não seria melhor um balanço na Força?
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
O governo adora a ideia do elefante trem bala brasileiro a custo mínimo de 30 bilhões podendo chegar a mais que o dobro, mas para comprar alguns aviões parcelados é algo absurdo. Falta é interesse e vontade de comprar. Para que explicar uma compra que a maioria da população não irá ver de forma boa se nem mesmo o governo quer.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
O trem de alta velocidade será tocado pela iniciativa privada, por meio de uma concessão, financiado com empréstimos do BNDES. Sendo assim, ao menos para este projeto, não faz o menor sentido o argumento senso comum do tipo "podiam gastar 30 bilhões em hospitais e creches".Petry escreveu:O governo adora a ideia do elefante trem bala brasileiro a custo mínimo de 30 bilhões podendo chegar a mais que o dobro, mas para comprar alguns aviões parcelados é algo absurdo. Falta é interesse e vontade de comprar. Para que explicar uma compra que a maioria da população não irá ver de forma boa se nem mesmo o governo quer.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Brasileiro escreveu:O trem de alta velocidade será tocado pela iniciativa privada, por meio de uma concessão, financiado com empréstimos do BNDES. Sendo assim, ao menos para este projeto, não faz o menor sentido o argumento senso comum do tipo "podiam gastar 30 bilhões em hospitais e creches".Petry escreveu:O governo adora a ideia do elefante trem bala brasileiro a custo mínimo de 30 bilhões podendo chegar a mais que o dobro, mas para comprar alguns aviões parcelados é algo absurdo. Falta é interesse e vontade de comprar. Para que explicar uma compra que a maioria da população não irá ver de forma boa se nem mesmo o governo quer.
abraços]
Os empréstimos são dinheiro público e nestes casos de longo prazo. Dinheiro que poderia financiar coisas mais importantes e úteis.
Este trem é apenas uma demonstração tecnológica para o mundo ver o quanto somos "maneiros". É pagar muito caro por algo que não será eficiente para as necessidades brasileiras.
Com 30 bilhões de reais pode-se construir 5km - 8km de metrô subterrâneo nas 26 capitais brasileiras e mais o DF, ou uns 10km - 12 km de metrô de superfície em cada uma das 26 capitais mais DF.
Obras muito mais benéficas à sociedade e a economia do que o trem de alta velocidade. Eu a anos venho escutando que não há recursos para o Metrô de Porto Alegre, e agora, graças a copa, sairá com muito custo e apenas financiado 50% do projeto.
Com 30 bilhões ainda pode-se financiar a ampliação e modernização de todos os portos brasileiros e ainda sobra dinheiro para investir em aeroportos. Beneficiando muito mais a sociedade e a economia brasileira.
Um exemplo é a ferrovia Norte-Sul. São 2 mil km de ferrovias que está tudo atrasado porque a estatal não renovou os contratos de construção. Para tu ter uma ideia, um trecho de 722km custou 1,478 bilhão de real. Essa ferrovia tornará os fretes 40% mais baratos e mais rápidos. Estimas-e que o Brasil perde 12 bilhões de reias por ano pela falta dessa ferrovia que deveria estar pronta em 2008. Agora está se estudando a ferrovia do Mercosul, que sairá do MT ou MS, passará por PR, SC e RS, ligando ao mercosul (não sei se através uruguais ou argentina).
Mas é mais legal dizer que construiu um trem de alta velocidade, que eu julgo desnecessária de baixa prioridade, do que construir ferrovias, duplicar rodovias, aeroportos, portos e etc.
O FX é a mesma coisa, é um volume grande de recursos, para um povo que não vê a necessidade disso e com certeza será usado pela oposição contra eles. Falta é coragem para bancar esse compra e justificar o porque dela.