Brasileiro escreveu:Petry escreveu:O governo adora a ideia do elefante trem bala brasileiro a custo mínimo de 30 bilhões podendo chegar a mais que o dobro, mas para comprar alguns aviões parcelados é algo absurdo. Falta é interesse e vontade de comprar. Para que explicar uma compra que a maioria da população não irá ver de forma boa se nem mesmo o governo quer.
O trem de alta velocidade será tocado pela iniciativa privada, por meio de uma concessão, financiado com empréstimos do BNDES. Sendo assim, ao menos para este projeto, não faz o menor sentido o argumento senso comum do tipo "podiam gastar 30 bilhões em hospitais e creches".
abraços]
Os empréstimos são dinheiro público e nestes casos de longo prazo. Dinheiro que poderia financiar coisas mais importantes e úteis.
Este trem é apenas uma demonstração tecnológica para o mundo ver o quanto somos "maneiros". É pagar muito caro por algo que não será eficiente para as necessidades brasileiras.
Com 30 bilhões de reais pode-se construir 5km - 8km de metrô subterrâneo nas 26 capitais brasileiras e mais o DF, ou uns 10km - 12 km de metrô de superfície em cada uma das 26 capitais mais DF.
Obras muito mais benéficas à sociedade e a economia do que o trem de alta velocidade. Eu a anos venho escutando que não há recursos para o Metrô de Porto Alegre, e agora, graças a copa, sairá com muito custo e apenas financiado 50% do projeto.
Com 30 bilhões ainda pode-se financiar a ampliação e modernização de todos os portos brasileiros e ainda sobra dinheiro para investir em aeroportos. Beneficiando muito mais a sociedade e a economia brasileira.
Um exemplo é a ferrovia Norte-Sul. São 2 mil km de ferrovias que está tudo atrasado porque a estatal não renovou os contratos de construção. Para tu ter uma ideia, um trecho de 722km custou 1,478 bilhão de real. Essa ferrovia tornará os fretes 40% mais baratos e mais rápidos. Estimas-e que o Brasil perde 12 bilhões de reias por ano pela falta dessa ferrovia que deveria estar pronta em 2008. Agora está se estudando a ferrovia do Mercosul, que sairá do MT ou MS, passará por PR, SC e RS, ligando ao mercosul (não sei se através uruguais ou argentina).
Mas é mais legal dizer que construiu um trem de alta velocidade, que eu julgo desnecessária de baixa prioridade, do que construir ferrovias, duplicar rodovias, aeroportos, portos e etc.
O FX é a mesma coisa, é um volume grande de recursos, para um povo que não vê a necessidade disso e com certeza será usado pela oposição contra eles. Falta é coragem para bancar esse compra e justificar o porque dela.